Esporte
Campeonatos para jovens e veteranos começam neste domingo em Cachoeirinha

Duas competições de futebol amador têm início neste domingo, 21, em Cachoeirinha.
Os dois torneios são organizados pela Prefeitura de Gravataí como forma de incentivar o esporte entre jovens, adultos e idosos.
Sub-13
O Campeonato Municipal Sub-13 2024 será disputado por oito equipes, divididas em duas chaves com quatro equipes cada, que jogarão entre si dentro do grupo. O Grupo A é composto por Tiaraju, Relíquias, Ponte Preta e AJB. Já o Grupo B tem a presença do Onze Unidos, Juventude, Amopam e Esperança.
Os dois melhores colocados de cada grupo avançam às semifinais e se enfrentam da seguinte forma: 1º do A x 2º do B e 1º do B x 2º do A. A final deve ser realizada no dia 26 de maio.
Master
O Campeonato Municipal Flash Sports Master 50, por sua vez, é disputado apenas por atletas com mais de 50 anos de idade. Serão seis equipes: Tiaraju (campeão em 2023), Gaúcho, Juventude, Comercial, Ponte Preta e Onze Unidos.
As equipes jogam entre si, em chave única, e os quatro primeiros avançam às semifinais, que seguem a fórmula clássica (1º x 4º e 2º x 3º).
Confira os jogos já previstos para as competições
AGENDA
Campeonato Municipal Sub-13 2024
1ª rodada – 21 de abril – 09h15
Tiaraju x Relíquias – Campo da Ponte Nova
Ponte Preta x AJB – Campo da Ponte Preta
Juventude x Onze Unidos – Campo do Esperança
Amopam x Esperança – Campo do Amopam
2ª rodada – 28 de abril – 09h15
Ponte Preta x Tiaraju – Campo da Ponte Preta
Esperança x Onze Unidos – Campo do Esperança
Amopam x Juventude – Campo do Amopam
10h15 – Relíquias x AJB – Campo do Amopam
3ª rodada – 05 de maio – 09h15
Tiaraju x AJB – Campo da Ponte Nova
Ponte Preta x Relíquias – Campo da Ponte Preta
Amopam x Onze Unidos – Campo do Amopam
Esperança x Juventude – Campo do Esperança
Campeonato Municipal Flash Sports Master 50
1ª rodada – 21 de abril – 10h15
Tiaraju x Gaúcho – Campo do Amopam
Juventude x Comercial – Campo do Esperança
Ponte Preta x Onze Unidos – Campo da Ponte Preta
2ª rodada – 28 de abril – 10h15
Tiaraju x Juventude – Campo do Esperança
Comercial x Onze Unidos – Campo do Canarinho
Ponte Preta x Gaúcho – Campo da Ponte Preta
3ª rodada – 05 de maio – 10h15
Tiaraju x Comercial – Campo do Canarinho
Onze Unidos x Gaúcho – Campo do Amopam
Ponte Preta x Juventude – Campo da Ponte Preta
4ª rodada – 19 de maio – 10h15
Ponte Preta x Tiaraju – Campo da Ponte Preta
Onze Unidos x Juventude – Campo do Esperança
Gaúcho x Comercial – Campo do Canarinho
5ª rodada – 26 de maio – 10h15
Ponte Preta x Comercial – Campo da Ponte Preta
Juventude x Gaúcho – Campo do Amopam
Tiaraju x Onze Unidos – Campo do Esperança
Esporte
Canoas une saúde, movimento e solidariedade no Dia do Desafio 2025

Nesta quarta-feira, dia 28 de maio, Canoas entra no ritmo do Dia do Desafio (DDD) 2025, com uma programação vibrante e variada promovida pelo Sesc Canoas e parceiros locais.
A data, dedicada à valorização da atividade física e à promoção da saúde, também reforça o compromisso com a solidariedade, mobilizando instituições, empresas, escolas e a comunidade em geral. A programação esportiva inicia já no dia anterior, 27 de maio, às 20h30, com o Circuito de Bike, reforçando o convite para que toda a cidade participe do movimento.
Ao longo do dia 28, o Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) recebe uma intensa sequência de atividades físicas ao público, começando às 9 horas com a Recreação Babinho e uma Caminhada Orientada. A programação segue com uma diversidade de modalidades, incluindo ginástica laboral, step, pilates solo, funcional, handebol, defesa pessoal, crossfit, HIT, dança e ginástica rítmica.
O Desafio das Esteiras, com uma esteira ativa das 7h às 18h, incentiva os participantes a superarem seus próprios limites. Crianças também têm espaço garantido no Circuito Kids, a partir das 16h.
Ginásticas laborais serão realizadas em empresas parceiras da região, reforçando a importância do movimento no ambiente de trabalho. Às 15h, a cidade será surpreendida por um FlashMob, uma intervenção divertida que convida todos a dançar juntos, também em frente ao Sesc Canoas. A agenda completa pode ser conferida a seguir.
A solidariedade é uma das marcas mais fortes do Dia do Desafio em Canoas. Através da campanha Desafio Solidário, promovida pelo programa Sesc Mesa Brasil, a cidade se mobiliza na arrecadação de litros de leite, que serão destinados a instituições sociais.
A coleta será realizada em parceria com diversos supermercados e entidades locais, como Prefeituras de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita, Brigada Militar, Base Aérea, Pestalozzi, Ulbra Canoas, Colégio Concórdia, Ipuc Canoas e Fort Atacadista Canoas, das 9h às 18h. Ainda como parte da campanha solidária, atletas da Associação Esporte+ farão doação de sangue no Hospital Universitário da Ulbra.
Sobre o DDD
O Dia do Desafio foi criado nos anos 80, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e hábitos saudáveis. Coordenado no Brasil pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA (The Association For International Sport for All) e conta com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO.
Em sua essência, ele é um movimento comunitário que acontece nas últimas quartas-feiras de maio, envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes a praticarem ao menos 15 minutos de atividade física no dia.
Em 2025, centenas de atividades especiais estão sendo preparadas em todo o Rio Grande do Sul para o dia 28 de maio. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/
27/05 (terça-feira)
- Unidade do Sesc Canoas
20h30 – Circuito de Bike
28/05 (quarta-feira)
Unidade do Sesc Canoas
- 7h às 18h – Desafio das Esteiras
- 9h às 18h – Desafio Solidário – Arrecadação de doações de leite
- 9h – Recreação Babinho
- 9h – Caminhada Orientada
- 10h – Ginástica Laboral – SENAC
- 10h – Step
- 11h – Pilates Solo
- 12h – Funcional
- 13h – Handebol
- 14h – Defesa Pessoal
- 15h – Crossfit
- 15h – FlashMob
- 16h – Circuito Kids
- 16h – HIT
- 17h – Ginástica Rítmica
- 18h – Dança
Esporte
Seleção é aberta para escolher projetos em Canoas que promovam o esporte local

Nesta segunda-feira, 19, foi publicado, no Diário Oficial do Município de Canoas, o Edital N° 119/2025, que torna público o Chamamento para selecionar projetos de execução e organização de eventos oficiais por Ligas Esportivas e Entidades Esportivas filiadas à Federações Esportivas, que promovam o desenvolvimento do esporte local e a representatividade de Canoas em eventos de grande relevância.
Inscrições
Os interessados devem se dirigir à Central de Atendimento ao Cidadão – CAC, situada na rua Ipiranga n° 120 – Centro – Canoas. As inscrições acontecem das 8 horas do dia 19/05/2025 às 18 horas do dia 28/05/2025 e demais informações podem ser consultadas por aqui: https://www.canoas.rs.gov.br/
Esporte
Competições Escolares Canoenses iniciam disputa de skate na sexta-feira, 16

Nesta sexta-feira, 16 de maio, será realizada mais uma etapa das Competições Escolares Canoense (CECA) 2025, com provas na modalidade Skate. As atividades acontecem das 8h às 16h, no Parque Eduardo Gomes, localizado na Avenida Guilherme Schell, 3600, bairro Fátima. Participam estudantes de escolas municipais, estaduais, federais e particulares do município.
As provas acontecem nas categorias Mirim, Infantil e Juvenil, nos naipes masculino e feminino. A modalidade de skate foi incluída no CECA em 2018 e, desde então, tem ganhado destaque, impulsionada pela atuação de atletas locais, como a canoense Maria Lúcia, medalhista e integrante da Seleção Brasileira de Skate Street, que estará presente no evento.
Com o objetivo de incentivar a prática esportiva nas escolas, o CECA promove a integração entre os alunos, o fortalecimento da educação e a revelação de novos talentos. Além do skate, a competição contempla outras modalidades, como judô, atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, xadrez, voleibol e hóquei.
“A importância do destaque de Canoas no esporte reforça a representatividade do nosso município na formação de valores e identidade dos nossos estudantes, despertando o interesse pela prática esportiva e competitiva”, afirma o secretário de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira.
- Saúde2 dias atrás
Governo lança ‘Agora tem especialistas’ para ampliar atendimento no SUS
- Canoas6 dias atrás
Refis garante até 100% de desconto em juros e multas para canoenses com dívidas
- Ensino5 dias atrás
Ulbra inaugura escola de aviação e oferecerá cursos de mecânicos e pilotos civis
- Saúde2 dias atrás
HNSG realizará mutirão de proctologia e colonoscopia em junho
- Luto2 dias atrás
Canoas perde Denério Rosales Neumann, aos 81 anos
- Saúde2 dias atrás
Pronto Socorro de Canoas: MP ajuíza ação pedindo provas da regularização das escalas médicas
- ENCHENTE RS2 dias atrás
Famílias do RS afetadas pelas enchentes de 2024 podem solicitar reinstalação gratuita de suas parabólicas digitais até 30 de junho
- Cultura6 dias atrás
40Nós: exposição fotográfica traz a intimidade e o cotidiano de um casal a duas