Conecte-se conosco

header-top







 

29/04/2026
 

Saúde

Unidades de Saúde normalizam atendimento a partir desta terça-feira em Canoas

Redação

Publicado

em

Prefeitura e SAS Brasil promovem mutirão de saúde neste fim de semana em Canoas

A partir desta terça-feira, 3, a Unidade de Saúde Santo Operário volta a prestar os serviços de atenção básica na sua sede, na Rua da Associação, 331, na Vila Cerne.

Durante a recuperação do equipamento de saúde, danificado em razão da enchente de maio, as equipes realizavam atendimentos médicos e de enfermagem em um espaço temporário na Igreja Evangélica Pentecostal Cristã, no Bairro Harmonia. Os serviços estão disponíveis das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Unidade de Saúde Harmonia volta a atender em sua sede na quarta-feira, 4

A Unidade de Saúde Harmonia volta a atender a comunidade da região a partir desta quarta-feira, 4, na sua sede, Rua Machado de Assis, 201, no bairro Harmonia. Os serviços estão disponíveis das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Até a recuperação da US, atingida pela enchente de maio, as equipes prestavam os serviços de atenção básica na ATAPEC, na Rua Marechal Malet, 103, também no Harmonia.

– UNIDADES ABERTAS

  • CAIC | 7h às 19h
    Rua 21 de Março, 100, Guajuviras
  • CERNE |8h às 17h
    Rua Engenheiro Kindler, 1460, Harmonia
  • CONCOBAN | 8h às 17h
    Rua Fernando Ferrari, 2674, Niterói
  • ESTÂNCIA VELHA | 7h às 19h
    Rua São Mateus, s/nº, Estância Velha
  • FÁTIMA/ PRATA | 8h às 17h
    Rua João Nicolau, 218, Fátima
  • FERNANDES | 8h às 17h
    Rua Gomes Freire de Andrade, 1036, Nossa Senhora das Graças
    GUAJUVIRAS | 7h às 19h
    17 de Abril, 1991, Guajuviras
  • IGARA | 8h às 17h
    Farroupilha, 8001, São José
  • MATO GRANDE/CENTRAL PARK | 8h às 17h
    Rua República, 560, Mato Grande
  • NITERÓI | 7h às 19h
    Rua Mal. Rondon, 132, Niterói
  • NOVA NANCY | 8h às 17h
    Rua Barbosa Lima Sobrinho, 884, Guajuviras
  • NOVA NITERÓI | 8h às 17h
    Rua Quaraí, 401, Niterói
  • OLARIA | 8h às 17h
    Rua Walter de Oliveira Ilha, 90, Estância Velha
  • SANTA ISABEL | 8h às 17h
    Rua Frei Orlando, 141, Centro
  • SÃO JOSÉ | 8h às 17h
    Rua João Pessoa s/n.°, São José
  • SÃO LUÍS | 8h às 17h
    Rua Teófilo Otoni, 268, São Luís
  • SÃO VICENTE | 8h às 17h
    Rua Walter de Oliveira Ilha, 90, Estância Velha
  • UNIÃO | 8h às 17h
    Rua São Borja, 395, Mathias Velho

– UNIDADES ABERTAS EM TENDAS

  • MATHIAS VELHO/ PRAÇA AMÉRICA | 8h às 17h
    Rua Florianópolis, 1686, Mathias Velho (estacionamento do HPSC)
  • NATAL | 8h às 17h
    Rua Profa. Dona Sara, 100, Harmonia

– UNIDADES ABERTAS EM OUTROS LOCAIS

  • RIO BRANCO/ BOA SAÚDE/ PEDRO LUIS DA SILVEIRA | 8h às 17h
    Rua José de Alencar, s/n, Rio Branco (Antiga UPA do Idoso)
  • HARMONIA | 8h às 17h
    Rua Mal. Malet, 103 Harmonia (ATAPEC)

Saúde

HU de Canoas realiza mutirão com 2 mil consultas oftalmológicas e 700 cirurgias de catarata

Redação

Publicado

em

Entre os dias 6 e 14 de maio, o Hospital Universitário de Canoas realiza um mutirão de oftalmologia com previsão de 2 mil consultas com especialistas e 700 cirurgias de catarata nesta primeira etapa.

De acordo com o hospital, os atendimentos são voltados para pacientes com mais de 60 anos que aguardam na fila por consultas e procedimentos.

As consultas estão programadas para ocorrer entre os dias 6 e 9 de maio. Já as cirurgias de catarata serão realizadas nos dias 11, 12 e 13 de maio. As revisões estão previstas para 12, 13 e 14 de maio.

Segundo o HU, os pacientes começaram a ser chamados desde sexta-feira, 24, diretamente pela equipe da instituição, por telefone e WhatsApp. A orientação é para que atendam às ligações e confirmem o comparecimento, já que a confirmação é necessária para a realização do atendimento.

Continuar a ler

Saúde

Anvisa suspende venda de xarope para tosse por risco de arritmia grave

Redação

Publicado

em

Anvisa suspende venda de xarope para tosse por risco de arritmia grave

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão total de medicamentos que contenham a substância clobutinol no Brasil. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 27, e tem efeito imediato.

A decisão abrange todas as etapas relacionadas aos produtos, incluindo fabricação, importação, distribuição, comercialização, propaganda e uso, retirando completamente a substância do mercado brasileiro.

Segundo a agência, a medida foi baseada em avaliação técnica da área de farmacovigilância, que identificou riscos relevantes à saúde. De acordo com o parecer, medicamentos com clobutinol podem causar arritmias cardíacas graves, associadas ao prolongamento do intervalo QT – alteração na atividade elétrica do coração que pode resultar em desmaios e, em casos mais graves, morte súbita.

O clobutinol é um princípio ativo utilizado principalmente em antitussígenos, como xaropes indicados para o alívio da tosse e outros sintomas respiratórios. Com a nova determinação, esses medicamentos deixam de ser permitidos no país.

A Anvisa informou que pacientes que utilizam produtos com a substância devem interromper o uso e buscar orientação médica para substituição por alternativas seguras. A agência não especificou marcas afetadas, destacando que a proibição vale para todos os medicamentos que contenham clobutinol, independentemente do fabricante.

A decisão segue o princípio de avaliação de risco-benefício adotado pela regulação sanitária. Conforme o entendimento técnico da agência, os riscos associados ao uso da substância superam seus possíveis benefícios terapêuticos, justificando a suspensão total.

Continuar a ler

Saúde

Anvisa amplia uso do Mounjaro para tratamento de diabetes tipo 2 a partir dos 10 anos

Redação

Publicado

em

Foto: martenaba/Adobe Stock

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial da União (DOU), na quarta-feira ,22, a ampliação da indicação terapêutica do medicamento Mounjaro (tirzepatida) para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2. A medida consta na Resolução-RE nº 1.592, de 17 de abril de 2026.

Com a mudança, o medicamento passa a ser indicado também para pacientes pediátricos a partir de 10 anos de idade. Antes, o uso aprovado para diabetes tipo 2 era restrito à população adulta. As demais indicações terapêuticas já autorizadas permanecem sem alteração.

Segundo a Anvisa, pedidos de inclusão de novas faixas etárias ou ampliação de indicações passam por avaliação regulatória, com base em dados técnico-científicos que comprovem qualidade, segurança e eficácia para o uso pretendido.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques