Conecte-se conosco

header-top







 

25/09/2026
 

Cultura

CARNAVAL 2024: Aberta temporada de ensaios técnicos no Rio; Escolas começam a treinar neste final de semana; veja o calendário

Redação

Publicado

em

CARNAVAL 2024: Aberta temporada de ensaios técnicos no Rio; Escolas começam a treinar neste final de semana; veja o calendário - Foto: Daniela Uequed/OT
Por Daniela Uequed e Douglas Angeli – em colaboração com Rádio Alerj

Deste final de semana até o anterior aos desfiles oficiais haverá ensaios na Marquês de Sapucaí. A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) divulgou o calendário dos ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí para o Carnaval 2024 — sempre aos domingos.

Ensaios técnicos Carnaval 2024 - Foto: Daniela Uequed/OT

Ensaios técnicos Carnaval 2024 – Foto: Daniela Uequed/OT

 

Ensaios técnicos Carnaval 2024 - Foto: Daniela Uequed/OT

Ensaios técnicos Carnaval 2024 – Foto: Daniela Uequed/OT

  • 07/01 – Unidos do Porto da Pedra (20h30) e Mocidade Independente de Padre Miguel
  • 14/01 – Portela e Unidos da Tijuca
  • 21/01 – Paraíso do Tuiuti e Acadêmicos do Salgueiro
  • 28/01 – Acadêmicos do Grande Rio e Estação Primeira de Mangueira
  • 03/02 – Lavagem (19h), Beija Flor de Nilópolis e Unidos de Vila Isabel
  • 04/02 – Unidos do Viradouro e Imperatriz Leopoldinense

Série Ouro

A Liga Independente do Grupo (Liga-RJ) divulgou o calendário dos ensaios técnicos das escolas da Série Ouro, que também é conhecida como Grupo de Acesso. Os treinos serão realizados no Sambódromo a partir do dia 06 de janeiro de 2024.

Os ensaios técnicos vão acontecer sempre aos sábados, a partir das 19h, com participação de quatro agremiações por dia. Confira a seguir a ordem de ensaios:

Tradicionalmente conhecido pelos apaixonados por carnaval, os ensaios técnicos para os desfiles de 2024 são o aquecimento para o grande evento do carnaval do Rio.

Além de ser o grande momento para as escolas de samba acertarem os últimos detalhes do desfile, o ensaio técnico também é um teste para a organização do evento que aproveita a ocasião para ajustar toda a parte de som e iluminação do sambódromo.

Quase tão populares quanto o evento principal, os ensaios técnicos têm se destacado ao longo dos anos por apresentar uma prévia do que a escola vai apresentar na avenida.

Nesses ensaios o envolvimento da comunidade e o desempenho do samba são testados e ajustados, a força da escola é medida pela participação do público que nos dias de ensaio tem o acesso gratuito as arquibancadas da Sapucaí.

Cultura

Semana Farroupilha de Esteio chega aos últimos dias com shows e atrações no Assis Brasil

Avatar

Publicado

em

A Semana Farroupilha de Esteio segue com programação nesta sexta-feira (25) e sábado (26), último dia do evento, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB).

Nesta sexta-feira, estão previstos o Concurso de Cucas, às 19h, seguido pelos shows de Cardeal Missioneiro, às 20h, e do Projeto Taureando, às 21h30. Às 23h, ocorre o baile com Eco do Minuano & Bonitinho.

No sábado, a programação começa às 10h, com o Concurso de Bodoque. Às 12h, será realizado o Concurso de Comida Campeira. A Missa Crioula está marcada para as 17h, seguida pela entrega das premiações, às 17h30.

À noite, haverá apresentações de Pedro Ernesto Denardin, às 20h, e Os Fagundes, às 21h30. O último baile do evento será com Tchê Garotos, às 23h.

A entrada é mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. O acesso ao PEEAB ocorre pelo Portão 7, na Avenida Celina Kroeff. O estacionamento é gratuito.

Continuar a ler

Cultura

Sandro Luiz se apresenta em Canoas em show beneficente para a Associação Luz de Aruanda

Avatar

Publicado

em

O cantor Sandro Luiz se apresenta em Canoas no dia 11 de outubro, no Clube Tradição, com o espetáculo “Um Passeio pela Madrugada – Exus & Pombagiras”. O evento terá caráter beneficente e será realizado em apoio à Associação Universalista Luz de Aruanda, instituição que desenvolve ações sociais no município.

Os portões serão abertos às 17h, com apresentação do DJ Mini Pietro. O show de Sandro Luiz está previsto para as 20h.

A Associação Luz de Aruanda realiza ações de assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo arrecadação e distribuição de alimentos e apoio a projetos voltados

a crianças, jovens, mulheres e idosos. Segundo a organização, as iniciativas alcançam direta e indiretamente mais de 5 mil pessoas.

O público que participar do evento também poderá contribuir com 1 quilo de alimento, que será destinado às ações sociais da instituição.

Música e cultura afro-brasileira

Sandro Luiz é conhecido por trabalhos ligados à música de temática espiritual e às tradições de matriz africana. Em Canoas, o espetáculo terá como tema Exus e Pombagiras e reunirá músicas de sua trajetória. A iniciativa busca associar a apresentação artística à arrecadação de recursos e alimentos para a manutenção das atividades sociais da associação.

Os ingressos estão disponíveis pela Sympla, na Associação Universalista Luz de Aruanda e com a organização do evento.

Continuar a ler

Cultura

Rodeio reúne competidores em dois dias de disputas na Semana Farroupilha de Nova Santa Rita

Avatar

Publicado

em

A programação da Semana Farroupilha de Nova Santa Rita terá, nos dias 18 e 19 de setembro, um rodeio no Parque de Eventos Olmiro Brandão. O evento será realizado em parceria com a Associação de Entidades Tradicionalistas (AET) de Nova Santa Rita e contará com disputas em diferentes modalidades de laço.

Na sexta-feira, 18, as atividades começam às 16h, com as modalidades Laço Patrão e Capataz e Laço Individual.

No sábado, 19, a programação inicia às 8h, com disputas nas categorias Laço Senhor, Veterano e Vaqueano; Laço Guri; Laço Piá e Prendinha; Laço Pai e Filho e Pai e Filha; Laço Pai e Piá e Pai e Prendinha; Laço Prenda; Laço Trio; Força A; Força B; e Taça Cidade.

Segundo o prefeito Rodrigo Battistella, o rodeio integra as atividades voltadas à preservação das tradições gaúchas no município.

“A Semana Farroupilha é um momento importante para celebrarmos a nossa cultura e as nossas tradições. O rodeio reúne famílias, participantes e a comunidade em torno de uma atividade que faz parte da identidade do nosso Estado.”

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Vagner Silva, destaca a participação da AET na organização do evento.

“Preparamos uma programação que valoriza diferentes aspectos da nossa cultura gaúcha, e o rodeio é uma parte importante dessa celebração. A parceria com a AET Nova Santa Rita fortalece o evento e permite que a comunidade acompanhe de perto as competições e as diferentes modalidades de laço.”

O rodeio faz parte da programação da Semana Farroupilha de Nova Santa Rita, com atividades relacionadas à cultura e às tradições do Rio Grande do Sul.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto