Conecte-se conosco

header-top







 

24/07/2026
 

Saúde

Unidades de Saúde normalizam atendimento a partir desta terça-feira em Canoas

Redação

Publicado

em

Prefeitura e SAS Brasil promovem mutirão de saúde neste fim de semana em Canoas

A partir desta terça-feira, 3, a Unidade de Saúde Santo Operário volta a prestar os serviços de atenção básica na sua sede, na Rua da Associação, 331, na Vila Cerne.

Durante a recuperação do equipamento de saúde, danificado em razão da enchente de maio, as equipes realizavam atendimentos médicos e de enfermagem em um espaço temporário na Igreja Evangélica Pentecostal Cristã, no Bairro Harmonia. Os serviços estão disponíveis das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Unidade de Saúde Harmonia volta a atender em sua sede na quarta-feira, 4

A Unidade de Saúde Harmonia volta a atender a comunidade da região a partir desta quarta-feira, 4, na sua sede, Rua Machado de Assis, 201, no bairro Harmonia. Os serviços estão disponíveis das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Até a recuperação da US, atingida pela enchente de maio, as equipes prestavam os serviços de atenção básica na ATAPEC, na Rua Marechal Malet, 103, também no Harmonia.

– UNIDADES ABERTAS

  • CAIC | 7h às 19h
    Rua 21 de Março, 100, Guajuviras
  • CERNE |8h às 17h
    Rua Engenheiro Kindler, 1460, Harmonia
  • CONCOBAN | 8h às 17h
    Rua Fernando Ferrari, 2674, Niterói
  • ESTÂNCIA VELHA | 7h às 19h
    Rua São Mateus, s/nº, Estância Velha
  • FÁTIMA/ PRATA | 8h às 17h
    Rua João Nicolau, 218, Fátima
  • FERNANDES | 8h às 17h
    Rua Gomes Freire de Andrade, 1036, Nossa Senhora das Graças
    GUAJUVIRAS | 7h às 19h
    17 de Abril, 1991, Guajuviras
  • IGARA | 8h às 17h
    Farroupilha, 8001, São José
  • MATO GRANDE/CENTRAL PARK | 8h às 17h
    Rua República, 560, Mato Grande
  • NITERÓI | 7h às 19h
    Rua Mal. Rondon, 132, Niterói
  • NOVA NANCY | 8h às 17h
    Rua Barbosa Lima Sobrinho, 884, Guajuviras
  • NOVA NITERÓI | 8h às 17h
    Rua Quaraí, 401, Niterói
  • OLARIA | 8h às 17h
    Rua Walter de Oliveira Ilha, 90, Estância Velha
  • SANTA ISABEL | 8h às 17h
    Rua Frei Orlando, 141, Centro
  • SÃO JOSÉ | 8h às 17h
    Rua João Pessoa s/n.°, São José
  • SÃO LUÍS | 8h às 17h
    Rua Teófilo Otoni, 268, São Luís
  • SÃO VICENTE | 8h às 17h
    Rua Walter de Oliveira Ilha, 90, Estância Velha
  • UNIÃO | 8h às 17h
    Rua São Borja, 395, Mathias Velho

– UNIDADES ABERTAS EM TENDAS

  • MATHIAS VELHO/ PRAÇA AMÉRICA | 8h às 17h
    Rua Florianópolis, 1686, Mathias Velho (estacionamento do HPSC)
  • NATAL | 8h às 17h
    Rua Profa. Dona Sara, 100, Harmonia

– UNIDADES ABERTAS EM OUTROS LOCAIS

  • RIO BRANCO/ BOA SAÚDE/ PEDRO LUIS DA SILVEIRA | 8h às 17h
    Rua José de Alencar, s/n, Rio Branco (Antiga UPA do Idoso)
  • HARMONIA | 8h às 17h
    Rua Mal. Malet, 103 Harmonia (ATAPEC)

Saúde

UBS Olaria recebe ação de conscientização sobre violência contra a mulher em Canoas

Avatar

Publicado

em

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Olaria recebeu, nesta sexta-feira, 24, uma ação de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. A atividade foi promovida pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão e integrou a programação do Dia 25 Laranja, campanha mensal voltada à prevenção e ao combate à violência de gênero.

A atividade contou com a participação da secretária municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão, Maria Beatris Conter Arruda, e da diretora da Mulher, Sara Amaral Ávila. Durante a programação, foi realizada uma roda de conversa com servidores da unidade de saúde, abordando os diferentes tipos de violência contra a mulher, os serviços de acolhimento e os canais de denúncia disponíveis no município.

Segundo a Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão, a ação também teve como objetivo orientar os profissionais da rede pública sobre a identificação de casos de violência e o encaminhamento das vítimas aos serviços especializados.

O Dia 25 Laranja é realizado mensalmente em Canoas e inclui ações educativas, distribuição de materiais informativos e divulgação dos canais de denúncia e da rede de proteção às mulheres.

“Levar palestras sobre feminicídio às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) é uma estratégia fundamental de prevenção, acolhimento e proteção às mulheres. As UBSs são, muitas vezes, a principal porta de entrada da população aos serviços públicos, e é nesse espaço que inúmeras mulheres em situação de violência procuram atendimento por dores, ansiedade, depressão, lesões ou outros problemas de saúde, sem conseguir revelar a verdadeira causa do seu sofrimento”, afirmou a secretária Maria Beatris Conter Arruda.

“Ao promover palestras aos profissionais de saúde sobre o tema, levamos a informação para quem será o primeiro contato desta vítima, esclarecendo o que caracteriza a violência e como identificar os sinais de um relacionamento abusivo, quais são os fatores de risco para o feminicídio e onde buscar ajuda, todos os locais e telefones dos atendimentos de toda nossa rede. A informação salva vidas, rompe o silêncio e fortalece a rede de proteção”, completou.

Continuar a ler

Saúde

Hospital Universitário de Canoas realiza mutirão do Teste da Orelhinha neste final de semana

Avatar

Publicado

em

O Hospital Universitário de Canoas (HU) realiza neste sábado, 25, e domingo, 26 um mutirão do Teste da Orelhinha, exame que integra a Triagem Auditiva Neonatal e busca identificar possíveis alterações auditivas em recém-nascidos.

Segundo o hospital, a ação tem previsão de atender cerca de 600 bebês que aguardam pelo procedimento. Os atendimentos serão realizados no Ambulatório do HU, com famílias previamente agendadas, a partir das 8h.

O Teste da Orelhinha é um exame rápido e indolor, realizado geralmente enquanto o bebê está dormindo ou relaxado. A avaliação permite identificar alterações auditivas nos primeiros meses de vida, possibilitando o encaminhamento para acompanhamento e tratamento quando necessário.

De acordo com a superintendente hospitalar da Associação Saúde em Movimento (ASM), empresa responsável pela gestão do HU, Tatiani Pacheco, uma equipe de fonoaudiólogos foi mobilizada para realizar os atendimentos durante o mutirão.

“O Teste da Orelhinha é um exame simples, feito em poucos minutos enquanto o bebê dorme ou relaxa, mas que faz uma diferença enorme para o resto da vida da criança. Com esse mutirão, estamos mobilizando uma equipe de especialistas fonoaudiólogos para atender com agilidade e carinho 600 crianças que aguardavam pelo procedimento”, afirmou.

Para realizar o exame, os responsáveis devem apresentar a certidão de nascimento ou documento do bebê, documento de identificação do responsável e o cartão do SUS.

O hospital informou ainda que crianças que não participarem desta etapa, seja por impossibilidade de comparecimento ou por terem ultrapassado a idade indicada para o teste, terão novos horários agendados com a equipe de fonoaudiólogos para continuidade da avaliação e dos encaminhamentos necessários.

Continuar a ler

Saúde

Temporais no RS: saiba como conservar insulina e outros medicamentos durante a falta de energia

Avatar

Publicado

em

As pessoas com diabetes que utilizam insulina e pacientes que fazem uso de outros medicamentos que precisam de refrigeração devem redobrar a atenção durante os temporais que atingem o Rio Grande do Sul. As interrupções no fornecimento de energia elétrica podem comprometer a conservação desses medicamentos e reduzir sua eficácia.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES), pacientes que utilizam medicamentos termolábeis, aqueles que necessitam ser mantidos sob refrigeração, devem acompanhar as previsões meteorológicas e os alertas da Defesa Civil Estadual. A exposição ao calor ou a temperaturas inadequadas pode comprometer o tratamento e representar riscos à saúde.

No caso das insulinas que já estão em uso, a orientação é que elas podem permanecer por até 30 dias sem refrigeração. Para os demais medicamentos termolábeis, não existe uma regra única, pois o tempo e a forma de conservação variam conforme o produto. As recomendações específicas devem ser consultadas na bula e na embalagem.

Como medida preventiva, a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES)recomenda que os usuários mantenham em casa uma bolsa ou caixa térmica com gelo previamente congelado para ajudar a conservar os medicamentos nos primeiros momentos após uma queda de energia. O medicamento não deve ficar em contato direto com o gelo para evitar danos por congelamento.

Caso não seja possível utilizar uma caixa térmica, a orientação é manter a geladeira fechada pelo maior tempo possível, preservando a temperatura interna.

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES)informou ainda que orientou as equipes da Atenção Primária à Saúde a identificar usuários que utilizam medicamentos termolábeis e prestar orientações sobre o armazenamento adequado. Em situações de dificuldade para manter os medicamentos na temperatura indicada, a população deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBSs) mais próxima. Conforme a pasta, quando necessário, a estrutura dessas unidades poderá ser utilizada para auxiliar na conservação dos medicamentos.

Recomendações gerais para armazenamento de medicamentos termolábeis

Evitar deixar os medicamentos expostos ao calor, à luz solar direta ou em locais muito quentes;

Não congelar medicamentos, exceto quando houver orientação específica do fabricante ou de um profissional de saúde;

Em caso de falta de energia elétrica, os medicamentos que precisam de refrigeração podem ser mantidos temporariamente em uma bolsa ou caixa térmica com gelo ou gelo reutilizável, desde que a temperatura seja monitorada e o medicamento não fique em contato direto com o gelo. Essa medida é indicada apenas por um período limitado. Se a interrupção de energia se prolongar por vários dias, procure o serviço de saúde que forneceu o medicamento para receber orientações;

Em caso de dúvidas sobre a conservação do produto, também é possível entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do fabricante, informação que costuma constar na embalagem e na bula.

Orientações para armazenamento de insulinas humanas NPH e Regular

Frascos ou refis (carpules) ainda fechados:

Manter sob refrigeração, entre 2°C e 8°C.

Armazenar na geladeira, em locais onde não haja risco de congelamento;

Caso a insulina congele, não a utilizar mais.

Frascos ou refis em uso:

Após abertos, podem ser mantidos em temperatura ambiente por até 30 dias, conforme orientação para uso (essa prática torna a aplicação mais confortável ao paciente).

Em caso de falta de energia elétrica

As insulinas fechadas devem ser colocadas em bolsa ou caixa térmica com gelo ou gelo reutilizável;

Evite o contato direto da insulina com o gelo para prevenir o congelamento do medicamento.

Transporte da insulina

Frascos ou refis que já estão em uso não precisam ser transportados sob refrigeração. No entanto, devem ser protegidos do calor excessivo e da exposição direta ao sol.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques