Animais
Donos de cavalos resgatados na enchente têm 15 dias para retirá-los do abrigo da EPTC

Vinte e cinco cavalos resgatados pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) durante a enchente aguardam o retorno de seus donos. Os proprietários têm 15 dias, a partir de segunda-feira, 1º, para retirar os animais do Abrigo de Equinos da EPTC, localizado no bairro Lami, na Zona Sul.
Prazo para retirada dos animais
Esse prazo faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público. O documento estabelece que, a partir da entrada dos animais no abrigo, há um período de 15 dias para o resgate, antes de serem colocados para adoção. Devido à situação de emergência, esse prazo foi suspenso, sendo retomado nesta semana.
Contato para retirada
Os proprietários devem entrar em contato com a EPTC até o dia 16 de julho pelo telefone (51) 98131-1846. Após essa data, os cavalos serão disponibilizados para adoção.
Animais
Campanha de adoção de cães em Canoas mobiliza ONG de São Paulo

A ONG Cão Sem Dono, de São Paulo, chegou a Canoas na quinta-feira, 10, e ficará até sábado, 12, para divulgar a campanha de adoção aos cães da enchente. A organização visitou os animais que estão sob os cuidados da Secretaria de Bem-Estar Animal (SMBEA), tanto na sede da SMBEA, quanto no abrigo Palmira Gobbi, para fotografá-los e organizar a divulgação da campanha.
Segundo o Presidente da ONG, Rafael Miranda “O nosso foco é a adoção. Hoje, a ONG Cão Sem Dono tem 20 anos, nós já doamos mais de 7 mil animais, mas a nossa maior dificuldade está em conseguir boas famílias, então a gente se propôs a vir aqui, iremos fotografar todos os cães e divulgar no nosso site para encontrar famílias dispostas a adotar. Queremos tentar tirar o maior número de bichinhos possível daqui”.
Rafael também explica que para adotar um cachorro é preciso passar por uma triagem de 3 etapas, em que irão checar se o adotante possui condições de adotar o animal e se o desejo de adotar não é motivado por impulso ou apenas emoção.
A última etapa da triagem passa pela Secretária Paula Lopes da SMBEA, que dará o aval final para a adoção. Após esse processo, a ONG irá organizar a entrega do cãozinho para a família, e em caso da família ser de outras cidades fora do Rio Grande do Sul, a ONG irá estudar a viabilidade da entrega também.
Os interessados em adotar podem entrar em contato com a Valéria da ONG, pelo WhatsApp (11) 95471-2195 ou pelo site da ONG Cão Sem Dono, que reúne todas as fotos dos animais disponíveis para adoção: https://www.caosemdono.com.br/.
Animais
Feira de Adoção de Animais resgatados na enchente em Canoas acontece nos dias 29 e 30 de março

A Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal promove, nos dias 29 e 30 de março, uma feira de adoção no Abrigo Palmira Gobbi (Avenida Farroupilha, 8001, bairro São José). O evento acontece das 10 às 16 horas e contará com 96 animais resgatados da enchente de maio de 2024 que estão à espera de um novo lar.
“O foco da ação é impulsionar para que mais famílias visitem o espaço, o incentivo a adoção, o quanto é importante ter um cuida com os nossos dos animais”, comenta a secretária Paula Lopes.
Além disso, a Secretaria de Bem-Estar Animal presta assistência contínua a 310 caninos e 136 felinos, sendo que 35 estão aptos para adoção, e alojados 233 caninos.
A adoção responsável é uma oportunidade para proporcionar uma nova chance a esses animais, garantindo que eles encontrem um ambiente seguro e acolhedor.
Animais
Secretaria do Bem-Estar Animal realiza feira de adoção no domingo em Canoas

A Secretaria Municipal do Bem-Estar Animal realiza no domingo, 23, uma feira de adoção no Abrigo Palmira Gobbi (Avenida Farroupilha, 8001, bairro São José), das 10 horas às 16 horas. Serão aproximadamente cem cães no abrigo, de responsabilidade da instituição à espera de novas famílias.
“Estamos na reta final do fechamento do Abrigo Palmira Gobbi. Os cães que não forem adotados em breve serão transferidos para a SMBEA, e nosso maior desejo é que todos possam ir diretamente para lares amorosos”, comenta a secretária Paula Lopes.
Para adotar é necessário apresentar um documento com foto, comprovante de residência e preencher um formulário de entrevista. A adoção deve ser responsável, garantindo que o interessado tenha condições e interesse reais de manter o animal, com espaço físico e estrutura adequados.
- Educação1 semana atrás
EMEF Castelo Branco não terá aulas na quinta e sexta-feira, 10 e 11 de abril
- Geral1 semana atrás
BRDE Labs RS 2025 será lançado durante o South Summit
- Policial4 dias atrás
PF arquiva inquérito sobre vídeo que mostra o prefeito de Canoas, Airton Souza, retirando dinheiro das calças
- Comunidade4 dias atrás
Espaço Palestino será inaugurado nesta terça-feira no centro de Porto Alegre
- Empresas & Negócios1 semana atrás
Com premiação de R$ 245 mil, BRDE Labs RS 2025 está com inscrições abertas
- Serviços5 dias atrás
Corsan instala válvulas e bairros de Canoas podem ficar sem água nesta semana; confira
- Geral1 semana atrás
Adaptação às mudanças climáticas exige conscientização, aponta presidente do BRDE
- Comunidade1 semana atrás
Homens que completarão 18 anos recebem orientação sobre alistamento militar obrigatório