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02/07/2025
 

Serviços

Emissão das contas de luz em áreas atingidas pelas cheias será retomada até o fim do mês

Redação

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Emissão das contas de luz em áreas atingidas pelas cheias será retomada até o fim do mês

Após três meses sem efetuar a geração das contas de luz em áreas atingidas pela calamidade, a CEEE Equatorial retomará a emissão no decorrer de agosto.

Ao longo do mês, a empresa realizará o processo de medição da energia consumida, conforme leituras registradas nos medidores.

Nesse mês, os clientes receberão a fatura contemplando apenas o consumo registrado entre julho e agosto.

Valor parcelado em 6x

A Companhia estabeleceu uma condição especial para os meses que não haviam sido faturados: o valor será dividido em seis parcelas iguais, sem quaisquer juros, acréscimo ou correção monetária, lançadas a partir das faturas emitidas em setembro de 2024.

Para o gerente de Gestão Comercial da CEEE Equatorial, Rafael Ávila, a medida reforça o empenho da empresa em realizar a cobrança a partir do que efetivamente foi consumido, dadas as condições atípicas do período.

“Todo nosso time de leitura tem trabalhado para garantir que o faturamento esteja de acordo com o que de fato foi utilizado”, pontua.

As faturas serão enviadas normalmente, seja pela emissão em campo pelos leituristas, por e-mail ou pelos Correios, conforme opção de cada cliente. Segundo Ávila, o parcelamento do consumo ocorrido entre maio e julho busca se adequar à realidade financeira dos consumidores, permitindo uma melhor organização financeira.

“Nossos canais de atendimento estão disponíveis para atender nossos clientes, onde casos pontuais e dúvidas poderão ser tratadas”, finaliza o gerente.

Serviço

Canais de atendimento ao cliente da CEEE Equatorial:

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Canoenses terão atendimento excepcional dia 5 de julho para adesão ao Refis 2025

Redação

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Canoenses terão atendimento excepcional dia 5 de julho para adesão ao Refis 2025
Para ampliar o acesso dos canoenses ao programa Refis 2025, a Secretaria Municipal da Fazenda estará com atendimento aberto no próximo sábado, dia 5 de julho. A ação visa facilitar a adesão ao programa, que se encerra no próximo dia 11.

Contribuintes com débitos vencidos até 31 de dezembro de 2024 podem garantir até 100% de desconto em juros e multas, com possibilidade de parcelamento em até 120 vezes, conforme o valor e a modalidade escolhida.

O atendimento será realizado na sede da Secretaria, na Rua Frei Orlando, 68, Centro. Lembrando que, para parcelamentos, o comparecimento presencial é obrigatório.
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Equipes da Corsan atuam em regume de força-tarefa para reparar estruturas danificadas pelas chuvas no RS

Redação

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Equipes da Corsan atuam em regume de força-tarefa para reparar estruturas danificadas pelas chuvas no RS

Para garantir o pleno funcionamento do abastecimento de água, a Corsan trabalha com reforço nas equipes responsáveis pelos reparos de equipamentos e das estruturas danificadas pelas fortes chuvas que assolam o Estado desde a noite da última segunda-feira, 16.

O Plano de Contingência adotado pela Companhia reduziu danos causados nas redes de abastecimento em várias cidades, mas o alto índice pluviométrico, especialmente na região Central do Estado, ainda afeta a operação da Corsan em 13 cidades neste momento.

Este já é o quinto evento climático pelo qual a empresa passa desde que a Aegea assumiu a gestão da companhia, em julho de 2023.

Confira a situação do abastecimento nos municípios atendidos pela Corsan:

Santa Maria

A Corsan segue trabalhando no reforço do abastecimento de água bruta devido ao rompimento de adutoras que atendem a cidade. As condições de acesso aos pontos de intervenção continuam difíceis devido ao nível do rio Ibicuí, resultado do grande volume de chuva que ainda persiste na região.

Desde a madrugada de terça-feira, 17, as equipes da Companhia foram reforçadas e atuam em sistema de força-tarefa. A captação de água bruta de fontes suplementares, como a barragem DNOS, bem como a limpeza das bombas afetadas, estão entre as medidas de contingência já implementadas. Devido a estas ações, mantida a previsão meteorológica, a expectativa é de que o fornecimento de água seja normalizado gradualmente em até 48 horas.

Santa Cruz do Sul

Os equipamentos da estação de bombeamento de água da Rua Oswaldo Cruz queimaram pela inundação das estruturas. A estação já foi drenada e as bombas estão sendo substituídas. A previsão é que o abastecimento nos bairros Verena e Santo Inácio esteja normalizado até o final da tarde desta quarta-feira, 18. A Corsan já reparou um vazamento identificado na Linha João Alves e na Linha Santa Cruz, e o sistema está em recuperação. A expectativa é que o abastecimento seja retomado gradualmente até o final da tarde.

Charqueadas e São Jerônimo

O abastecimento de água em Charqueadas e São Jerônimo começou a ser restabelecido na manhã desta quarta-feira, 18, após a religação das bombas do sistema de distribuição. Durante a madrugada, a estação de tratamento de água (ETA) de Charqueadas foi alagada pelas fortes chuvas, deixando parte dos equipamentos submersos. As equipes da Corsan atuaram desde as primeiras horas do dia para drenar a água e retomar a operação.

Encruzilhada do Sul

A captação, prejudicada pela inundação da casa de bombas, foi restabelecida no início da manhã desta quarta-feira, 18. O sistema de bombeamento foi reinstalado e entrou em operação por volta das 4h, e está em recuperação A previsão é de que o abastecimento seja retomado até o final do dia.

Agudo

Na noite de terça-feira, 17, a chuva bloqueou o acesso ao ponto de captação de água, impossibilitando a chegada das equipes da Corsan ao local. Na manhã desta quarta-feira, 18, o acesso foi restabelecido e os trabalhos de retomada da captação foram iniciados. A previsão é de que o abastecimento seja totalmente normalizado até o final do dia.

Dona Francisca

Problemas eletromecânicos interromperam a captação de água na madrugada desta quarta-feira, 18. Durante a manhã, as equipes da Corsan conseguiram restabelecer o funcionamento do sistema. A previsão é de que o abastecimento esteja normalizado no início desta noite.

Restinga Seca

O rompimento de uma rede em área alagada afetou o abastecimento em cerca de 60 economias. Equipes da Corsan trabalham para restabelecer o serviço, com previsão de retomada do abastecimento ao longo da noite desta quarta-feira, 18.

São Sepé

O abastecimento já foi totalmente restabelecido e a cidade está com fornecimento normal.

Alvorada e Viamão

Um problema eletromecânico causou a interrupção na captação durante a madrugada desta quarta-feira, 18. A situação foi resolvida por volta das 4h da manhã. O sistema está em recuperação e a previsão é de que o abastecimento seja normalizado até o início da tarde.

Serafina Corrêa

A falta de energia elétrica interrompeu o funcionamento da captação de água na noite de terça-feira, 17. O fornecimento de energia foi restabelecido por volta das 10h desta quarta-feira, 18, permitindo a retomada da captação. A previsão é de que o abastecimento seja normalizado até o final da tarde.

Unistalda O abastecimento de água na cidade foi afetado na terça-feira, 17, devido ao rompimento de uma rede durante trabalhos da Prefeitura, que atuava para reduzir áreas alagadas após o temporal. O fornecimento já foi retomado, e a previsão é de que seja normalizado até o final do dia desta quarta-feira, 18.

Previsão para os próximos dias

O grande volume de chuva previsto para as próximas 24 horas na região Central do Rio Grande do Sul mantém as equipes da Corsan mobilizadas em regime de forçatarefa para garantir a continuidade dos serviços de abastecimento.

Para quinta-feira, 19, a previsão indica que as precipitações mais intensas devem se concentrar na região norte do Estado. A Corsan segue acompanhando as condições climáticas e operacionais, com equipes de prontidão para atender possíveis ocorrências e minimizar os impactos à população.

Situação das barragens

Em função do alto volume de chuva, as barragens de Unistalda e Encruzilhada do Sulc estão sendo monitoradas em tempo real pelo Centro de Operações Integradas (COI) da Corsan. Além disso, engenheiros da Companhia foram deslocados para os locais para acompanhar de perto a situação das estruturas.

HISTÓRICO DE EVENTOS CLIMÁTICOS DESDE A CORSAN FOI PRIVATIZADA

Enfrentar cinco episódios climáticos de alto impacto às estruturas em quase dois anos, gerou um novo nível de alerta para a Corsan. A preocupação com o futuro das cidades – e do saneamento, de forma especial fez com que a Companhia desenvolvesse respostas preventivas para lidar com os desafios sob ponto de vista operacional.

• Julho/23 – Ciclone extratropical atinge o RS com ventos de até 140 km/h;
• Setembro/23 – Ciclone atinge cidades do Vale do Taquari, Serra e Região
Metropolitana;
• Novembro/23 – 138 municípios do RS decretam estado de emergência em
função das fortes chuvas que assolaram o estado.
• Janeiro/24 – Temporal atinge severamente municípios da região Metropolitana
• Maio/24 – Maior catástrofe climática da história do Rio Grande do Sul atingindo
475 municípios
• Janeiro/25- Estiagem severa atinge mais de 60 cidades gaúchas.

Caso constate ocorrências atípicas em seu município, informe a Corsan através dos canais de relacionamento com o cliente: app Corsan, site da Agência Virtual cliente.corsan.com.br, WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444. A Companhia está permanentemente disponível e pronta para mobilizar suas equipes
em caso de necessidade.

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Serviços

Corsan moderniza atendimento com novas plataformas virtuais

Redação

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Corsan moderniza atendimento com novas plataformas virtuais

Com o objetivo de aprimorar e facilitar a experiência dos clientes em seus canais digitais de relacionamento, a partir da próxima segunda-feira, 2, a Corsan disponibilizará uma nova Agência Virtual e Aplicativo Corsan. As plataformas foram modernizadas para oferecer ainda mais segurança e agilidade nas solicitações de serviços e informações, direto do celular ou computador.

A atual Unidade de Atendimento Virtual dá lugar à Agência Virtual no endereço www.cliente.corsan.com.br. Nela, o cliente poderá consultar a 2ª via da fatura, fazer pagamentos e parcelar dívidas, verificar a situação do abastecimento, informar faltas de água e vazamentos, e muito mais. As mesmas funcionalidades e facilidades estarão disponíveis no novo Aplicativo Corsan. Para usufruir da novidade, basta baixar novamente o App gratuitamente, tanto para iOS quanto para Android.

Com a mudança dos sistemas, o acesso do cliente também será alterado, sendo necessário novo cadastro de login para ambas as ferramentas.

“Nossas novas plataformas virtuais de atendimento foram pensadas para aprimorar a maneira como nosso cliente se conecta aos nossos serviços. Estão mais intuitivas e ainda mais seguras. É uma evolução importante que estamos promovendo nos canais digitais”, ressalta o diretor comercial da Corsan, Luiz Nóbrega.

Importante destacar que tanto a Agência Virtual como o novo Aplicativo estarão disponíveis somente a partir do dia 2 de junho. Até o domingo, dia 1º, os clientes poderão consultar a segunda via da fatura e situação de abastecimento ainda em www.corsan.com.br/cliente. Outras solicitações emergenciais estão sendo atendidas no Call Center 0800 646 6444.

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