Política
Prefeito interino de Canoas cumpre agenda até quarta-feira em Brasília

Nesta segunda-feira, 18, o prefeito interino de Canoas, Cris Moraes (PV), esteve novamente em Brasília, dessa vez para assinar um acordo de cooperação técnica para o sistema e-SUS APS.
A parceria com o Governo Federal busca garantir que o sistema esteja mais presente na realidade municipal, além do desenvolvimento de ações que potencializem a produção colaborativa e o compartilhamento de soluções.
A assinatura foi realizada em encontro com o secretário de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes.
De acordo com o prefeito interino, a iniciativa irá beneficiar a saúde pública por meio da integração com outros sistemas.
“Entendemos que Canoas pode contribuir para que o Sistema e-SUS APS esteja cada vez mais aderente à realidade municipal e integrado com outras ferramentas de gestão pública, como forma de acelerar a Transformação Digital nas Políticas Públicas de Saúde”, destacou Moraes.
Para realização do acordo foi elaborado um plano de trabalho, que deve ser seguido por ambas as partes. O prefeito interino esteve acompanhado da secretária de Saúde, Ana Macedo e do diretor do CanoasTec, Rogério Alves.
Sobre a ferramenta
O e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) é uma estratégia para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional.
Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.
Novas agendas
Cris Moraes segue em agenda na Capital Federal até a quarta-feira, 20. Na terça-feira, 19, o prefeito interino terá encontro com o secretário Nacional de Previdência Social, Adroaldo da Cunha Portal.
A agenda irá tratar sobre recursos para implantação de postos avançados de atendimento, além de melhorias no sistema da Previdência Social em Canoas.
Já na quarta-feira, 20, a agenda será na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O encontro com a diretora do Sistema Único de Segurança Pública, Isabel Seixas de Figueiredo, será para buscar convênio e recursos para implantação do Projeto CONVIVE – Centro Comunitário pela Vida no município.
Política
União Brasil oficializa pré-candidaturas de Luiz Carlos Busato e Eric Douglas para as eleições de 2026

O União Brasil oficializou, no último domingo, 26, as pré-candidaturas do deputado federal Luiz Carlos Busato à reeleição e do vereador Eric Douglas para deputado estadual. A homologação ocorreu durante a convenção estadual do partido, realizada na Câmara Municipal de Porto Alegre, que definiu as nominatas da legenda para as eleições de 2026 no Rio Grande do Sul.
Busato disputa a reeleição para a Câmara dos Deputados. O deputado federal já foi secretário municipal, vereador, prefeito e secretário de Estado em duas oportunidades, além de estar em seu quarto mandato na Câmara dos Deputados. Já Eric Douglas está em seu terceiro mandato como vereador em Canoas e foi o candidato mais votado da história da Câmara Municipal, com 6.686 votos na eleição de 2024.
Durante a convenção, o presidente municipal do União Brasil em Canoas, Sérgio Ricardo Spiercart, comentou sobre as candidaturas.
“A parceria Busato e Eric Douglas é bastante promissora e estamos confiantes na eleição de ambos para que Canoas tenha representatividade tanto na Câmara dos Deputados quanto na Assembleia Legislativa”, afirmou.
O vice-prefeito de Canoas, Rodrigo Busato, também participou do encontro e afirmou que Canoas foi uma das cidades mais atingidas pela enchente e precisa ampliar sua representatividade nos legislativos federal e estadual para fortalecer as ações voltadas à reconstrução e à proteção do município.
Convenção estadual
A convenção estadual do União Brasil homologou três candidaturas a deputado federal e 14 candidaturas a deputado estadual para representar o partido no Rio Grande do Sul.
Segundo a legenda, cerca de 800 pessoas participaram do evento ao longo da tarde, entre delegados, candidatos, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários de Estado, dirigentes partidários, lideranças políticas e apoiadores de diferentes regiões do Estado.
A convenção foi conduzida pelo presidente estadual do União Brasil, deputado federal Luiz Carlos Busato, e teve como secretário Carlinhos Vargas, responsável pela leitura das deliberações. O deputado estadual Dirceu Franciscon também participou do ato.
Durante o evento, Busato falou sobre a estruturação do partido desde a criação da legenda, em 2022.
“Em 2022, o União Brasil estava começando. Tivemos poucos meses para estruturar o partido e construir nossas nominatas. De lá para cá, fizemos um trabalho permanente de organização e crescimento. Hoje estamos presentes em mais de 200 municípios gaúchos, formamos novas lideranças e chegamos a esta eleição com um grupo qualificado e competitivo, formado por pessoas que representam diferentes regiões e áreas de atuação”, afirmou.
De acordo com o partido, todos os candidatos homologados e os prefeitos da legenda tiveram espaço para se manifestar durante a convenção. O encontro foi voltado à apresentação das candidaturas proporcionais e à mobilização das lideranças para a campanha eleitoral.
Candidatos a deputado federal
Ana Cláudia
Luiz Carlos Busato (reeleição)
Paulo Natalino
Candidatos a deputado estadual
Amadeu Boeira
Bárbara Penna
Charlis Santos
Dirceu Franciscon (reeleição)
Eric Douglas
Fabi Medeiros
Fabiany Zogby
Fabiano Diehl
Glória Menegotto
Jair Binotto
Júlio Lamim
Luciane Agazzi
Maiquel Butzke
Stella Luzardo
Política
Rodrigo D’Avila lança pré-candidatura a deputado estadual em Canoas

O vereador Rodrigo D’Avila (NOVO) lançou sua pré-candidatura a deputado estadual na noite de sábado, 25, em evento realizado no Orla Sports, em Canoas. A atividade reuniu apoiadores, filiados e integrantes do partido.
Durante o encontro, Rodrigo D’Avila apresentou pautas que pretende defender durante a pré-campanha, entre elas gestão pública, transparência e desenvolvimento econômico.
O evento contou com a presença do pré-candidato ao Senado Marcel Van Hattem e do pré-candidato a deputado federal Felipe Camozzato, ambos do Partido Novo.
O lançamento marca o início da pré-campanha de Rodrigo D’Avila à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, dentro do calendário eleitoral previsto para as eleições deste ano.
Política
Câmara de Canoas entra em recesso parlamentar; gabinetes seguem abertos e sessões retornam em 4 de agosto

A Câmara Municipal de Canoas inicia nesta segunda-feira, 20, o recesso parlamentar, que se estende até 4 de agosto. Durante o período, as sessões ordinárias ficam suspensas, conforme previsto no calendário legislativo.
O funcionamento administrativo da Câmara, no entanto, permanece normal. Os gabinetes dos vereadores seguem abertos para atendimento ao público, assim como os demais setores da Casa Legislativa.
Segundo a resolução que regulamenta o recesso parlamentar, o período é destinado à organização das atividades legislativas. Além da suspensão das sessões, os vereadores podem manter agendas externas, realizar visitas, participar de reuniões e desenvolver atividades relacionadas ao exercício do mandato.
As sessões ordinárias serão retomadas após o fim do recesso.

Canoas2 dias atrásLivraria Pandorga celebra 5 anos com sarau e participação de escritores de Canoas

Previsão do tempo5 dias atrásGuaíba volta a subir e deve chegar à cota de alerta entre sexta e sábado

Trânsito5 dias atrásChuvas deixam 18 rodovias estaduais com bloqueios totais ou parciais no Rio Grande do Sul

Canoas3 dias atrásPlano Diretor de Canoas terá debate sobre infraestrutura e saneamento na próxima segunda-feira, 27

Geral1 semana atrásJairo Jorge é anunciado como superintendente da nova área de Relações Governamentais da ULBRA
Defesa Civil3 dias atrásDefesa Civil do RS emite alerta de risco muito alto para inundação nas Ilhas de Porto Alegre

Transporte2 dias atrásTrensurb terá circulação parcial neste domingo, 26, devido às obras do Dnit; confira as mudanças
Fazenda7 dias atrásPrazo para licenciamento anual de veículos no RS termina em 31 de julho























































