Esporte
Capão do Corvo será palco do Fesla, evento com diversas atividades gratuitas no domingo

O Festival de Esporte e Lazer de Canoas (Fesla) acontece neste domingo, 10. O evento será realizado no Parque Municipal Getúlio Vargas, o Capão do Corvo (Av. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 700), em alusão ao aniversário de 43 anos do local. Serão diversas atividades e serviços a partir das 9h. A entrada é gratuita.
4º Encontro Zen de Canoas
O 4º Encontro Zen de Canoas integra esta edição do Fesla. A atividade busca promover o bem-estar, a integração com a natureza, a sociabilização e a conscientização da necessidade de cuidados com a saúde e consequentemente a melhoria da qualidade de vida.
O Encontro propõe serviços, rodas de conversa, musicalidade e conexão com a natureza.
O Fesla marca o encerramento do ano dos projetos de formação, participação, rendimento, paradesporto e lazer promovidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).
Segundo a diretora de Lazer da SMEL, Andriele Hoffmann, o objetivo do evento é oferecer gratuitamente para a comunidade, atividades esportivas, culturais, de lazer e serviços, em um domingo ao ar livre no parque.
“O Fesla contribui para uma melhor qualidade de vida da população canoense”, afirma.
Confira a programação do Fesla e do Encontro Zen:
PROGRAMAÇÃO DE PALCO
● 9h – Abertura do Evento
● 9h05 às 9h50 – Aulão de Ritmos
● 9h50 às 10h45 – Apresentação Musical Lua Mágica
● 10h50 às 11h45 – Taichi
● 11h50 às 12h50 – Apresentação Musical Lua Mágica
● 14h às 14h50 – Yoga Andino
● 15h às 16h – Dança Quântica e Danças Circulares
● 16h30 às 20h – Shows Musicais
● 16h45 – Chegada do Papai Noel de helicóptero
● 20h – Encerramento
ATIVIDADES DE ESPORTE E LAZER
● 9h30 – Torneio de Futebol das Cedências do Parque
● 9h30 às 17h – Torneio de Bocha
● 9h30 às 11h – Encontro de Integração do PLAFS SÊNIOR – Câmbio
● 9h30 às 11h – Encontro de Integração do ACF Participação – Futsal
● 14h30 às 16h – Encontro de Integração do ACF Participação – Hóquei
● 14h30 às 16h – Esportes de Raquete – Universidade La Salle
● 16h às 17h30 – Encontro de Integração do ACF Participação – Voleibol
● 16h45 às 18h – Vivências de GA e GR
● 17h às 18h – Jogo Amistoso de Kickingball Venezuelano
● 18h às 19h – Tatame de Lutas – Boxe – Taekwondo
● 14h às 16h – Vivência em Atletismo – iniciação em lançamentos – atividades adaptadas
● Encontro mensal de Amigos da Bicicleta Antiga
SERVIÇOS
Universidades parceiras: Unilasalle, Uniritter, Ulbra
● Brechó Pró cão – Nadja
● Luisa Arteira Moda Pet
● Monello e Birbo – Distribuidora Natali – distribuindo amostras de ração
● Brechó Lions Clube Canoas, Santa Rita
● Erva mate Nativo
● SESI Odonto – a partir das 13h
EXPOSITORES E TERAPEUTAS
● CENTRO ENERGÉTICO ENCONTRO DAS ÁGUAS – Terapeutas Queli Rosa – Carla
Rosa: Cartas Ciganas, Quick massage, Cone hindu,Reiki e Vendas de peças holísticas
em gesso, cristal, incenso, banhos, escalda pés
● ESPAÇO TERAPÊUTICO AFLORAR – Terapeuta Mari Rigo – Reiki
● IZA TARÓLOGA, ERVEIRA E ASTRÓLOGA – Tarô
● UNIVERSO MÁGICO – RS – Terapeuta Luisa – Reiki
● LARA ZANONI – Óleos Do Terra, Apometria e Constelação com Cartas
● ILUMYNE-SE – Juliana – Vendas de produtos energéticos, holísticos e naturais
● TSARA DE CRISTAL – Deise Saavedra – Cultura e Tradição Cigana
Esporte
Parque Getúlio Vargas recebe placa de comunicação aumentativa alternativa, em Canoas

O Parque Getúlio Vargas, em Canoas, passou a contar, na sexta-feira, 19, com uma placa de comunicação aumentativa alternativa instalada em frente à entrada do Minizoo. O equipamento utiliza imagens e pictogramas para auxiliar a comunicação de pessoas com dificuldades na linguagem oral.
A placa foi doada pela iniciativa Causa Nobre, voltada à inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e famílias atípicas, em parceria com o Rotary Club de Canoas Empreendedor. O descerramento contou com a presença de representantes das entidades doadoras, secretários municipais e vereadores.
Segundo a secretária da Mulher, Cidadania e Inclusão, Maria Beatris Arruda, a administração municipal estuda a instalação de uma segunda placa em outro ponto do parque.
“É uma causa extremamente importante para que crianças e adultos com deficiência possam ser acolhidos e se comunicar, ainda que não de forma verbal, por meio dos símbolos apresentados na placa”, afirmou.
A cofundadora da Causa Nobre, Ana Carolina Rodrigues, destacou que o recurso é o primeiro do tipo instalado em Canoas.
“A placa permite ampliar a comunicação em um espaço público de grande circulação, promovendo a conexão entre crianças, adultos e famílias”, declarou.
A presidente do Rotary Club de Canoas Empreendedor, Fabiana Minozzo, ressaltou que a iniciativa está alinhada às ações do clube.
“O objetivo é facilitar a comunicação e contribuir para a inclusão de crianças, adolescentes e jovens”, disse.
Esporte
Canoas promove 1ª edição do Natal em Movimento com pedalada e arrecadação de alimentos

A primeira edição da pedalada Natal em Movimento marcou a noite de quinta-feira, 11, em Canoas, unindo esporte, solidariedade e convivência comunitária. Promovido pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão (SMMCI), o evento atraiu mais de 150 participantes e arrecadou cerca de 200 quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Lar Vicentino, instituição que atende idosos no bairro Igara.
A concentração começou às 19h, na tradicional Praça do Avião, com happy hour, música, food trucks e feirinha de empreendedores. A largada ocorreu às 20h. O percurso de 10 quilômetros, concluído em pouco mais de uma hora, percorreu ruas da região central e contou com o apoio das secretarias de Segurança Pública e de Mobilidade Urbana.
“Este é um evento que promove a integração e que incentiva o esporte e a solidariedade, além de contribuir com o comércio local. Ficamos felizes com a participação do público, que se engajou na proposta e que colaborou, doando os alimentos que, certamente, ajudarão muito os idosos do lar”, comenta a titular da SMMCI, Maria Beatris Conter Arruda.
Moradora do bairro Niterói, a dona de casa Vanessa da Silva, 44 anos, participou do evento junto do marido, Alexandre Freire, 43 e do filho Henrique, 3. Integrante de grupos de pedalada, o casal tem retomado a participação em eventos, depois de uma pausa após o nascimento do pequeno.
“Estamos voltando aos poucos e gostamos muito da proposta desta pedalada e, por isso, resolvemos participar, inclusive com o nosso filho, que está bastante animado”, conta.
O pesquisador Carlos Ricardo dos Santos Barbosa, 40, também se engajou na pedalada. Morador do bairro Rio Branco, ele destacou a importância deste tipo de evento após as enchentes de 2024.
“Eventos esportivos e culturais, que integram pessoas de diferentes bairros e que fomentam a solidariedade, colaboram muito, especialmente em um ano como este, que representa a reconstrução da nossa cidade”, opina.
Esporte
Atleta canoense Katryni Mota celebra medalha de ouro no Mundial de Jiu-Jítsu

A atleta de jiu-jítsu Katryni Mota foi recebida na tarde desta terça-feira, 9, na Prefeitura de Canoas após conquistar a medalha de ouro no 17º Campeonato Mundial Profissional de Jiu-Jítsu, realizado em Abu Dhabi, no mês de novembro. Representando a equipe Team DM, a jovem atleta destacou-se pela técnica, dedicação e potencial, levando o nome do município ao lugar mais alto do pódio mundial.
Estudante da EMEF Gonçalves Dias e atualmente cursando o 6º ano, Katryni mantém uma rotina intensa de treinos, realizados em Cachoeirinha, aliada a disciplina, preparação física e cuidados com a alimentação, fatores que, segundo ela, foram decisivos para o resultado alcançado.
A atleta ressaltou que a participação no mundial foi viabilizada por meio do Edital de Auxílio Esportivo, iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), que oferece apoio financeiro a atletas e entidades esportivas para a participação em competições oficiais, tanto no Brasil quanto no exterior. O programa busca ampliar oportunidades e incentivar o desenvolvimento esportivo no município.
Durante o encontro, Katryni destacou a importância do incentivo recebido.
“Só consegui atingir meu objetivo com foco e disciplina. Treinei muito, cuidei da alimentação e tive o apoio do Edital de Auxílio Esportivo, que tornou possível minha participação no campeonato”, afirmou.
Prefeito Airton Souza destacou:
“Incentivar nossos atletas é fundamental para impulsionar o crescimento do esporte em Canoas. A Katryni é motivo de orgulho para todos nós, e seguimos na torcida por ela e por todos os atletas da nossa cidade”.

Oportunidade1 semana atrásBanrisul abre processo seletivo de estágio com inscrições gratuitas e salários de até R$ 2.588,72

Serviços1 semana atrásCentros de Acesso a Direitos de Canoas estarão fechados nesta sexta-feira, 19

Geral1 semana atrásAcadef de Canoas recebe equipamentos do SUS e amplia atendimentos na região

Saúde1 semana atrásIPE Saúde e OAB/RS firmam contrato para prestação de serviços médicos a advogados e dependentes

Política7 dias atrásCanoas apresenta programa Acelera Canoas e sanciona lei que cria o Dia S

Segurança1 semana atrásCanoas prorroga prazo para doação de coletes refletivos a motoboys e motofretistas até domingo, 21

Transporte3 dias atrásPasse Livre em Canoas é prorrogado até fevereiro de 2026

Segurança Pública1 semana atrásCanoas assina termo de adesão para aquisição de 15 viaturas semiblindadas para segurança


























































