Animais
Donos de cavalos resgatados na enchente têm 15 dias para retirá-los do abrigo da EPTC

Vinte e cinco cavalos resgatados pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) durante a enchente aguardam o retorno de seus donos. Os proprietários têm 15 dias, a partir de segunda-feira, 1º, para retirar os animais do Abrigo de Equinos da EPTC, localizado no bairro Lami, na Zona Sul.
Prazo para retirada dos animais
Esse prazo faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público. O documento estabelece que, a partir da entrada dos animais no abrigo, há um período de 15 dias para o resgate, antes de serem colocados para adoção. Devido à situação de emergência, esse prazo foi suspenso, sendo retomado nesta semana.
Contato para retirada
Os proprietários devem entrar em contato com a EPTC até o dia 16 de julho pelo telefone (51) 98131-1846. Após essa data, os cavalos serão disponibilizados para adoção.
Animais
Abrigo criado na enchente de 2024 é encerrado após acolher mais de 2,5 mil cães

Foi encerrada as atividades, no sábado, 15, o funcionamento do Abrigo Municipal Palmira Gobbi, estrutura criada de forma emergencial durante a enchente que atingiu a cidade em 2024. A medida encerra um ciclo iniciado em 5 de maio de 2024, quando o espaço passou a receber animais resgatados da cheia.
Ao longo do período, o abrigo acolheu mais de 2.500 cães e contou com o apoio de aproximadamente 300 voluntárias e voluntários, responsáveis pelos cuidados diários e pelo incentivo às adoções, iniciadas ainda em junho de 2024. Atualmente, restam 10 cães, que foram realocados para um sítio em Gravataí. O local oferece ambiente amplo, rotina de passeios duas vezes ao dia e período de adaptação para que vivam com mais liberdade e conforto, sob o cuidado de uma tutora legal.
O principal objetivo, compartilhado por equipe técnica e voluntários, permanece o mesmo: garantir que todos os animais encontrem lares definitivos.
- Para a responsável pela Associação Palmira Gobbi Brenda Silveira, o momento marca uma etapa importante.
“O sentimento é de missão cumprida. Vamos seguir empenhados em campanhas de adoção para que cada um deles encontre um lar onde receba todo o amor que merece.”
A veterinária Camila Schmitz reforçou que todos os cães remanescentes estão prontos para serem adotados.
“Eles estão vacinados, castrados, microchipados e apenas aguardam uma oportunidade de ganhar um novo lar”, destacou.
No ato secretário de Bem-Estar Animal, Sandro Manoel Machado, reforçou que o trabalho sempre priorizou o bem-estar dos cães.
“Nosso foco foi, desde o início, garantir qualidade de vida e incentivar a adoção responsável.”
Na ocasião o prefeito Airton Souza destacou o significado do ato.
“Hoje iniciamos um novo capítulo para os últimos 10 animais do Abrigo Palmira Gobbi. Agradeço às protetoras que estiveram conosco nessa caminhada. Eles continuarão recebendo todos os cuidados necessários até encontrarem um lar definitivo.”
Animais
Canoas realiza Feira de Adoção Temática de Halloween neste sábado, 1º de novembro

Neste sábado, 1º de novembro, a Secretaria de Bem-Estar Animal de Canoas promove a Feira de Adoção Temática de Halloween. O evento ocorre das 10h às 16h, na sede da secretaria, localizada na Avenida Boqueirão, 1980.
A iniciativa é uma oportunidade para quem deseja encontrar um novo companheiro de quatro patas. Todos os animais adultos disponíveis para adoção são castrados, microchipados, vacinados e desverminados.
No caso dos filhotes, a castração e a microchipagem são agendadas no momento da adoção.
Animais
Ex-secretária de Canoas e dois servidores são indiciados por esquema de eutanásia irregular de animais

A Polícia Civil indiciou a ex-secretária de Bem-Estar Animal de Canoas, Paula Lopes, o marido dela, Marcelo Vieira, e a veterinária responsável técnica da pasta, Tainara Harth, por envolvimento em um suposto esquema de eutanásia de animais. A investigação aponta que os procedimentos eram realizados de forma irregular com o objetivo de reduzir custos e atingir metas da secretaria.
De acordo com o inquérito, 498 animais foram sacrificados em um período de 8 meses, número considerado
“uma matança desmedida” pela polícia.
Para efeito de comparação, em todo o ano de 2024, quando a gestão da secretaria era diferente, foram registradas 354 eutanásias, mesmo diante da alta demanda provocada pela enchente que atingiu o Rio Grande do Sul.
Paula Lopes foi indiciada por associação criminosa, maus-tratos e falsidade ideológica. Ela já havia sido exonerada do cargo. Marcelo Vieira, que não ocupava função pública, mas prestava serviços à secretaria, responderá por associação criminosa. Já Tainara Harth, veterinária terceirizada, foi indiciada por falsidade ideológica, maus-tratos e associação criminosa, e está afastada das atividades pela prefeitura.
Os três investigados vão responder aos processos em liberdade, uma vez que, segundo a Polícia Civil, não há indícios de risco de fuga.
A defesa de Paula Lopes informou que ainda não foi notificada sobre o indiciamento e que não teve acesso aos autos do inquérito. As defesas de Marcelo Vieira e Tainara Harth ainda não se manifestaram.

Educação1 semana atrásInscrições para creches municipais de Canoas começam na próxima segunda-feira, 17

ENCHENTE RS1 semana atrásSegunda fase do Programa MEI RS Calamidades oferece apoio a microempreendedores atingidos pelas enchentes

Trânsito1 semana atrásTrecho da Rua Elizabeth Finkler terá interrupção temporária no trânsito nesta quinta-feira, 13

Educação7 dias atrásEstudantes de Direito da Unilasalle realizam visita técnica a Brasília

Geral1 semana atrásSAMU é homenageada na Câmara de Vereadores de Canoas pelos 20 anos de atuação na cidade

Saúde7 dias atrásRS registra avanço nos casos de câncer de próstata e reforça alerta do Novembro Azul

Cultura1 semana atrásCanoas inicia Semana da Igualdade Racial com seminários e exposições

Canoas7 dias atrásPrefeitura na Tua Casa recebe feira de empreendedoras do Avança Mulher Empreendedora neste sábado, 15



































































