Conecte-se conosco

header-top







 

19/08/2026
 

Geral

Eclima faz alerta para calor sufocante e temporais até a terça-feira de Carnaval

Redação

Publicado

em

Eclima faz alerta para calor sufocante e temporais até a terça-feira de Carnaval

Nos próximos dias, Canoas enfrentará um calor sufocante, especialmente nesta segunda-feira, 12, e parte da terça-feira, 13. A população experimentará um grande desconforto térmico durante esse período. O Eclima alerta que ao participar de eventos com aglomeração é preciso ficar atento à hidratação e ventilação.

Temporais previstos

Além do calor intenso, há a preocupação com temporais previstos para a segunda e terça-feira. Esses eventos meteorológicos podem incluir chuvas fortes, rajadas de vento de moderadas a fortes, grande atividade elétrica com muitos raios e até mesmo a possibilidade de granizo isolado.

Entretanto, uma mudança significativa está prevista para o fim da terça-feira, quando o vento se direcionará para o quadrante sul. Essa alteração no padrão de vento trará um refresco bem-vindo à região, amenizando as altas temperaturas.

Na quarta-feira, 14, o tempo ameno permanecerá ao longo do dia.

Saiba como se proteger das altas temperaturas:

– mantenha-se hidratado;
– se puder evite exposição solar direta entre 10h e 16h;
– use roupas claras e leves;
– use protetor solar;
– use chapéus e óculos escuros;
– mantenha os ambientes ventilados;
– não deixe crianças e animais em veículos estacionados ou em lugares sem ventilação.

PREVISÃO DO TEMPO

Segunda-feira:

Mínima: 24,0 °C
Máxima: 38,0 °C
O sol estará presente, mas com maior presença de nuvens ao longo do dia. A combinação de calor e umidade poderá resultar na formação de nuvens, trazendo consigo pancadas de chuva e temporais isolados da tarde para a noite. A chuva será irregular, com diferentes acumulados nos diversos bairros da cidade. É importante destacar a possibilidade de vendavais e granizo acompanhando a chuva.

Terça-feira:

Mínima: 25,0 °C
Máxima: 29,0 °C
Muitas nuvens predominarão ao longo do dia, com a chance de chuvas em qualquer momento. A intensidade da chuva poderá variar de moderada a forte em alguns momentos, e não se descarta o risco de temporais isolados. Apesar da elevação menos significativa da temperatura, o ar permanecerá abafado devido à alta umidade.

Quarta-feira:

Mínima: 21 °C
Máxima: 26,0 °C
O sol estará presente com variação de nuvens, e a temperatura terá uma elevação menor em comparação aos dias anteriores. Contudo, a sensação térmica ainda será de calor e ar abafado, mantendo as condições meteorológicas propícias para um ambiente mais quente.

 

Geral

Nova Santa Rita recebe nesta quinta-feira a 89ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria

Avatar

Publicado

em

Crédito: Divulgação/PMNSR

Nova Santa Rita recebe, nesta quinta-feira, 20, a 89ª edição da Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. A atividade integra a programação da Semana da Pátria e percorre diferentes municípios do Rio Grande do Sul.

No município, a concentração está marcada para as 16h15, na Rua Valdemar Vicente da Costa, no Centro. Às 16h30, o Fogo Simbólico chega à Praça da Bíblia, onde será realizado o ato.

Segundo o prefeito Rodrigo Battistella, a passagem do Fogo Simbólico mantém uma tradição ligada às celebrações da Semana da Pátria.

“É uma satisfação receber o Fogo Simbólico em Nova Santa Rita. Esse é um momento que representa o nosso respeito às tradições e aos valores de civismo, além de ser uma oportunidade para reunir a comunidade e celebrar juntos a Semana da Pátria.”

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Vagner Silva, também destacou a participação da população durante a programação.

“A chegada do Fogo Simbólico é um momento especial para o município. É uma tradição que nos conecta com a história e com os valores da Semana da Pátria. Convidamos as famílias de Nova Santa Rita para acompanharem esse momento e fazerem parte dessa celebração.”

A programação é aberta à comunidade, que poderá acompanhar a chegada do Fogo Simbólico na Praça da Bíblia.

Continuar a ler

Policial

Operação mira grupo suspeito de fabricar armas com impressoras 3D em Canoas

Avatar

Publicado

em

Foto: Policia Civil

Uma operação da Polícia Civil realizada na manhã desta quarta-feira, 19, investiga um grupo suspeito de fabricar armas de fogo com o auxílio de impressoras 3D para uma facção criminosa. A ofensiva ocorre em cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre, com concentração das ações em Canoas.

Ao todo, são cumpridas 20 prisões preventivas e 14 mandados de busca e apreensão. Além de Canoas, as ordens judiciais são executadas em Portão, Eldorado do Sul, Montenegro, Triunfo e São Leopoldo. Até o momento, 13 prisões preventivas foram realizadas, além de duas prisões em flagrante.

A investigação é conduzida pela 2ª Delegacia de Polícia de Investigação do Narcotráfico, vinculada ao Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc). A operação, denominada 3D, faz parte da Operação Desarme, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Segundo a investigação, o esquema começou a ser descoberto em novembro do ano passado, quando os policiais localizaram uma fábrica clandestina instalada de forma improvisada em uma residência de Canoas. O espaço teria começado a funcionar entre dois e três meses antes de ser encontrado.

O grupo utilizava impressoras 3D para produzir partes das armas, principalmente a estrutura externa feita de plástico rígido. Essas peças eram posteriormente combinadas com componentes metálicos, como canos, molas e mecanismos de disparo. Os criminosos também fabricavam carregadores utilizando a mesma tecnologia.

De acordo com o delegado Wesley Lopes, do Denarc, além do custo reduzido, a utilização das impressoras dificultava a identificação da origem dos armamentos.

As armas produzidas não possuíam numeração ou registro oficial, o que levou os investigadores a classificá-las como “armas fantasmas”. Segundo a polícia, parte dos armamentos era destinada a uma facção criminosa com atuação no Vale do Sinos, enquanto outra parcela era comercializada pelos próprios integrantes do grupo.

Funções dentro do esquema

A investigação aponta que os suspeitos desempenhavam diferentes tarefas dentro da estrutura criminosa. Entre elas estavam a compra de impressoras, matérias-primas e componentes, fabricação e montagem das armas, ajustes, testes, transporte e distribuição.

Os policiais também apuraram que o grupo pretendia instalar uma segunda unidade de produção em Novo Hamburgo.

O uso de impressoras 3D para fabricação de armamentos pela facção já havia sido identificado pela Polícia Civil no início de 2025. Em março daquele ano, quatro impressoras foram apreendidas em um apartamento de São Leopoldo. No imóvel, os agentes também encontraram 59 carregadores de diferentes calibres produzidos com a tecnologia e semelhantes aos modelos convencionais.

Em janeiro de 2025, policiais de Novo Hamburgo já haviam apreendido dois kits Roni fabricados com material plástico. Os equipamentos são utilizados para modificar pistolas e ampliar sua capacidade de emprego.

O desafio para a investigação

A fabricação clandestina de armas sem identificação dificulta o trabalho das forças de segurança porque elimina informações que normalmente podem ser utilizadas para determinar a origem de um armamento.

O rastreamento permite relacionar armas apreendidas a registros, desvios e, em determinadas investigações, a diferentes ocorrências criminais. Sem numeração e documentação, as chamadas “armas fantasmas” reduzem essas possibilidades de identificação e criam um novo obstáculo para as investigações sobre o comércio ilegal e o uso de armamentos por organizações criminosas.

Continuar a ler

Policial

Menina de 11 anos desaparecida em Canoas é localizada pela Polícia Civil

Avatar

Publicado

em

Menina de 11 anos desaparecida em Canoas é localizada pela Polícia Civil

A Polícia Civil localizou, na tarde desta terça-feira, 18, a menina de 11 anos que estava desaparecida desde segunda-feira, 17, em Canoas.

Segundo a Delegacia de Polícia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Canoas, os agentes iniciaram as buscas assim que o desaparecimento foi registrado. Imagens de câmeras de segurança ajudaram a reconstituir o trajeto da menina, que teria seguido até Cachoeirinha.

Mais de 50 agentes participaram das buscas, entre policiais civis, policiais militares e guardas municipais de Canoas e Cachoeirinha. A menina acabou sendo localizada em Canoas e foi acolhida por policiais civis da DPCA.

De acordo com o delegado Maurício Barison, titular da DPCA, uma escuta especializada foi realizada e não foram identificados indícios de maus-tratos ou de outros crimes contra a criança. Conforme a investigação, o desaparecimento teria sido motivado por um desentendimento familiar relacionado ao uso do celular.

O Conselho Tutelar será acionado para acompanhar a situação familiar.

A Polícia Civil também informou que um repórter de Canoas será investigado por, segundo a corporação, tumultuar as buscas e desacatar uma policial civil ao exigir informações consideradas privilegiadas.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

hokitoto