Geral
Bairro Mathias Velho tem alerta para iminente surto de Dengue
Após monitoramento das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o bairro Mathias Velho apresentou alta infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Entre os dias 18 e 26 de outubro, foi realizado o Levantamento do Índice de Infestação Rápido em toda a cidade, no qual a região apresentou risco iminente de surto epidêmico. A amostragem ocorreu através da identificação das larvas encontradas em recipientes dentro dos imóveis.
Diante da situação encontrada, a equipe de zoonoses, com apoio dos agentes de combate a endemias, está planejando uma varredura em todo bairro, visitando imóveis com o objetivo de eliminar todos os focos encontrados, com tratamento mecânico e químico, além de fiscalização sanitária.
Também acontece a coleta das larvas, que são encaminhadas para identificação em laboratório. O objetivo das ações é diminuir a infestação do Aedes, evitando uma possível circulação viral e dificultando o estabelecimento do ciclo de transmissão no local.
A diretora de Atenção à Vigilância em Saúde da SMS, Simone Rodrigues, destaca a importância da atenção dos canoenses para o risco da doença.
“Neste momento, é fundamental que a população seja parceira do poder público no enfrentamento da dengue. Os munícipes devem permitir o acesso dos agentes aos seus imóveis e acatar as orientações prestadas por eles. Somente com o esforço mútuo teremos condições de evitar uma eventual epidemia em Canoas”, ressaltou.
Sintomas
Os principais sintomas da dengue são dor de cabeça, dor muscular, dor atrás dos olhos, febre alta, náuseas e vômitos, manchas na pele e mal-estar geral.
Caso perceba algum desses sintomas, procure uma unidade de saúde ou UPA. É fundamental ter um diagnóstico rápido para um tratamento oportuno, a fim de evitar o agravamento da doença.
Prevenção
O mosquito Aedes aegypti se prolifera em depósitos de água limpa como garrafas, pneus velhos, piscinas, caixas d’água sem tampa, latas, ralos, calhas, cisternas, vasos e potes de água de animais.
Todos esses locais servirão para a fêmea do mosquito depositar seus ovos, que, em contato com a água e condições ideais, como alta temperatura e alta umidade, em sete dias transformam-se em novos mosquitos adultos.
Por isso, o trabalho de prevenção à dengue é fundamental. É responsabilidade do cidadão controlar seu imóvel, descartando o lixo adequadamente, não acumulando entulhos e limpando os recipientes de água.
Tirar as condições que favoreçam a proliferação do mosquito é o método mais eficaz de controle e combate ao aedes e às doenças transmitidas por ele.
Fiscalização
As equipes da SMS realizam diferentes ações de fiscalização e controle da doença. Alguns pontos que apresentam maior risco são monitorados quinzenalmente, como os cemitérios, floriculturas, borracharias e depósitos de veículos.
No caso de uma notificação de suspeita de dengue, é realizada uma visitação imóvel por imóvel em um raio de 150 metros. Além disso, realiza-se uma pulverização com inseticida na mesma área, para minimizar o ciclo de transmissão no local.
Após a atuação no Mathias Velho, as equipes seguirão para os demais bairros que apresentam índice de alerta: Guajuviras, Niterói, Rio Branco, São Luís e Nossa Senhora das Graças. Os demais bairros da cidade tiveram índices satisfatórios no levantamento do SMS.
Geral
ATENÇÃO: Secretaria de Educação de Canoas alerta para anúncio de falso curso de inglês
A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), informou na tarde desta terça-feira, 21, que o Município não possui nenhuma espécie de convênio, nem mesmo sequer algum vínculo, com suposto curso de inglês americano com oferta de 180 bolsas de estudo no município.
A nota diz que “Em anúncio de procedência duvidosa veiculado na internet, inclusive com uso indevido do brasão da cidade de Canoas e imagem do prédio da Prefeitura, está sendo oferecida a oportunidade dúbia de concorrer as vagas da atividade suspeita”.
O texto ainda destaca que “As características da publicação indicam que se trata de um golpe para enganar a população. A SME não reconhece tal curso e recomenda que não sejam fornecidos dados pessoais no preenchimento de formulário de participação em processo seletivo ou mesmo efetuado algum tipo de pagamento. Além disso, o uso dos símbolos oficiais da Prefeitura nas publicações da atividade não está autorizado e medidas cabíveis devem ser adotadas”.
Dúvidas
Em caso de dúvidas sobre qualificações e atividades da Educação, entre em contato com a SME pelo telefone: (51) 3425 7701. Denuncie a oferta de cursos e práticas suspeitas às autoridades competentes.
Comunidade
Abertas as inscrições para quatro turmas de cursos gratuitos em Canoas
Estão abertas as inscrições para a formação de quatro turmas dos cursos gratuitos – Administração de Materiais e Logística Integrada e de Eletricista Predial, oferecidos no município.
Os interessados devem confirmar presença, pessoalmente, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), munidos de xérox e originais dos seguintes documentos – Identidade (RG ou CNH), CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e comprovante de residência atualizado. O prazo encerra na próxima terça-feira, 28, ou até o fechamento das turmas.
Local
Geral
Defesa Civil de Porto Alegre apresenta totens e Centro de Monitoramento e Alerta a subprefeituras
A Defesa Civil de Porto Alegre organizou, nesta segunda-feira, 20, uma reunião estratégica que contou com a participação de representantes de oito subprefeituras da Capital.
O encontro teve como objetivo apresentar o Centro de Monitoramento e Alerta (Cemadec) e os novos totens de proteção e monitoramento instalados em áreas vulneráveis da cidade.
As subprefeituras envolvidas foram as contempladas com os totens, que têm como função alertar e orientar a população em situações de risco, como enchentes e deslizamentos. Os gestores receberam instruções sobre a operação do equipamento e sua importância como ferramenta de conscientização e prevenção.
O diretor-geral da Defesa Civil, coronel Evaldo Rodrigues Junior, destacou o papel fundamental da integração entre as subprefeituras e a órgão na proteção dos cidadãos.
“O trabalho em conjunto fortalece nossa capacidade de resposta e amplia a segurança da população. É fundamental que todos compreendam a função dos totens e a importância de disseminar essas informações nas comunidades,” afirmou o coronel.
O secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, também participou do encontro e ressaltou a relevância do alinhamento entre os subprefeitos e as instituições de defesa.
“Muitas vezes, o subprefeito é o primeiro a chegar em uma ocorrência. Essa proximidade com a comunidade faz com que a subprefeitura seja uma ponte essencial entre a população e a Defesa Civil,” disse Trogildo.
Integração reforçada
O Cemadec foi apresentado como uma central estratégica para o monitoramento de riscos e emissão de alertas, atuando de forma integrada com as equipes de campo. Já os totens instalados nas comunidades foram apontados como ferramentas inovadoras, capazes de fornecer informações em tempo real e guiar ações preventivas.
A reunião encerrou com um alinhamento entre os participantes para fortalecer as ações educativas e de engajamento, garantindo que as comunidades estejam preparadas para agir em situações de emergência.
- Clima1 semana atrás
Sala de Situação e Defesa Civil do RS orientam para de temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar
- Luto1 semana atrás
Diretor do Hospital Universitário de Canoas, Edemar da Costa morre em acidente de carro
- Emprego1 semana atrás
Câmara de Canoas abre seleção para estagiários com inscrições até 3 de fevereiro
- Comunidade1 semana atrás
Restaurante Popular de Canoas passa a funcionar aos sábados e feriados
- Saúde1 semana atrás
Prefeitura de Canoas e Governo do Estado discutem situação da Saúde no município
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Prefeitura publica lista de beneficiados do Aluguel Social Canoense Reconstrução
- Opinião1 semana atrás
“Oportunidades perdidas!” (Por Carlos Marun – ex-Ministro)
- Serviços1 semana atrás
Queda de energia elétrica interrompe abastecimento de água em Canoas