Transporte
Latam amplia operações de voos para Base Aérea de Canoas a partir da próxima semana

A empresa aérea LATAM anunciou que irá ampliar suas operações especiais na Base Aérea de Canoas a partir do dia 19 de agosto.
Segundo a nota, serão adicionados 24 voos por semana (ida e volta) entre São Paulo/Guarulhos e a base gaúcha, totalizando 58 voos semanais (ida e volta).
O aumento de 70% para a operação atual foi possível depois que a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) distribuir slots para a ampliação de pousos e decolagens na localidade, no período noturno e na madrugada.
Voos comerciais em Canoas
Após o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, ter sido inundado após fortes chuvas no início de maio, a Base Aérea de Canoas passou a realizar voos comerciais, tendo sido a Latam a primeira.
Cronograma das operações:
São Paulo (GRU) x Canoas (QNS)
Voo: LA9218
Dia de operação: todos os dias
Horário de saída: 23h00
Horário de chegada: 0h45
Canoas (QNS) x São Paulo (GRU)
Voo: LA9219
Dia de operação: todos os dias
Horário de saída: 2h15
Horário de chegada: 3h55
São Paulo (GRU) x Canoas (QNS)
Voo: LA9222
Dia de operação: segunda-feira, quarta, sexta, sábado e domingo
Horário de saída: 4h15
Horário de chegada: 6h00
Canoas (QNS) x São Paulo (GRU)
Voo: LA9223
Dia de operação: segunda-feira, quarta, sexta, sábado e domingo
Horário de saída: 7h30
Horário de chegada: 9h10
Transporte
Trensurb terá operação especial para saída do Festival Universo Alegria

A Trensurb informou que fará uma operação especial para atender o público que deixará o festival Universo Alegria, realizado no sábado, 6, na Arena do Grêmio. Apesar da medida, o esquema anunciado mantém restrições que podem gerar transtornos para quem depender do metrô após o evento.
A Estação Anchieta a mais próxima do local será reaberta apenas à meia-noite de domingo, 7, e funcionará até 1h. As demais estações seguirão fechando nos horários habituais, liberadas apenas para desembarque durante esse período. Mesmo com a expectativa de grande fluxo, os trens extras circularão somente conforme demanda, até as estações terminais Mercado e Novo Hamburgo.
A empresa recomenda que os usuários comprem as passagens com antecedência para evitar filas, reforçando que os validadores aceitam cartões SIM, TRI e TEU. A recarga do SIM Passagem Antecipada segue disponível pelo site e aplicativo do TRI.
Apesar de atender parcialmente ao público do festival, o esquema mantém limitações que podem dificultar o retorno de parte dos usuários que dependem de mais flexibilidade na operação.
Transporte
Canoas reforça linhas de ônibus e cria linha especial no domingo de finados

O transporte público de Canoas receberá reforço nas operações neste domingo, 2 de novembro, data em que se celebra o Dia de Finados. A medida tem o objetivo de facilitar o deslocamento da população até os cemitérios do município.
Seis linhas regulares
Igara, Morart, Instituto Federal, João de Barro/P1, Porto Belo e Fátima — terão aumento no número de viagens. Além disso, uma linha especial, chamada Cemitério Circular, foi criada para atender os principais pontos de acesso aos cemitérios ao longo do dia.
O itinerário especial funcionará das 8h35 às 16h30, com intervalos de 25 a 30 minutos entre as partidas.
O trajeto da linha Cemitério Circular será o seguinte:
Golden Center – Victor Barreto – Domingos Martins – Getúlio Vargas – Inconfidência – Santos Ferreira – Nazário – Flores da Cunha – Santos Ferreira – Inconfidência – Victor Barreto – Golden Center.
A iniciativa busca garantir maior mobilidade e comodidade aos usuários durante o período de homenagens e visitas.
Transporte
Justiça autoriza reorganização de paradas e determina fim do uso compartilhado do Terminal da Estação Canoas

Uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), proferida na tarde de quinta-feira, 16, autorizou a continuidade da reorganização das paradas de ônibus no entorno da Estação Canoas e determinou o fim do uso compartilhado do terminal pelas empresas Sogal (municipal) e Viação Fátima (intermunicipal). A medida afeta diretamente os usuários das linhas intermunicipais operadas pela Fátima entre Nova Santa Rita e Canoas.
A decisão foi assinada pela desembargadora Lúcia de Fátima Cerveira, da 2ª Câmara Cível, ao conceder efeito suspensivo ao recurso da Prefeitura de Canoas contra uma liminar anterior que barrava as alterações. O Tribunal reconheceu a legitimidade das ações adotadas pelo município, com base em sua competência para organizar o sistema viário e a mobilidade urbana local.
Com a decisão, desde sexta-feira, 17, os passageiros da Viação Fátima passaram a utilizar uma nova parada localizada em frente ao Colégio Maria Auxiliadora, na Avenida Guilherme Schell. O ponto substitui o embarque e desembarque anteriormente realizado no terminal central, agora de uso exclusivo das linhas municipais da Sogal.
De acordo com a Prefeitura de Canoas, a medida visa melhorar o fluxo de trânsito na Avenida Victor Barreto — uma das principais vias da cidade — e aumentar a segurança no entorno da estação. As mudanças foram baseadas em estudo técnico elaborado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), que identificou a necessidade de separar as operações das linhas municipais e intermunicipais devido às diferenças nos sistemas de cobrança de tarifa.
A administração municipal afirma que a mudança não impediu a operação de nenhuma linha intermunicipal e que o novo ponto conta com cobertura e estrutura adequada para os usuários. O município também reiterou que continuará colaborando com os demais órgãos envolvidos, com foco na mobilidade segura, no interesse público e na qualidade do transporte coletivo.

Clima1 semana atrásCiclone deve atingir o Rio Grande do Sul nas próximas horas, alerta a Defesa Civil

Segurança Pública4 dias atrásPolícia Civil prende 102 foragidos em operação no RS; Canoas está entre as cidades monitoradas

Geral3 dias atrásEspetáculo leva celebração musical para comemorar o Natal com alegria e interação, em Canoas
Serviços1 semana atrásFurto de cabos de energia afeta o abastecimento de água em quatro bairros de Canoas

Meio Ambiente7 dias atrásSérie “Cidades Resilientes” mostra como país precisa se preparar para viver em um clima que já mudou

Fazenda5 dias atrásIPVA 2026 começa a ser pago em 16 de dezembro com descontos de até 25%

Segurança Pública7 dias atrásGuarda Municipal de Canoas participa de capacitação em ambientação com aeronaves policiais

Segurança7 dias atrásCanoas abre inscrições até quarta-feira,10, para doação de coletes refletivos a motoboys e motofretistas




























































