Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

05/10/2024
 

Saúde

Constatado surto de dengue no bairro Estância Velha; dez pessoas testaram positivo para a doença

Redação

Publicado

em

Estado investiga possível primeiro óbito de canoense por dengue

A partir da constatação de um surto de dengue no bairro Estância Velha, com 10 casos positivos registrados desde o início de dezembro passado, foi feita a aplicação de inseticida para eliminar o mosquito adulto Aedes aegypti, transmissor da doença.

A ação foi realizada no final da tarde da terça-feira, 9, por duas equipes do departamento de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nas proximidades da Unidade de Saúde do bairro (Rua São Matheus, s/n°).

Conforme o médico veterinário e técnico da Equipe de Controle de Zoonoses, Roger Halla, a aplicação realizada nesta terça buscou efetuar o bloqueio vetorial da área para eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

“O trabalho de pulverização deve ser repetido entre sete e dez dias, nas imediações da US”, informa o profissional.

Além da aplicação de inseticida, a equipe de Zoonoses, junto com os agentes de combate a endemias, realiza varreduras em diferentes bairros, visitando imóveis com o objetivo de eliminar todos os focos encontrados, com tratamento mecânico e químico, além de fiscalização sanitária.

Também acontece a coleta das larvas, que são encaminhadas para identificação em laboratório. O objetivo das ações é diminuir a infestação do Aedes, evitando uma possível circulação viral e dificultando o estabelecimento do ciclo de transmissão no local.

O secretário municipal de Saúde, Jurandir Maciel, ressalta que é fundamental a atenção dos canoenses para a doença.

“Neste momento, é importante que todos colaborem com o poder público no enfrentamento da dengue. A população deve permitir o acesso dos agentes aos seus imóveis para receber as devidas orientações e fiscalização”.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são dor de cabeça, dor muscular, dor atrás dos olhos, febre alta, náuseas e vômitos, manchas na pele e mal-estar geral.

Ao perceber algum desses sintomas, é necessário procurar uma unidade de saúde ou UPA. É fundamental ter um diagnóstico rápido para um tratamento oportuno, a fim de evitar o agravamento da doença.

Prevenção

O mosquito Aedes aegypti se prolifera em depósitos de água limpa como garrafas, pneus velhos, piscinas, caixas d’água sem tampa, latas, ralos, calhas, cisternas, vasos e potes de água de animais.

Todos esses locais servem para a fêmea do mosquito depositar seus ovos, que, em contato com a água e em condições ideais, como alta temperatura e alta umidade, em sete dias se transformam em novos mosquitos adultos.

Saúde

Prefeitura de Canoas informa que Unidade de Saúde Mathias Velho reabre na quinta-feira, 3

Redação

Publicado

em

Prefeitura de Canoas informa que Unidade de Saúde Mathias Velho reabre na quinta-feira, 3

De acordo com informações da Prefeitura de Canoas, na quinta-feira, 3, a Unidade de Saúde Mathias Velho será reaberta para atendimentos à população.

Local

O serviço, localizado na Avenida Rio Grande do Sul, 1615, vai funcionar das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

No local, serão oferecidos atendimentos médicos e de enfermagem, vacinas e realização de procedimentos.

Continuar a ler

Saúde

HPS de Canoas retoma atendimento parcial ao meio-dia de segunda-feira, 30

Redação

Publicado

em

HPS de Canoas retoma atendimento parcial ao meio-dia de segunda-feira, 30

O Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) vai retomar os atendimentos a partir do meio-dia de  segunda-feira, 30, de forma parcial, com três consultórios médicos, sala de estabilização, 12 leitos de observação e 34 leitos de internação, além de laboratório e raio x.

Baixa e média complexidade

Neste primeiro momento, serão realizados atendimentos de baixa e média complexidades. Pacientes com maior grau de risco serão estabilizados e imediatamente transferidos para o Hospital Universitário ou para o Hospital Nossa Senhora das Graças.

Relembre: DESASTRE NO RS: Hospital de Pronto Socorro de Canoas está sendo evacuado

Continuar a ler

Saúde

Setembro Vermelho traz a importância de cuidarmos das doenças cardiovasculares

Redação

Publicado

em

Setembro Vermelho traz a importância de cuidarmos das doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são a maior causa de mortes no Brasil e no mundo. O Setembro Vermelho é uma campanha criada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), para alertar sobre a necessidade de preveni-las e tratá-las.

O cardiologista do Hospital Divina, da Rede de Saúde da Divina Providência, Cristian Rafael Sloczinski, alerta a população sobre a importância da realização de uma avaliação cardiológica de rotina, até mesmo em pacientes assintomáticos. “E esse cuidado com um cardiologista é fundamental para a sua saúde. E envolve oito princípios”, explica o médico.

Oito princípios para a prevenção de doenças cardiovasculares:

  • controle da pressão arterial;
  • controle do colesterol;
  • controle do açúcar, ou seja, do diabetes ou do pré-diabetes;
  • controle do tabagismo;
  • controle do consumo de álcool;
  • controle do sedentarismo com a prática de, pelo menos, 150 minutos de atividade física na semana;
  • controle do peso, manter um peso adequado;
  • realização de exames cardiológicos periódicos, como o eletrocardiograma de repouso, teste ergométrico (teste da esteira) e o ecocardiograma transtorácico, claro que individualizados para cada caso.

Para Cristian é muito importante a realização de uma avaliação com o cardiologista.

“Existem, hoje, diversos exames e ferramentas diagnósticas, que permitem a detecção precoce de doenças até mesmo em pacientes sem sintomas. E assim, conseguimos realizar um tratamento adequado e precoce. Atualmente, a cardiologia evoluiu muito e nós conseguimos oferecer um tratamento muito avançado, diferente do passado”, justifica o profissional.

No Brasil, as doenças cardiovasculares representam cerca de 30% dos óbitos anuais. No mundo, são responsáveis por 32% de todos os óbitos. Elas correspondem a mais que o dobro de mortes de todos os tipos de câncer juntos.

Sintomas

As doenças cardiovasculares podem apresentar diversos sintomas, dependendo da condição específica, e nem sempre se manifestam logo no início. Confira alguns deles:

  • dor no peito;
  • dor em outros locais, como braços, ombro esquerdo, mandíbula ou costas;
  • falta de ar;
  • tontura e desmaios;
  • dormência na face, braços ou pernas, especialmente em um lado do corpo;
  • cansaço;
  • dificuldade para enxergar;
  • dificuldade para andar.

Outras manifestações incluem: náuseas e vômitos, palidez, batimentos cardíacos mais rápidos ou lentos, pontas dos dedos azuladas. As doenças cardiovasculares podem ter causas genéticas ou estar relacionadas a hábitos que favorecem o seu surgimento.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm