Cultura
Romance marca a estreia do Médico Dr. Álvaro Alberto Azevedo Fernandes como escritor

Livro “Errantes do pensamento: O segredo de Poggio: uma rapsódia filosófica” traz reflexões acerca da condição humana.
Um romance filosófico que mergulha nas profundezas da mente humana e convida o leitor a embarcar em sua própria jornada de autoconhecimento e reflexão. Assim é o livro “Errantes do pensamento: O segredo de Poggio: uma rapsódia filosófica”.
A obra, que marca a estreia do médico Dr. Álvaro Alberto Azevedo Fernandes como escritor, será lançada oficialmente em 20 de junho em diferentes plataformas de compras online.
Caracterizada por uma linguagem poética e simbólica, repleta de alusões literárias e filosóficas que enriquecem a leitura, e com influências de autores clássicos e contemporâneos, o livro propõe uma leitura não linear.
Notas de rodapé e marginais oferecem perspectivas adicionais e contextos alternativos, permitindo que o leitor construa sua própria interpretação da história.
É uma publicação ideal para quem busca uma compreensão mais profunda da condição humana e das múltiplas facetas da lucidez e da loucura. Com 531 páginas, o livro foi publicado pela Ases da Literatura e pode ser adquirido pelo site Um Livro.
A obra

Livro “Errantes do pensamento: O segredo de Poggio: uma rapsódia filosófica” traz reflexões acerca da condição humana.
Ao misturar elementos de reflexão, história e fantasia, “Errantes do pensamento: O segredo de Poggio: uma rapsódia filosófica” explora as complexidades da existência por meio da história de Urbano.
A história do neurocirurgião é o fio condutor da trama. Ele e os colegas de faculdade, Asmin e J., conhecidos como o “trio da neuro”, divagam sobre as curiosidades da vida, questionam verdades e até mesmo a forma de atuação da medicina.
Depois de passar por um acidente, o então profissional se torna paciente do complexo hospitalar em que trabalha e passa a ver situações e comportamentos que antes não percebia.
Isso o faz repensar e mudar o seu antigo modo de ser. Escrever, o que ele chama de narrativa terapêutica, o ajuda nessa busca do básico e do que deixou de ser.
As lembranças de situações passadas, os relacionamentos construídos – ou retomados de outra forma – no período de internação e depois no início da sua volta às atividades, os diálogos profundos com outros personagens, bem como as histórias de vida deles, mostram a complexidade e relativizam o significado da existência humana.
Entre os novos encontros, está Poggio, que, assim como Urbano, busca um sentido para o existir. Ao conversar com o internado e saber mais sobre ele, o médico acaba por se reconhecer.
Dividido em três partes, o livro começa com “Troia Destroçada ou os Des-Troiados”, onde o protagonista inicia sua jornada introspectiva, revivendo memórias e enfrentando suas próprias contradições internas.
A segunda parte, “A Nau do Não ou Uma Neo-Nau Colonial de Insanos Controlados”, leva Urbano a uma viagem metafórica e literal pelos mares de sua consciência, confrontando figuras e ideias que moldaram sua visão de mundo.
Finalmente, “Ancoradouro e Orlas Mentais – Bordas Lúcidas” conclui a jornada com uma série de diálogos reveladores e introspecções que solidificam a transformação de Urbano.
O Autor
Nascido em 17 de agosto de 1968 em São Paulo, Álvaro Alberto Azevedo Fernandes se formou em Medicina pela Instituição Lusíadas, em 1992. Frequentou também outras graduações – Letras (USP – 3 anos), Direito (Inst. Toledo – 3 anos), e Filosofia (Unisinos – 3 anos).
Atualmente exerce o Cargo de Diretor Técnico do Hospital de Pronto Socorro de Canoas, Rio Grande do Sul. Desde a juventude é atraído pela literatura, sendo um ávido leitor e escritor independente.
Em 2024 passou a integrar (por um período de 3 anos) a equipe da Editora Ases da Literatura. “Errantes do pensamento: O segredo de Poggio: uma rapsódia filosófica” marca sua estreia como autor.
Cultura
Espetáculo CorpoSamba leva arte e samba ao centro de Canoas

A performance artística CorpoSamba – Oficena segue em circulação pelo Rio Grande do Sul e chega a Canoas no dia 28 de abril. A apresentação será realizada às 12h30, no calçadão da cidade, com acesso gratuito e ao ar livre. A proposta mistura dança, música ao vivo e interação com o público no espaço urbano, criando uma experiência leve, divertida e, ao mesmo tempo, provocativa.
Criado em Caxias do Sul (RS), o trabalho reúne artistas-pesquisadores de diferentes áreas, como Igor Cavalcante Medina, com trajetória ligada ao samba e às danças de salão; Assaury Hiroshi, da dança contemporânea; e Ezequiel Zanoni Duarte (Zeca Duarte), vinculado ao samba e à música popular brasileira. A criação conta ainda com a participação da bailarina Jenifer Bonho e do percussionista Marcelinho Silva.
Com trilha sonora autoral executada ao vivo, CorpoSamba – Oficena parte da ideia de que o corpo também é território de memória, resistência e criação. Ao longo da apresentação, surgem provocações sobre o próprio corpo e sobre corpos frequentemente marginalizados, como os das mulheres e das pessoas negras. Essas questões, porém, aparecem sem rigidez, abrindo espaço para uma relação lúdica com o público, que é convidado a experimentar passos iniciais de samba e a interagir com os bailarinos e integrar-se ao clima de carnaval no qual se encerra o espetáculo, vivenciando e construindo a cena em tempo real, junto aos artistas.
Hiroshi, bailarino, coreógrafo e um dos diretores do espetáculo, afirma que o trabalho dá continuidade a uma investigação sobre o corpo brasileiro e sobre o samba como uma de suas expressões mais genuínas.
“A partir de minhas pesquisas, vejo o samba como uma manifestação artística marcada por relações sociais, raciais e de gênero que atravessam a história do país e que, por isso, também se estabelece como espaço de resistência, diálogo e transformação social”, observa.
Para ele, a obra parte de um corpo que se posiciona e que transforma resistência em movimento e movimento em identidade.
Para o também diretor Medina, a Oficena se apresenta não apenas como linguagem artística, mas também como ferramenta de transformação social, ao provocar reflexão, questionar estruturas de opressão e reafirmar a potência do corpo em movimento. “A proposta convida o público a vivenciar o samba como força vital, resistência e expressão cultural profunda”, aponta.
A produtora executiva Uyara Camargo destaca que a circulação em espaços públicos e históricos de cidades gaúchas foi pensada para ampliar o acesso à arte e descentralizar o acesso à cultura. “A escolha desses locais reforça o compromisso do projeto com a democratização da cultura, ao mesmo tempo em que valoriza a cultura popular, fortalece identidades locais e pode estimular o turismo cultural e o comércio.”
A construção do espetáculo também se apoia nas trajetórias de seus criadores. Medina, homem negro e sambista, tensiona em cena o racismo presente nas sutilezas do cotidiano. Hiroshi, a partir de sua ancestralidade oriental e indígena, investiga encontros e fusões culturais no corpo que samba. Já a bailarina Jenifer, como mulher, incorpora reflexões sobre a violência de gênero e seus impactos sociais e corporais. Juntas, essas perspectivas ampliam o olhar sobre a identidade brasileira e sobre o samba como expressão de alegria, crítica social e permanência cultural.
Todas as apresentações contam com intérprete de Libras, ampliando o acesso e reconhecendo diferentes formas de experiência estética.
Antes de chegar a Canoas, o projeto realizará uma apresentação gratuita em Porto Alegre no dia 18 de abril, às 17h, no Parque Harmonia (ao ar livre). CorpoSamba – Oficena é financiado pelo Financiarte, da Prefeitura de Caxias do Sul.
Cultura
Projeto Curta FECIC realiza maratona de cinema e promove ações educativas em Canoas

O município de Canoas recebe, entre abril e maio, o Projeto Curta Fecic, iniciativa ligada à categoria estudantil do Festival de Cinema de Canoas. A proposta é aproximar estudantes, educadores e a comunidade do universo audiovisual, incentivando a produção entre jovens e ampliando o acesso à cultura.
A programação começa com os Encontros Curta Fecic, realizados de 16 de abril a 8 de maio em escolas da rede municipal. As atividades são voltadas a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos. Com cerca de duas horas de duração, os encontros incluem apresentação do festival, conversas sobre produções audiovisuais nas escolas e exibição de curtas-metragens premiados, seguidos de debate.
Além de formar público, a iniciativa busca estimular a criação dentro das instituições de ensino, identificando talentos e projetos locais. A mediação será feita pelo ator e professor Angelo Sérgio e pelo coordenador do festival, Alexandre Derlam.
A programação se encerra no dia 21 de maio com a Mostra Curta Fecic, das 14h às 16h30, no SESC Canoas. O evento reunirá produções de estudantes de escolas públicas e privadas da cidade e marca a abertura oficial do festival.
Além das exibições, a mostra contará com debate entre realizadores e público, entrega de certificados e seleção dos trabalhos que irão concorrer na categoria estudantil do festival, previsto para setembro de 2026. A atividade é aberta à comunidade.
As inscrições para participar da mostra ocorrem de 15 de abril a 10 de maio, por meio do site festivaldecinemadecanoas.com.br.
Painel
Na mesma data, 21 de maio, a partir das 18h30min, o público poderá acompanhar o Painel Audiovisual e Educação, também no SESC Canoas, reunindo educadores, realizadores e especialistas para discutir o uso do audiovisual como instrumento pedagógico. A atividade contará com a apresentação de experiências como a de André Bozzetti, idealizador do FECEA – Festival de Cinema Escolar de Alvorada, e de Katia Souza Montinelli, coordenadora do CurtaENEM, além de relatos de professores da rede de ensino de Canoas que desenvolvem projetos na área.
O painel se encerra com uma roda de conversa mediada por profissionais do setor audiovisual, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento de práticas inovadoras na educação.
Ao propor a integração entre cultura, educação e audiovisual, o Curta Fecic consolida-se como uma importante iniciativa de formação e incentivo à criatividade, contribuindo para o desenvolvimento de novos olhares e narrativas dentro das escolas e fortalecendo o cenário audiovisual local.
O Curta Fecic é financiado com recursos do Programa de Incentivo à Cultura – PIC 2023, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Prefeitura Municipal de Canoas. A realização é da Prosa Filmes, com gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora, contando com o apoio do SESC Canoas e apoio institucional do Metropolitano RS Ecossistema Audiovisual, Fundacine – Fundação de Cinema RS e do CurtaENEM.
Cultura
Semana da Dança de Canoas movimenta a cidade com programação gratuita a partir de 21 de abril

A dança vai tomar conta de Canoas mais uma vez. A 14ª Semana da Dança acontece entre os dias 21 e 29 de abril, com uma programação espalhada por diferentes pontos da cidade e atividades totalmente gratuitas.
Com o tema “Do que é feita a tua dança?”, o evento reúne apresentações, oficinas e ações formativas que ocupam espaços como o Teatro do Sesc, o Canoas Shopping, estações da Trensurb e o Parque Getúlio Vargas, além de praças e áreas centrais.
A abertura está marcada para a tarde do feriado de 21 de abril, no anfiteatro do parque, com apresentações de grupos locais de diferentes estilos. No dia seguinte, 22 de abril, a dança invade as estações da Trensurb em três horários, às 7h, 12h e 18h. Os grupos se apresentam de forma itinerante, passando por estações como Canoas/La Salle, Fátima e Niterói, ampliando o alcance do público ao longo do trajeto.
No dia 23, ao meio-dia, as apresentações acontecem na Praça da Emancipação, reunindo estilos como ballet, jazz, danças urbanas, flamenco e outras linguagens. À noite, a programação segue no Teatro do Sesc, com mostras também na sexta-feira. Os ingressos são limitados e devem ser retirados antecipadamente.
O evento ainda conta com a Mostra de Dança Infantil no dia 26, voltada para crianças de 4 a 12 anos, e a Mostra Estudantil e de Projetos Sociais no dia 27, com grupos de escolas e instituições da cidade.
As atividades formativas começam antes mesmo da abertura oficial, com uma residência artística entre os dias 17 e 19 de abril, ministrada pela artista Soraya Portela. As oficinas seguem no fim de semana dos dias 25 e 26, com temas que vão desde iluminação cênica até práticas de improvisação, danças urbanas e orientais. Todas acontecem na Antiga Estação de Trem, na Avenida Victor Barreto, e exigem inscrição prévia.
Entre os destaques desta edição está a participação do coletivo Abre Corpo, de Caxias do Sul, que apresenta a performance “Corpo Samba – Oficena” no dia 28, no Calçadão de Canoas. A proposta mistura apresentação e interação com o público, explorando o samba como expressão corporal e cultural.
O encerramento será no dia 29 de abril, Dia Internacional da Dança, com uma celebração no Teatro do Sesc reunindo grupos profissionais da cidade e artistas convidados. A noite também marca a participação da Associação Canoas Coletivo de Dança na direção artística.
Realizada pelo Colegiado da Dança de Canoas em parceria com o Sesc, a Semana da Dança chega aos 14 anos com expectativa de superar os números da edição anterior, que reuniu 49 grupos e mais de 400 bailarinos, com público superior a 2 mil pessoas.
Toda a programação é gratuita. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais do Colegiado de Dança de Canoas (@colegiadodancacanoas).
Programação
Workshop residência
Sexta-feira, 17 de abril, 18h às 22h Sábado, 18 de abril, 9h às 13h e 14h às 18h Domingo, 19 de abril, 9h às 13h e 14h às 18h Local: Antiga Estação de Trem
Programação
Workshop Residência
17 de abril (sexta-feira)
18h às 22h
18 de abril (sábado)
9h às 13h e 14h às 18h
19 de abril (domingo)
9h às 13h e 14h às 18h
Local: Antiga Estação de Trem
21 de abril (terça-feira)
15h – Abertura oficial
15h15 – Mostra de Dança
Local: Anfiteatro do Parque Getúlio Vargas
Em caso de chuva: Canoas Shopping
22 de abril (quarta-feira)
7h – Mostra de Dança na Trensurb
12h – Mostra de Dança na Trensurb
18h – Mostra de Dança na Trensurb
23 de abril (quinta-feira)
12h – Mostra de Dança na Praça da Emancipação
Em caso de chuva: atividade em local fechado
19h30 – Mostra de Dança no Teatro do Sesc
24 de abril (sexta-feira)
19h30 – Mostra de Dança no Teatro do Sesc
25 de abril (sábado)
10h – Oficina de Iluminação Cênica com Maurício Rosa
Local: Antiga Estação de Trem
13h – Mostra de Dança no Canoas Shopping
18h – Mostra de Dança no Canoas Shopping
26 de abril (domingo)
10h – Oficina com Everton Somber
12h – Oficina com Camila Vergara
14h – Oficina com Ana Aziza
Local: Antiga Estação de Trem
17h – Mostra Infantil de Dança
Local: Teatro do Sesc
27 de abril (segunda-feira)
15h – Mostra Estudantil e de Projetos Sociais
19h30 – Mostra Estudantil e de Projetos Sociais
Local: Teatro do Sesc
28 de abril (terça-feira)
12h20 – Performance “Corpo Samba – Oficena”
Local: Calçadão de Canoas
29 de abril (quarta-feira)
19h30 – Celebração de Encerramento
Local: Teatro do Sesc
Endereços: Antiga Estação de Trem de Canoas (Av. Victor Barreto, 2301 – Centro, Canoas – RS, 92310-000) Anfiteatro do Parque Getúlio Vargas (Av. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 700 – Mal. Rondon, Canoas – RS, 92020-030) Praça da Emancipação (R. Quinze de Janeiro, 848-892 – Centro, Canoas – RS, 92310-000) Teatro do Sesc (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro, Canoas – RS, 92310-022) Canoas Shopping (Av. Guilherme Schell, 6750 – Centro, Canoas – RS, 92310-564)

Política5 dias atrásArtur Lemos e Ranolfo Vieira Júnior são empossados em novas funções no governo do RS
Educação1 semana atrásProfissionais da rede municipal de Educação de Canoas aprovam paralisação na próxima terça-feira, 14

Política1 semana atrásCachoeirinha terá nova eleição no próximo domingo após cassação de prefeito e vice

Desenvolvimento3 dias atrásAcelerando Negócios chega à 4ª edição em Canoas com foco em atendimento ao cliente
Transporte6 dias atrásTrensurb amplia operação emergencial com trens e ônibus após interrupção na linha

Desenvolvimento3 dias atrásFeira do Trem abre inscrições para expositores em Canoas

Saúde1 semana atrásCasos graves de influenza quase dobram no Brasil em comparação a 2025

Inclusão1 semana atrásExposição reúne obras de crianças autistas em Canoas neste domingo
































































