Cultura
Protagonistas do Vale do Sinos homenageia mulheres inspiradoras de Canoas e região por meio de quadrinhos

O projeto Protagonistas do Vale do Sinos, desenvolvido pela produtora cultural e editora Simples Assim, de Novo Hamburgo, foi lançado oficialmente no dia 23 de novembro.
O evento, que reuniu mais de 100 pessoas, aconteceu no Espaço Cosmos, na Feevale, e contou com a participação da equipe envolvida, patrocinadores, imprensa, além de familiares das homenageadas.
Com uma proposta inédita, o projeto reúne narrativas inspiradoras de 10 mulheres da região do Vale do Sinos que se destacaram em diversas áreas, como Isabel Cristina Genelici, de Canoas. Elas tiveram suas trajetórias de vida transformadas em histórias em quadrinhos (HQs) criadas por 10 duplas de escritoras e ilustradoras. No evento, foi lançada ainda a música
“A força vai permanecer”, criada pela escritora Nana Bernardes exclusivamente para o projeto.
A historiadora Priscilla Almaleh, responsável pelo levantamento histórico dos perfis das protagonistas, falou sobre a importância de registrar a trajetória dessas mulheres tão importantes para a região do Vale do Sinos.
“De que perspectivas olhamos o passado? De que passado estamos falando? Um passado que por muito tempo foi contado por homens brancos que estavam nos espaços de poder. Agora, com o Protagonistas, podemos revelar uma outra perspectiva, de mulheres que foram exemplos de resistência, que foram contra, que revolucionaram, para ocupar seu espaço. Foi um prazer e uma grande responsabilidade contar essas histórias, entrar nas casas desses familiares”, comentou.
A jornalista e cartunista Fabiane Langona também esteve presente no evento e participou do processo de produção dos quadrinhos, como consultora técnica.
“O Protagonistas do Vale é maravilhoso porque é intergeracional. Envolveu as gerações dessas mulheres, a minha, a das ilustradoras”, disse.
“Ver cada artista se desenvolver, com seu traço e seu estilo, e transformar os registros fotográficos dessas mulheres em ilustração é um trabalho complexo. Nossa ideia foi levar a linguagem da HQ para a região, pois é uma linguagem que aproxima, é mais leve”, complementou Fabiane, que também foi a responsável por um workshop oferecido para as escritoras e ilustradoras do projeto.
Está prevista a distribuição gratuita de três mil coleções do Protagonistas do Vale do Sinos, contendo um exemplar de cada HQ em escolas, bibliotecas e instituições em áreas de vulnerabilidade social.
Ao todo, serão 30 mil HQs distribuídas. Uma versão online também estará disponível através do instagram do projeto (@protagonistasdovale)
Além disso, o projeto contará ainda com bate-papos que serão realizados com as escritoras e ilustradoras em instituições da região. A ação está prevista para o próximo ano.
Saiba quem são todas as homenageadas
O projeto Protagonistas do Vale do Sinos contempla 10 mulheres de oito cidades da região. Saiba quem são:
- Alaídes Haubert – São Leopoldo
- Maria Emília de Paula – São Leopoldo
- Edith Kieling – Dois Irmãos
- Ella Einsfield – Novo Hamburgo
- Nair Lara de Oliveira (Vó Nair) – Novo Hamburgo
- Eva Karnal Johann – Esteio
- Dalva Therezinha Theisen – Ivoti
- Jacobina Mentz Maurer – Sapiranga
- Isabel Cristina Genelici – Canoas
- Marlise Saueressig – Campo Bom
Cada HQ foi produzida por uma dupla composta por uma ilustradora e uma escritora da região do Vale do Sinos, são elas:
Ilustradoras:
Aline Meirelles, Ariadne Decker, Bia Cremonini, Gabi Maidana de Oliveira, Lorena Toniolo, Naine Gomes da Silva, Nicky Silva, Raquel da Silva, Renata Duprat e Tábata da Costa Davila.
Escritoras:
Andréia Schefer, Aline Cunha Silva, Daniela Rosa, Franciele Strack, Indiara Tainan, Márcia Funke Dieter, Milene Barazzetti, Maria Eduarda Andára Fagundes, Nana Bernardes e Simone Saueressig
O projeto Protagonistas do Vale do Sinos (PRONAC: 2122470) conta com patrocínio master da STIHL, patrocínio da Gedore Brasil, Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Sinoscar e TFL do Brasil, copatrocínio da UP Química e realização da Simples Assim e Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Cultura
Sandro Luiz une música e espiritualidade em Canoas

O cantor Sandro Luiz ministrou, na noite de 9 de outubro, a palestra “Espiritualidade e Musicalidade”, na Associação Universalista Luz de Aruanda, em Canoas. O encontro reuniu trabalhadores da instituição para um momento de troca de conhecimentos e reflexão sobre a relação entre música, fé, ancestralidade e espiritualidade.
Durante a atividade, o artista compartilhou experiências e conhecimentos sobre a importância da musicalidade nas práticas espirituais, destacando o canto e o ritmo como formas de expressão da fé e de conexão com a ancestralidade.
A palestra contou com a presença de Jake Caldart, dirigente espiritual da associação, que recebeu o cantor na instituição. A iniciativa integra a proposta da entidade de promover ações voltadas à espiritualidade, à cultura, à valorização da ancestralidade e ao desenvolvimento de projetos sociais em benefício da comunidade.
A visita de Sandro Luiz a Canoas também antecede a realização do espetáculo “Um Passeio pela Madrugada – Exus & Pombagiras”, previsto para domingo, 11 de outubro, no Clube Tradição, no município.
A apresentação propõe uma experiência artística que reúne música, espiritualidade e ancestralidade, com repertório dedicado à força e à simbologia de Exus e Pombagiras.
O cantor e a organização convidam o público de Canoas, Porto Alegre e demais municípios da Região Metropolitana a participar do evento, que promete uma noite marcada por música, tambores, emoção e celebração da cultura de matriz afro-brasileira.
Cultura
Semana Farroupilha de Esteio chega aos últimos dias com shows e atrações no Assis Brasil

A Semana Farroupilha de Esteio segue com programação nesta sexta-feira (25) e sábado (26), último dia do evento, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB).
Nesta sexta-feira, estão previstos o Concurso de Cucas, às 19h, seguido pelos shows de Cardeal Missioneiro, às 20h, e do Projeto Taureando, às 21h30. Às 23h, ocorre o baile com Eco do Minuano & Bonitinho.
No sábado, a programação começa às 10h, com o Concurso de Bodoque. Às 12h, será realizado o Concurso de Comida Campeira. A Missa Crioula está marcada para as 17h, seguida pela entrega das premiações, às 17h30.
À noite, haverá apresentações de Pedro Ernesto Denardin, às 20h, e Os Fagundes, às 21h30. O último baile do evento será com Tchê Garotos, às 23h.
A entrada é mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. O acesso ao PEEAB ocorre pelo Portão 7, na Avenida Celina Kroeff. O estacionamento é gratuito.
Cultura
Sandro Luiz se apresenta em Canoas em show beneficente para a Associação Luz de Aruanda

O cantor Sandro Luiz se apresenta em Canoas no dia 11 de outubro, no Clube Tradição, com o espetáculo “Um Passeio pela Madrugada – Exus & Pombagiras”. O evento terá caráter beneficente e será realizado em apoio à Associação Universalista Luz de Aruanda, instituição que desenvolve ações sociais no município.
Os portões serão abertos às 17h, com apresentação do DJ Mini Pietro. O show de Sandro Luiz está previsto para as 20h.
A Associação Luz de Aruanda realiza ações de assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo arrecadação e distribuição de alimentos e apoio a projetos voltados
a crianças, jovens, mulheres e idosos. Segundo a organização, as iniciativas alcançam direta e indiretamente mais de 5 mil pessoas.
O público que participar do evento também poderá contribuir com 1 quilo de alimento, que será destinado às ações sociais da instituição.
Música e cultura afro-brasileira
Sandro Luiz é conhecido por trabalhos ligados à música de temática espiritual e às tradições de matriz africana. Em Canoas, o espetáculo terá como tema Exus e Pombagiras e reunirá músicas de sua trajetória. A iniciativa busca associar a apresentação artística à arrecadação de recursos e alimentos para a manutenção das atividades sociais da associação.
Os ingressos estão disponíveis pela Sympla, na Associação Universalista Luz de Aruanda e com a organização do evento.

Transporte6 dias atrásTrensurb interrompe circulação em 12 estações entre Canoas e Novo Hamburgo no domingo, 18

Dia das Crianças1 semana atrás36ª Expoaer reúne cerca de 55 mil pessoas e celebra o Dia das Crianças em Canoas

Fiscalização2 dias atrásProcon fiscaliza unidade da RGE em Canoas após denúncia sobre atendimento prioritário

Política1 semana atrásEduardo Leite e Zucco iniciam transição de governo no RS com instalação de escritório

Habitação6 dias atrásBOLD Incorporadora projeta R$ 1 bilhão em novos empreendimentos e prevê quatro projetos em Canoas

Segurança Pública6 dias atrásGuarda Municipal e Brigada Militar realizam operação conjunta em bairros de Canoas

Serviços6 dias atrásNova Santa Rita inaugura primeiro Procon Municipal na próxima segunda-feira, 19

Feira do Livro 20266 dias atrás41ª Feira do Livro de Canoas começa neste sábado com programação gratuita na Praça da Bandeira


























































