Educação
Secretaria da Educação se reúne com Instituições de Ensino Superior para debater retorno de aulas

Nesta quarta-feira, 29, a Secretaria da Educação (Seduc) se reuniu com representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) e com o Fórum Estadual de Formação dos Profissionais da Educação Básica (Forprofe – RS) para debater ações que contribuam para a retomada das atividades escolares.
No encontro, que ocorreu de forma remota, foi apresentado um panorama da situação das escolas da Rede Estadual e a viabilidade de atuação das universidades, por meio de suporte técnico, didático e de infraestrutura, com o aproveitamento dos espaços ociosos das instituições.
A secretária da Educação, Raquel Teixeira, destacou que o momento é de adaptação.
“Sabemos que 77% da comunidade escolar já está atuando com foco no acolhimento. Estamos trabalhando com psicólogos, uma equipe da Associação da Pedagogia de Emergência, Núcleo de Cuidado e Bem-Estar e mais de 600 pessoas formadas para criar um ambiente seguro e acolhedor nas escolas”, disse.
A titular da pasta também reforçou a necessidade de intensificar os conhecimentos socioemocionais e ambientais nos currículos escolares.
Na ocasião, o presidente da Associação de Escolas Superiores de Formação de Profissionais do Ensino do Rio Grande do Sul (Aesufope), Sérgio Franco, abordou a elaboração de medidas para diminuir a evasão escolar, principalmente no Ensino Médio.
Também sugeriu aulas comunitárias fora dos espaços tradicionais e atuação dos alunos de licenciaturas junto aos professores da Rede, entre outras iniciativas.
Educação
Escolas municipais de Canoas são contempladas com doação de livros de educação financeira

Um total de 20 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) da rede municipal de ensino serão contempladas com a doação de livros por meio de uma parceria apoiada pela iniciativa privada.
Na quarta-feira, 19, a EMEF Arthur Pereira de Vargas, do bairro Harmonia, foi a primeira a receber os títulos da coleção Pé-de-Meia: Economia que se aprende criando. Foram entregues três kits, que somam 18 livros, na unidade de ensino contemplada pelo projeto patrocinado pela empresa de soluções financeiras Rands.
“Estamos aqui na EMEF Arthur Pereira de Vargas para fazer a entrega dos livros da coleção e nosso objetivo, como patrocinadores, é realmente fazer a doação desses exemplares para as escolas atingidas pela enchente”, disse a representante da Rands, Thaís Tomiello.
Promovido por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, o Pé-de-Meia une produção artística e educação financeira por meio de livros e oficinas voltadas a professores, educadores e alunos. De autoria da escritora Vivi Costa, com ilustrações de Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso, a coleção possui três volumes e ambos destinados ao público pré-adolescente, de 11 a 14 anos.
Educação
Mais 138 vagas de Educação Infantil são abertas em Canoas

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), confirmou 138 novas vagas para a Educação Infantil em escolas privadas credenciadas. A ampliação está sendo viabilizada mediante a compra de vagas junto a instituições privadas que prestam serviços no atendimento desse público.
Os sorteios das vagas entre os inscritos estão previstos para os dias 20 e 21 de março, enquanto o chamamento deve acontecer na última semana de março.
Educação
Carreta Digital oferece cursos de tecnologia e inovação para alunos de baixa renda de Canoas

As aulas dos cursos gratuitos do projeto Carreta Digital no município tiveram início na segunda-feira, 10. As qualificações voltadas para alunos de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social acontecerão nas instalações do veículo itinerante estacionado na EMEF David Canabarro, no bairro Mathias Velho. A previsão é que a unidade móvel também visite ainda outras EMEFs da rede municipal de ensino.
O projeto utiliza um ambiente físico real e imersivo, conhecido como Espaço Maker, equipado com materiais de alta tecnologia que os alunos podem explorar de maneira prática. Toda a estrutura fica dentro da carreta que percorre diferentes regiões do país, sempre proporcionando que aulas presenciais aconteçam, periodicamente, em locais que muitas vezes têm pouco ou nenhum acesso a esse tipo de recurso educacional.
“O primeiro dia de aulas foi bem legal. Eu fiquei muito feliz por que dava para ver o brilho nos olhos das crianças. Os cursos são bem atuais e já garantem um certificado para os participantes”, descreve o instrutor e professor de desenvolvimento de jogos, Émerson Rodrigues.
Em Canoas, o projeto está com turmas nos cursos de manutenção de celular, montagem e configuração de PC Gamer (computador de alto desempenho) e robótica. Cada um deles possui carga horária de dez horas de aulas práticas presenciais e 20 horas de aulas online. Os participantes possuem idade a partir de 13 anos e estão matriculados do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
A Carreta Digital é um inovador projeto de capacitação itinerante executado pela Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), uma organização dedicada a promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação educacional no Brasil.
Com o apoio do Ministério da Comunicação, a Carreta Digital leva educação tecnológica de ponta diretamente às comunidades e escolas públicas, oferecendo cursos em robótica, computação e outras disciplinas essenciais para o futuro. Em Canoas, a proposta ainda possui a cooperação da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas (CanoasTec).
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Prefeitura de Canoas anuncia início das obras do Muro da Cassol
- Emprego1 semana atrás
Caravana do Emprego oferta vagas em empresa de logística em Canoas na segunda-feira, 17
- Educação1 semana atrás
Mais 138 vagas de Educação Infantil são abertas em Canoas
- Geral1 semana atrás
CICS Cacnoas parabeniza gestão municipal de Canoas por instalação de empresa no município
- Economia1 semana atrás
BRDE alcança R$ 278,7 milhões em novos financiamentos durante Expodireto 2025
- Habitação5 dias atrás
Prefeitura assina autorização do início de obras da construção do Residencial Jacuí
- Geral1 semana atrás
Comissão da Câmara dos Deputados visita dique em Canoas
- Clima1 semana atrás
Defesa Civil do RS alerta para chuva e vento fortes com raios nesta segunda-feira