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16/01/2025
 

Geral

Mutirão de serviços e documentação gratuita à população do RS começa hoje

Redação

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Inscrições para o Auxílio Reconstrução até 31 de Agosto

O governo do Estado realiza, ao lado de 40 instituições, um mutirão chamado Central Cidadania, para emitir documentos e disponibilizar diversos serviços gratuitos à população. Todos estarão reunidos no mesmo local para atender, prioritariamente, à população desabrigada ou em situação de vulnerabilidade.

A primeira edição do Central Cidadania ocorrerá entre esta segunda-feira, 17, e domingo, 23, das 13h às 18h, no estacionamento do Shopping Total, em Porto Alegre. Posteriormente, o mutirão deverá ser realizado em outras cidades do Estado.

Como vai funcionar

As entidades terão guichês no local e realizarão consulta e emissão de segundas vias de certidões de nascimento e casamento, de carteira de identidade, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros documentos. Além disso, serão prestados serviços de perícia médica e de orientação jurídica.

“Nosso objetivo é que as pessoas que perderam seus documentos por causa das enchentes saiam do mutirão com tudo feito ou encaminhado. Visamos proporcionar o melhor atendimento, com rapidez, conforto e segurança”, explicou o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabricio Peruchin.

Durante a ação, a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) colocará em circulação ônibus que farão o transporte gratuito diretamente dos abrigos da Região Metropolitana para o Shopping Total.

A grade de horários está disponível neste link.

Segundo a diretora do Departamento de Justiça, Viviane Viegas, a iniciativa nasceu em um grande trabalho entre poderes.

“Essa articulação envolveu muitos parceiros, foi sem dúvidas uma tarefa que exigiu a participação de muitas mãos. Queremos facilitar o acesso da população à documentação civil básica, principalmente, nesse momento de calamidade em que muitas pessoas perderam seus documentos”, afirmou.

Estão listados a seguir os serviços que estarão disponíveis de 17 a 23 de junho, das 13h às 18h, no estacionamento do Shopping Total, em Porto Alegre.

Registro de Imóveis: segundas vias de matrículas de imóveis;

Registro Civil de Pessoas Naturais: segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito;

Receita Federal: serviços de CPF;

Departamento de Trânsito do Rio Grande Sul (DetranRS): segundas vias de CNH;

Instituto Geral de Perícias: reimpressão da carteira de identidade;

Polícia Federal: informações a respeito de documentação de migrantes;

Agência da ONU para Refugiados (Acnur): orientações para refugiados, solicitantes de refúgio e migrantes;

Organização Internacional para as Migrações (OIM): atendimento especializado multilíngue, informações e orientações sobre documentação para migrantes e processos de regularização migratória;

Secretaria de Justiça, Cidadania e Diretos Humanos: informações gerais sobre acesso aos Direitos Humanos, como o serviço de orientações e denúncias pelo Departamento de Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon RS);

Secretaria de Desenvolvimento Social: orientações sobre os programas sociais do governo do Estado;

Justiça Itinerante Emergencial: ajuizamento de Ações do Juizado Especial Cível e Fazendário, segundas vias de termos de guarda, curatela e tutela, encaminhamento de novos pedidos de guarda, curatela e tutela e informações processuais;

Tribunal de Justiça Militar: informações, orientações, esclarecimentos, queixas e denúncias;

Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude: orientação na área da infância;

Ministério Público estadual: atendimento ao público para as demandas do MPRS;

Defensoria Pública do Estado: orientação jurídica integral e gratuita nas áreas cível, família, saúde, consumidor, criminal, infância e juventude;

Tribunal Regional Eleitoral: impressão de segunda via, certidões e quitação de multa eleitoral;

Prefeitura de Porto Alegre: Secretaria de Desenvolvimento Social, Sine Municipal, Registro Unificado e Unidade Móvel de Saúde;

Caixa Econômica Federal: orientações sobre Abono Salarial, Bolsa Família, FGTS/PIS, Pé-de-meia, Seguro Desemprego e Caixa Tem;

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social: intermediação de mão de obra, encaminhamento de seguro-desemprego;

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região: informações sobre o andamento de processos judiciais e ações de conscientização relativas ao tema do trabalho;

Ministério Público Federal: informações à população nas demandas de intervenção do órgão;

Ministério Público do Trabalho: recebimento de denúncias e pedidos de mediação;

Ministério do Trabalho e Emprego: facilitação da antecipação do PIS, acesso à Carteira de Trabalho Digital e esclarecimento de dúvidas sobre o Seguro Desemprego;

Justiça Militar da União – 1ª Auditoria da 3ª Circunscrição Judiciária Militar: emissão de certidão negativa, atendimento pela ouvidoria;

Ministério Público Militar – Procuradoria de Justiça Militar de Porto Alegre: informações à população, recebimento de notícias relacionadas à intervenção do órgão;

Procuradoria Regional Federal da 4ª Região: serviço de conciliação judicial em ações previdenciárias da Justiça Federal;

Procuradoria Regional da União da 4ª Região: conciliação em demandas judiciais ajuizadas contra a União;

Defensoria Pública da União: orientação e assistência jurídica em questões da área federal;

Departamento de Perícia Médica Federal: realização de perícia médica federal;

INSS: informações sobre serviços e benefícios previdenciários e cadastramento de senha gov.br;

Tribunal Regional Federal da 4ª Região: informações processuais e registro de pedidos de tramitação preferencial, conciliação e emissão de Certidão Negativa;

Ordem dos Advogados do Brasil/RS: orientação e assistência jurídica à população carente;

Universidade Federal do Rio Grande do Sul: orientação jurídica cível, atendimento pelo Balcão do Consumidor, Superendividamento e Serviço de Assistência Jurídica Universitária;

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul: orientação jurídica nas áreas cível, família, penal e trabalhista, orientação sobre benefícios assistenciais, Balcão do Consumidor e oportunidades de emprego e estágio.

Geral

Prefeitura anuncia reposição salarial de 4,83% a servidores públicos em parcela única ainda em janeiro

Redação

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Prefeitura anuncia reposição salarial de 4,83% a servidores públicos ainda em janeiro

Os servidores públicos municipais de Canoas receberão 4,83% de reposição integral da inflação via Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) a partir de 1º de janeiro. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 15, pelo prefeito Airton Souza.

“Nossa gestão tem um compromisso firmado com a valorização dos nossos colaboradores, que são quem faz Canoas funcionar. Começamos este processo por quem trabalha na administração direta, garantindo que, ao contrário do que ocorreu no passado, a reposição não seja parcelada”, disse o prefeito.

“A reposição de inflação é uma obrigação nossa para manter o poder de compra dos nossos servidores” complementou o prefeito Airton Souza, ressaltando a decisão de conceder a reposição integralmente a partir do primeiro mês do ano em benefício dos funcionários do município.

O secretário da Fazenda, João Portella, destacou o esforço da administração municipal em garantir a reposição integral mesmo com as dificuldades financeiras.

“É uma questão de justiça com os servidores municipais”, declarou Portella.

IPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o índice oficial da inflação no Brasil e mede a variação de preços de produtos e serviços ao longo do ano. Entre janeiro e dezembro de 2024, a inflação acumulada foi de 4,83%.

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Comunidade

Restaurante Popular de Canoas passa a funcionar aos sábados e feriados

Redação

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Restaurante Popular de Canoas passa a funcionar aos sábados e feriados

O Restaurante Popular de Canoas, que serve cerca de 230 refeições por dia de segunda a sexta-feira, agora também irá atender aos sábados. Essa é a primeira vez que o serviço irá funcionar desta forma no município, que também atenderá nos feriados.

A novidade teve início neste dia 11/01, e atraiu mais de 250 pessoas no horário do almoço. “Para muitos esta é a única refeição do dia. Com o restaurante funcionando até sexta-feira, eles só voltarão a se alimentar bem na segunda”, reflete o secretário de Assistência Social de Canoas, Márcio Freitas.

Segundo o secretário, a comida quentinha, saborosa e reforçada atraiu canoenses até do outro lado da cidade, que ainda contarão com outras mudanças.

“A partir desta segunda-feira, 13, o restaurante vai distribuir fichas para que as pessoas fiquem melhor acomodadas enquanto esperam, protegidas do calor e do frio. Em breve também teremos um espaço para higiene, com pia e o que mais for necessário.”

“O pessoal estava com medo, dizendo que ia fechar em janeiro. E, pelo contrário, estamos vendo modificações para ficar cada vez melhor. A distribuição de fichas vai terminar com a fila e nos livrar do sol, que não é fácil”, conta o seu Nelson de Campos Carvalho, mais conhecido como “Nazareno”, que almoça no restaurante desde quando funcionava em outro endereço.

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Defesa Civil de Canoas prepara instalação de novo sistema de medição de cheias

Redação

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Defesa Civil de Canoas prepara instalação de novo sistema de medição de cheias

O secretário municipal da Defesa Civil e Resiliência Climática, Herbert Poersch (DJ Cabeção), e o CEO da empresa TideSat, Douglas Bueno Leipelt, efetuaram na tarde de quinta-feira, 9, uma vistoria técnica em diferentes pontos da Praia do Paquetá, no bairro Mato Grande, para preparar a instalação de um novo sistema de monitoramento do nível da água no local, banhado pelos rios Jacuí e dos Sinos.

O novo equipamento fará a medição do nível da água de hora em hora por meio da técnica de refletometria por GPS e será instalado nos próximos dias.

Como funciona

O sensor mede o sinal GPS de satélites e também o mesmo sinal refletido na água, determinando o nível a partir da diferença entre os dois sinais.

Com isso, o equipamento não precisará ser instalado diretamente dentro do rio: ele será posicionado no alto de um poste próximo à margem, ficando seguro em caso de cheias. Os dados serão enviados diretamente para a Defesa Civil, que poderá fazer o monitoramento à distância.

De acordo com o secretário, a instalação do equipamento faz parte do contrato que a prefeitura já tem firmado com a MetSul Meteorologia, empresa que fornece previsões climáticas para o município.

“Paquetá é um dos símbolos da nossa cidade e também um dos símbolos do que aconteceu no ano passado. Este novo sistema é uma ferramenta importante para o nosso trabalho, antes alguém tinha que vir aqui verificar pessoalmente o nível da água e agora a gente vai poder ver online.”

Poersch destaca ainda que há planos do município de ampliar o sistema para efetuar uma medição mais precisa em diferentes pontos dos rios. Segundo Douglas Leipelt, os trabalhos para a instalação deste primeiro equipamento devem começar a ocorrer já a partir da semana que vem.

“Em torno de 20 dias vamos entregar o sistema operacional para a prefeitura”, adiantou o CEO da TideSat.

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