Saúde
Prefeitura, IBSAÚDE e Einstein reestruturam unidade de saúde em Canoas
O prédio que abrigava a farmácia da prefeitura e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), localizado na rua Brasil, 438, em área central da cidade de Canoas, está sendo reequipado e já atende à população que necessita dos serviços públicos de Saúde.
Atuam colaboradores e profissionais de saúde do Instituto gestor IBSAÚDE, alocados da UPA Liberty Dick Conter, conhecida como UPA Caçapava, afetada pelas inundações.
Como reforço assistencial e apoio na reestruturação contou com a cooperação da equipe de Resposta a Emergências e Desastres do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, através de articulação com a prefeitura municipal.
Equipe em Canoas
O grupo coordenado pelo médico ortopedista especialista em Medicina de Desastres, Fábio Racy, trouxe a Canoas uma equipe de 21 profissionais de diversas especialidades médicas, 4 toneladas de equipamentos, além de um laboratório para análises clínicas.
Essa semana a Unidade recebeu a visita da vice-presidente do IBSAÚDE, Caroline D’Andrea de Medeiros e do Secretário de Saúde de Canoas, Mauro Sparta. Eles foram recebidos pelo gerente da UPA Liberty, Everton Benhur de Quadros e conversaram com a equipe do Einstein, durante a visita às instalações.
Serviços
Atualmente o município de Canoas conta com 3 UPAs para atendimento à população. São elas:
– UPA Boqueirão, atendimento 24hs, no bairro Guajuviras;
– UPA Rio Branco, que passa a atender na Rua Primeiro de Maio, 534, no bairro Niterói, atendimento 24hs;
– UPA Liberty que presta agora atendimento 24hs no centro de Canoas, na Rua Brasil, 438.
Saúde
Mutirão de cateterismo no HU busca agilizar tratamentos e liberar leitos
Até a próxima segunda-feira, 27, o Hospital Universitário de Canoas (HU) realiza um mutirão de 45 procedimentos de cateterismo para pacientes internados.
A ação, que teve início na quarta-feira, 22, tem como objetivo reduzir o tempo de espera de pacientes, alguns aguardando há mais de 120 dias, e liberar leitos essenciais para o atendimento na cidade.
Segundo a gestão municipal, o mutirão busca também ampliar a capacidade de resposta dos leitos de retaguarda para o Hospital Nossa Senhora das Graças, as UPAs e o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Canoas, promovendo maior agilidade no sistema de saúde municipal.
“É um caminho sem volta, nós vamos tratar de todos os represamentos de procedimentos médicos e de cirurgias que estamos precisando fazer”, afirmou o secretário de Saúde, Eduardo Bermudez.
Saúde
Mutirão de mamografias em Canoas reduz em 65% a fila de espera pelo exame
Segundo levantamento da Secretaria Municipal da Saúde, no dia 2 de janeiro havia 2.295 pacientes aguardando mamografias em Canoas. De lá até o dia 21 de janeiro já foram realizados 1.477 exames, resultando em uma redução de quase 65% da fila neste período.
Estes resultados foram atingidos principalmente com a implementação de medidas para agilizar as formas de contato da Prefeitura com as pacientes e a ampliação de horários dos exames, permitindo a muitas mulheres fazer suas mamografias fora de seu horário típico de trabalho.
“Temos o compromisso com a população de Canoas: vamos zerar a fila das mamografias. Estamos avançando bastante para atingir esse objetivo. É uma questão muito importante para a saúde da mulher”, declarou o prefeito Airton Souza na manhã desta quarta-feira, 22, no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), durante o ato que marcou a entrega dos primeiros resultados de exames do mutirão.
O vice-prefeito de Canoas, Rodrigo Busato, destacou que a redução das filas de espera para exames é uma demanda da população de Canoas e o compromisso da administração municipal é atendê-la. Busato também disse estar satisfeito com a entrega dos primeiros resultados do mutirão.
“Isso nos deixa ainda mais motivados para seguir esse trabalho”, afirmou o vice-prefeito.
Exame humanizado
No HNSG, as mamografias são realizadas na Sala Rosa, um espaço planejado e decorado para oferecer conforto e tranquilidade às pacientes. Segundo a supervisora de Técnicas Aplicadas à Radiologia do HNSG, Janaína Carvalho, é uma forma de humanizar a realização do exames, que ainda assustam um pouco algumas pacientes.
“Muitas não querem fazer, com medo de sentir dor, mas a gente sente só um desconforto. É muito importante fazer a mamografia.”
Segurança para a saúde de Canoas
O secretário municipal da Saúde de Canoas, Eduardo Bermudez, destaca que o mutirão de mamografias abrange mais do que apenas os exames em si. É também um esforço para agilizar consultas antes e depois do exame e os procedimentos que forem necessários à paciente de acordo com o resultado da sua mamografia.
“Esse mutirão é um primeiro passo para a redução das filas em Canoas. Deveremos ter um fechamento em cerca de duas semanas”, diz Bermudez, sobre a expectativa de zerar a fila nos próximos dias e manter as mamografias acontecendo sem espera para as pacientes a partir daí. “Nós vamos acelerar, vamos dar segurança à saúde.”
Saúde
Prefeitura anuncia nomes dos diretores técnicos dos hospitais de Canoas
Hospital Nossa Senhora das Graças
Hospital de Pronto Socorro
Hospital Universitário
- Geral5 dias atrás
Prefeitura de Canoas alerta população sobre golpe de e-mails falsos alegando irregularidades no alvará
- Geral1 semana atrás
Prefeitura anuncia reposição salarial de 4,83% a servidores públicos em parcela única ainda em janeiro
- Geral1 semana atrás
Prefeito Airton Souza envia ajuda para Itapema/SC após enchentes
- Transporte1 semana atrás
Prefeitura busca recursos federais para renovar frota de ônibus de Canoas
- Esporte1 semana atrás
Fuga da Ilha do Presídio reúne atletas em maratona aquática e ações socioambientais
- Esporte1 semana atrás
Canoas será sede de etapa regional do Campeonato Brasileiro de Judô
- Saúde5 dias atrás
Secretaria da Saúde de Canoas recebe Troféu Compromisso Social da SAS Brasil
- Geral5 dias atrás
Defesa Civil de Porto Alegre apresenta totens e Centro de Monitoramento e Alerta a subprefeituras