Geral
Novo mutirão de limpeza começa nesta segunda-feira

A Prefeitura de Canoas inicia mais uma edição do Mutirão de Limpeza nesta segunda-feira, 26. A força-tarefa, desta vez, tem o objetivo de recolher de vez os entulhos e galhos deixados pelo temporal de janeiro, além de diminuir os resultados de descartes irregulares de lixo pela cidade. Participam da iniciativa as secretarias de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, além de subprefeituras.
Serão duas equipes trabalhando de forma simultânea, com prioridade para os locais mais afetados. Uma das frentes começa no quadrante Nordeste e depois avança para o Noroeste. Outra equipe estará no quadrante Sudeste, e depois no Sudoeste. No Centro, a ação será feita em um fim de semana. Serão utilizados na operação caminhões, retroescavadeiras, duas máquinas pá carregadeiras e escavadeiras hidráulicas. A previsão da prefeitura pra finalização dos trabalhos é para o final de abril.
O esforço para limpar resquícios do temporal já ocorre desde o dia 16 de janeiro. Primeiro, foi dada prioridade ao desbloqueio de ruas para que viaturas, carros de socorro e concessionárias pudessem tem acesso aos locais atingidos. Depois, os esforços foram para a retirada de árvores que caíram ou ameaçavam desabar em cima de casas, assim como sobre as redes elétricas. A ação teve prioridade para que a energia pudesse ser religada, o que também normalizaria o abastecimento de água. Uma terceira etapa, ocorrida no começo de fevereiro, deu atenção às escolas prejudicadas pelo temporal, para garantir um retorno às aulas tranquilo.
Geral
Corsan repassa R$ 140 mil para projeto de hidroginástica voltado a idosos em Canoas

A Corsan repassou R$ 140 mil ao Fundo Municipal do Idoso de Canoas para a realização de um projeto de hidroginástica voltado a pessoas com mais de 60 anos. A iniciativa será desenvolvida pela Fundação LaSalle, com apoio do Conselho Municipal do Idoso.
O projeto atenderá idosos em situação de vulnerabilidade social e moradores de instituições de longa permanência do município. A proposta é promover atividades voltadas à saúde, qualidade de vida e inclusão social.
As aulas devem começar nos próximos meses, com previsão inicial de atendimento a 40 participantes.
A equipe de responsabilidade social da Corsan acompanha os projetos do Fundo Municipal do Idoso desde 2024, possibilitando aportes financeiros por meio dos recursos incentivados da empresa.
“Quando vimos este projeto de hidroginástica para pessoas da terceira idade, ficamos encantados. Fez todo o sentido para a empresa apoiar, pois nossa matéria-prima é a água, nossa vida é água. E é por meio das atividades na água que os idosos têm a oportunidade de ter mais qualidade de vida”, afirmou a gerente de Relações Institucionais da Corsan, Renata Weisheimer Rohde.
“É muito gratificante poder contribuir com projetos que têm grande significado e impacto social para a cidade”, acrescentou o analista de Responsabilidade Social da Corsan, Jaison Belíssimo. Ele observa que muitos idosos não têm condições financeiras de fazer a hidroginástica. “Realidade que está sendo transformada por meio deste projeto”, finaliza.
A chefe de unidade do Centro de Convivência do Idoso de Canoas e secretária do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Camila Ferreira, explica que esse valor possibilitará a ampliação do projeto, chegando a 60 participantes.
“Sabemos que estes exercícios prolongam a mobilidade das pessoas idosas, pois podem ser realizados sem impacto. Além disso, têm tudo a ver com a Corsan, empresa que fornece água tratada para nossa comunidade e que pode, por meio desta água, melhorar a qualidade de vida de quem tem mais de 60 anos”, disse.
A qualidade de vida e a longevidade a partir da hidroginástica também foram destacadas pelo coordenador-geral da Fundação LaSalle, Lucinei José Hanauer.
“Por meio deste aporte, proporcionaremos o desenvolvimento e o fortalecimento dos vínculos da pessoa idosa, melhorando seus aspectos de locomoção, motricidade e socialização, além de aumentar a expectativa de vida”, enfatizou.
A entidade é responsável por desenvolver o projeto, quer é realizado nas estruturas da Unilasalle.
Policial
Homem é preso em Nova Santa Rita suspeito de abusar da sobrinha de 17 anos

Um homem de 50 anos foi preso na manhã desta terça-feira, 26, em Nova Santa Rita, suspeito de estuprar a sobrinha de 17 anos.
Prisão foi realizada por agentes da Delegacia de Proteção à Criança a ao Adolescente (DPCA) de Canoas, coordenados pelo delegado Maurício Barison.
De acordo com a investigação, a mãe da adolescente procurou a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Canoas e denunciou que o suspeito, tio da vítima, morava na mesma residência da família e cometia os abusos quando a mãe estava trabalhando.
Policia Civil também investiga a suspeita de abusos contra a irmã mais nova da adolescente, uma criança de 11 anos.
Após a denúncia, a justiça concedeu medidas protetivas com base na Lei Henry Borel. Conforme a polícia, o investigado teria descumprido as determinações e passado a perseguir a vítima, o que levou a sua Prisão Preventiva.
Geral
Governo do Estado assina portarias sobre mineração no Lago Guaíba e uso de areia de dragagens no RS

O governador Eduardo Leite assina na próxima segunda-feira, 25, duas portarias relacionadas à atividade minerária no Lago Guaíba e ao aproveitamento da areia retirada em dragagens de manutenção das hidrovias do Rio Grande do Sul.
A cerimônia está marcada para as 15h, no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
As portarias tratam da regulamentação ambiental da mineração no Lago Guaíba e do uso econômico da areia removida durante serviços de dragagem nas hidrovias gaúchas.
Também devem participar do ato a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, e o presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Renato Chagas.

Geral4 dias atrásGoverno do Estado assina portarias sobre mineração no Lago Guaíba e uso de areia de dragagens no RS
Obras4 dias atrásBR-116 terá alterações no trânsito na região do Viaduto da Metrovel na próxima segunda-feira, 25

Policial6 dias atrásPolícia Civil deflagra Operação Judas para investigar esquema criminoso em empresa de Cachoeirinha

Defesa Civil1 dia atrásGoverno do Estado lança Campanha do Agasalho Aquece RS 2026 no Rio Grande do Sul

Esporte6 dias atrásCanoas abre inscrições para programa de auxílio esportivo 2026

Policial5 dias atrásOperação Mercato prende três suspeitos de integrar rede de tráfico em São Leopoldo

Educação1 dia atrásInscrições para o Enem 2026 iniciam nesta segunda-feira e seguem até 5 de junho

Esporte4 dias atrásBiblioteca Pública de Canoas terá encontros para troca de figurinhas da Copa do Mundo de 2026































































