Política
Como um ataque a tiros em um comício pode mudar os rumos da eleição dos Estados Unidos

A cidade de Butler, Pensilvânia, nos Estados Unidos, foi palco de um fato que pode decidir as eleições norte-americanas, previstas para ocorrer no dia 5 de novembro. No sábado, 13, durante um comício do ex-presidente e agora pré-candidato do Partido Republicano, Donald Trump, um homem abriu fogo contra a multidão.
Ele matou um apoiador do político na plateia, e um dos tiros pegou de raspão no rosto de Trump. Logo após o fato, atiradores do Serviço Secreto dos EUA mataram o suspeito. O órgão é responsável também pela segurança dos ex-presidentes daquele país. Mais duas pessoas foram enviadas a um hospital local, mas seu estado de saúde não foi divulgado.
Apoiadores de Trump acusam a retórica do Partido Democrata, rival dos Republicanos, de instigar a imagem de que Trump incentiva a violência, e que isso teria incentivado o ataque. Os Decmoratas, por sua vez, se defendem dizendo que apenas pegaram falas do ex-presidente, que já falou da possibilidade de não reconhecer resultados das eleições e que já foi investigado por possível participação no ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.
A convenção do Partido Republicano que deve definir Trump como candidato começa na segunda-feira, 15, e vai até a quinta, 18.
O suspeito
Thomas Matthew Crooks tinha 20 anos e morava no subúrbio de Bethel Park, em Pittsburgh. A cidade fica a cerca de 56 km ao Sul de onde ocorria o comício de Trump. Ele estava no topo de um prédio industrial, a cerca de 120 metros de onde o pré-candidato estava, uma distância de onde seria possível atingir os presentes com um fuzil de assalto.
Crooks foi registrado para votar como apoiador do Partido Republicano, de acordo uma listagem no banco de dados de eleitores da Pensilvânia com seu nome, idade e endereço. A eleição presidencial deste ano teria sido a primeira em que ele teria idade suficiente para votar.
Entretanto, registros da Comissão Eleitoral Federal dos EUA mostraram que um doador listado como Thomas Crooks, com o mesmo endereço, doou 15 dólares em 2021 a um comitê de ação política alinhado aos Democratas.
Além disso, pessoas que estavam no comício relataram que avisaram membros do Serviço Secreto e outras forças de segurança da presença de Thomas no telhado minutos antes do ocorrido.
Kevin Rojek, agente especial do FBI responsável pelo escritório de Pittsburgh, afirmou que é surpreendente que tenha ocorrido esta falha na segurança. Em entrevista coletiva, ele afirmou que a investigação será longa, podendo durar meses para analisar todos os detalhes do caso, sendo improvável sua conclusão antes da eleição em novembro.
Representantes das duas casas do Legislativo dos EUA também afirmaram que investigarão o caso.
Política
Prefeito Airton Souza é convidado por embaixada dos Emirados Árabes para participar de cúpula internacional

O prefeito de Canoas, Airton Souza, participará da Cúpula das Cidades da Ásia-Pacífico 2025 (2025 APCS) & Fórum de Prefeitos, evento que será realizado de 27 a 29 de outubro, na Expo City Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O encontro reunirá líderes municipais e autoridades de diversos países para debater temas como cidades inteligentes, sustentabilidade, inovação e cooperação internacional.
Airton embarca no dia 25 de outubro e representar Canoas no encontro, sendo o único prefeito gaúcho e um dos 15 prefeitos brasileiros selecionados para o fórum global. As passagens foram custeadas pela Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, reforçando o caráter institucional do convite.
A carta de convite oficial foi assinada pela ministra de Estado para Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos e CEO da Expo City, Reem Al Hashimy, que destacou o papel de Canoas como uma cidade com potencial de crescimento e com políticas públicas voltadas à inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
Para o prefeito Airton Souza, o convite é um reconhecimento internacional ao trabalho que vem sendo feito na reconstrução e modernização de Canoas:
“Ser convidado para representar a cidade em um evento desse porte é motivo de orgulho. Estar em Dubai é uma oportunidade de buscar parcerias, trocar experiências e atrair investimentos para acelerar o crescimento da nossa cidade.”
Política
Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza visitas técnicas em Porto Alegre e Canoas nesta terça-feira

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul, coordenada pela deputada federal Fernanda Melchiona (PSOL-RS), realiza, nesta terça-feira, 7, visitas técnicas às Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) de Canoas e de Porto Alegre. As atividades ocorrem às 11h e às 14h, respectivamente. Em Canoas, a equipe ainda vai visitar a Sala das Margaridas do município.
A Comissão tem realizado visitas técnicas e audiências públicas em inúmeros municípios gaúchos desde o início do mês de agosto. A incursão tem o objetivo de conhecer os órgãos públicos da rede de proteção à mulher em todo o RS para realizar um diagnóstico de gargalos e necessidades estruturais específicas de cada região.
“A Comissão já está na metade dos seus trabalhos. Visitamos inúmeros municípios e teremos um relatório final sobre as atividades em novembro. Cada visita, audiência pública ou reunião nos ajuda a conhecer a realidade de cada localidade e a propor políticas públicas mais assertivas. Como por exemplo, o projeto que prevê uso de tornozeleiras eletrônicas por agressores, que protocolei em agosto na Câmara dos Deputados”, afirma Fernanda Melchionna.
Além de Porto Alegre, a Comissão já esteve nos municípios de Rio Grande, Pelotas, Alvorada, Montenegro, São Francisco de Paula, Tramandaí, São Leopoldo, Canoas, Passo Fundo, Erechim, Gravataí, Esteio, Viamão, Bagé, Lajeado e Santa Cruz.
Sobre a Comissão
A Comissão Externa para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul foi criada após o feriado prolongado de Páscoa de 2025, quando foram contabilizados 10 feminicídios no estado. O número alarmante de assassinatos de mulheres motivou a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) a criar a Comissão, que se propõe a fazer um raio-x da rede pública de proteção à mulher em todo o estado, a fim de detectar debilidades e propor políticas públicas de proteção às mulheres. A proposta de criação da comissão foi aderida por todas as deputadas federais gaúchas: Maria do Rosário (PT), Daiana Santos (PCdoB), Denise Pêssoa (PT), Any Ortiz (Cidadania) e Franciane Bayer (Republicanos).
Serviço
O quê: visita técnica à Deam e Sala das Margaridas de Canoas
Quando: terça-feira (07/10/09), às 11h
Onde: Av. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 2730, 1º andar – Canoas
O quê: Visita técnica à Deam de Porto Alegre
Quando: terça-feira (07/10), às 14h
Onde: R. Prof. Freitas e Castro, 701-739, Azenha – Porto Alegre
Política
Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias é aprovado na Câmara de Vereadores de Canoas

A LDO contém as diretrizes gerais, metas e prioridades da área pública, que orientam a elaboração e a execução da Lei Orçamentária Anual (LOA). O intuito é promover maior integração entre a LOA e o planejamento de longo prazo. Ela também dispõe sobre alterações na legislação tributária; fixa limites para os orçamentos dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, em especial sobre os gastos com pessoal, dívida pública, entre outras aplicações.
A próxima discussão que a prefeitura fará na Câmara será sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA)
- Animais5 dias atrás
Aprovado por unanimidade projeto que cria o programa “TeleCio” em Canoas
- Sem categoria4 dias atrás
Canoas realiza Dia D de vacinação neste sábado,18 de outubro
- Geral1 semana atrás
Unilasalle concede título de Doutora Honoris Causa à jornalista Míriam Leitão
- Educação4 dias atrás
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA
- Gastronomia7 dias atrás
Inscrições abertas food trucks que irão participar da Corrida Outubro Rosa 2025
- Geral6 dias atrás
Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas
- Saúde5 dias atrás
Nova lei garante reconstrução mamária pelo SUS e Planos de Saúde
- Cultura1 semana atrás
BRDE participa de reunião com Ancine e RioFilme para fortalecer integração na gestão do Fundo Setorial do Audiovisual