Política
Cris Moraes apresenta balanço dos quinze dias como prefeito interino de Canoas e fala sobre futuro

Na manhã desta segunda-feira, 11, o prefeito interino de Canoas, Cris Moraes (PV), concedeu uma entrevista coletiva na qual apresentou um balando das ações realizadas durante os quinze dias de gestão, após afastamento do prefeito eleito Jairo Jorge (PSD) e da impossibilidade de Nedy de Vargas Marques (Avante), vice-prefeito da cidade, de tomar posse por questões médicas.
Durante o encontro na presença de secretários do governo municipal e da imprensa, Cris apresentou slides com inaugurações de praças, complexos esportivos, dentre outros, ao lado de vereadores canoenses.
Prefeito interino até quando?
Questionado sobre a sua continuidade no cargo de gestor interino, Cris respondeu não ter expectativa de prazo, e que apenas cumpre o mandato em conformidade à Lei Orgânica do Município. “Não sei por quanto tempo permanecerei”.
A respeito de um possível contato tanto com o prefeito eleito quanto com Nedy – que ainda se encontra internado após realização de um procedimento cardíaco, em Porto Alegre -, Cris disse:
“Não teria problema algum eu me comunicar com o prefeito Jairo, todos sabem que temos uma linha política parecida e juridicamente nada nos impede de conversar. Mas entendemos que isto não seria ético, então ele segue afastado das atividades e eu estou dando o meu melhor pela cidade”.
Sobre Nedy, Cris destacou que procura um diálogo com o vice-prefeito, e que tentou uma ligação por telefone com ele desde que assumiu o cargo, mas que não obteve retorno.
Política
Prefeitura e governo do Estado discutem recursos para a saúde e obras dos diques de Canoas

O prefeito de Canoas, Airton Souza, acompanhado do vice-prefeito Rodrigo Busato e de secretários municipais, reuniu-se na manhã de quinta-feira, 10, com o governador Eduardo Leite e secretários estaduais. A comitiva canoense levou ao governo do Estado a preocupação do Município com a área da saúde e as obras de reconstrução e proteção da cidade após as enchentes de 2024.
O governo do Estado anunciou que formalizará em maio a inclusão das obras dos diques da cidade no Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) e que quer avançar para encontrar soluções para a crise da saúde em Canoas e na Região Metropolitana.
“Nós buscamos o diálogo, e também externar a nossa necessidade. Nós atendemos boa parte da população do Rio Grande do Sul”, disse o prefeito Airton Souza ao governador, referindo-se à superlotação do Hospital Nossa Senhora das Graças. “Precisamos de um socorro para o Município de Canoas.”
O Município pleiteia a recomposição dos valores repassados pelo programa de incentivos hospitalares Assistir. O programa do governo do Estado complementa o pagamento de ações e serviços nos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde, mas os recursos repassados a Canoas são insuficientes para atender a demanda no Município.
“O Estado pode repensar o programa Assistir”, disse o prefeito durante a reunião. “É uma luta que não é só nossa, há mobilizações de outros municípios também”, argumentou o secretário municipal da Saúde, Eduardo Bermudez. O secretário municipal geral de Governo, João Portella, afirmou que a demanda por serviços da saúde supera muito a capacidade de financeira de Canoas.
“Se não houver um apoio do governo estadual em todos os sentidos, isso obrigará o Município a adequar os serviços da rede. O patamar atual é insustentável financeiramente. Precisamos resolver esse problema.”
O governador reconheceu que há um descompasso entre a demanda da saúde e os recursos disponíveis, solicitou mais informações à administração municipal e disse estar disposto a auxiliar na resolução do problema.
“O Assistir é o nosso programa de complementação de recursos, porque o SUS é subfinanciado. A gente pode avançar para buscar as soluções possíveis. O Município tem uma estrutura de saúde qualificada.
Verbas para a reconstrução e proteção da cidade
No encontro com o governador, a comitiva canoense também apresentou a necessidade de repasse de recursos para a continuidade das obras de reconstrução e proteção da cidade após as enchentes de 2024. O Município necessita de verbas para os reparos dos diques Mathias Velho, Rio Branco e Niterói e das casas de bomba, além da construção do dique do bairro Mato Grande.
O município já repassou ao Estado as informações necessárias para a inclusão destas obras no Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
“A população está aflita com o andamento destas obras”, relatou o prefeito Airton Souza. A secretária estadual adjunta da Reconstrução Gaúcha, Angela de Oliveira, informou que os projetos do Município referentes às obras dos diques estão em análise na pasta.
“Estamos à disposição para fazer os ajustes que forem necessários”, garantiu o vice-prefeito Rodrigo Busato.
O governador Eduardo Leite determinou que a formalização da inclusão das obras junto ao Funrigs aconteça ainda no mês de maio.
Política
Câmara de Canoas reconhece oficialmente o uso do Cordão de Girassol para identificação de deficiências ocultas

Foi aprovado na sessão do dia 3 de abril, na Câmara Municipal de Canoas, o PL 68/2025, de autoria da vereadora Neuza Martins Rufatto (PSD), que reconhece o Cordão de Girassol como instrumento de identificação de pessoas com deficiências ocultas no município. A medida tem como objetivo fortalecer a inclusão social e melhorar a qualidade do atendimento em espaços públicos e privados.
O uso do cordão — uma fita com estampa de girassóis já adotada em outros países e cidades brasileiras — é opcional e voltado a pessoas com condições não visíveis, como autismo, surdez, deficiências cognitivas e doenças raras. A proposta segue o que já foi estabelecido pela Lei Federal nº 14.624/2023, que oficializou o símbolo em nível nacional.
“O reconhecimento municipal dá visibilidade ao tema e amplia o conhecimento da população sobre deficiências que, embora não sejam perceptíveis de imediato, demandam atenção e respeito”, explicou a vereadora Neuza Rufatto, ao destacar que a nova lei não gera custos aos cofres públicos, já que os cordões serão providenciados pelos próprios usuários ou instituições interessadas.
A nova legislação determina que funcionários de estabelecimentos públicos e privados sejam orientados sobre o uso do cordão e os procedimentos adequados para atender pessoas com deficiências ocultas.
O objetivo é garantir que o símbolo seja compreendido como um sinal legítimo de necessidade de atenção diferenciada, sem que isso implique, por si só, em exigência documental. Além de reconhecer um importante instrumento de inclusão, a lei municipal reforça o papel educativo do poder público na promoção da acessibilidade e no combate à discriminação de pessoas com deficiências invisíveis.
Política
Prefeito Battistella apresenta novos secretários e secretária do governo de Nova Santa Rita

Na manhã desta segunda-feira, 7, o prefeito Rodrigo Battistella, junto ao vice-prefeito Toninho Pfeil, apresentou à população as novas pessoas integrantes da equipe de governo que irão compor as secretarias municipais. Battistella destacou a importância das novas escolhas para dar continuidade ao desenvolvimento da cidade e garantir a melhoria de serviços essenciais para a população.
Cláudio Venzo assume o cargo de subprefeito e será responsável por coordenar ações estratégicas em diversos bairros e comunidades de Nova Santa Rita, aproximando a administração das necessidades dos cidadãos e cidadãs.
Aline Prado chega à Secretaria do Meio Ambiente, com um forte compromisso em promover políticas sustentáveis e ações de preservação ambiental. Já Vagner Silva, é o novo titular da Secretaria de Cultura e Turismo, com o objetivo de impulsionar atividades culturais e de fomento ao turismo na cidade.
Battistella ressaltou a importância da formação dessa nova equipe e a continuidade das ações do governo municipal.
“Estamos somando a um time comprometido, com a competência necessária para trabalhar pela nossa cidade. Cada um dos novos nomes tem uma visão de futuro e um desejo de fazer Nova Santa Rita crescer de forma sustentável, com respeito ao meio ambiente e valorização da nossa cultura. Tenho plena confiança de que, juntos, vamos fazer um governo mais perto da população e com soluções eficientes para os desafios que temos pela frente”, afirmou o prefeito.
O vice-prefeito Toninho Pfeil também destacou o empenho e a dedicação de cada pessoa nova – e já integrantes da gestão -, enfatizando a importância do trabalho conjunto para atender as demandas da população.
“Esses novos nomes representam a continuidade do nosso compromisso com uma gestão eficiente e voltada para o bem-estar de todos os moradores e moradoras de Nova Santa Rita. Seguimos sempre em frente”.
- Trânsito5 dias atrás
Estreitamentos de pista nas laterais da BR-116, segundo o Dnit, voltam a ocorrer a partir de terça-feira, 8
- Economia1 semana atrás
BRDE Labs RS divulga startups vencedoras da edição de 2024 do programa
- Saúde3 dias atrás
Vacinação contra a gripe já está disponível para grupos prioritários; confira locais
- Geral1 semana atrás
Evento de conscientização sobre Autismo acontece no Parque Getúlio Vargas na sexta-feira, 4
- Clima1 semana atrás
Defesa Civil e órgãos estaduais atuam na preparação e resposta aos temporais no RS
- Enchente 2024 Canoas4 dias atrás
ADEVIC reinaugura sua sede em Canoas após enchente histórica
- Geral1 semana atrás
CICS Canoas lança documentário inédito e promove baile Preto & Branco em celebração aos 85 anos de história
- Emprego1 semana atrás
Dia do autismo com oportunidades de trabalho em Canoas para mães atípicas