Conecte-se conosco

header-top







 

26/11/2025
 

Cultura

Documentário de Alexandre Moraes, ‘Um Pouco de Tonito’ participa de Mostra XII Brazilian Film Festival

Redação

Publicado

em

Documentário de Alexandre Moraes, ‘Um Pouco de Tonito’ participa de Mostra XII Brazilian Film Festival

A Cinemateca Paulo Amorim recebeu, nos dias 4 e 5 de dezembro, parte da programação da Mostra XII Brazilian Film Festival, realizada anualmente em Chicago e outras cidades dos Estados Unidos e do Brasil.

Criada e dirigida por Ariani Friedl, gaúcha radicada nos Estados Unidos, a MOSTRA é realizada através de uma iniciativa do Capítulo do estado de Illinois, da organização Partners of the Americas.

A programação em Porto Alegre conta com a parceria do Instituto Estadual de Cinema (Iecine-RS) e da Cinemateca Paulo Amorim.

A programação foi realizada na Sala Eduardo Hirtz, com lotação de 70 lugares. O ingresso equivale a um brinquedo em bom estado, para doação ao Centro Social Madre Madalena

No primeiro dia (4/12) foram exibidos os filmes “Três Verões”, de Sandra Kogut, e o curta documentário “A Senhora da Bicicleta”, de Rubiélson Medeiros, sobre a vida de Ariani Friedl, criadora do festival.

No segundo dia (5/12) ocorreu o encerramento da Mostra XII, com a exibição do longa “Aos Olhos de Ernesto”. Também foi exibido o curta documentário “Um Pouco de Tonito”.

Foram premiadas três produções gaúchas:

Ana Luiza Azevedo, “Aos Olhos de Ernesto” Favorito da audiência (longa-metragem) MOSTRA XII – 2021
Alexandre Moraes, “Um Pouco de Tonito” Favorito da Audiência (curta-metragem) MOSTRA XII – 2021

Zeca Brito, “Legalidade” (longa-metragem) Troféu MOSTRA XI – 2020

Além disso, houve um bate-papo muito especial sobre o filme “Aos Olhos de Ernesto” com a ilustre presença de Ana Luiza Azevedo (diretora) e Gabriela Poester (protagonista).

O filme foi produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre e se passa na cidade. A mesa de debates teve a participação de Joice de Brito e Cunha e Fabiane Severo.

Também estavam presentes o diretor Alexandre Moraes, do curta premiado “Um Pouco de Tonito”, e a atriz Ítala Nandi, atriz, produtora e diretora de teatro.

Cultura

13ª Parada Livre reúne cerca de 3 mil pessoas no Parque Eduardo Gomes, em Canoas

Redação

Publicado

em

13ª Parada Livre reúne cerca de 3 mil pessoas no Parque Eduardo Gomes, em Canoas

A 13ª Parada Livre de Canoas reuniu cerca de3 mil pessoas no Parque Eduardo Gomes, na quinta-feira, 20. O evento contou com atividades ao longo de toda a tarde e início da noite, fortalecendo o espaço de visibilidade e expressão da comunidade LGBTQIA+.

Entre as ações disponíveis ao público, estiveram o feirão de emprego, impressão de currículos, serviços de saúde com testagem rápida e distribuição de preservativos, praça de alimentação, discotecagem com DJ Cabeção, além de performances, artistas e shows que animaram o público presente.

A Parada contou com presenças de destaque, como Fabulo Rosa, Nicole Balls, a coordenadora de Políticas Públicas do Governo do Estado, Pitty Barbosa, a presidente do Conselho Estadual LGBT, Bianca Hilgr, presidente da OAB/RS, Luka Keller, que também é coordenadora da Parada Livre de Canoas e Miss Trans Diversidade do RS, além do secretário municipal de Cultura e Turismo, Caio Flávio Quadros.

Luka Keller reforçou a importância do encontro para a comunidade LGBTQIA+: “A Parada Livre é um espaço de resistência, acolhimento e celebração das nossas identidades. Cada pessoa que participa fortalece essa luta.”

O secretário Caio Flávio Quadros ressaltou o impacto social positivo do evento. Em sua fala, destacou, ” A relevância de iniciativas que promovam respeito, diversidade e inclusão, fortalecendo a construção de uma cidade mais aberta e acolhedora.”

Continuar a ler

Cultura

Canoas inaugura Galeria a Céu Aberto no bairro Guajuviras com foco em arte e cultura

Redação

Publicado

em

Canoas inaugura nesta quinta-feira, 20, ás 14h, a Galeria a Céu Aberto no Hangar Cultural Oli Borges, localizado na Estrada do Nazário, 3150, no bairro Guajuviras, o evento será aberto ao público. O espaço foi estruturado para receber intervenções artísticas e ações culturais vinculadas ao território.

A iniciativa integra atividades promovidas pela Secretaria de Cultura e Turismo, com financiamento do Governo do Estado. A proposta é ampliar as áreas destinadas à produção cultural, disponibilizando um local para circulação de trabalhos visuais e atividades relacionadas à arte urbana.

Continuar a ler

Cultura

Canoas inicia Semana da Igualdade Racial com seminários e exposições

Redação

Publicado

em

Semana da Igualdade Racial de Canoas começa nesta sexta-feira, 14, com uma série de atividades voltadas à diversidade e valorização da cultura afro-brasileira. A iniciativa é organizada pelas secretarias Geral de Governo, por meio da Diretoria da Diversidade, e de Cultura e Turismo, e segue até o dia 20 de novembro.

A abertura oficial terá o seminário Raízes da Igualdade Racial: Políticas que Transformam, marcado para as 9h, no Auditório Sady Schmidt, localizado na Prefeitura. O encontro é direcionado à população em geral e busca debater políticas públicas de combate ao racismo e promoção da equidade.

“O seminário inaugura uma semana dedicada ao reconhecimento e protagonismo da população negra em Canoas. Reforça o compromisso da cidade com a igualdade racial e o fortalecimento de iniciativas que garantam direitos e celebrem a diversidade”, afirmou Paulo Ricardo Gonzaga dos Santos, chefe da Unidade de Igualdade Racial da Diretoria da Diversidade.

No mesmo dia, o público poderá conferir a Exposição do Mestre, com 31 obras do artista plástico Ubiranir Schneider Brum, conhecido como Mestre Bira. As telas, que abordam temas como capoeira, ancestralidade e mestres da tradição, ficarão abertas à visitação no saguão da Prefeitura até o encerramento da semana.

Outras atividades incluem a feira de artesanato afro, que acontece de 17 a 19 de novembro, a partir das 13h, em frente à Secretaria de Cultura na rua Ipiranga, 105, Centro. Durante o mesmo período, serão realizadas oficinas de tranças e feira de empreendedorismo.

Entre os destaques da programação, estão ainda a roda de tambor no dia 17, às 13h, e o Encontro das Filhas de Oya, às 14h, na antiga estação de trem. O encerramento, no dia 20, contará com encontro de samba e palestra de Deise Nunes, a partir das 9h, na Escola de Samba Unidos do Guajuviras.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques