Conecte-se conosco

header-top






 

15/07/2024
 

Trânsito

ATENÇÃO! Canoas tem sete pontos de bloqueios no trânsito nesta terça

Redação

Publicado

em

ATENÇÃO! Canoas tem sete pontos de bloqueios no trânsito nesta terça

A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade de Canoas informa que há sete pontos com bloqueio na cidade nesta terça-feira, 18, para trabalhos dos caminhões e das equipes da Operação Limpeza.

As interrupções ocorrem em pontos dos bairros Rio Branco, Fátima, Harmonia e Mathias Velho.

Todos os pontos têm acompanhamento de agentes da Fiscalização de Trânsito. A SMTM destaca que novas demandas podem ser comunicadas pelo WhatsApp (51) 99365-9452 ou pelo telefone (51) 3425-7637. O canal de comunicação também pode ser usado para orientações e outras informações.

Confira os pontos com bloqueio:

  • Rio Grande do Sul, na altura da Rua Lavras, Mathias Velho
  • Rua Florianópolis, próximo à Rua Lavras, Mathias Velho
  • Rua Dona Maria Isabel, Harmonia
  • Rua Roberto Francisco Behrens, Mato Grande
  • Rua Bartolomeu de Gusmão, Fátima
  • Rua Primavera, Rio Branco
  • Rua Mauá, Rio Branco

 

Trânsito

Alterações de trânsito em ruas do bairro Nossa Senhora das Graças entram em vigor segunda-feira, 1º

Redação

Publicado

em

Alterações de trânsito em ruas do bairro Nossa Senhora das Graças entram em vigor segunda-feira, 1º

Novas alterações no trânsito em ruas do bairro Nossa Senhora das Graças entram em vigor na segunda-feira, 1º.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade, as mudanças de sentido em vias buscam otimizar o fluxo de veículos, especialmente, a partir do aumento de viagens dos ônibus privados com passageiros de companhias aéreas com destino à Base Aérea de Canoas.

A Rua Augusto Severo, a partir da esquina com a Rua Portugal, permanece em sentido único em direção à Base Aérea. Já a Rua Tobias Barreto volta ter mão dupla em toda sua extensão.

A Rua Portugal segue mão única, entretanto, retorna ao sentido da Augusto Severo para a rua Tobias Barreto. A Rua da Base Aérea, que sai em frente ao CSSGAPA, ficará no sentido da Augusto Severo para Tobias Barreto.

Continuar a ler

Trânsito

Programa Streets for Kids será integrado em Canoas

Redação

Publicado

em

Programa Streets for Kids será integrado em Canoas

Canoas foi escolhida para receber consultoria técnica gratuita do programa Streets for Kids 2024, do Global Designing Cities Initiative (GDCI).

Este programa oferece apoio técnico internacional para desenvolver projetos urbanísticos e de mobilidade, focados em pedestres e ciclistas. O projeto será implementado ao longo de sete meses.

Importância da seleção

O secretário de Transportes e Mobilidade (SMTM), Diego Cigolini, destacou a relevância do projeto.

“Buscamos implantar uma política pública de requalificação urbana, voltada para crianças e adultos, aumentando a segurança nas ruas e promovendo uma maior conexão com a comunidade. Queremos estimular o uso dos espaços públicos e melhorar os acessos aos serviços e comércios locais”, avaliou.

Participação no programa

A inscrição de Canoas no programa ocorreu após a abertura de editais e a participação em cursos na London School of Economics (Urban95 Academy). A engenheira de Tráfego da SMTM, Tânia Torres, explicou que a consultoria fornecerá metodologias para melhorar a segurança viária e qualificar espaços urbanos, tornando-os mais inclusivos e sustentáveis.

Profissionais da GDCI e da Prefeitura de Canoas se reunirão a cada 15 dias em encontros online.

Área da Rua Gildo de Freitas

O projeto será desenvolvido na Rua Gildo de Freitas, no bairro Olaria, devido ao alto número de acidentes com vítimas e a importância da via para a conexão do lado Leste com outros municípios da Região Metropolitana.

A via também necessita de requalificação urbana para pedestres, espaços públicos e acessos aos serviços e comércios da região.

Grupo de trabalho

A Prefeitura de Canoas está formando um grupo de trabalho com arquitetos, urbanistas e engenheiros de tráfego. Participam do programa as engenheiras de tráfego Marcelle Ribeiro e Tânia Torres, a secretária adjunta do Escritório de Projetos Especiais, Jerusa Mattos, e os arquitetos e urbanistas Fábio Fonseca e Guilherme Dipp.

A professora Raquel Daroda, coordenadora do grupo de extensão Conexões Urbanas (@conexoesurbanas), do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo – UniRitter campus Canoas, também integra a equipe.

Sobre o programa

O Streets for Kids visa criar cidades mais seguras, saudáveis e equitativas para crianças e adolescentes, através de intervenções em espaços públicos e infraestrutura urbana. Uma rede global de líderes municipais e profissionais técnicos contribui para qualificar as vias para o público infanto-juvenil.

A participação no programa abre possibilidades de pleitear financiamento para implementar projetos no próximo ano.

Continuar a ler

ENCHENTE RS

Trânsito é liberado nas principais vias da área central de Porto Alegre

Redação

Publicado

em

Liberadas todas as saídas de Porto Alegre para litoral e interior

Nesta segunda-feira, 3, a prefeitura de Porto Alegre liberou o trânsito nas principais vias da área central da Capital.

Avenida Mauá, Siqueira Campos, Júlio de Castilhos e rua da Conceição já podem ser acessadas, depois de passarem por limpeza realizada pelas equipes do Departamento Municipal de Limpeza (DMLU). O corredor humanitário segue funcionando na região da Rodoviária.

Também foi liberada, nesta segunda-feira, a alça de acesso da Freeway, sentido Litoral/Porto Alegre, para a Assis Brasil. Ainda há cerca de 15 bloqueios totais por acúmulo de água. Na Zona Sul, avenida Guaíba, Serraria e Guarujá ainda têm pontos de alagamento e seguem com os acessos bloqueados.

Bloqueios na Zona Norte

Na Zona Norte, há bloqueios na região das ilhas, na Severo Dullius, na rua Sérgio Jungblut Dieterich, 1.200, e Voluntários da Pátria esquina com Adelino Machado de Souza. Na área central, o principal ponto com acúmulo de água é a avenida Aureliano de Figueiredo Pinto.

“Nossas equipes estão monitorando os locais ainda bloqueados para realizar as liberações quando há condição de trafegabilidade. Mesmo com as permissões, reforçamos a importância do cuidado do motorista e o respeito às regras de trânsito, em prol da segurança de todos”, destaca o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Pedro Bisch Neto.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm