Conecte-se conosco

header-top







 

08/07/2025
 

Ensino

VOLTA ÀS AULAS: Escolas recepcionam alunos no começo do ano letivo e apresentam novidades

Redação

Publicado

em

A movimentação nas escolas canoenses cresce e chega ao ápice com o começo do ano letivo. Além do reencontro dos estudantes com colegas e professores, há também as novidades que cada instituição de ensino preparou para a chegada dos alunos para mais uma jornada de aprendizagem.

Além disso, dois colégios tradicionais de Canoas também celebram sua história em 2024: o Espírito Santo (65 anos) e o Maria Auxiliadora (80 anos).

No Colégio Espírito Santo (CES), as aulas começaram ainda na semana passada, no dia 14 de fevereiro. Pais e responsáveis puderam perceber de aprimoramentos na segurança para a entrada e saída de crianças e adolescentes. Bruna Porto, mãe do pequeno Joaquim, de apenas 3 anos, apreciou a estrutura. “Está sendo muito bom para ele. Tem um espaço amplo, e a experiencia de começar a escola é mais tranquila, já que ele participou da colônia de férias”, comenta.

Luan Viana da Silva, aluno do 3º ano do Ensino Médio, diz que as expectativas para o novo ano são maiores do que a busca por boas colocações nos vestibulares e em futuros empregos. “É se aprofundar nos estudos para ser alguém na vida. Acredito que a maioria dos meus colegas pensam o mesmo”, afirma.

A diretora do CES, Irmã Maria Sônia Muller, fala mais sobre as novidades implementadas para 2024. Ela aponta para a importância do ensino bilíngue, com o aumento de um para três períodos de língua inglesa no currículo das turmas do Pré 2 da Educação Infantil e de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I. Há também a renovação das atividades de iniciação científica na escola. “A intenção é valorizar os trabalhos dos estudantes, permitindo que os melhores projetos também possam ser apresentados e conhecidos fora da escola.”

Por fim, ainda este ano, o Espírito Santo deve concluir uma importante obra: o Complexo Esportivo e Cultural, na Rua Gomes Freire de Andrade.

No Espírito Santo, aulas se iniciaram ainda no dia 14 de fevereiro (Foto: Marcelo Grisa)

Festa e expectativa

O Colégio Maria Auxiliadora (CMA) iniciou o ano letivo na segunda-feira, 19. No ano em que a instituição completa oito décadas, a administração entrega novos espaços de convivência, tanto com obras no pátio, ainda em finalização, quanto nos corredores, que agora têm mesas e cadeiras.

O diretor do Maria Auxiliadora, Vagner Paulo Maccalli, argumenta que o aniversário de 80 anos torna ainda mais importante a boa recepção no começo do ano. “Ficamos sempre na expectativa, pois sabemos da responsabilidade que temos junto à comunidade de Canoas. Precisamos estar à altura do que a comunidade escolar espera”, diz.

Na quarta-feira, 21, a escola também fez um recreio festivo, com distribuição de picolés, touro mecânico e um show de voz e violão. Os formandos dos ensinos Fundamental e Médio já começaram a temporada de fotos e vídeos para poder guardar este momento em suas vidas.

Guilherme Rodrigues da Silva e Alexia Souza Machidonschi são dois destes formandos. “Já estamos pensando em todos os processos que envolvem não apenas a formatura, mas também no final da nossa formação, com o Enem e tal”, explica Guilherme. “Passa muito rápido. Criamos inclusive uma conta no Instagram para postar fotos e guardar essas lembranças”, sorri Alexia.

Guilherme lembra que eles serão a primeira turma a se formar no Novo Ensino Médio. “É uma experiência diferente, creio. Temos as linhas para as quais nos dedicamos, e ao mesmo tempo temos matérias específicas.”

Gabriela de Souza Bressan, estudante do 7º ano do Ensino Fundamental, tem suas próprias mudanças em curso dentro de sua caminhada no colégio. “Eu já conhecia todo mundo, mas neste ano eu passei do turno da manhã para a tarde. Deu para me reaproximar de amigos ao mesmo tempo em que conheço pessoas novas”, relata.

No Maria Auxiliadora, primeira semana de aulas contou com intervalo especial com sessões de fotos, picolé e show de voz e violão (Foto: Marcelo Grisa)

Reflexos da pandemia

Irmã Maria Sônia afirma que, em relação ao conteúdo, as maiores dificuldades com a pandemia de covid-19 foram superadas. “Felizmente pudemos contar com a grande colaboração das famílias neste processo de retomada das atividades educativas”, conta. O CES implantou um projeto de Apoio ao Desenvolvimento e Aprimoramento da Aprendizagem (ADAP) que, desde 2022, permite atendimento individualizado para alunos com problemas de aprendizagem por conta do período de isolamento social.

A coordenadora de eventos do CMA, Alexandra Machidonschi, comemora o retorno de atividades que foram paralisadas por conta da pandemia e que agora voltam ao calendário. “Nós voltamos com as viagens no ano passado, mas em itinerários menores. Em 2024, voltamos com os passeios mais longos, especialmente para os formandos do Ensino Médio”, aponta. Além disso, a tradicional Gincema, a gincana oficial do Maria Auxiliadora, retorna após um hiato de quatro anos.

Vagner Paulo Maccalli lembra ainda que mesmo com a recuperação de conteúdos e eventos, há ainda os aspectos psicológicos da pandemia, que segundo ele, se mantém. “Isso tem nos demandado com atendimento contínuo. A escola precisa dar colo, precisa dar esse conforto enquanto faz a formação integral do ser humano. Se o aluno não estiver bem de saúde, ele não aprende bem. O impacto disso na aprendizagem precisa ser minimizado”, pontua.

Acompanhamento na rede pública

Na rede pública de ensino, a movimentação não é diferente. Expectativa e o reencontro entre alunos, pais e docentes marcaram o primeiro dia na EMEF Leonel de Moura Brizola, no bairro São José.

A diretora da escola, Ana Willms, destaca a colaboração da comunidade escolar e as novas instalações. “Recebemos uma sala modulada e ainda este ano provavelmente vamos receber mais uma. A busca por vagas é muito grande aqui. Eles gostam muito da Leonel. A gente faz um trabalho focado na inclusão, no recebimento”, aponta.

Márcia Lopes é mãe do Miguel, estudante do 2º ano. Ela relata que se sente muito segura em poder deixar o filho na EMEF por mais um ano. “Eu tinha que vir com ele quase todos os dias para mostrar a escola, dizer que estava fechada. Por ser autista, nas férias tem mudança na rotina. Aí a ansiedade fica a mil. Mas aqui ele é super bem recebido. A professora é maravilhosa, a escola é maravilhosa. E ele tem uma assistente terapêutica para acompanhar o desenvolvimento dele”, diz.

No bairro São José, comunidade escolar se reuniu no começo das aulas na EMEF Leonel (Foto: Alan Cardoso/Divulgação)

Ensino

Ulbra inaugura escola de aviação e oferecerá cursos de mecânicos e pilotos civis

Redação

Publicado

em

Ulbra inaugura escola de aviação e oferecerá cursos de mecânicos e pilotos civis

A Universidade Luterana do Brasil apresenta na quarta-feira, 28, os cursos que farão parte da Ulbra Escola de Aviação. Por meio da parceria com a escola EAD Aviação Civil, a instituição, oferecerá cursos superiores de Tecnologia em Transporte Aéreo, Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves e Tecnologia em Manutenção de Aeronaves, além do MBA em Gestão Estratégica de Transporte Aéreo e Logística e MBA em Gestão de Segurança Operacional, entre outros. O lançamento acontecerá às 10 horas, no Plenarinho do Prédio 10 da Reitoria, no campus Canoas.

Essa é uma parceria inédita, firmada entre o presidente da Aelbra (mantenedora da Ulbra), Carlos Melke, e o CEO da EAD Aviação Civil, Leandro Carvalho, com o propósito de inovar e ampliar as oportunidades de qualificação para futuros pilotos e profissionais da aviação.

“A união entre as instituições permitirá formações de excelência, pois estamos unindo forças com a tradição e qualidade da Ulbra à expertise e o conteúdo de ponta da EAD Aviação Civil”, ressaltou o superintendente de EAD e Educação Continuada da Aelbra, Carlos Lenuzza.

O pró-reitor da Ulbra RS, Mauro Cervi, lembra da alta demanda do mercado da aviação, visto que, até 2043, para manter a frota comercial global, as companhias aéreas precisarão de 674 mil novos pilotos, 716 mil técnicos de manutenção e 980 mil membros de tripulação de cabine, segundo a Previsão para Pilotos e Técnicos 2024 (PTO – Pilot and Technician Outlook) da Boeing.

“Nossas formações estarão em total conformidade com as exigências da Agência Nacional de Aviação (Anac). A Ulbra fará a supervisão pedagógica junto a aeroclubes credenciados, garantindo qualidade, seriedade e reconhecimento oficial”, salientou Cervi.

Segundo o CEO da EAD Aviação Civil, Leandro Carvalho, a escola é um Centro de Instrução de Aviação Civil (Ciac) e já formou mais de 25 mil alunos em diversos países.

“Nossos instrutores são pilotos em grandes companhias aéreas e têm mais 10 mil horas de voo. Somos a maior escola teórica de aviação. A parceria com a Ulbra vai possibilitar qualificar a teoria e a prática. Os alunos agora terão formações com a metodologia da Universidade”, afirma Carvalho.

Ainda no segundo semestre de 2025, as graduações semipresenciais e os MBAs estarão disponíveis para o desenvolvimento de competências e habilidades de pilotos (privados e comerciais), comissários de bordo, instrutores de voo e mecânicos de aeronaves, entre outros profissionais interessados nos cursos de qualificação.

Cursos oferecidos pela Ulbra Escola de Aviação

● Curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo;
● Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves;
● Tecnologia em Manutenção de Aeronaves;
● MBA em Gestão Estratégica de Transporte Aéreo e Logística;
● MBA em Gestão de Segurança Operacional;
● Cursos livres como: piloto, comissário de voo, instrutor, agente de aeroporto, jet training, instrutor de planador e gestor de segurança operacional, entre outros.

Continuar a ler

Ensino

TRT-RS abre processo seletivo para estágio em Direito e outros 16 cursos

Redação

Publicado

em

TRT-RS abre processo seletivo para estágio em Direito e outros 16 cursos

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) abriu processo seletivo para estágio em Direito e outros 16 cursos de ensino superior. A seleção servirá para formação de cadastro de reserva Para estudantes de Direito, há possibilidade de atuação em Porto Alegre e mais 63 cidades.

Na Capital, também há oportunidade para estudantes de Administração, Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Jornalismo, Relações Públicas, Design Gráfico, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, História, Museologia, Publicidade e Propaganda e Sociologia. Alunos de Administração podem atuar, ainda, nas unidades de Santa Vitória do Palmar e Itaqui. O edital também prevê estágio para alunos de Tecnologia em Serviços Jurídicos, em Santa Vitória do Palmar.

No momento da convocação, o candidato deve comprovar o cumprimento de no mínimo 20% dos créditos exigidos para a conclusão do curso.

A jornada pode ser de quatro horas diárias e 20 semanais, ou de seis horas diárias e 30 semanais, com bolsas remuneradas em R$ 1.317,60 e R$ 1.976,40, respectivamente. No caso de jornada de seis horas, há intervalo de 15 minutos. Os estudantes também têm direito a auxílio-transporte no valor de R$ 10,34 por dia de estágio. Os valores das bolsas e do auxílio-transporte foram reajustados este ano.

A seleção ocorrerá por meio de uma prova objetiva on-line, marcada para 6 de abril. A prova terá 20 questões de Língua Portuguesa e dez de Noções de Informática.

Haverá reserva de 30% das vagas para candidatos negros (pretos ou pardos) e de 10% para pessoas com deficiência, nos termos do edital.

Acesse aqui o edital completo do processo seletivo.

Confira a lista de cidades onde há vagas dos respectivos cursos:

Direito: Alegrete, Alvorada, Arroio Grande, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Canoas, Capão da Canoa, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Dom Pedrito, Encantado, Erechim, Estância Velha, Esteio, Estrela, Farroupilha, Frederico Westphalen, Gramado, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Lagoa Vermelha, Lajeado, Marau, Montenegro, Nova Prata, Novo Hamburgo, Osório, Palmeira das Missões, Panambi, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santiago, Santa Vitória do Palmar, Santo Ângelo, São Borja, São Gabriel, São Jerônimo, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Soledade, Taquara, Taquari, Torres, Tramandaí, Três Passos, Triunfo, Uruguaiana, Vacaria e Viamão.

Administração: Porto Alegre, Itaqui e Santa Vitória do Palmar.

Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Jornalismo, Relações Públicas, Design Gráfico, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, História, Museologia, Publicidade e Propaganda e Sociologia: Porto Alegre.

Tecnologia em Serviços Jurídicos: Santa Vitória do Palmar.

Para mais informações sobre estágio no TRT-RS, clique aqui.

Continuar a ler

Ensino

Canoas terá seminário aberto a professores da rede municipal sobre o autismo na sexta-feira, 7

Redação

Publicado

em

Canoas terá seminário aberto a professores da rede municipal sobre o autismo na sexta-feira, 7

O seminário “Uma jornada além do Autismo”, aberto a profissionais da rede municipal de ensino de Canoas e estudantes da área da Educação do Município, acontece na sexta-feira, 7, a partir das 9 horas, na Ulbra.

De acordo com a gestão municipal, a proposta busca promover a discussão de temas relacionados a inclusão e estratégias pedagógicas para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A participação no evento gratuito ocorre mediante inscrição (clicando aqui).

Os ministrantes da capacitação Igor Bueno e Ana Carolina Rodrigues dividirão o palco com as palestrantes Nathalia Bond e Fernanda Pietro, e ainda recebem Matheus Mendes, como convidado especial.

O seminário é uma iniciativa da organização nacional Causa Nobre com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Canoas e ocorre no auditório 119, do prédio 6, nas dependências do Campus Canoas da instituição universitária.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques