Conecte-se conosco

header-top


 






 

06/11/2024
 

Enchente 2024 Canoas

ATENÇÃO: Prazo para solicitações de vistoria em residências atingidas pela enchente em Canoas encerram segunda-feira, 4

Redação

Publicado

em

ATENÇÃO Prazo para solicitações de vistoria em residências atingidas pela enchente em Canoas encerram segunda-feira, 4

Os canoenses atingidos pela enchente de maio têm até a segunda-feira, 4, para solicitar vistoria das residências que estão inabitáveis.

Os pedidos devem ser feitos na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), que fica na Rua Ipiranga, 120, no Centro, das 8h às 18h.

Pedidos

De acordo com a administração municipal, até o momento, foram recebidos 18.123 pedidos, com 15.688 vistorias realizadas. Todas as vistorias serão realizadas até o final de novembro.

Enchente 2024 Canoas

Sistema do Auxílio Reconstrução apresenta instabilidade no primeiro dia e impossibilita pedido de recurso

Redação

Publicado

em

Sistema do Auxílio Reconstrução apresenta instabilidade no primeiro dia e impossibilita pedido de recurso

Nesta segunda-feira, 4, primeiro dia do prazo inicial de 15 dias dado pelo Governo Federal para as famílias que não receberam o Auxílio Reconstrução solicitarem recurso administrativo apresentou instabilidade no sistema, impossibilitando os pedidos.

De acordo com o Escritório de Gestão da Prefeitura de Canoas, o procedimento junto ao Município será possível assim que a situação for normalizada. As Prefeituras terão prazo de mais de 30 dias para julgarem os recursos.

Podem recorrer cidadãos cujo endereço não foi confirmado nas bases do governo como sendo de área atingida pela enchente de maio, endereço declarado em favelas e comunidades rurais e urbanas ou casos de mais de uma família morando no mesmo endereço.

CadÚnico

Os atendimentos para essas revisões cadastrais e correções da referência geográfica para os recursos serão feitos nos centros de distribuição de doações de Canoas.

É necessário apresentar documentos de comprovação do local da moradia atingida, conta de luz, internet e CadÚnico (Cadastro Único). As unidades atendem de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Confira os endereços dos centros de distribuição de doações:

  • EMEF Professor Thiago Würth (Ginásio) – Rua São Gabriel, ao lado do CRAS, Mathias Velho
  •  EMEF Max Adolfo Oderich, – Rua Professora Dona Sara, 100, Harmonia
  •  EMEF Rio Grande do Sul – Rua Wenceslau Braz, 35, Mato Grande
  •  EMEF Paulo VI – Avenida Irineu Carvalho Braga, 278, Fátima
  •  EMEF Nelson Paim Terra – Rua Primavera, 1676, Rio Branco
Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Parque Eduardo Gomes é reaberto seis meses após enchente em Canoas

Redação

Publicado

em

Parque Eduardo Gomes é reaberto seis meses após enchente em Canoas

Os canoenses já podem voltar a utilizar o Parque Esportivo Eduardo Gomes, que estava fechado para visitação desde a enchente de maio. O local já passou por  revitalização de sua estrutura, e seguirá recebendo trabalhos de recuperação.

De acordo com a gestão municipal, a pista de caminhada já foi restaurada, enquanto as quadras esportivas estão na etapa de pintura e cercamento. Paralelamente, equipes estão realizando a capina e roçada, além da pintura dos meios-fios em toda a extensão do parque.

Ponto de transbordo de resíduos

Nos meses seguintes à enchente, o estacionamento do Eduardo Gomes foi utilizado como ponto de transbordo temporário de resíduos retirados das frentes das casas. Logo após, o local foi limpo e desocupado a tempo para os festejos da Semana Farroupilha.

Agora, a etapa de revitalização estrutural permitirá que os canoenses voltem a usufruir diariamente de todos os recursos que o parque oferece.

“O Eduardo Gomes é um dos principais espaços esportivos e de lazer da cidade. O local foi fundamental durante o período da enchente, como transbordo temporário, permitindo que tirássemos uma grande quantidade de resíduos das ruas o mais rápido possível. Agora, finalmente a população pode voltar a desfrutar deste local”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Bernardo Caron.

O Parque fica localizado na avenida Guilherme Schell, 3600, no bairro Fátima, com funcionamento todos os dias, das 7h às 21h.

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Beneficiários reclamam de atraso no pagamento do Aluguel Social; veja o que diz a Prefeitura

Redação

Publicado

em

Beneficiários reclamam de atraso no pagamento do Aluguel Social; veja o que diz a Prefeitura

Moradores de Canoas que foram beneficiados pelo Programa Aluguel Social Canoense, auxílio de até R$ 1 mil, concedido mensalmente para até 2 mil famílias atingidas pela enchente pelo período de um ano, reclamam do atraso do pagamento no mês de outubro.

De acordo com uma mulher que não quis se identificar, o pagamento, que deveria ser pago entre os dias 15 e 20 de cada mês, ainda não foi pago, e a explicação dada na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) foi de que teria havido um erro no seu CPF.

“Eu conto com este dinheiro todo o mês, pois tive que abandonar a minha casa que foi inundada. E eles não dizem quando vão efetuar o pagamento”, contou a canoense à nossa reportagem.

O que diz a Prefeitura

O Timoneiro entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura (Secom), que enviou a seguinte resposta:

“Em relação ao pagamento do Aluguel Social, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), informa que o pagamento será feito em folha suplementar até esta sexta-feira (25). Foram casos pontuais, e a Secretaria já está entrando em contato com os beneficiários que não receberam o valor para esclarecer o ocorrido. Cabe destacar que, para receber o benefício, é preciso apresentar o recibo até o dia 10 de cada mês junto à SMDUH”.

Leia também: Prefeitura informa lista atualizada de beneficiários do Aluguel Social

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm