Conecte-se conosco

header-top


 






 

18/03/2025
 

Enchente 2024 Canoas

Mais de 700 animais ainda não foram adotados na SMBEA

Redação

Publicado

em

Mais de 700 animais ainda não foram adotados na SMBEA

Betina ganhou uma nova irmã nesta segunda-feira, 24. O veterinário Tadeu Cardoso, tutor de Betina, adotou Juju, uma cachorra da Secretaria do Bem-Estar Animal (SMBEA), onde ele trabalhou como voluntário por oito dias. Juju é um dos mais de 700 animais disponíveis para adoção no local e agora vai morar em São Paulo.

A conexão entre Tadeu e Juju

Cardoso contou que sentiu uma conexão imediata com Juju. “Comecei a administrar tratamentos nos cachorros e, no segundo dia, tive contato com Juju. Quando comecei a tratar, aplicar vacinas e fazer procedimentos, ela agarrou minha perna e não quis mais soltar”, disse.

Inicialmente, ele não planejava adotar, mas a ligação com Juju foi instantânea. Ele já está planejando a vida das duas pets juntas. “Betina e ela vão se dar muito bem, pois têm personalidades parecidas”, afirmou. O nome Juju foi escolhido em homenagem a Juliana, responsável pelas adoções na SMBEA.

Importância da adoção

A secretária de Bem-Estar Animal, Fabiane Borba, destacou a importância das adoções. “Adotar um animal transforma a vida dele, proporcionando um lar amoroso e promovendo o bem-estar do pet. Cada adoção representa uma nova chance de vida e é um ato de solidariedade”, afirmou.

Processo de adoção

As adoções na SMBEA ocorrem diariamente, inclusive aos fins de semana, das 9h às 17h. Interessados podem visualizar os animais no site arcanimal.com.br e visitá-los na SMBEA. É necessário levar comprovante de residência e documento com foto, além de passar por uma entrevista. A Força Aérea Brasileira auxilia no transporte de animais adotados para São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Plataforma para animais perdidos

Para tutores que procuram animais perdidos, a plataforma petsrs divulga fotos e informações dos pets.

Enchente 2024 Canoas

Prefeitura de Canoas anuncia início das obras do Muro da Cassol

Redação

Publicado

em

Prefeitura de Canoas anuncia início das obras do Muro da Cassol

Na próxima segunda-feira, 17, às 14 horas, a Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal de Obras e Reconstrução, inicia a construção do muro de proteção contra cheias junto à distribuidora Cassol, na avenida Guilherme Schell, próximo ao número 130.

Durante a catástrofe climática de maio de 2024, o antigo muro que existia no local, e que não era próprio para contenção de enchentes, se rompeu e foi o primeiro ponto por onde as águas começaram a entrar na cidade.

Na ocasião, estarão presentes o secretário Municipal de Obras e Reconstrução, engenheiro Victor Hampel, o prefeito Airton Souza, e o vice-prefeito Rodrigo Busato.

 

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Comitê Científico discute soluções para obstáculos enfrentados pelos moradores de Canoas durante e após a enchente de 2024

Redação

Publicado

em

Comitê Científico discute soluções para obstáculos enfrentados pelos moradores de Canoas durante e após a enchente de 2024

A comunidade do bairro Rio Branco, em Canoas, recebeu, na quinta-feira, 13, uma ação social do South Summit Brazil, conduzida pelo Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática (CCARC).

Intitulada Supporting Communities Affected by Floods (Apoiando Comunidades Afetadas por Inundações), a atividade consistiu em ouvir a população e debater soluções para os obstáculos enfrentados durante e após a enchente de 2024.

“Este trabalho de escuta de quem foi mais afetado pelas cheias é fundamental para que a gente construa planos de ação adequados às realidades de cada comunidade”, explicou o professor Joel Goldenfum, secretário-executivo do Comitê Científico.

A ação também acontecerá nesta sexta-feira, 14, em Alvorada (14/03), e na próxima segunda (17/3), em Eldorado do Sul. Os resultados desses encontros serão apresentados durante o South Summit, que acontece de 9 a 11 de abril, no Cais Mauá, em Porto Alegre. O evento é correalizado pelo governo do Estado.

Depoimentos

Durante a reunião, a comunidade relatou os desafios vividos durante a enchente, desde as adversidades enfrentadas no auge das cheias até o momento de reconstrução e pós-enchente. A dinâmica foi dividida em três momentos: Memórias do Desastre, Um Olhar para o Futuro e Síntese e Priorização.

“Fiquei três meses fora de casa”, contou Rafaela Cavalheiro, moradora do bairro Fátima. “Vim até aqui hoje para ser ouvida e contribuir para as soluções. É bom ouvir as diferentes visões de quem foi atingido. Assim se constrói uma estratégia para situações futuras”, complementou.

Mara Madril, que reside no bairro Rio Branco, compartilha da mesma opinião: “É muito importante o que está acontecendo aqui hoje para estarmos preparados caso aconteça de novo. Na enchente de maio ninguém estava. Não sabíamos o que fazer”.

A ação Apoiando Comunidades Afetadas por Inundações é promovida pelo Comitê, em parceria com a Central Única das Favelas Rio Grande do Sul (Cufa-RS) e o fundo filantrópico Regenera RS.

Ações Sociais do SSB

Previstas para acontecer antes, durante e depois do evento, tanto na capital quanto no interior, as ações sociais do South Summit Brazil 2025 são focadas em diferentes grupos da comunidade gaúcha e incluem palestrantes, economia circular, dinâmicas artísticas, iniciação empreendedora, capacitação em inovação e tecnologia, entre outras ações.

As iniciativas têm à frente a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e a Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape). Todas elas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e buscam promover acesso mais amplo ao ecossistema de inovação e empreendedorismo.

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Visitadoras do Programa Infância Melhor recebem qualificação para atenderem bebês vítimas das enchentes

Redação

Publicado

em

Visitadoras do Programa Infância Melhor recebem qualificação para atenderem bebês vítimas das enchentes

Uma ação conjunta das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte e Lazer e Cultura e Turismo e da Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com a Organização Mundial para a Educação Pré-escolar (Omep) – Novo Hamburgo e a Zelo Consultoria, realizou na sexta-feira, 7, o 1.º Encontro Formativo “Atuação para a Garantia dos Direitos dos Bebês e suas Famílias Atingidas pelas Enchentes de Maio de 2024”.

A atividade, voltada nesta edição para visitadoras do Programa Infância Melhor (PIM) de Canoas, foi organizada para qualificar a atuação destas profissionais e outros trabalhadores que atuam em articulação com o PIM, para promover o desenvolvimento integral de bebês diretamente afetados pelas enchentes por meio do fortalecimento das relações entre cuidadores e bebês e da qualificação da experiência de brincar.

As visitadoras do PIM participantes da qualificação receberam informações sobre o cuidado especializado para bebês e suas famílias vítimas das enchentes, em especial aquelas que ainda não conseguiram voltar para as suas casas, e obtiveram orientações sobre a organização de espaços para brincadeiras e atividades e aspectos importantes do desenvolvimento da criança nesta fase da vida.

“Criança é prioridade absoluta. Se a gente pode mudar o começo da vida de uma criança, a gente pode mudar a vida inteira”, defendeu a professora e psicomotricista Rosane Romanini, representante da Omep no encontro.

O secretário adjunto da Atenção Primária e Especializada da Secretaria Municipal da Saúde, Favio Telis, destacou a importância do olhar humanizado para as crianças e suas famílias face os acontecimentos traumáticos dos últimos anos.

“Hoje, cada vez mais, a gente sabe o quanto é necessário esse olhar diferenciado, principalmente para as crianças, por causa de tudo o que a gente está vivendo, não só a enchente, mas também a pandemia, coisas que desestruturaram famílias inteiras”

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques