Conecte-se conosco

header-top







 

19/08/2026
 

Saúde

Canoas vacinou mais de 7 mil pessoas contra a gripe, idosos são maioria; veja números

Redação

Publicado

em

Sábado é Dia D de Vacinação contra a gripe em Canoas

A Secretaria de Saúde contabiliza 7.044 pessoas vacinadas contra a gripe durante a primeira semana de campanha, que segue até o dia 31 de maio. O público idoso é o que mais procura pelo imunizante nas 27 unidades de saúde de Canoas até o momento.

Conforme balanço oficial, já foram aplicadas 4.893 doses contra a influenza nas pessoas com 60 anos ou mais.

“A Unidade de Saúde Santa Isabel é o ponto de vacinação com maior demanda entre os grupos prioritários. Porém, no geral, a procura ainda está baixa”, informa a enfermeira Luciane Godoi Brum, da Diretoria de Imunologia da Secretaria de Saúde.

Vacina antes do inverno

A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é de que a população busque a vacinação antes de chegar o inverno quando, em função das baixas temperaturas, as gripes se tornam mais frequentes.

A meta da Prefeitura é vacinar 138.447 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. O Dia D contra a gripe está previsto para acontecer no sábado, 13 de abril.

Conheça quais são os grupos prioritários:

  • Crianças (a partir dos seis meses até os 5 anos, 11 meses e 29 dias); e indígenas dos seis meses aos nove anos de idade)
  • Trabalhadores de saúde (em atividades na assistência, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em serviços de saúde)
  • Gestantes
  • Puérperas
  • Professores de todos os níveis
  • Povos indígenas
  • Populações Quilombolas
  • Idosos com 60 anos ou mais
  • Pessoas em situação de rua
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • Profissionais das forças armadas
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
  • Trabalhadores portuários
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Documentação necessária para a vacinação:

  • CPF;
  • Documento com foto;
  • Cartão de vacinas;
  • Documento que comprove o grupo em que se enquadra.

 

Saúde

Superlotação leva Hospital de Clínicas de Porto Alegre a decretar restrição máxima na emergência

Avatar

Publicado

em

A emergência de adultos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre entrou em restrição máxima nesta quarta-feira ,19, devido à superlotação. Até as 17h, o setor recebe somente pacientes encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A situação já era crítica na tarde de terça-feira, 18, quando havia 163 pacientes em atendimento na emergência e outros 14 aguardavam atendimento. A estrutura conta com 56 vagas.

Segundo o hospital, o principal motivo da lotação é a falta de leitos para internação. Com isso, pacientes que deveriam ser transferidos para unidades de internação permanecem na emergência por mais tempo.

A instituição informou ainda que não há, neste momento, uma doença respiratória predominante entre os atendimentos. A maior parte dos pacientes apresenta agravamento de doenças crônicas, além de casos oncológicos e de pessoas transplantadas.

O Centro Obstétrico também opera em restrição máxima por causa da lotação. O setor tem capacidade para 18 pacientes, mas atendia 22 pessoas simultaneamente na terça-feira, 18.

Além da situação nas emergências, o Hospital de Clínicas alerta para a redução dos estoques de sangue. A baixa disponibilidade pode comprometer atendimentos eletivos, cirurgias e transplantes.

O Banco de Sangue do hospital fica na Rua São Manoel, 543, e funciona das 8h às 17h. A direção solicita que os pacientes com quadros menos graves procurem outras unidades de saúde, incluindo Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Continuar a ler

Saúde

Nova Santa Rita terá Dia D de Vacinação neste sábado com todas as UBSs abertas

Avatar

Publicado

em

A Prefeitura de Nova Santa Rita realiza neste sábado, 22, o Dia D de Vacinação. A mobilização ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, que estarão abertas das 8h às 17h.

A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e atualizar a situação de crianças, adolescentes, adultos e demais públicos, conforme as recomendações do calendário nacional de vacinação.

A orientação é para que os moradores levem a caderneta de vacinação no momento do atendimento. O documento será utilizado pelas equipes de saúde para verificar as doses já aplicadas e identificar eventuais vacinas que estejam pendentes.

Para o prefeito Rodrigo Battistella, a mobilização é uma oportunidade para as famílias aproveitarem o sábado e colocarem a vacinação em dia.

“A vacinação é uma das principais formas de prevenção e proteção da saúde. Estamos mobilizando todas as nossas UBSs para facilitar o acesso da população. Convidamos as famílias a aproveitarem o Dia D, levarem suas cadernetas e verificarem se existe alguma vacina pendente.”

O secretário municipal de Saúde, Brayan Freitas, também orienta a população a levar a documentação necessária.

“Nossa equipe estará preparada para acolher a população e conferir a situação vacinal de cada pessoa. É importante trazer a caderneta, porque a partir dela conseguimos identificar quais doses já foram realizadas e quais precisam ser atualizadas conforme o calendário.”

A mobilização também busca facilitar o acesso à vacinação para pessoas que têm dificuldade de comparecer às unidades de saúde durante os dias úteis.

Continuar a ler

Saúde

Anvisa revoga proibição e libera plataformas digitais para venda de medicamentos

Avatar

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revogou medidas que proibiam o iFood, Rappi, Mercado Livre e Americanas de comercializar, distribuir ou fazer propaganda de medicamentos por meio de suas plataformas digitais.

As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira, 10, e passam a valer a partir da data de publicação.

A medida ocorre após a entrada em vigor da Lei nº 15.357, de 20 de março de 2026. A legislação passou a permitir que farmácias e drogarias regularmente licenciadas contratem plataformas digitais e empresas de comércio eletrônico para realizar serviços de logística e entrega de medicamentos aos consumidores.

O que muda para cada plataforma

No caso do iFood e do Rappi, a Anvisa revogou as medidas que proibiam a comercialização, distribuição e propaganda de medicamentos.

Para o Mercado Livre e a Americanas, foram retiradas as proibições relacionadas à comercialização e à propaganda desses produtos.

Apesar da revogação das medidas, a mudança ainda não permite que a operação ocorra de forma integral. Segundo a Anvisa, a aplicação do dispositivo previsto na nova lei depende de regulamentação específica da agência.

A regulamentação deverá estabelecer as regras sanitárias para que farmácias e drogarias licenciadas possam contratar plataformas digitais para a logística e a entrega de medicamentos.

Até que essas regras sejam definidas, a comercialização e a entrega dos medicamentos deverão seguir as normas sanitárias atualmente aplicáveis ao setor.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

hokitoto