Conecte-se conosco

header-top






 

07/07/2024
 

Notícias

Corpo de Bombeiros Militar é inaugurado no bairro Pedreira, em Nova Santa Rita

Redação

Publicado

em

Corpo de Bombeiros Militar é inaugurado no bairro Pedreira, em Nova Santa Rita

Um sonho do município se torna real a partir desta quinta-feira, dia 4 de julho. Nova Santa Rita inaugura o quartel do Corpo de Bombeiros Militar, no bairro Pedreira.

O evento contou com a participação do prefeito Rodrigo Battistella, do comandante geral do Corpo de Bombeiros do RS, coronel Eduardo Estevam Camargo Rodrigues, e com o comandante do Batalhão de Bombeiros Militar de Nova Santa Rita, o major Vinícius Lang dos Santos, além de vereadores e autoridades municipais.

O líder do Executivo elogiou o trabalho que os militares já desenvolvem na cidade, e, principalmente, o apoio dado durante os momentos críticos que Nova Santa Rita tem enfrentado desde o ano passado, com cheias e vendaval, que atingiu o bairro Berto Círio e destelhou inúmeras moradias. ]

“Além da proteção à vida, o Corpo de Bombeiros também tem como missão a proteção do patrimônio e do meio ambiente. Esses servidores públicos do Estado, atuam em todas as frentes e trarão ainda mais segurança para quem vive aqui”, pontuou Battistella.

O espaço, segundo o prefeito, foi pensado para que pudesse receber com conforto os homens e mulheres que atuarão na cidade. O local amplo, pintado e mobiliado servirá para que todos que os profissionais tenham conforto e condições de trabalho.

“Sabemos a importância que é ter um quartel aqui em nosso município. Foi uma batalha que abraçamos e, graças a Deus, conseguimos inaugurar. Agora, nossa cidade está mais protegida em caso de sinistro”.

O quartel da cidade é do modelo comunitário, formado por oito bombeiros civis – disponibilizados pelo município – e 10 militares.

“Os civis fizeram curso operacional na Academia do Batalhão de Bombeiros Militar do RS e estão preparados para, juntos, prestarem um excelente trabalho em nosso município”, finaliza Battistella.

Atuação na enchente de maio

As guarnições estiveram na enchente ocorrida no mês de maio, em Nova Santa Rita. Com o efetivo de apoio do 1º Pelotão Canoas no dia 2 de maio de 2024 foi necessária a retirada da zona de risco de cerca de 60 pessoas atingidas pelas águas do Rio Caí, no bairro Morretes.

Mesma situação se repetiu no bairro Porto da Figueira, na “antiga Olaria”, em que três pessoas foram resgatadas com nível de água acima dos dois metros de altura.

O trabalho seguiu entre 3 e 5 de maio de 2024, devido à elevação contínua do Rio dos Sinos e Caí, os resgates em áreas de risco continuaram. Houve remoção de mais de 170 pessoas.

Atuaram na missão somente de militares que residem na cidade, visto que não tinha como receber apoio de profissionais que moram fora da cidade por que a BR-386 estava sem acesso rodoviário, somente por embarcação.

Notícias

Estabelecimento em Canoas é interditado por vender produtos submersos na enchente

Redação

Publicado

em

Estabelecimento em Canoas é interditado por vender produtos submersos na enchente

Um supermercado do bairro Harmonia, no lado Oeste da cidade, foi interditado pelo Procon Canoas em conjunto com a Vigilância Sanitária, pela venda de produtos danificados após ficarem submersos durante a enchente de maio.

A ação aconteceu na tarde desta terça-feira, 25, em estabelecimento situado na rua José Veríssimo.

No local, os agentes constataram a comercialização de produtos como latas enferrujadas, sem a rotulagem ou mesmo com embalagens danificadas, após a tentativa de limpeza dos produtos por parte do comerciante.

“Nesta ação, mais da metade dos itens expostos nas prateleiras estavam impróprios, além da cozinha estar apresentando sujeira, sendo um lugar insalubre para a manipulação de alimentos, em especial pães, assados no local”, destacou a diretora do Procon Canoas, Taís Marques.

Os fiscais do Procon lavraram um auto de infração e o estabelecimento foi interditado pela Vigilância Sanitária. Agora, os proprietários precisam comprovar que efetuaram os ajustes necessários para o funcionamento do local.

Denuncie!

Denúncias de comercialização de produtos alimentícios da enchente poderão ser realizadas à fiscalização através do WhatsApp (51) 9 9149-0991.

Continuar a ler

Notícias

Adutora rompe e bairro Niterói tem desabastecimento de água

Redação

Publicado

em

Adutora rompe e bairro Niterói tem desabastecimento de água - Foto: O Timoneiro

Uma adutora rompeu na manhã desta sexta-feira, 21, na rua Venâncio Aires, em Canoas.

Conforme registrou nossa reportagem, equipes da Corsan já estão no local fazendo o reparo.

Desabastecimento de água

Em virtude do rompimento, há desabastecimento de água no bairro Niterói e a previsão de normalização, segundo a empresa, é para o fim da tarde de hoje.

Em breve mais informações.

Continuar a ler

Notícias

Casas são interditadas em Nova Santa Rita após deslizamento de terra no bairro Berto Círio

Redação

Publicado

em

Casas são interditadas em Nova Santa Rita após deslizamento de terra no bairro Berto Círio

Na manhã desta sexta-feira, 21, o solo cedeu em trecho de duas ruas do bairro Berto Círio, causando danos em torno de 20 residências. A Defesa Civil Municipal interditou as residências e os moradores foram evacuados dos locais.

O trabalho é feito com apoio dos Bombeiros e engenheiros da Prefeitura.

Deslizamento

No Beco 2, da rua L, pelo menos uma casa já teve parte destruída. Na casa em frente, um muro foi destruído por conta da movimentação de terras. No beco 1 também é visível pequenos deslizamentos, deixando raízes de árvores à mostra.

Na rua Padre Eugênio Mess, duas casas tiveram parte da estrutura danificada. A terra que cedeu deixou pendurados alicerces e vigas.

Casas são interditadas em Nova Santa Rita após deslizamento de terra no bairro Berto Círio

Divulgação

A Defesa Civil alerta que o solo encharcado é propício para que ocorram os deslizamentos.

Conforme o engenheiro e fiscal de obras da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Nicolas Melo Bortoluzzi, o quarteirão lindeiro ao barranco entre as ruas Padre Eugênio Mess e a rua L está em situação de risco. No beco 2, é a parte mais crítica, conforme o profissional.

“Ali o barranco chega a aproximadamente seis metros e é bem íngreme, sendo visível pequenos deslizamentos por entre as árvores. No condomínio da rua Padre Eugênio Mess e em terrenos do entorno que tem o barranco como fundos, o risco também é grande”, adiantou.

Defesa Civil

A Defesa Civil segue no local. Em caso de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil de Nova Santa Rita através do número (51) 98922-8949.

Centro Humanitário de Acolhimento

O local fica localizado na rua Porto da Farinha, 256, no bairro Caju, e garante alimentação completa, roupas e quartos privativos com camas e cobertores para os desabrigados pela enchente de maio.

O Centro também é espaço para recebimento e entrega de doações de cestas básicas e roupas para a população em vulnerabilidade.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm