Conecte-se conosco

header-top







 

23/07/2026
 

Geral

Iniciada a programação do Mês da Consciência Negra em Nova Santa Rita

Redação

Publicado

em

Iniciada a programação do Mês da Consciência Negra em Nova Santa Rita

A terça-feira, 12, é marcada como o início da programação do Mês da Consciência Negra em Nova Santa Rita. De acordo com o coordenador da Igualdade Racial, William Félix, a temática deste ano será centrada no racismo estrutural.

“É um comportamento que vem desde a época do Império no Brasil e tem registro desde 1535, com a chegada dos(as) primeiros(as) negros(as) no país”, explica.

Esse racismo, segundo ele, manifesta-se por meio da desigualdade social e da falta de oportunidades de ascensão para diferentes etnias.

“A abolição da escravatura não trouxe direitos civis aos(as) negros(as) de imediato, e o acesso à educação demorou ainda mais. Por isso, o movimento busca que o poder público crie leis que promovam a igualdade, permitindo que as novas gerações escolham o futuro que desejam”, acrescenta.

O coordenador também ressalta a importância do Dia 20 de Novembro, data que remonta ao Quilombo dos Palmares.

“Palmares representava uma resistência dentro do Brasil, reunindo povos do Congo e de Angola, cuja cultura foi dizimada pela escravidão”, explica.

Racismo estrutural: “Há muito a ser feito”

O prefeito Rodrigo Battistella salientou que o Mês da Consciência Negra é um momento fundamental para que seja refletida a história e os desafios que ainda são enfrentados para construir uma sociedade mais justa e inclusiva.

“A temática deste ano, que aborda o racismo estrutural, nos lembra que há muito a ser feito para garantir oportunidades e igualdade de condições para todos(as)”, destacou.

De acordo com o líder do Executivo, a Prefeitura de Nova Santa Rita está comprometida em apoiar ações que valorizem a diversidade e promovam o respeito, a integração e o fortalecimento da comunidade. “É um privilégio participar desta programação e ver nossa cidade unida por um futuro mais igualitário”.

Programação completa

Dia 12
– 14h30 – Contação de histórias, com foco no Pré I – Escola Paulo Freire

Dia 14
– 11h – Live com professores da rede municipal
– 14h30 – Hora do conto, com foco no Pré I – EMEI Paulo Freire
– 19h – Encontro com tradicionalistas para um tributo e discussão sobre as consequências do massacre de Porongos, no fim da Batalha Farroupilha – Centro de Eventos do Parque Olmiro Brandão

Dia 15 – Religiosidade
– 14h – Encontro com pais e mães de santo – Machamba AIE (Rua Carlos de Souza Pereira, 749, bairro Califórnia)

Dia 16 – Capoeira
– 10h – Roda de capoeira – Machamba AIE (Rua Carlos de Souza Pereira, 749, bairro Califórnia)
– 14h – Roda de capoeira coletiva – Praça da Bíblia, Centro

Dia 18 – Educação (Saber)
– 10h – Conversa sobre eugenismo e globalização – EMEF Campos Salles
– 14h – Mundo Ideal – Discussão sobre a Carta da ONU – EMEF Campos Salles

Dia 19 – Educação (Saber)
– 9h – Hora do conto, com foco no Pré I – EMEI Rainer Dorneles
– 10h – Conversa sobre eugenismo e globalização – EMEF Victor Aggens
– 14h – Mundo Ideal – Discussão sobre a Carta da ONU – EMEF Victor Aggens
– 14h30 – Hora do conto, com foco no Pré I – EMEI Paulo Freire
– 19h – Apresentação das justificativas de trabalho da igualdade racial – Câmara de Vereadores

Dia 20 – Novembro Negro: Resistência
– 10h – Palestra sobre o projeto de exclusão social no Estado do Rio Grande do Sul
– 14h – Feira afro – Machamba AIE (Rua Carlos de Souza Pereira, 749, bairro Califórnia)

Dia 25
– 14h30 – Contação de histórias, com foco no Pré I – EMEI Rainer Dorneles

Dia 30
– 14h – Encontro do coletivo “Uma Mulher Ajuda a Outra” – Vila Esperança, bairro Berto Círio

Geral

Nova Santa Rita lança nesta quinta-feira programa de capacitação voltado a empreendedores

Avatar

Publicado

em

A Prefeitura de Nova Santa Rita lança oficialmente, no dia 23 de julho, o Programa Capacita Nova Santa Rita. A iniciativa é realizada em parceria com o SEBRAE-RS e prevê uma série de atividades gratuitas voltadas a empreendedores, micro e pequenas empresas e pessoas interessadas em abrir ou ampliar um negócio.

Ao longo do programa, estão previstas 12 ações de capacitação, entre workshops, oficinas, palestras, assessorias individuais e uma Sessão de Negócios. A programação aborda temas como inteligência artificial, marketing digital, vendas, comunicação, planejamento financeiro, gestão empresarial e inovação.

Entre as atividades programadas estão os workshops “Inteligência Artificial para Negócios”, “Fechamento de Vendas com WhatsApp”, “Instagram em Bom Tom” e “Precificação de Alimentos”. Também serão realizadas oficinas sobre produção de vídeos, comunicação, pitch empresarial, organização de rotinas e fortalecimento da presença digital. O programa inclui ainda assessorias individuais com especialistas do SEBRAE-RS e uma Sessão de Negócios voltada à aproximação entre empresas da região.

O prefeito Rodrigo Battistella comentou a proposta do programa.

“Nosso objetivo é criar um ambiente cada vez mais favorável para quem empreende em Nova Santa Rita. O Capacita Nova Santa Rita vai oferecer conhecimento, inovação e ferramentas para que nossos empreendedores possam crescer, gerar empregos e fortalecer ainda mais a economia do município. Essa parceria com o SEBRAE amplia as oportunidades para quem deseja investir no próprio negócio ou aperfeiçoar sua gestão.”

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Rodrigo Feijó, afirmou que a programação foi elaborada com foco nas demandas atuais do mercado.

“Hoje, empreender exige atualização constante. Por isso buscamos uma parceria sólida com o SEBRAE para oferecer conteúdos extremamente práticos e atuais, que vão desde inteligência artificial até marketing digital, gestão financeira e estratégias de vendas. Nosso compromisso é oferecer capacitação de qualidade para fortalecer os negócios locais e estimular o surgimento de novos empreendedores.”

As inscrições para as atividades serão abertas nos próximos dias. A programação completa, o cronograma e as orientações para inscrição serão apresentados durante o lançamento oficial do programa.

O evento de lançamento está marcado para o dia 23 de julho, às 18h, na Câmara Municipal de Vereadores de Nova Santa Rita.

Continuar a ler

Geral

Canoas tem duas propostas na Consulta Popular 2026; votação segue até domingo

Redação

Publicado

em

A votação da Consulta Popular 2026 começou nesta segunda-feira, 20, e segue até domingo, 26. Em Canoas, duas propostas foram incluídas no processo após as etapas locais e regionais de definição das prioridades.

As demandas apresentadas pelo município envolvem a destinação de recursos para ações de prevenção a enchentes e para políticas sociais voltadas à primeira infância imigrante.

A votação pode ser feita por meio de uma conta gov.br no portal da Consulta Popular ou pelo WhatsApp da assistente virtual GurIA, pelo número (51) 3210-3939. Para participar pelo aplicativo, o eleitor deve enviar a mensagem “Quero votar na Consulta Popular”.

A Consulta Popular é realizada pelo Governo do Estado em parceria com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), responsáveis pela organização do processo nas 28 regiões do Rio Grande do Sul.

As propostas mais votadas serão incluídas no orçamento estadual de 2027. O Estado prevê a destinação de R$ 60 milhões, distribuídos entre os Coredes conforme critérios técnicos.

Continuar a ler

Geral

Canoas realiza seminário sobre economia solidária nos dias 22 de julho e 5 de agosto

Redação

Publicado

em

Vereadores fixam novos horários para as sessões ordinárias a partir de hoje

A Câmara Municipal de Vereadores de Canoas recebe, nos dias 22 de julho e 5 de agosto, o seminário “A Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento de Canoas/RS”. O evento ocorre das 13h às 18h, na sede do Legislativo, localizada na Rua Ipiranga, 123, no Centro.

A atividade é organizada pela Comissão Especial de Políticas Públicas de Economia Solidária da Câmara, pelo Fórum Canoense de Economia Solidária, pelo Programa Paul Singer e pela Prefeitura de Canoas.

A programação prevê debates com representantes do poder público, empreendedores, entidades e integrantes da comunidade sobre temas relacionados à economia solidária, como geração de trabalho e renda, inclusão social e desenvolvimento sustentável.

A participação é gratuita e exige inscrição prévia. A programação e o formulário de inscrição estão disponíveis aqui.aqui.

O seminário também terá transmissão ao vivo pelo canal da Câmara Municipal de Vereadores de Canoas no YouTube.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques