Saúde
Saiba onde e como estão funcionando os serviços de saúde em Canoas

Após as enchentes de maio de 2024, não apenas a população teve de ser deslocada em diversos pontos de Canoas. Diversos serviços públicos foram afetados, em especial do lado Oeste da cidade. Os serviços de saúde estão com alterações de locais enquanto as estruturas de costume não puderem receber os usuários do SUS.
Emergências
Para atendimentos de emergência 24 horas, é possível procurar o Hospital Universitário, próximo à Ulbra, e o Nossa Senhora das Graças, na Av. Santos Ferreira.
Além disso, três UPAs estão em funcionamento. A da Boqueirão, no Guajuviras, e a da Rua Primeiro de Maio, no Niterói, atendem normalmente. A UPA Mathias Velho, antes na Rua Caçapava, foi realocada para a Rua Brasil, nº 438, no Centro da cidade.
Para reforçar os serviços, há ainda dois hospitais de campanha: um da FAB, ao lado do Gracinha, das 9 às 18 horas, e um da Força Nacional do SUS, no Guajuviras. Esse último fica na Estrada do Nazário, próximo ao Hangar Cultural, e atende das 9 às 21 horas.
Serviços específicos
Para fraturas e ocorrências semelhantes, é recomendável ir ao Nossa Senhora das Graças. Para emergência pediátrica, isso pode ser feito nas UPAs ou no hospital da Força Nacional, no Hangar Cultural.
Farmácias Básicas
Há quatro farmácias públicas em funcionamento em Canoas, todas com horários entre as 8 e as 17 horas. Das quatro, apenas a central, na Av. Santos Ferreira, nº 1.655, fecha ao meio-dia.
As outras três estruturas ficam no Guajuviras (Rua 21 de Março, nº 100), Mathias Velho (junto à UPA que agora opera na Rua Brasil) e Niterói (Rua Lajeado, nº 1.373).
Postos de saúde
Os serviços de atenção primária em saúde, como clínico geral, encaminhamentos, receitas, vacinas e programas devem ser buscados nas UBSs e, do lado Oeste, nas tendas de saúde (confira no quadro).
Devido aos danos nas Unidades Básicas de Saúde do lado Oeste da cidade, todos os postos podem receber, no momento, pessoas de qualquer região da cidade. Normalmente, usuários ficam atrelados a uma unidade de acordo com a região onde moram.
Saúde
HU de Canoas amplia atendimento pelo SUS com abertura de 50 novos leitos

O Hospital Universitário (HU) de Canoas abre oficialmente, nesta quinta-feira, 17, 50 novos leitos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O ato ocorre às 10h, no segundo andar da instituição, localizada na Avenida Farroupilha, 8001, no bairro São José.
Com a abertura, o número de leitos cadastrados no SUS passará de 309 para 359. A medida integra o projeto de expansão da capacidade assistencial do hospital e corresponde à primeira etapa da ampliação.
“A ampliação da capacidade é uma conquista muito importante para Canoas e para toda a nossa rede pública de saúde”, comemora o prefeito Airton Souza. “Estamos abrindo 50 novos leitos SUS, ampliando a capacidade do hospital de 309 para 359 leitos. Isso significa mais pessoas tendo acesso a um atendimento de qualidade.”
Segundo a secretária municipal de Saúde, Ana Boll, a expansão envolve a preparação da estrutura para receber os pacientes. “
É importante destacar que cada novo leito significa uma estrutura preparada para receber uma pessoa que precisa de cuidado”, lembra. “Por isso, trabalhamos para que essa expansão aconteça com condições adequadas de atendimento.”
Dos 50 novos leitos, 15 serão destinados a isolamento, 20 à área obstétrica e 15 à pediatria. A superintendente hospitalar da Associação Saúde em Movimento (ASM), responsável pela gestão do HU, Tatiani Pacheco, explica que a distribuição considera as áreas com maior demanda.
“Nós priorizamos neste momento as áreas que precisavam de mais espaço, que possuem mais pacientes precisando de atendimentos. Eles estão distribuídos entre leitos clínicos e cirúrgicos. A abertura destes 50 leitos é um passo muito importante. Trabalhamos para que cada nova estrutura seja ativada com organização, equipes preparadas e condições adequadas de funcionamento. A ampliação precisa representar não apenas mais leitos, mas também um atendimento seguro, qualificado e humanizado”, afirma.
Leitos obstétricos e pediátricos
A diretora assistencial do HU, Janine Sulzbach, destaca a demanda relacionada à assistência materno-infantil. Atualmente, o hospital realiza cerca de 250 partos por mês.
“Hoje a nossa UTI neonatal é uma das maiores do estado, o que faz com que sejamos referência para várias gestações de risco e que acabam resultando em cesarianas. Por isso, termos mais leitos obstétricos cirúrgicos é importante. Além, é claro, da quantidade de mães de parto pélvico que cresce a cada dia”, analisa.
A ampliação também inclui novos espaços para internações pediátricas e de isolamento.
O diretor técnico do HU, Fernando Farias, relaciona o aumento de leitos à capacidade cirúrgica da instituição. Atualmente, o hospital conta com nove salas de cirurgia.
“Hoje nós contamos com nove salas de cirurgia. Isso é algo grandioso e que tem permitido que a gente produza mutirões cirúrgicos eficientes, que realmente estão fazendo diferença na vida da população. No entanto, abrir mais espaços de internação é fundamental para que os médicos e as equipes consigam atender ainda mais, com conforto e segurança”, analisa.
Ampliação do hospital
A abertura dos 50 leitos ocorre após outras mudanças na estrutura do HU. O hospital já recebeu dez novos leitos de UTI adulta, sete salas cirúrgicas e um novo angiógrafo.
Com a nova etapa, a capacidade do HU passa a 359 leitos SUS.
Saúde
Consultas do SUS no RS serão informadas pelo WhatsApp nos próximos dias

A população do Rio Grande do Sul passará a receber, nos próximos dias, informações sobre consultas e procedimentos agendados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) diretamente pelo WhatsApp. O serviço será realizado pela assistente virtual GurIA, integrada ao sistema estadual de regulação.
As mensagens deverão informar a data, o horário e o local do atendimento. O usuário também poderá receber lembretes, orientações e outros avisos relacionados à consulta ou procedimento.
Outra funcionalidade permitirá confirmar a presença ou informar que não será possível comparecer ao atendimento. A resposta será encaminhada ao sistema estadual de regulação e, em caso de ausência comunicada, a vaga poderá ser destinada a outro paciente que esteja aguardando atendimento.
Prontuário do Cidadão
Também já está disponível o Prontuário do Cidadão, plataforma que permite consultar pela internet informações sobre solicitações encaminhadas para a regulação estadual.
O acesso é feito por meio da conta gov.br. Na ferramenta, o usuário pode acompanhar a situação da solicitação, verificar a classificação de prioridade definida pelo médico regulador e consultar a estimativa de tempo de espera para o atendimento.
Saúde
Canoas remarca mutirão e prevê 700 cirurgias de catarata pelo SUS em setembro

O Hospital Universitário de Canoas (HU) remarcou para os dias 24, 25 e 26 de setembro a segunda etapa do Programa Nova Visão. A ação prevê a realização de 700 cirurgias de catarata pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com prioridade para pacientes que passaram pela primeira fase do programa e aguardam o procedimento no segundo olho.
A primeira etapa ocorreu em maio, quando foram realizadas 751 cirurgias. Segundo o hospital, mais de 90% dos pacientes tinham indicação para realizar o procedimento nos dois olhos. Por isso, inicialmente, a cirurgia foi feita em apenas um dos olhos, com a segunda intervenção programada para a etapa seguinte.
A nova edição do mutirão é realizada pelo HU, administrado pela Associação Saúde em Movimento (ASM), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, e conta com recursos de emendas parlamentares.
“Temos tido resultados muito positivos com estes mutirões que temos realizado em Canoas desde o ano passado. Estamos reduzindo filas, reorganizando atendimentos e, principalmente, transformando as vidas das pessoas”, celebra o prefeito de Canoas, Airton Souza. “Vamos seguir neste caminho, trabalhando muito para melhorar a nossa saúde e oferecer serviços de qualidade para a nossa população.”
A superintendente do HU, Tatiani Pacheco, explica que os recursos das emendas parlamentares possibilitaram a realização da nova etapa.
“Estamos muito felizes, porque estes recursos permitem ampliar a capacidade de atendimento do HU. Nós vemos como confiança dos governantes no trabalho que realizamos e isso contribui diretamente para a redução da demanda por procedimentos na rede pública”, afirma.
Mudança na data
As cirurgias estavam inicialmente programadas para os dias 24, 25 e 26 de agosto. O cronograma, no entanto, foi alterado por questões operacionais relacionadas à organização e à estrutura necessária para os procedimentos.
Os pacientes que passaram pela primeira etapa haviam recebido o agendamento para o retorno no fim de agosto. Com a mudança, o hospital informa que o setor responsável está entrando em contato para comunicar a nova data.
“Os pacientes saíram da primeira cirurgia com o agendamento de retorno já feito, agora para o final de agosto. Mas eles já estão sendo avisados pelo nosso setor responsável, mas qualquer dúvida, podem entrar em contato diretamente com a recepção do HU”, completa.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (51) 3112-8551.
Cultura1 semana atrásSemana do Cinema começa nesta quinta com ingressos a partir de R$ 10; veja como participar em Canoas
Policial1 semana atrásOperação prende 14 suspeitos de grupo investigado por tráfico e lavagem de dinheiro em Canoas
- Inclusão1 semana atrás
Pesquisadora com TEA é aprovada no IFRS, mas é impedida de assumir cargo em Veranópolis

Clima1 semana atrásRS entra em alerta para temporais, granizo e ventos acima de 90 km/h nos próximos dias

Policial6 dias atrásPolícia Civil prende três suspeitos de vender medicamentos emagrecedores irregulares em Canoas
Geral6 dias atrásTrabalhadores dos Correios entram em greve por tempo indeterminado em todo o país

Política3 dias atrásCanoas recebe R$ 75 milhões do Governo Federal para construir as Casas de Bombas 9 e 10

Canoas1 semana atrásParque Fun chega ao ParkShopping Canoas com circuito de aventura para crianças até outubro






















































