Saúde
Saiba onde e como estão funcionando os serviços de saúde em Canoas

Após as enchentes de maio de 2024, não apenas a população teve de ser deslocada em diversos pontos de Canoas. Diversos serviços públicos foram afetados, em especial do lado Oeste da cidade. Os serviços de saúde estão com alterações de locais enquanto as estruturas de costume não puderem receber os usuários do SUS.
Emergências
Para atendimentos de emergência 24 horas, é possível procurar o Hospital Universitário, próximo à Ulbra, e o Nossa Senhora das Graças, na Av. Santos Ferreira.
Além disso, três UPAs estão em funcionamento. A da Boqueirão, no Guajuviras, e a da Rua Primeiro de Maio, no Niterói, atendem normalmente. A UPA Mathias Velho, antes na Rua Caçapava, foi realocada para a Rua Brasil, nº 438, no Centro da cidade.
Para reforçar os serviços, há ainda dois hospitais de campanha: um da FAB, ao lado do Gracinha, das 9 às 18 horas, e um da Força Nacional do SUS, no Guajuviras. Esse último fica na Estrada do Nazário, próximo ao Hangar Cultural, e atende das 9 às 21 horas.
Serviços específicos
Para fraturas e ocorrências semelhantes, é recomendável ir ao Nossa Senhora das Graças. Para emergência pediátrica, isso pode ser feito nas UPAs ou no hospital da Força Nacional, no Hangar Cultural.
Farmácias Básicas
Há quatro farmácias públicas em funcionamento em Canoas, todas com horários entre as 8 e as 17 horas. Das quatro, apenas a central, na Av. Santos Ferreira, nº 1.655, fecha ao meio-dia.
As outras três estruturas ficam no Guajuviras (Rua 21 de Março, nº 100), Mathias Velho (junto à UPA que agora opera na Rua Brasil) e Niterói (Rua Lajeado, nº 1.373).
Postos de saúde
Os serviços de atenção primária em saúde, como clínico geral, encaminhamentos, receitas, vacinas e programas devem ser buscados nas UBSs e, do lado Oeste, nas tendas de saúde (confira no quadro).
Devido aos danos nas Unidades Básicas de Saúde do lado Oeste da cidade, todos os postos podem receber, no momento, pessoas de qualquer região da cidade. Normalmente, usuários ficam atrelados a uma unidade de acordo com a região onde moram.
Saúde
Simers diz que Centro Obstétrico do HU de Canoas suspendeu atendimentos por falta de médicos até 19h desta terça-feira, 11
Saúde
Rede Básica de Saúde de Canoas passa a oferecer implante contraceptivo hormonal gratuito

A partir do dia 23 de fevereiro, a rede de atenção básica à saúde de Canoas começará a disponibilizar gratuitamente o implante contraceptivo subdérmico Implanon. O método é considerado um dos mais confiáveis, com índice de falha de apenas 0,05%, superando até procedimentos como laqueadura e vasectomia.
O implante poderá ser usado por meninas e mulheres entre 14 e 49 anos. Para receber o serviço, é necessário agendar a colocação na Unidade Básica de Saúde de referência, após avaliação médica.
Além de prevenir a gravidez, o Implanon auxilia no tratamento de endometriose, adenomiose, miomas e sangramentos uterinos irregulares. Também contribui para reduzir cólicas e sintomas de TPM. O dispositivo pode ser removido a qualquer momento, e a fertilidade retorna rapidamente após a retirada.
Saúde
HU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Educação1 semana atrásVolta às aulas da Rede Municipal em Canoas tem nova data definida

Saúde5 dias atrásHU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Cultura7 dias atrásSemana do Cinema começa nesta quinta-feira, 5, em Canoas com ingressos a R$ 10 e R$ 12

Geral6 dias atrásPrazo é de 90 dias para tirar título, regularizar situação ou transferir domicílio eleitoral

Policial1 dia atrásPolicial militar que atuava em Canoas é preso por suspeita em envolvimento no desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha
Geral6 dias atrásCorsan diz que abastecimento de água aos bairros Igara, São José e Brigadeira deve ser restabelecido até o final da manhã

Saúde1 semana atrásMinistério da Saúde passa a adotar o CPF como identificador único do Cartão SUS

Saúde1 semana atrásVacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de dez a 14 anos é estendida a todos os municípios do RS



























































