Conecte-se conosco

header-top






 

14/07/2024
 

Esporte

Secretaria do Esporte e Lazer divulga primeiros resultados do Bolsa-Atleta RS

Redação

Publicado

em

Secretaria do Esporte e Lazer divulga primeiros resultados do Bolsa-Atleta RS

A Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) divulgou, quarta-feira, 26, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado, os primeiros resultados do Bolsa-Atleta RS.

Iniciativa inédita

Iniciativa inédita em nível estadual, o programa visa conceder auxílio financeiro a atletas e técnicos que representam o Rio Grande do Sul nas mais diferentes competições.

Neste momento, estão sendo divulgados os atletas e treinadores contemplados na categoria Educacional e os atletas contemplados em Olímpico/Paralímpico. Na categoria Rendimento, foram divulgadas as entidades representativas das modalidades.

Estabelece-se um prazo de dez dias a partir da publicação do Diário Oficial para apresentação de recursos por meio do e-mail bolsaatleta@esporte.rs.gov.br.

Após esse período, a equipe da SEL divulgará a lista definitiva e os próximos passos para os contemplados seguirem com o processo.

No caso do Rendimento, o prazo de recursos também serve para a realização de inscrições de entidades não localizadas.

Nesta categoria, a seleção dos atletas será, portanto, feita pela respectiva federação, que enviará posteriormente à SEL os nomes contemplados para o benefício.

600 bolsas

São até 600 bolsas oferecidas para as categorias esporte educacional, esporte de rendimento e esporte olímpico e paralímpico.

Entre os principais pontos do programa, está a prioridade dada ao esporte educacional, com a destinação de 50% das bolsas para esse público, e ao paradesporto, que receberá 25% de bônus sobre os valores estipulados nas categorias educacional e rendimento.

Os pagamentos mensais se referem ao período de março a dezembro de 2024, sendo retroativo nos primeiros meses. Os editais para seleção dos beneficiários estão previstos para serem expedidos de forma anual.

As despesas decorrentes da concessão da Bolsa-Atleta RS serão custeadas com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte. O Bolsa-Atleta RS virou lei no final de 2023, assinada pelo governador Eduardo Leite.

 

ENCHENTE RS

Projeto de futebol feminino em Porto Alegre retoma atividades em novos espaços

Redação

Publicado

em

Projeto de futebol feminino em Porto Alegre retoma atividades em novos espaços - Foto: Pedro Piegas

O Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino (CDFF) retoma os treinamentos em 1º de julho, próxima segunda-feira.

Devido às enchentes que afetaram os locais onde ocorria a prática esportiva, na Orla e no Parque Marinha do Brasil, o projeto irá ocorrer no Parque Alim Pedro e no Centro Esportivo e Cultural Bom Jesus (CECBJ).

No Parque Alim Pedro, localizado na avenida dos Industriários, s/n, no bairro IAPI, o projeto ocorre nas segundas e quartas-feiras, das 14h às 17h, para meninas de 13 a 17 anos.

No CECBJ, na rua Marta Costa Franzen, 101, no bairro Jardim do Salso, os treinamentos ocorrem nas terças e quintas-feiras, das 9h às 11h, para meninas de 7 a 12 anos, e das 14h às 17h para as jovens de 13 a 17 anos.

“Esse projeto é muito importante para a cidade e para o desenvolvimento esportivo das meninas. No próximo mês estaremos retomando as atividades, após as enchentes”, afirma a titular da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Ana Paula Bastos.

Cadastro reserva

A Smelj ainda mantém aberto o cadastro reserva para inscrições de meninas no projeto, que pode ser acessado por este link.

Além disso, novas inscrições podem ser feitas no local dos treinamentos. Para as meninas que já estão inscritas, basta comparecer a algum dos locais no horário dos treinos.

 

Continuar a ler

Esporte

Com etapas reagendadas, Circuito Sesc de Corridas 2024 será retomado em julho

Redação

Publicado

em

Com etapas reagendadas, Circuito Sesc de Corridas 2024 será retomado em julho

Com a etapa de Passo Fundo confirmada para 14 de julho, o Circuito Sesc de Corridas 2024 será retomado no próximo mês.

O projeto é uma das principais iniciativas voltadas à corrida de rua no Estado e foi interrompido após a sua quinta etapa, em função da tragédia climática que assola o Rio Grande do Sul desde o fim de abril. Quatro provas tiveram a sua realização suspensa.

A etapa de Lajeado, que ocorreria no dia 5 de maio, foi adiada e ainda não tem nova data confirmada. A de Rosário do Sul, que ocorreria no próximo dia 9 de junho, acontecerá no dia 28 de julho. Em Rio Grande, os competidores correrão no dia 21 de julho.

A data original era 23 de junho. Já a de São Leopoldo, originalmente marcada para 30 de junho, foi adiada para o dia 10 de novembro. A final estadual, em Porto Alegre, também mudou de data e acontecerá no dia 08 de dezembro.

O restante do calendário, com edições em Bagé (18/08), Ijuí (25/08), Porto Alegre (1/09), Pelotas (15/09), Santa Maria (22/09), Santa Cruz do Sul (12/10) e Guaíba (20/10) está mantido.

“Optamos pelos ajustes, mesmo em cidades não diretamente afetadas, para que pudéssemos empreender esforços no auxílio às pessoas atingidas pela tragédia climática”, explica a gerente interina de Esporte, Lazer e Turismo do Sesc/RS, Melissa Stoffel.

“Entendemos que, a partir de julho, é viável retomar os eventos esportivos, que também são importantes ao promover saúde física e mental às comunidades, enquanto seguimos, através de todo o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, atuando em prol do gaúcho em diferentes frentes”, completa.

As inscrições para o Circuito Sesc de Corridas podem ser feitas no site www.sesc-rs.com.br/circuitodecorridas/ ou em qualquer Unidade do Sesc/RS.

Quem estava inscrito para alguma das edições que teve alteração de data e não poderá participar no novo dia, é orientado a procurar a Unidade Sesc realizadora da etapa para solicitar reembolso.

As provas do Circuito são desenvolvidas em percursos de 3km, 5km e 10km para adultos, e de 1km e 2km para crianças de 08 a 13 anos. Há categorias para pessoas com deficiência visual e também caminhadas participativas.

Cada etapa pode ser disputada individualmente, independentemente das demais, e premiam os vencedores com troféus e medalhas. Quem correr mais de uma, vai somando pontos no ranking do Circuito, que levará os melhores colocados para disputar a final estadual em dezembro.

Os grandes vencedores, além de troféu especial, ganham estadias nos hotéis do Sesc em Torres ou em Gramado.

Inscrições e regulamento: www.sesc-rs.com.br/circuitodecorridas/

Calendário de provas atualizado:

  • 6ª etapa – Passo Fundo – 14/07
  • 7ª etapa – Rio Grande – 21/07
  • 8º etapa – Rosário do Sul – 28/07
  • 9º etapa – Bagé – 18/08
  • 10º etapa – Ijuí – 25/08
  • 11ª etapa – Porto Alegre – 01/09
  • 12º etapa – Pelotas – 15/09
  • 13ª etapa – Santa Maria – 22/09
  • 14ª etapa – Santa Cruz do Sul – 12/10
  • 15ª etapa – Guaíba – 20/10
  • 16ª etapa – São Leopoldo – 10/11
  • Final estadual – Porto Alegre – 08/12
Continuar a ler

ENCHENTE RS

Grêmio solicita medidas emergenciais em comunidades próximas da Arena

Redação

Publicado

em

Em reunião na Superintendência do Banco do Brasil em Porto Alegre, representantes do Grêmio entregaram, na manhã da terça-feira, 4, um ofício ao Ministro Paulo Pimenta, responsável pelo apoio à reconstrução do RS.

O documento apresenta e propõe medidas para os bairros da chamada “comunidade Tri”: Humaitá, Vila Farrapos e Navegantes.

A reunião contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo, Alexandre Bugin, do vice Eduardo Magrisso e do CEO do Clube, Márcio Ramos. O Presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, também participou do encontro.

No documento, o clube considera emergenciais as seguintes medidas:

a) Desenvolvimento de projetos e implementação de medidas que resultem em melhorias das condições de drenagem pluvial desses bairros;

b) Revisão, reformas e manutenções permanentes do sistema de contenção de cheias e das casas de bombeamentos com previsões de sistemas de contingência para funcionamento em momentos de cheias e alagamentos;

c) Implementação de projetos de manejos de resíduos sólidos com implementação de Centros de triagens e entrepostos que permitam às populações desenvolverem as atividades de reciclagens e comercialização de resíduos de forma digna e com controles;

d) Melhorias dos sistemas de saúde e educação das populações locais com capacidade de atendimento das demandas dos bairros;

e) Desenvolvimento de projetos sociais voltados para a população de extrema pobreza;

f) Considerar a construção de moradias populares multifamiliares possibilitando a urbanização planejada do Bairro Humaitá em substituição às precárias e aglomeradas moradias existentes;

g) Desenvolvimento de cursos de formação técnica e de capacitação de empreendedorismo para a população (pequenos comerciantes e prestadores de serviços);

h) Adequação e melhorias dos sistemas de mobilidade urbana e questões viárias dos bairros Humaitá, Vila Farrapos e Navegantes;

i) abertura do acesso de saída para a av. Castelo Branco próximo à Arena, há muito solicitado para o DNIT. Temos convicção que essa saída é projeto de contingência, pois poderia ter beneficiado os moradores do bairro nesse episódio e em alagamentos que ocorrem com maior frequência;

j) Intermediação do poder público nas soluções das ações judiciais existentes no bairro que tratam de obras do entorno da Arena, problema de drenagem devido à construção da ponte da BR 448 e conclusão da nova ponte do Guaíba.

Na reunião, ficou definido que novos encontros serão realizados para dar andamento às solicitações.

Para o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, o momento representa um avanço importante. “O Grêmio vive essa realidade há mais de 10 anos. E nesse tempo temos falado com os governos municipal, estadual e federal a respeito da situação. O que queremos é aquilo que foi prometido lá atrás – um conjunto de iniciativas que deem a essas áreas, e as famílias que vivem nessas áreas, uma condição melhor”, destacou.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm