Esporte
Capão do Corvo será palco do Fesla, evento com diversas atividades gratuitas no domingo

O Festival de Esporte e Lazer de Canoas (Fesla) acontece neste domingo, 10. O evento será realizado no Parque Municipal Getúlio Vargas, o Capão do Corvo (Av. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 700), em alusão ao aniversário de 43 anos do local. Serão diversas atividades e serviços a partir das 9h. A entrada é gratuita.
4º Encontro Zen de Canoas
O 4º Encontro Zen de Canoas integra esta edição do Fesla. A atividade busca promover o bem-estar, a integração com a natureza, a sociabilização e a conscientização da necessidade de cuidados com a saúde e consequentemente a melhoria da qualidade de vida.
O Encontro propõe serviços, rodas de conversa, musicalidade e conexão com a natureza.
O Fesla marca o encerramento do ano dos projetos de formação, participação, rendimento, paradesporto e lazer promovidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).
Segundo a diretora de Lazer da SMEL, Andriele Hoffmann, o objetivo do evento é oferecer gratuitamente para a comunidade, atividades esportivas, culturais, de lazer e serviços, em um domingo ao ar livre no parque.
“O Fesla contribui para uma melhor qualidade de vida da população canoense”, afirma.
Confira a programação do Fesla e do Encontro Zen:
PROGRAMAÇÃO DE PALCO
● 9h – Abertura do Evento
● 9h05 às 9h50 – Aulão de Ritmos
● 9h50 às 10h45 – Apresentação Musical Lua Mágica
● 10h50 às 11h45 – Taichi
● 11h50 às 12h50 – Apresentação Musical Lua Mágica
● 14h às 14h50 – Yoga Andino
● 15h às 16h – Dança Quântica e Danças Circulares
● 16h30 às 20h – Shows Musicais
● 16h45 – Chegada do Papai Noel de helicóptero
● 20h – Encerramento
ATIVIDADES DE ESPORTE E LAZER
● 9h30 – Torneio de Futebol das Cedências do Parque
● 9h30 às 17h – Torneio de Bocha
● 9h30 às 11h – Encontro de Integração do PLAFS SÊNIOR – Câmbio
● 9h30 às 11h – Encontro de Integração do ACF Participação – Futsal
● 14h30 às 16h – Encontro de Integração do ACF Participação – Hóquei
● 14h30 às 16h – Esportes de Raquete – Universidade La Salle
● 16h às 17h30 – Encontro de Integração do ACF Participação – Voleibol
● 16h45 às 18h – Vivências de GA e GR
● 17h às 18h – Jogo Amistoso de Kickingball Venezuelano
● 18h às 19h – Tatame de Lutas – Boxe – Taekwondo
● 14h às 16h – Vivência em Atletismo – iniciação em lançamentos – atividades adaptadas
● Encontro mensal de Amigos da Bicicleta Antiga
SERVIÇOS
Universidades parceiras: Unilasalle, Uniritter, Ulbra
● Brechó Pró cão – Nadja
● Luisa Arteira Moda Pet
● Monello e Birbo – Distribuidora Natali – distribuindo amostras de ração
● Brechó Lions Clube Canoas, Santa Rita
● Erva mate Nativo
● SESI Odonto – a partir das 13h
EXPOSITORES E TERAPEUTAS
● CENTRO ENERGÉTICO ENCONTRO DAS ÁGUAS – Terapeutas Queli Rosa – Carla
Rosa: Cartas Ciganas, Quick massage, Cone hindu,Reiki e Vendas de peças holísticas
em gesso, cristal, incenso, banhos, escalda pés
● ESPAÇO TERAPÊUTICO AFLORAR – Terapeuta Mari Rigo – Reiki
● IZA TARÓLOGA, ERVEIRA E ASTRÓLOGA – Tarô
● UNIVERSO MÁGICO – RS – Terapeuta Luisa – Reiki
● LARA ZANONI – Óleos Do Terra, Apometria e Constelação com Cartas
● ILUMYNE-SE – Juliana – Vendas de produtos energéticos, holísticos e naturais
● TSARA DE CRISTAL – Deise Saavedra – Cultura e Tradição Cigana
Esporte
Judoca de Canoas é escolhida como embaixadora de marca japonesa de judô

Pela primeira vez, uma atleta brasileira foi escolhida para representar a tradicional marca japonesa de kimonos de judô Yawara Japan, e ela é de Canoas. Com apenas 16 anos e já campeã, Sarah Mendes é o novo nome a carregar a excelência do judô mundial.
A jovem atleta canoense acaba de ser anunciada como embaixadora oficial da Yawara Japan no Brasil, marca reconhecida como referência global na fabricação de judogis, os kimonos utilizados na prática da arte marcial japonesa. E o momento não poderia ser mais simbólico: Sarah representará o Brasil no Campeonato Mundial de Judô Sub-18, que será realizado na Bulgária, de 27 de agosto a 01 de setembro.
O evento de lançamento oficial da marca no país acontece no domingo, 17 de agosto, às 17h30, na Academia Alliance Canoas Norte, dirigida por Moacir Mendes, pai de Sarah, ex-integrante da seleção brasileira de judô e multicampeão. Em 2012, Moacir foi reconhecido internacionalmente como o melhor atleta de ne-waza (luta de solo), segundo o site Best Judô, uma das principais publicações dedicadas ao judô na Europa.
Um convidado especial virá diretamente do Japão: Rafael Ynamoto, representante exclusivo da Yawara Japan na América do Sul, entregará pessoalmente os kimonos à atleta, um gesto que reforça o respeito da marca por sua nova embaixadora e a ,importância da ocasião.
Quem é Rafael Ynamoto
Conhecido nacionalmente como Ynamoto Sensei, Rafael está no ramo de fornecimento de material esportivo para o judô desde 2005. Seu nome tornou-se referência no meio por atender academias, clubes e até a seleção brasileira paralímpica de judô, que utilizou seus materiais nas Paralimpíadas Rio 2016, entre outras competições. Agora, como representante oficial da Yawara Japan na América do Sul, é o responsável por introduzir a marca no Brasil.
“Este kimono é japonês de origem, criado em 2010 por um verdadeiro mago dos kimonos, que tem mais de 50 anos de experiência e foi fundador da famosa marca TOYO. Com sede em Kanagawa, a Yawara Japan é sinônimo de tradição e qualidade. Nossa entrada no Brasil atende a uma demanda real dos atletas por kimonos homologados pela IJF com personalização e caimento diferenciados. E apoiar alguém como a Sarah, que tem futuro promissor e raízes no judô, é unir tradição e renovação num só projeto”, afirma Ynamoto.
Segundo ele, a escolha de Sarah como embaixadora foi natural, “pelo desempenho em competições nacionais e internacionais. Não tenho dúvidas de que essa parceria levará o nome da nossa empresa aos lugares mais altos dos pódios.”
Prestígio da marca Yawara Japan
Fundada em 2010 na província de Kanagawa, no Japão, a Yawara Japan tornou-se símbolo de excelência na fabricação de judogis. A marca alia tradição artesanal japonesa com tecnologia de ponta, como o corte tridimensional (Dynamotion Fit) e tecidos de alta performance (70% algodão e 30% poliéster). Seu modelo mais conhecido, o Yoroi Gi, é homologado pela Federação Internacional de Judô (IJF) e considerado por atletas e especialistas como o “Rolls-Royce dos kimonos”.
Por que é importante ter uma marca como a Yawara no Brasil
A chegada da Yawara Japan representa um salto de qualidade para o judô nacional. Além de fortalecer os laços históricos entre Brasil e Japão, berço da modalidade, demonstra confiança no potencial da nova geração de atletas.
Para Moacir Mendes, a iniciativa também abre oportunidades de parcerias com academias, federações e clubes, elevando o padrão técnico e inspirando novos talentos.
“Ter uma marca desse nível operando no Brasil é um divisor de águas. Com produtos de padrão internacional e atendimento personalizado, estamos elevando o patamar do judô brasileiro”, destaca.
Sobre Sarah Mendes
Com apenas 16 anos, Sarah Mendes, atleta do Grêmio Náutico União, já é uma das grandes promessas do judô brasileiro. Soma conquistas em campeonatos nacionais e internacionais, com destaque para sua dedicação e disciplina. Influenciada pelo pai, técnico e mentor Moacir Mendes, ela agora inicia uma nova etapa em sua carreira com visibilidade internacional.
Canoas no mapa mundial do judô
A escolha de uma judoca de Canoas como embaixadora de uma marca japonesa de prestígio internacional é motivo de orgulho para o município e para o país. É também um símbolo da força esportiva do Rio Grande do Sul, que revela talentos como Sarah, capazes de elevar o nome do Brasil nos tatames do mundo
Esporte
Canoas recebe evento esportivo sustentável para jovens aprendizes nesta sexta-feira

O Parque Capão do Corvo, em Canoas, será palco, na sexta-feira, 1º, do Eco Atleta, evento esportivo com foco em sustentabilidade e solidariedade. A atividade reunirá mais de 250 jovens do programa Partiu Futuro Reconstrução, e é promovida pela Demà Aprendiz – tecnologia social da Renapsi – em parceria com as Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e do Meio Ambiente.
Com início previsto para as 8h30min, a programação contará com jogos de vôlei, futsal, skate, kickingball, oficinas com materiais recicláveis, trilha ecológica para coleta de resíduos e atividades adaptadas para pessoas com deficiência visual. Os participantes também poderão visitar o Mini Zoo, que terá uma exposição fotográfica sobre o descarte correto de resíduos e seus impactos no meio ambiente.
Para participar das atividades esportivas, os jovens deverão doar materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro ou metal. Os itens arrecadados serão destinados a instituições sociais do município que atuam na reconstrução de Canoas após as enchentes de 2024.
Segundo a organização, o objetivo do evento é promover práticas esportivas, consciência ambiental e ações solidárias entre os jovens aprendizes.
O programa Partiu Futuro Reconstrução atende adolescentes e jovens de 14 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social, especialmente aqueles atingidos pelas enchentes. Por meio da Demà Aprendiz, os participantes recebem capacitação teórica e prática para inserção no mercado de trabalho, atuando como aprendizes em órgãos públicos municipais e estaduais, com todos os direitos garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Esporte
Copa Integração de Futsal reuniu 12 equipes nas categorias Feminino e Masculino em Canoas

Canoas sediou, no sábado, 26, e domingo, 27, a Copa Integração de Futsal. Organizado pela Federação Gaúcha de Futsal, o torneio reuniu 12 equipes nas categorias Feminino e Masculino. Ao final do torneio, um jogo festivo colocou frente a frente a Seleção Gaúcha de Masters e a Seleção Canoense de Masters.
Na categoria Feminino, a equipe campeã foi a FacSogipa, de Porto Alegre, e Imigrantes, de Bento Gonçalves, foi o time vice-campeão. No Masculino, o time vencedor foi o combinado Los Bravos / Alaf, de Triunfo e Lajeado, e os canoenses do 7 de Outubro foram os vice-campeões.
O presidente da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS), Ivan Rodrigues dos Santos, aprovou a organização e o andamento do torneio em Canoas.
“Esta foi a primeira de muitas competições deste tipo que vamos fazer”, disse o presidente. “A Copa Integração de Futsal foi importante para as pessoas conhecerem cada vez mais a nossa cidade e ver que Canoas é referência em esporte e tem muito para crescer”, comentou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira.
Após o final da Copa Integração de Futsal foi realizado um jogo festivo entre a Seleção Gaúcha de Masters e a Seleção Canoense de Masters. A seleção gaúcha contou com a participação de atletas de destaque no esporte, como Jorginho, eleito melhor jogador do mundo em 1992, e Índio.
“Fiquei muito feliz com o convite”, disse Jorginho. “Foi muito legal poder mostrar um pouco da nossa história.” O selecionado canoense para a partida festiva foi formado por secretários municipais, vereadores e servidores municipais. O jogo terminou com vitória da seleção gaúcha por 2 a 0 sobre os canoenses.
- Eventos1 semana atrás
Innova Canoas reúne empresas, universidades e público em noite dedicada à inteligência artificial e inovação
- Geral1 semana atrás
XVI Conferência Municipal da Assistência Social acontece nos dias 14 e 15 de agosto, na Associação Pestalozzi
- Política1 semana atrás
NOVO e PL iniciam articulação para projeto conjunto no RS
- Trânsito5 dias atrás
Estreitamento na rua lateral da BR-116 na quinta-feira, 14, desviará trânsito para as ruas Santa Maria e Humaitá
- Oportunidade6 dias atrás
Com salários acima de R$ 10 mil, BRDE abre concurso para vagas nos três estados do Sul
- Oportunidade5 dias atrás
Inscrições abertas: BRDE realiza Concurso Público com salário de até R$ 10.142,63
- Serviços5 dias atrás
Canoas passa a contar com novo cronograma da coleta domiciliar de lixo; confira mapa
- Educação1 semana atrás
II Semana de Prevenção à Violência Escolar começa na próxima segunda-feira, 11, em Canoas