Transporte
Linha São Luís-Ulbra, em Canoas, é retomada pelos ônibus da Sogal

Segundo informado no site da Prefeitura de Canoas na manhã desta quarta-feira, 12, a linha São Luís-Ulbra, responsável pela ligação da Estação São Luís da Trensurb com a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), está sendo retomada pelos ônibus da Sogal.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), o itinerário ainda não havia sido retomado após a enchente, em virtude da pouca demanda de passageiros com as operações parciais do serviço de metrô.
Lado Oeste
No lado Oeste, a linha Rio Branco teve alterações com uma ampliação englobando parte da região da linha Fátima. Com a mudança, os ônibus desse itinerário contemplam também a rua Rui Barbosa, Av. Eng. Irineu de Carvalho Braga e rua Bartolomeu de Gusmão. O passe livre nas linhas municipais permanece em vigor.
Após voltar recentemente ao terminal de origem, na rua Humberto de Campos, agora a linha circular C1 está retornado ao itinerário normal.
A saída ocorre em direção à Avenida Mauá e no sentido bairro Niterói. Conhecido popularmente como a Circular dos Hospitais, o percurso que contempla um trajeto por diferentes bairros e assiste as três diferentes casas hospitalares existentes no município.
Itinerários
Dúvidas sobre os itinerários e horários das linhas da Sogal podem ser esclarecidas pelo telefone (51) 3472-6233 ou pelo site (www.sogal.com.br). Atrasos e outros assuntos podem ser comunicados à Diretoria de Transportes pelo WhatsApp (51) 99365-9452 ou pelo telefone (51) 3425-7637.
Transporte
Trensurb normaliza circulação após invasão de via entre as estações Farrapos e Fátima

A circulação dos trens da Trensurb começou a ser normalizada no fim da tarde desta quinta-feira, 7, após a liberação das vias que haviam sido afetadas pela invasão de uma pessoa no trecho ferroviário.
De acordo com comunicado divulgado pela empresa, as vias foram liberadas em ambos os sentidos ao longo de toda a linha, permitindo a retomada gradual da operação com intervalos regulares entre as viagens.
Mais cedo, os passageiros enfrentaram atrasos e circulação em via única entre as estações Farrapos e Fátima, o que provocou aumento no tempo de espera.
Transporte
Trensurb opera com atrasos após invasão de via entre as estações Farrapos e Fátima

A circulação dos trens da Trensurb opera com alterações na tarde desta quinta-feira, 7, devido à invasão de uma pessoa aos trilhos forçando a operação em via única entre as estações Farrapos e Fátima.
Conforme comunicado divulgado pela empresa, os trens estão circulando em via única nos dois sentidos no trecho afetado. Com isso, os intervalos entre as viagens chegam a aproximadamente 25 minutos.
A Trensurb informou ainda que, até o momento, não há previsão para normalização total do serviço.
A orientação é para que os passageiros redobrem a atenção aos avisos sonoros e painéis das estações, além de programarem os deslocamentos com antecedência por conta dos atrasos.
Transporte
Comitiva da Câmara de Santa Maria visita Canoas para conhecer modelo do Passe Livre

Canoas recebeu, na quinta-feira, 16, a visita de uma comissão da Câmara de Vereadores de Santa Maria interessada em conhecer o funcionamento do Passe Livre no município.
A comitiva foi formada pelos vereadores Tony Oliveira, presidente do Legislativo, Guilherme Badke, vice-presidente, e Adelar Vargas, relator, além do procurador-geral da Câmara de Santa Maria, Lucas Saccol Meyne.
A agenda começou na Prefeitura, onde o grupo foi recebido pelo secretário de Mobilidade Urbana, Marcos Melchior, e pelo secretário-adjunto, Leandro Machado. Durante o encontro, foram apresentadas informações sobre a estrutura do transporte público de Canoas, com foco no Passe Livre, incluindo detalhes sobre a organização e a operação do sistema.
Na sequência, os visitantes estiveram na Secretaria de Mobilidade Urbana, onde acompanharam o funcionamento da pasta e as diferentes áreas envolvidas na gestão do transporte público, como planejamento, regulação e operação.
A visita teve como objetivo analisar o modelo adotado em Canoas e reunir informações sobre a experiência do município na oferta do Passe Livre.

Clima6 dias atrásFrente fria avança sobre o RS e provoca alerta para temporais nesta quinta-feira, 7, e sexta-feira, 8

Política1 semana atrásPartido Missão lança Aroldo Medina como pré-candidato ao Senado no Rio Grande do Sul

Saúde5 dias atrásRio Grande do Sul recebe 404 mil novas doses da vacina contra a gripe e reforça campanha de imunização

Policial1 semana atrásAdolescente morto em assalto na estação Fátima é sepultado em Canoas

Saúde6 dias atrásAnvisa determina recolhimento de produtos das linhas Ypê e Tixan após falhas na fabricação

Política5 dias atrásLei sancionada por Lula aumenta penas para furto, roubo e golpes virtuais no Brasil

Saúde5 dias atrásCanoas realiza pré-conferências regionais para discutir prioridades da saúde pública

Educação1 semana atrásEncceja 2026 abre inscrições nesta segunda-feira, 4, para certificação do ensino fundamental e médio




























































