Serviços
Emissão das contas de luz em áreas atingidas pelas cheias será retomada até o fim do mês

Após três meses sem efetuar a geração das contas de luz em áreas atingidas pela calamidade, a CEEE Equatorial retomará a emissão no decorrer de agosto.
Ao longo do mês, a empresa realizará o processo de medição da energia consumida, conforme leituras registradas nos medidores.
Nesse mês, os clientes receberão a fatura contemplando apenas o consumo registrado entre julho e agosto.
Valor parcelado em 6x
A Companhia estabeleceu uma condição especial para os meses que não haviam sido faturados: o valor será dividido em seis parcelas iguais, sem quaisquer juros, acréscimo ou correção monetária, lançadas a partir das faturas emitidas em setembro de 2024.
Para o gerente de Gestão Comercial da CEEE Equatorial, Rafael Ávila, a medida reforça o empenho da empresa em realizar a cobrança a partir do que efetivamente foi consumido, dadas as condições atípicas do período.
“Todo nosso time de leitura tem trabalhado para garantir que o faturamento esteja de acordo com o que de fato foi utilizado”, pontua.
As faturas serão enviadas normalmente, seja pela emissão em campo pelos leituristas, por e-mail ou pelos Correios, conforme opção de cada cliente. Segundo Ávila, o parcelamento do consumo ocorrido entre maio e julho busca se adequar à realidade financeira dos consumidores, permitindo uma melhor organização financeira.
“Nossos canais de atendimento estão disponíveis para atender nossos clientes, onde casos pontuais e dúvidas poderão ser tratadas”, finaliza o gerente.
Serviço
Canais de atendimento ao cliente da CEEE Equatorial:
WhatsApp/Clara: (51) 3382 5500;
Central de Atendimento: 0800 721 2333;
Agência virtual pelo https://ceee.
equatorialenergia.com.br/; Agências e unidades credenciadas de atendimento.

Serviços
Canoas passa a contar com novo cronograma da coleta domiciliar de lixo; confira mapa

Canoas passa a contar com uma nova organização dos setores de coleta de resíduos domiciliares. Com o novo cronograma, a coleta de lixo nos bairros Marechal Rondon e Centro passou a ser 100% conteinerizada. Essa alteração, conforme a gestão municipal, foi pensada para oferecer mais praticidade aos moradores e agilidade na limpeza de Canoas.
O novo mapa da coleta abaixo:
Serviços
Corsan investe R$ 2,7 milhões em geradores de energia para prevenir desabastecimento de água por falta de luz

A Corsan instalou na madrugada desta quarta-feira, 13, três geradores de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água Niterói, em Canoas, para evitar desabastecimento por falta de eletricidade. O investimento é de R$ 2,7 milhões.
Dois equipamentos estão ligados na Estação de Bombeamento de Água Tratada (EBAT) número quatro, que atende parte da cidade. O terceiro gerador foi colocado junto ao Quadro de Transferência Automática (QTA), que aciona o aparelho em caso de queda da energia elétrica. Quando a eletricidade retorna, o equipamento também é desligado automaticamente.
O gerente de operações da Corsan, Cristiano Cardoso Locatelli, explica que esses investimentos têm garantido abastecimento de água mesmo em dias de fortes chuvas ou ventanias, que afetam o sistema de energia.
“Já investimos em geradores para a Estação de Tratamento de Água Rio Branco e, nos últimos temporais que atingiram Canoas no início do mês de agosto, apesar da falta de luz, não tivemos significativas interrupções no fornecimento de água”, diz ele.
Serviços
Perdeu sua carteira de trabalho? MTE devolve 39 mil carteiras físicas perdidas ou roubadas

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) disponibiliza para consulta 39 mil carteiras de trabalho físicas que foram perdidas ou roubadas e posteriormente devolvidas às unidades regionais do órgão. Os trabalhadores podem verificar se o documento está disponível por meio do sistema CTPS Recuperadas .
Caso a carteira seja localizada, o cidadão deve agendar atendimento e comparecer a uma unidade do MTE, levando um documento de identificação civil, para realizar a retirada. O agendamento está disponível no Sistema de Atendimento Agendado (SAA) .
Segundo a chefe da Divisão da Coordenação de Identificação e Registro Profissional do MTE, Andressa Lemos Rodrigues, a carteira física ainda é necessária em situações específicas. “Muitos trabalhadores precisam da carteira física para comprovar registros de trabalho junto ao INSS ou outras situações”, explica.
Desde 2019, a Carteira de Trabalho Digital substituiu a versão física na maioria das contratações. A emissão do documento físico é feita apenas em casos excepcionais, como para servidores públicos, trabalhadores de associações internacionais ou registros de vínculos anteriores à digitalização.
A versão digital, disponível pelo aplicativo ou no portal Gov.br , elimina a necessidade de anotações em papel, já que as informações são registradas eletronicamente pelo empregador por meio do eSocial.
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