Clima
Chuva volta nesta quinta-feira, mas sem chances de novo repique da enchente

Canoas deve começar a quinta-feira, 23, com o retorno da instabilidade. Segundo o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil de Canoas (Eclima), há indícios de chuva forte, com volumes altos, que podem ocasionar transtornos.
Conforme a meteorologia, uma frente fria será responsável por trazer chuva forte, ventos, raios, trovoadas e risco de temporais localizados. Pode ocorrer inclusive a queda de granizo.
A meteorologista da MetSul Meteorologia, Estael Sias, destaca os volumes estimados a partir das projeções meteorológicas. “Os sistemas apontam um prognóstico de acumulados entre 20 a 40 milímetros, e pontualmente, com até 50 milímetros, em alguns bairros. É possível ocorrer um pico de 15 a 25 milímetros e depois segue chovendo”, destaca.
Segundo ela, as precipitações não devem implicar em um novo repique da enchente nos próximos dias. Entretanto, os níveis do Guaíba e Rio do Sinos poderão subir por conta do ingresso de vento Sul, com forte intensidade, no período de sexta para sábado.
Estael alerta que a temperatura voltará a ter mudanças após o calor desta quarta-feira, 22. “A sensação de frio retorna com a passagem dessa frente fria. As marcas despencam na sexta-feira em um dia úmido, com chuva fraca e muito vento. As rajadas serão geladas e no quadrante Sul/ Sudoeste”, acrescenta.
Na sexta-feira, 24, o tempo fica instável e frio novamente, com previsão de pouca oscilação térmica. Pela manhã, a mínima será de 10°C, e a máxima deverá chegar aos 15°C, à tarde.
Clima
Defesa Civil emite novo alerta para ciclone extratropical com atuação no interior do RS

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual emitiu um aviso meteorológico alertando para o aprofundamento de uma área de baixa pressão que deve dar origem a um ciclone extratropical no Uruguai, com reflexos diretos no Rio Grande do Sul. O fenômeno deve favorecer a ocorrência de tempestades entre sexta-feira, 9, e sábado, 10.
De acordo com a Defesa Civil, na sexta-feira, 9, especialmente durante a tarde, há previsão de temporais severos em praticamente todo o Estado. As instabilidades podem provocar chuva forte em curto período de tempo, rajadas de vento intensas e queda de granizo de forma isolada. O risco é maior nas regiões Centro e Oeste, onde os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 milímetros em até 6 horas e os ventos podem superar 90 km/h. Os volumes diários de precipitação devem variar entre 15 e 60 milímetros, com pontos que podem alcançar até 120 milímetros.
No sábado, 10, a previsão indica a ocorrência de temporais isolados em quase todo o Rio Grande do Sul, com exceção do Extremo Oeste. A chuva pode ser localmente intensa, acompanhada de rajadas de vento fortes. Os acumulados previstos ficam entre 15 e 60 milímetros por dia, podendo chegar a 90 milímetros em áreas pontuais.
Para o domingo, 12, a tendência é de que os temporais isolados se concentrem apenas nas regiões Norte e Nordeste do Estado. Nas demais áreas, a previsão é de chuva fraca a moderada, com tempo mais estável no Oeste. Os acumulados devem permanecer abaixo de 50 milímetros ao longo do dia.
A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os avisos oficiais e adotar medidas de prevenção diante do risco de eventos meteorológicos severos.
Clima
Defesa Civil emite novo alerta para instabilidade em todo o RS com chance de temporais no Interior

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual emitiu um aviso meteorológico alertando para a ocorrência de temporais no Rio Grande do Sul entre sábado, 27, e domingo, 28, em razão do avanço de uma frente fria sobre o Estado.
De acordo com o órgão, há previsão de tempestades isoladas com chuva forte a pontualmente intensa, queda de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 90 km/h.
No sábado, 27, os temporais devem se formar inicialmente nas regiões da Campanha, próximo à fronteira com o Uruguai, e no Sul. Ao longo da manhã, as instabilidades avançam sobre a Campanha, Sul, Costa Doce e Litoral Médio, com possibilidade de chuva intensa e granizo isolado. Já durante a tarde e a noite, as tempestades se espalham para as demais regiões gaúchas, mantendo o risco de ventos fortes e granizo.
Os acumulados de chuva previstos para o sábado variam entre 20 e 75 milímetros por dia, com volumes pontuais que podem ultrapassar os 100 milímetros em áreas da Campanha, Centro e Sul do Estado. Em alguns pontos, a chuva pode superar 80 milímetros em apenas três horas.
No início da madrugada de domingo, 28, ainda há condição para tempestades no Oeste e nas Missões. A partir da tarde, os temporais voltam a ganhar força nessas regiões e avançam em direção ao Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre e áreas da metade Norte. Nessas localidades, há risco de chuva intensa, rajadas de vento acima dos 90 km/h e queda de granizo.
Para o domingo, os acumulados devem oscilar entre 20 e 75 milímetros por dia, com volumes pontuais de até 90 milímetros no Oeste, Missões, Noroeste e Centro. Assim como no sábado, há possibilidade de acumulados superiores a 80 milímetros em curto período.
A Defesa Civil também aponta que, na tarde da segunda-feira, 29, temporais isolados com chuva forte e queda de granizo podem retornar às regiões Noroeste e Norte, com acumulados entre 20 e 40 milímetros, podendo chegar a 75 milímetros em pontos isolados do Norte.
Ao final do período do aviso, os acumulados totais de chuva no Estado devem variar entre 20 e 120 milímetros, podendo ultrapassar os 150 milímetros no Oeste, Missões, Noroeste, Centro e em áreas da Costa Doce e da Campanha.
Clima
Ciclone deve atingir o Rio Grande do Sul nas próximas horas, alerta a Defesa Civil

A Defesa Civil divulgou boletim meteorológico alertando para a previsão de instabilidade climática em Canoas nas próximas horas, com risco de chuva, descargas elétricas, ventos fortes e possibilidade de granizo isolado. O cenário exige atenção da população, especialmente em função do avanço de um ciclone.
Para a tarde desta segunda-feira, 8, há possibilidade de chuva rápida e localizada, provocada pelo forte calor, com temperaturas que podem chegar a 33°C. O acumulado previsto é de até 8 milímetros, com chance de descargas elétricas e ocorrência pontual de granizo. Em alguns bairros, o tempo pode mudar de forma repentina, com escurecimento do céu. Durante a noite, a tendência é de cessar a chuva.
Na madrugada de terça-feira, 9, a previsão indica chuva fraca. Ao longo da manhã e da tarde, o tempo segue instável, com acumulado estimado em cerca de 60 milímetros. Há risco de descargas elétricas, possibilidade de granizo isolado principalmente no período da tarde e rajadas de vento que podem variar entre 80 e 85 km/h.
Para a quarta-feira, 10, o tempo apresenta maior estabilidade e não há risco de granizo. No entanto, ainda estão previstos cerca de 20 milímetros de chuva. O vento passa a soprar de sudoeste, com rajadas que podem atingir até 100 km/h, em razão do ciclone já posicionado no oceano.
A Defesa Civil informa que o monitoramento das condições climáticas é contínuo, funcionando 24 horas por dia. Qualquer alteração significativa no cenário meteorológico será comunicada imediatamente por meio dos canais oficiais.
Oportunidade4 dias atrásCâmara de Canoas abre inscrições para seleção de estagiários de nível médio, técnico e superior até 22 de janeiro
Geral1 semana atrásComeçam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Educação5 dias atrásDivulgado o 1º chamamento de 2026 para matrícula na etapa creche, em Canoas

Política1 semana atrásCâmara de Cachoeirinha aprova impeachment do prefeito e do vice após sessão de 12 horas

Educação7 dias atrásCanoas divulga lista de classificados do concurso para professores da rede municipal

Política6 dias atrásFelipe Martini assume como secretário adjunto de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS
Fazenda1 semana atrásIPTU 2026: hoje é o último dia para pagar cota única com desconto de até 15% em Canoas

Desenvolvimento6 dias atrásEstado efetua primeiro pagamento a famílias atendidas pelo Programa Família Gaúcha































































