Comunidade
TEMPORAL: destelhamentos, queda de árvores e alagamentos de ruas em diversos bairros de Canoas

O forte temporal que atingiu Canoas na noite da terça-feira, 16, causou destelhamentos, queda de árvores e alagamentos de ruas em diversos bairros. As equipes do gabinete de crise, instalado hoje, estão percorrendo a cidade para desobstruir vias e auxiliar a população.
Há registro de destelhamento, queda de árvores e de fios no bairro Rio Branco. Também há ocorrências no Niterói e Fátima. O secretário adjunto do Escritório de Resiliência Climática (Eclima), Igor Sousa, informa que houve ventos superiores a 98 km/h.
“As subprefeituras estão abertas, atendendo as solicitações de lonas. As pessoas podem acessar esses locais. A Defesa Civil não está fazendo essa entrega no momento, pois está dando prioridade para os casos de resgate”, ressalta.

Temporal atinge bairros de Canoas
Além da Defesa Civil, Bombeiros, subprefeituras, Guarda Municipal (GM), agentes de trânsito e diversas secretarias estão nas ruas prestando atendimento. Famílias que necessitem sair de casa estão sendo encaminhadas a escolas e ginásios municipais, mas muitas não querem deixar as moradias.
Até a última atualização, 15 pessoas foram levadas para o Centro de Convivência do Idoso (CCI).
Ainda segundo o último aviso da RGE, há 150 mil pontos sem energia elétrica. Em alguns locais, o fornecimento foi cortado por medida de segurança. Com a falta de energia, o abastecimento de água também foi prejudicado.
A Corsan está trabalhando para restabelecer o fornecimento.
Última atualização dos índices pluviométricos
– Estância Velha – 29 mm
– Marechal Rondon – 75 mm
– Mathias Velho – 48.8 MM
– São Luis – 53.2 mm
– Niterói – 56.1 mm
Serviço
Casos de emergência relacionados à chuva, alagamentos, ventos ou granizo podem ser comunicados à Defesa Civil pelos telefones (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764, assim como ao Corpo de Bombeiros pelo 193.
A Guarda Municipal de Canoas também está de prontidão nos telefones 153, (51) 32363888 ou pelo (51) 32363889. No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o contato é pelo WhatsApp: (51) 51 9301 4751.
A necessidade de sinalização devido à queda de árvores ou alagamentos deve ser comunicada à Diretoria de Trânsito, no número 156.
Pontos de apoio
Os ginásios da EMEF Paulo VI (av. Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima), Thiago Würth (av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho), da EMEF Santos Dumont (rua Arthur Bernardes, 654, Niterói), na EMEF Erna Würth no CAIC (Av. Dezessete de Abril, 430, Guajuviras) e no Centro Esportivo São Luís (rua Eng. Rebouças, 844, São Luís) estão à disposição para eventuais famílias desabrigadas ou desalojadas.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa leva serviços públicos ao bairro Rio Branco neste sábado

A Prefeitura de Canoas promove neste sábado, 7, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, com oferta de diversos serviços públicos para moradores do bairro Rio Branco.
A atividade ocorre das 9h às 12h, na EMEF Nelson Paim Terra, localizada na Rua Primavera, 1676.
Durante a ação, a população poderá acessar atendimentos em áreas como saúde, assistência social, emprego e habitação. Também estarão disponíveis serviços relacionados ao bem-estar animal, orientações do Procon e emissão de documentos de identidade. Além disso, a programação inclui a doação de mudas de plantas e atividades voltadas para crianças.
A iniciativa busca aproximar os serviços da administração municipal da comunidade e facilitar o acesso da população a atendimentos públicos. De acordo com a prefeitura, o evento será cancelado em caso de chuva.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 21 de fevereiro, no bairro Mathias Velho

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 21, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Mathias Velho. A ação acontece das 9h às 12h, na EMEF Prof. Thiago Würth, localizada na Avenida Rio Grande do Sul, 4240.
Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para regularização fundiária e orientações de diversas áreas da administração municipal.
A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, banco de oportunidades. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.
O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.
O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Política6 dias atrásArtur Lemos e Ranolfo Vieira Júnior são empossados em novas funções no governo do RS
Educação1 semana atrásProfissionais da rede municipal de Educação de Canoas aprovam paralisação na próxima terça-feira, 14

Política1 semana atrásCachoeirinha terá nova eleição no próximo domingo após cassação de prefeito e vice

Desenvolvimento4 dias atrásAcelerando Negócios chega à 4ª edição em Canoas com foco em atendimento ao cliente
Transporte7 dias atrásTrensurb amplia operação emergencial com trens e ônibus após interrupção na linha

Desenvolvimento4 dias atrásFeira do Trem abre inscrições para expositores em Canoas

Saúde1 semana atrásCasos graves de influenza quase dobram no Brasil em comparação a 2025

Inclusão1 semana atrásExposição reúne obras de crianças autistas em Canoas neste domingo
























































