Conecte-se conosco

header-top







 

03/04/2026
 

Geral

Eclima faz alerta para calor sufocante e temporais até a terça-feira de Carnaval

Redação

Publicado

em

Eclima faz alerta para calor sufocante e temporais até a terça-feira de Carnaval

Nos próximos dias, Canoas enfrentará um calor sufocante, especialmente nesta segunda-feira, 12, e parte da terça-feira, 13. A população experimentará um grande desconforto térmico durante esse período. O Eclima alerta que ao participar de eventos com aglomeração é preciso ficar atento à hidratação e ventilação.

Temporais previstos

Além do calor intenso, há a preocupação com temporais previstos para a segunda e terça-feira. Esses eventos meteorológicos podem incluir chuvas fortes, rajadas de vento de moderadas a fortes, grande atividade elétrica com muitos raios e até mesmo a possibilidade de granizo isolado.

Entretanto, uma mudança significativa está prevista para o fim da terça-feira, quando o vento se direcionará para o quadrante sul. Essa alteração no padrão de vento trará um refresco bem-vindo à região, amenizando as altas temperaturas.

Na quarta-feira, 14, o tempo ameno permanecerá ao longo do dia.

Saiba como se proteger das altas temperaturas:

– mantenha-se hidratado;
– se puder evite exposição solar direta entre 10h e 16h;
– use roupas claras e leves;
– use protetor solar;
– use chapéus e óculos escuros;
– mantenha os ambientes ventilados;
– não deixe crianças e animais em veículos estacionados ou em lugares sem ventilação.

PREVISÃO DO TEMPO

Segunda-feira:

Mínima: 24,0 °C
Máxima: 38,0 °C
O sol estará presente, mas com maior presença de nuvens ao longo do dia. A combinação de calor e umidade poderá resultar na formação de nuvens, trazendo consigo pancadas de chuva e temporais isolados da tarde para a noite. A chuva será irregular, com diferentes acumulados nos diversos bairros da cidade. É importante destacar a possibilidade de vendavais e granizo acompanhando a chuva.

Terça-feira:

Mínima: 25,0 °C
Máxima: 29,0 °C
Muitas nuvens predominarão ao longo do dia, com a chance de chuvas em qualquer momento. A intensidade da chuva poderá variar de moderada a forte em alguns momentos, e não se descarta o risco de temporais isolados. Apesar da elevação menos significativa da temperatura, o ar permanecerá abafado devido à alta umidade.

Quarta-feira:

Mínima: 21 °C
Máxima: 26,0 °C
O sol estará presente com variação de nuvens, e a temperatura terá uma elevação menor em comparação aos dias anteriores. Contudo, a sensação térmica ainda será de calor e ar abafado, mantendo as condições meteorológicas propícias para um ambiente mais quente.

 

Policial

Motorista de aplicativo é investigado por importunação sexual contra passageira em Canoas

Redação

Publicado

em

A Polícia Civil abriu inquérito para apurar um caso de importunação sexual envolvendo um motorista de aplicativo em Canoas, na Região Metropolitana. A investigação foi instaurada nesta quinta-feira, 2, após uma ocorrência registrada na noite de domingo, 29.

De acordo com o relato da vítima, uma mulher de 26 anos que está grávida de 7 semanas, ela solicitou uma corrida do trabalho até sua residência, em um trajeto entre os bairros Estância Velha e Igara. Durante o percurso, o motorista teria feito perguntas de cunho invasivo e alterado o caminho, prolongando a viagem.

Ainda segundo o depoimento, a passageira percebeu que o condutor estava sem calças. Ela estava sozinha no banco traseiro e conseguiu sair do veículo ainda com a corrida em andamento.

A investigação está sob responsabilidade da 3ª Delegacia de Polícia de Canoas, que busca identificar o suspeito. Os policiais já têm acesso à placa e ao modelo do carro, um Volkswagen Nivus, e apuram se havia câmeras de monitoramento no interior do veículo.

Até o momento, a empresa de aplicativo para a qual o motorista prestava serviço não se manifestou sobre o caso.

Continuar a ler

Geral

Lula sanciona lei que amplia licença-paternidade para 20 dias e cria salário-paternidade

Redação

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na terça-feira, 31, uma lei que amplia a licença-paternidade de cinco para 20 dias e cria o salário-paternidade, garantindo renda durante o período de afastamento. A medida também estende a proteção social a trabalhadores fora do regime formal, incluindo microempreendedores individuais (MEIs), trabalhadores domésticos, avulsos e segurados especiais.

A nova legislação busca fortalecer a presença dos pais nos primeiros dias de vida dos filhos e promover a corresponsabilidade no cuidado familiar.

Implementação gradual da licença

O aumento da licença-paternidade será feito gradualmente:

10 dias a partir de 2027

15 dias a partir de 2028

20 dias a partir de 2029

O afastamento é garantido em casos de nascimento, adoção ou guarda para fins de adoção, sem prejuízo do emprego ou do salário. A lei assegura estabilidade no emprego desde a comunicação ao empregador até um mês após o término da licença, permite o parcelamento do período, prorroga em caso de internação da mãe ou do bebê e amplia o afastamento quando o pai assume integralmente os cuidados.

Pais adotantes e responsáveis legais também têm direito à licença, incluindo casos de adoção unilateral ou conjunta, ausência materna no registro ou falecimento de um dos genitores. Para crianças com deficiência, o período da licença é ampliado em um terço.

Salário-paternidade

O benefício será pago pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS), podendo ser repassado pelo INSS ou pela empresa. O valor varia conforme o perfil do trabalhador: integral para empregados, proporcional à contribuição para autônomos e MEIs, e equivalente ao salário mínimo para segurados especiais.

Impactos esperados

Estudos indicam que a ampliação da licença-paternidade fortalece vínculos familiares, aumenta a participação dos pais nos cuidados com os filhos, reduz violência doméstica e traz benefícios para as empresas, como maior retenção de talentos.

A lei representa um avanço no acesso a políticas de cuidado, proteção à infância e equilíbrio na divisão das responsabilidades familiares.

Diário Oficial da União

Continuar a ler

Geral

Feira do Peixe de Canoas ocorre de forma descentralizada a partir do dia 31; confira os locais e horários

Redação

Publicado

em

A tradicional Feira do Peixe de Canoas será realizada entre os dias 31 de março e 3 de abril, com estrutura descentralizada em diferentes pontos da cidade. Ao todo, 20 bancas estarão distribuídas em cinco bairros, facilitando o acesso da população que busca garantir o pescado para a Sexta-Feira Santa.

Durante o evento, serão comercializados peixes inteiros, filés, além de camarão e siri. Nos bairros Mathias Velho e Guajuviras, os consumidores também poderão encontrar peixes vivos, mantidos em água de poço.

Nos dias 31 de março, 1º e 2 de abril, o funcionamento das bancas será das 8h às 20h. Já na Sexta-Feira Santa, dia 3, o atendimento ocorrerá das 8h ao meio-dia.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), os custos da realização da feira são de responsabilidade dos próprios feirantes.

Confira a quantidade de banca e os locais por bairros:

No Centro serão cinco bancas montadas na Rua Cônego José Leão Hartmann (em frente a igreja matriz São Luiz Gonzaga);

No bairro Mathias Velho serão quatro bancas, na Praça Igreja Pio X (rua em frente à Igreja)

No bairro Guajuviras serão sete bancas na Rua 1, junto a rótula de acesso ao bairro, pela Avenida Boqueirão

No bairro Niterói serão três bancas na Rua José Maurício, esquina com Júlio de Castilhos (em frente a Praça Dona Mocinha)

No bairro Rio Branco será uma banca na Praça Cônego Lotário Steffens (em frente à Igreja Imaculada Conceição).

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques