Conecte-se conosco

header-top







 

21/01/2026
 

Educação

Inscrições para curso de Computação e Robótica Educativa vão até dia 22 em Esteio

Redação

Publicado

em

Estudantes podem se inscrever no curso de Licenciatura em Computação e Robótica Educativa oferecido pelo Polo UAB de Esteio até a próxima segunda-feira, 22. A parceria ocorre em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A formação será oferecida na modalidade a distância, mas com encontros presenciais obrigatórios para atividades acadêmicas ou avaliações.

Para registrar interesse na capacitação, é necessário ler o edital do processo, preencher o formulário online e pagar a taxa de inscrição de R$ 100 (exceto para os isentos, conforme estabelecidos no edital). O curso é gratuito e tem 25 vagas.

A seleção será feita com uma prova presencial de Língua Portuguesa, Matemática e Redação, agendada para o dia 19 de maio, a partir das 9h, em Esteio, em local a ser definido.

A divulgação dos aprovados está prevista para 29 de maio. Mais informações no site do curso.

Mais de 560 alunos formados

Localizada na Rua Alegrete, nº 455, no bairro Parque Amador, a UAB de Esteio opera desde 7 de junho de 2014. Atualmente, são 206 alunos distribuídos em 10 cursos, sendo quatro de licenciatura (Pedagogia, Computação e Robótica Educativa, Ciências e Física) e seis de Especialização (Impactos da Violência na Escola, Gestão Pública Municipal, Ciência é Dez, Artes, Ensino de Filosofia no Ensino Médio e Ciência de Dados na Administração Pública).

Até agora, 565 estudantes concluíram formação em dez cursos de Especialização, cinco de Graduação e três de Extensão, oferecidos em parcerias com instituições como UFRGS, Fiocruz, Furg, UFPEL, Unipampa, IFRS e UFSM.

Além disso, já foram concluídos 14 cursos de Formação Inicial e Continuada, em parceria com o IFSul, ofertados para mais de 2 mil alunos.

Educação

Inscrições para concorrer à direção das escolas da rede municipal de Canoas começam nesta quarta-feira

Redação

Publicado

em

Começam nesta quarta-feira, 21, a partir das 9h, as inscrições para candidatos aos cargos de diretor e vice-diretor nas escolas da rede municipal de Canoas. O prazo segue aberto até as 23h59 do dia 3 de fevereiro. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio de formulário on-line.

No momento da inscrição, o candidato deve indicar se pretende concorrer a uma vaga em Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) ou em Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF). De acordo com o edital, o cargo de vice-diretor é destinado apenas às EMEFs, não sendo previsto para as EMEIs.

O processo seletivo será realizado em quatro etapas. A primeira consiste na participação obrigatória em um curso preparatório para a gestão escolar, com carga horária de 40 horas. A formação será oferecida em formato híbrido, com atividades presenciais e on-line, e exigirá frequência mínima de 80%, equivalente a 32 horas.

A segunda etapa será uma prova de conhecimentos específicos, de caráter eliminatório, marcada para o dia 21 de fevereiro. A avaliação terá 50 questões, elaboradas a partir dos conteúdos trabalhados durante o curso. Para aprovação, o candidato deverá acertar, no mínimo, 30 questões, o que corresponde a 60% da prova.

Na terceira etapa, ocorre a formalização das candidaturas, com a formação das chapas, seguida pelo período de campanha eleitoral, previsto entre os dias 2 e 5 de março. A quarta e última fase será a eleição, marcada para o dia 6 de março, com participação da comunidade escolar. A votação será realizada por voto único, direto e facultativo.

Continuar a ler

Educação

Escolas da rede municipal de Canoas passam por melhorias antes do início do ano letivo de 2026

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Medeiros/PMC

Faltando pouco mais de duas semanas para o início do ano letivo, as escolas da Rede Municipal de Ensino de Canoas passam por uma série de melhorias para receber alunos, professores e famílias. As aulas na rede municipal começam no dia 6 de fevereiro de 2026, envolvendo 44 escolas de Ensino Fundamental e 38 de Educação Infantil.

Ao todo, a rede atende cerca de 30 mil estudantes, sendo aproximadamente 25 mil nas EMEFs e 5 mil nas EMEIs, além de contar com cerca de 2,2 mil profissionais da educação, entre professores, técnicos e equipes de apoio. Durante o período de recesso escolar, as unidades recebem intervenções como pintura, instalação de aparelhos de ar-condicionado, conserto de calçadas e colocação de toldos e coberturas em corredores.

Para a primeira semana de fevereiro, também estão programados serviços de corte de grama e limpeza interna das escolas. Segundo a secretária-adjunta de Educação, Gisele Bervig Martins, o trabalho segue mesmo durante as férias.

“A Educação não para. Enquanto os estudantes aproveitam o período de descanso com suas famílias, as escolas recebem melhorias para garantir um retorno com segurança e qualidade”, afirma.

Entre as instituições que passam por obras está a Escola Municipal de Educação Infantil Alcy Paulo de Oliveira, conhecida como Cica, localizada no bairro Mato Grande. A unidade foi severamente atingida pela enchente de 2024 e agora recebe melhorias definitivas. No local, estão sendo realizadas a troca de azulejos, pintura e a instalação de 25 aparelhos de ar-condicionado, que irão climatizar todas as salas de aula e os espaços administrativos.

Continuar a ler

Educação

Governo do Estado divulga resultado final das promoções do magistério estadual

Redação

Publicado

em

O governo do Estado divulgou nesta terça-feira, 20, o resultado final das promoções do magistério estadual. A lista com os nomes dos contemplados foi publicada no Diário Oficial do Estado. Ao todo, 26.745 professores da rede estadual e especialistas da educação tiveram progressão confirmada na carreira, com mudança de classe. Segundo a Secretaria da Educação, este é o maior avanço funcional registrado na educação gaúcha nos últimos anos.

Lista: https://www.diariooficial.rs.gov.br/diario?td=DOE&dt=2026-01-20&pg=618&ed=1

Entre os professores, 26.598 foram promovidos de um total de 27.389 que atendiam aos critérios legais. Já entre os especialistas da educação, avançaram na carreira 82 orientadores educacionais, 63 supervisores escolares e dois inspetores de ensino, somando 147 promoções entre 152 servidores elegíveis. O impacto financeiro estimado é de R$ 93,7 milhões por ano na folha de pagamento do magistério.

Até então, não havia registro de uma promoção em escala semelhante. Em 2014, foram promovidos 2.482 professores, com base nas avaliações realizadas nos anos de 2012 e 2013.

As promoções contemplaram servidores concursados e estáveis, com pelo menos três anos de exercício na classe anterior. Os critérios adotados foram antiguidade, relacionada ao tempo de serviço, e merecimento, vinculado ao desempenho, sendo aplicado aquele mais vantajoso para cada servidor. O cálculo também considerou os vínculos funcionais, já que um mesmo professor pode possuir até dois vínculos na rede estadual, avaliados de forma independente. Ao mesmo tempo, foram divulgados os casos de não promoção, que envolveram 791 professores e cinco especialistas que não atenderam a todos os requisitos legais.

Critérios

Para a promoção por merecimento, a rede estadual utilizou a Avaliação Anual de Desempenho, atualizada e incorporada aos procedimentos administrativos da Secretaria da Educação em 2025. O modelo é composto por 19 critérios objetivos, distribuídos em três eixos: gestão de sala de aula, formação continuada e cumprimento dos deveres funcionais, como assiduidade e responsabilidades.

De forma excepcional, no primeiro ano do novo modelo, foi adotada uma regra de transição que permitiu a validação de títulos e certificados obtidos entre 2014 e 2023. A medida considerou o período em que as promoções estiveram suspensas e levou em conta os esforços de qualificação realizados pelos servidores ao longo da última década.

Processo

Todo o processo ocorreu de forma digital, por meio da plataforma Escola RS. Cada escola constituiu uma comissão própria, formada por diretores e representantes eleitos, responsável pela validação dos documentos. Ao todo, mais de 385 mil comprovantes foram analisados. Nos casos de questionamento do resultado preliminar, os recursos foram avaliados por comissões das Coordenadorias Regionais de Educação ou pela Secretaria da Educação, que atuou como instância final administrativa.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques