Conecte-se conosco

header-top







 

23/05/2026
 

Saúde

Unidades de Saúde normalizam atendimento a partir desta terça-feira em Canoas

Redação

Publicado

em

Prefeitura e SAS Brasil promovem mutirão de saúde neste fim de semana em Canoas

A partir desta terça-feira, 3, a Unidade de Saúde Santo Operário volta a prestar os serviços de atenção básica na sua sede, na Rua da Associação, 331, na Vila Cerne.

Durante a recuperação do equipamento de saúde, danificado em razão da enchente de maio, as equipes realizavam atendimentos médicos e de enfermagem em um espaço temporário na Igreja Evangélica Pentecostal Cristã, no Bairro Harmonia. Os serviços estão disponíveis das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Unidade de Saúde Harmonia volta a atender em sua sede na quarta-feira, 4

A Unidade de Saúde Harmonia volta a atender a comunidade da região a partir desta quarta-feira, 4, na sua sede, Rua Machado de Assis, 201, no bairro Harmonia. Os serviços estão disponíveis das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Até a recuperação da US, atingida pela enchente de maio, as equipes prestavam os serviços de atenção básica na ATAPEC, na Rua Marechal Malet, 103, também no Harmonia.

– UNIDADES ABERTAS

  • CAIC | 7h às 19h
    Rua 21 de Março, 100, Guajuviras
  • CERNE |8h às 17h
    Rua Engenheiro Kindler, 1460, Harmonia
  • CONCOBAN | 8h às 17h
    Rua Fernando Ferrari, 2674, Niterói
  • ESTÂNCIA VELHA | 7h às 19h
    Rua São Mateus, s/nº, Estância Velha
  • FÁTIMA/ PRATA | 8h às 17h
    Rua João Nicolau, 218, Fátima
  • FERNANDES | 8h às 17h
    Rua Gomes Freire de Andrade, 1036, Nossa Senhora das Graças
    GUAJUVIRAS | 7h às 19h
    17 de Abril, 1991, Guajuviras
  • IGARA | 8h às 17h
    Farroupilha, 8001, São José
  • MATO GRANDE/CENTRAL PARK | 8h às 17h
    Rua República, 560, Mato Grande
  • NITERÓI | 7h às 19h
    Rua Mal. Rondon, 132, Niterói
  • NOVA NANCY | 8h às 17h
    Rua Barbosa Lima Sobrinho, 884, Guajuviras
  • NOVA NITERÓI | 8h às 17h
    Rua Quaraí, 401, Niterói
  • OLARIA | 8h às 17h
    Rua Walter de Oliveira Ilha, 90, Estância Velha
  • SANTA ISABEL | 8h às 17h
    Rua Frei Orlando, 141, Centro
  • SÃO JOSÉ | 8h às 17h
    Rua João Pessoa s/n.°, São José
  • SÃO LUÍS | 8h às 17h
    Rua Teófilo Otoni, 268, São Luís
  • SÃO VICENTE | 8h às 17h
    Rua Walter de Oliveira Ilha, 90, Estância Velha
  • UNIÃO | 8h às 17h
    Rua São Borja, 395, Mathias Velho

– UNIDADES ABERTAS EM TENDAS

  • MATHIAS VELHO/ PRAÇA AMÉRICA | 8h às 17h
    Rua Florianópolis, 1686, Mathias Velho (estacionamento do HPSC)
  • NATAL | 8h às 17h
    Rua Profa. Dona Sara, 100, Harmonia

– UNIDADES ABERTAS EM OUTROS LOCAIS

  • RIO BRANCO/ BOA SAÚDE/ PEDRO LUIS DA SILVEIRA | 8h às 17h
    Rua José de Alencar, s/n, Rio Branco (Antiga UPA do Idoso)
  • HARMONIA | 8h às 17h
    Rua Mal. Malet, 103 Harmonia (ATAPEC)

Saúde

Hospital Universitário de Canoas realiza mutirão com 200 cirurgias de laqueaduras

Redação

Publicado

em

O Hospital Universitário de Canoas realizará, entre os dias 27 e 31 de maio, um mutirão de cirurgias de laqueadura. A ação prevê a realização de 200 procedimentos em cinco dias, com atendimentos em quatro salas cirúrgicas simultaneamente.

Segundo o hospital, a iniciativa deve zerar a fila interna do procedimento na instituição. Além das pacientes cadastradas no HU, também serão abertas vagas para a regulação estadual.

De acordo com dados divulgados pela instituição, em março deste ano 253 mulheres aguardavam pela cirurgia de laqueadura na fila interna do hospital. Atualmente, esse número é de 75 pacientes.

O mutirão será realizado pela Associação Saúde em Movimento (ASM), responsável pela gestão do Hospital Universitário, com apoio da Prefeitura de Canoas, do Grupo Hospitalar Conceição e do programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal.

A superintendente hospitalar da ASM e responsável pelo HU, Tatiani Pacheco, afirmou que muitas pacientes aguardam pelo procedimento há anos.

“Muitas pacientes aguardam anos por esse procedimento e, durante esse período, algumas acabam enfrentando uma nova gestação sem planejamento. Quando ampliamos esse acesso, garantimos mais agilidade no atendimento e reforçamos o direito da mulher de decidir sobre o próprio planejamento familiar e sua saúde”, disse.

Durante o mutirão, serão realizadas 40 cirurgias por dia. As pacientes começarão a ser contatadas ainda nesta semana pelos canais oficiais do hospital para consultas e exames pré-operatórios.

Continuar a ler

Saúde

Canoas terá Dia D de atendimentos oftalmológicos para reduzir fila de espera

Redação

Publicado

em

A rede municipal de saúde de Canoas ampliou os atendimentos em oftalmologia para reduzir a fila de espera por consultas, exames e cirurgias. Desde abril, a Clínica São Pietro retomou os atendimentos no município e passou a realizar mutirões voltados a pacientes encaminhados pela rede pública.

Neste mês, a oferta foi ampliada para cerca de 2,5 mil consultas oftalmológicas, mais de 5 mil exames e procedimentos cirúrgicos necessários aos pacientes atendidos pelo SUS.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a medida busca atender à demanda acumulada nos últimos anos.

O primeiro mutirão em maior escala está marcado para 30 de maio, a partir das 7h, na Clínica São Pietro. A previsão é de mais de 300 atendimentos ao longo do dia.

Os agendamentos já estão sendo realizados. A orientação da Secretaria é para que os moradores mantenham os dados atualizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e acompanhem contatos feitos por telefone e mensagens. Agentes comunitários também fazem busca ativa de pacientes não localizados.

Continuar a ler

Saúde

RS recebe 81 mil doses de vacina contra covid-19 e amplia distribuição contra gripe

Redação

Publicado

em

O Rio Grande do Sul recebeu na terça-feira, 19, um novo lote de vacinas contra a covid-19 enviado pelo Ministério da Saúde (MS). A remessa inclui 81 mil doses, sendo 24 mil destinadas a crianças e 57 mil para jovens e adultos. Os imunizantes serão armazenados na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi-RS), ligada à Secretaria Estadual da Saúde (SES), e repassados aos municípios conforme a necessidade de recomposição de estoques.

Também nesta semana começou a distribuição de mais 340 mil doses da vacina contra a influenza. Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES), o Estado já recebeu cerca de 2,2 milhões de doses contra a gripe em 2026. A previsão é de que o total alcance 5,2 milhões até o fim de maio, volume destinado aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS).

Os vírus respiratórios costumam ter maior circulação durante o outono e o inverno no Rio Grande do Sul. Entre eles estão o vírus influenza, o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite em bebês, e o Sars-CoV-2, responsável pela covid-19.

Dados do painel de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) apontam que o Estado registrou 3.808 internações em 2026 relacionadas a vírus respiratórios. Desse total, 656 ocorreram por influenza e 313 por covid-19. Crianças de até quatro anos representam 32,8% das internações, enquanto pessoas com 60 anos ou mais correspondem a 42,1% dos casos.

No mesmo período, foram contabilizados 254 óbitos por SRAG. Entre eles, 56 foram atribuídos à covid-19 e 47 à influenza. Segundo os dados da SES, 78% das mortes ocorreram entre idosos com mais de 60 anos.

A vacinação contra a gripe segue abaixo da meta estabelecida pelas autoridades de saúde. Até segunda-feira (18), haviam sido aplicadas 1.866.283 doses no Estado, o que representa cobertura média de 38,6% entre os grupos prioritários.

Entre os públicos com maior adesão estão:

idosos: 1.030.038 doses aplicadas, com cobertura de 43,3%;

gestantes: 34.088 doses, com cobertura de 40,6%;

crianças de seis meses a menores de seis anos: 144.001 doses, com cobertura de 21,7%.

Também fazem parte do público prioritário pessoas com doenças crônicas, profissionais da saúde, professores, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade e profissionais das forças de segurança.

A vacinação contra a covid-19 permanece indicada para idosos, gestantes, crianças pequenas, pessoas imunocomprometidas e grupos considerados mais vulneráveis. A orientação da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e do Ministério da Saúde (MS) é para que a população procure as unidades básicas de saúde (UBSs) para verificar a situação vacinal.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques