Clima
Projeto de lei sobre adaptação a mudanças climáticas é aprovado no Senado

O Senado Federal aprovou, na noite da quarta-feira, 15, um Projeto de Lei que estabelece regras para a elaboração de planos de adaptação às mudanças climáticas.
Aprovado no plenário em votação simbólica, o texto substitutivo foi apresentado pelo relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Jaques Wagner (PT-BA). Como houve modificações, a proposta foi enviada à Câmara dos Deputados para nova análise.
O texto reúne diretrizes para a gestão e a redução do risco climático, a partir da adoção de medidas econômicas e socioambientais com o objetivo de adaptar os sistemas produtivos e de infraestrutura. A proposta determina a elaboração de um plano nacional de adaptação à mudança do clima, que deverá ser elaborado em até um ano e orientará planos estaduais e municipais.
Além de alinhados à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, os planos deverão fomentar a agricultura de baixo carbono e garantir segurança alimentar, nutricional, hídrica e energética.
No relatório, Wagner destaca a urgência apontada pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas para medidas que garantam a segurança aos sistemas naturais e humanos.
O projeto, de autoria da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), foi aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro de 2022. No Senado, foi modificado na Comissão de Meio Ambiente e posteriormente na CCJ.
A proposta será ainda revisada pela Câmara dos Deputados para análise das alterações. Se aprovado, o texto será enviado à sanção presidencial.
Clima
Rio Grande do Sul terá semana de extremos: calor de 36°C, temporais e chegada de ar polar

O Rio Grande do Sul terá uma semana marcada por calor, chuva e mudanças nas condições do tempo. A previsão indica temperaturas elevadas no início do período, com máximas de até 36°C nesta segunda-feira, 17, além de possibilidade de temporais, granizo e rajadas de vento de até 80 km/h.
O calor começou a ganhar força ainda no domingo, 16, e deve permanecer na segunda-feira. A atuação de um bloqueio atmosférico dificulta o avanço do ar frio sobre a Região Metropolitana, Serra e Litoral Norte. As temperaturas mínimas devem ficar em torno de 13°C.
Entre segunda-feira, 17, e quarta-feira, 19, Oeste, Campanha e Zona Sul devem concentrar os maiores períodos de instabilidade. Há previsão de chuva, descargas elétricas, vento forte e possibilidade de granizo. Os acumulados podem variar de 10 a 80 milímetros, com volumes pontuais de até 150 milímetros na região Sul.
Na quarta-feira, o bloqueio atmosférico começa a perder força, favorecendo o avanço de uma nova frente fria. As pancadas de chuva devem aumentar principalmente no Oeste e na Campanha. Na Zona Sul, Região Metropolitana, Serra e Costa Doce, a chuva tende a ocorrer de forma mais isolada.
A passagem da frente fria também deve provocar uma queda nas temperaturas. A mudança será mais acentuada entre quinta e sexta-feira, 21, quando uma massa de ar polar deve avançar sobre o Estado.
Com o ar frio, a chuva perde força e o tempo firme começa a retornar ao Rio Grande do Sul. A tendência é de estabilidade ao longo do próximo fim de semana, porém com temperaturas mais baixas.
Clima
Seis rios seguem acima da cota de inundação em municípios do Rio Grande do Sul

Dados do Serviço Geológico Brasileiro (SGB) indicam que seis rios permanecem acima da cota de inundação em ao menos 11 municípios gaúchos. A atualização foi divulgada às 7h desta quarta-feira, 29.
Conforme o levantamento, as medições registradas são:
* Rio Caí, em Caxias do Sul: 4,98 metros (cota de inundação: 4,70 metros);
* Rio Caí, em São Sebastião do Caí: 10,80 metros (cota: 10 metros);
* Rio dos Sinos, em São Leopoldo: 4,74 metros (cota: 4,50 metros);
* Rio Jacuí, em Dona Francisca: 8,57 metros (cota: 7,50 metros);
* Rio Gravataí, em Gravataí: 4,80 metros (cota: 4,75 metros);
* Rio Taquari, em Encantado: 12,20 metros (cota: 12 metros);
* Rio Taquari, em Estrela: 21,73 metros (cota: 19 metros);
* Rio Taquari, em Lajeado: 21,90 metros (cota: 19 metros);
* Rio Uruguai, em Uruguaiana: 9,16 metros (cota: 8,50 metros);
* Rio Uruguai, em São Borja: 9,08 metros (cota: 9 metros);
* Rio Uruguai, em Itaqui: 9,08 metros (cota: 8,30 metros).
Clima
Novo alerta vermelho do INMET prevê tempestades no RS até quarta-feira, 29

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta vermelho de grande perigo para tempestades no Rio Grande do Sul. O aviso iniciou às 10h desta terça-feira, 28, e segue válido até as 12h de quarta-feira, 29.
O alerta abrange municípios das regiões Metropolitana de Porto Alegre, Centro Oriental Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Nordeste Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Sudeste Rio-grandense e Sudoeste Rio-grandense.
Segundo o INMET, há previsão de chuva intensa, com volumes superiores a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia, além de ventos superiores a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
O aviso indica risco de grandes danos em edificações, queda de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e transtornos em áreas urbanas e rurais.
Durante o período de vigência do alerta, o instituto orienta que a população evite áreas abertas durante tempestades, não permaneça próxima a árvores, placas de publicidade e estruturas que possam ser afetadas pelos ventos fortes. Também recomenda desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, quando houver segurança para isso.
Em caso de emergência, a orientação é acompanhar as atualizações dos órgãos oficiais e seguir as orientações da Defesa Civil de cada município.

Previdência1 semana atrásPrevidência Social amplia lista de condições que dispensam carência no auxílio por incapacidade temporária

Policial4 dias atrásMenina de 11 anos desaparecida em Canoas é localizada pela Polícia Civil
Policial1 semana atrásIdosa de 70 anos perde mais de R$ 37 milhões em golpe com falsa plataforma de investimentos no RS

Educação1 semana atrásCâmara de Canoas aprova contratação temporária de até 171 Técnicos de Educação Básica

Cultura1 semana atrás49ª edição reúne agropecuária, tecnologia e negócios em Esteio e ocorre de 29 de agosto a 6 de setembro

Educação1 semana atrás2ª edição do Prêmio Professor Destaque de Canoas terá 15 vencedores e prêmio de R$ 3 mil
Política1 semana atrásOperação do MP investiga vereadores de Pelotas por suspeita de rachadinha e outros crimes

Sem categoria1 semana atrásTRE-RS reverte pedido de cassação e mantém prefeita Jussara Caçapava e vice Mano nos cargos em Cachoeirinha
































































