Conecte-se conosco

header-top







 

17/04/2026
 

Transporte

Site da Metroplan volta ao ar para consulta de linhas e horários

Redação

Publicado

em

Lado Oeste de Canoas tem mais duas linhas de ônibus restabelecidas - Foto: Juliana Reis

O site da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) voltou a ficar disponível para consulta às tabelas de horários e itinerários de ônibus metropolitanos.

São mais de 19 mil ofertas de horários por semana para quem deseja ir a Porto Alegre e viajar entre os municípios da Região Metropolitana.

A oferta atual do transporte metropolitano feito pela Metroplan, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), é de caráter emergencial, correspondendo a 64% da operação normal.

Novas viagens são inseridas conforme os acessos à capital são restaurados. Os terminais de partidas de Porto Alegre já estão operando normalmente.

Transporte

Trensurb amplia operação emergencial com trens e ônibus após interrupção na linha

Redação

Publicado

em

Foto: Divulgação PRF

A Trensurb anunciou medidas emergenciais para manter o atendimento aos passageiros após a interrupção de parte da linha, causada pelo acidente com caminhão na BR-116.

De acordo com a empresa, cinco trens foram disponibilizados para operar no trecho entre as estações Unisinos e Novo Hamburgo, em ambos os sentidos, garantindo a circulação na região.

Além disso, foi confirmada a oferta de uma frota de ônibus para atender o trajeto entre as estações Mathias Velho e Unisinos. O percurso inclui paradas nas estações São Luís, Petrobras, Esteio, Luiz Pasteur e Sapucaia. O serviço deve iniciar entre 11h e 11h30 e segue até as 23h.

A Trensurb informou ainda que equipes de manutenção, engenharia e operação seguem mobilizadas para avaliar a extensão dos danos e definir as estratégias de recuperação. Segundo a empresa, os trabalhos ocorrem de forma contínua, com prioridade para a segurança dos usuários e funcionários.

Até o momento, não há previsão para a normalização completa da operação.

Continuar a ler

Transporte

Trensurb funcionando somente entre Canoas e Porto Alegre em manhã de trânsito difícil

Redação

Publicado

em

Passagens de ônibus e trem sobem na Região Metropolitana neste mês de julho

Um caminhão tombou no km 259 da BR-116, no limite entre Canoas e Esteio, no fim da noite de domingo, 12. Parte da carga, composta por placas de concreto, caiu sobre os trilhos e afetou a circulação dos trens.

Na manhã desta segunda-feira, 13, 12 estações da Trensurb estão com o serviço interrompido em razão do acidente. Equipes atuam na remoção do material e na liberação da via.

No momento, os trens operam apenas no trecho entre as estações Mercado Público, em Porto Alegre, e Mathias Velho, em Canoas. Ainda não há previsão oficial para a normalização total do serviço.

 

Continuar a ler

Transporte

Transporte coletivo da Região Metropolitana de Porto Alegre avança para análise no TCE-RS

Redação

Publicado

em

O governo do Estado encaminhou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) o projeto de concessão do transporte coletivo na Região Metropolitana de Porto Alegre. A proposta já havia sido apresentada em audiência pública realizada em fevereiro e segue agora para análise do órgão.

O modelo prevê a implementação de uma parceria público-privada (PPP) para operação do sistema, com estimativa de 1.372 veículos em circulação. A idade média da frota projetada é de seis anos, enquanto atualmente gira em torno de 13 anos. O plano também inclui a adoção de ar-condicionado em todos os ônibus, além de investimentos em infraestrutura de garagens e sistemas tecnológicos de gestão.

Segundo o governo, a concessão busca regularizar o serviço, que hoje opera sem formalização, além de promover mudanças na estrutura do sistema. A coordenação do projeto está sob responsabilidade do vice-governador Gabriel Souza.

“Após décadas sem formalização, estamos estruturando um novo modelo que representa um marco para a mobilidade urbana da Região Metropolitana, ao garantir segurança jurídica tanto para o Estado quanto para os operadores. Com cronograma definido, o leilão está previsto para ocorrer ainda este ano, o que permitirá avançar em eficiência, conforto e qualidade no transporte público oferecido à população. Trata-se de um projeto com potencial para se tornar referência nacional”, afirmou o vice-governador.

A concessão será dividida em seis sublotes, com contratos previstos para 15 anos. A expectativa é de que o edital seja publicado no primeiro semestre, com leilão previsto entre julho e agosto. O projeto conta com participação de órgãos estaduais e apoio técnico da Fundação Getulio Vargas (FGV). A bilhetagem eletrônica será tratada em uma concessão separada.

Os itinerários atuais devem ser mantidos, com possibilidade de ajustes nas linhas. A estrutura tarifária também será preservada, segundo a proposta.

O sistema será dividido em seis áreas de operação, abrangendo diferentes municípios da Região Metropolitana:

Centro: Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapucaia do Sul.

Leste: Cachoeirinha, Glorinha, Gravataí e Santo Antônio da Patrulha.

Nordeste: Araricá, Igrejinha, Nova Hartz, Parobé, Rolante, Sapiranga e Taquara.

Noroeste: Capela de Santana, Montenegro, Nova Santa Rita, Portão, São Sebastião do Caí e Triunfo.

Oeste: Arroio dos Ratos, Charqueadas, Eldorado do Sul, Guaíba e São Jerônimo.

Sudeste: Alvorada e Viamão.

O critério para definição do vencedor da licitação será o menor valor de contraprestação mensal. A projeção indica investimento de R$ 438,25 milhões e custo operacional total estimado em R$ 9,65 bilhões ao longo do contrato.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques