Conecte-se conosco

header-top







 

18/08/2025
 

Geral

STARTUP WEEKEND: Etapa local SWCanoas IOT aborda a Internet das Coisas na Ulbratch

Redação

Publicado

em

Maria Adelina, Giovani e Alexandre organizam a participação da Ulbra no SWCanoas IOT Foto: Luis Marcelo Miranda

Pela terceira vez, uma etapa do maior evento presencial de fomento à inovação e empreendedorismo realizado no mundo todo – o Techstars Startup Weekend – ocorrerá no campus da Ulbra Canoas. O início será na noite desta sexta-feira, 10, prosseguindo durante o final de semana no prédio da Ulbratech.

As inscrições para o Startup Weekend Canoas IOT- Internet das Coisas podem ser feitas pelo site do Sympla, até as 24h desta quinta-feira, 9, utilizando o código exclusivo de desconto promocional. Podem se inscrever estudantes e profissionais de todas as áreas, entusiasmados pelos temas inovação e empreendedorismo.

O evento está integrando a agenda da Expoulbra Xperience 2023, que este ano tem como tema Explore o Mundo da Inovação, com atividades ao longo de toda a semana.

O Startup Weekend já aconteceu em mais de 150 países ao redor do mundo. Foram mais de 2.900 eventos envolvendo cerca de 193 mil participantes com organização da comunidade Techstars.

Só no Rio Grande do Sul, a comunidade já impactou mais de 70 mil pessoas em oito eventos. A etapa da cidade de Canoas conta com apoiadores, entre eles a Ulbra, por meio da Ulbratech, e o Sebrae. Giovani André Piva é um dos organizadores deste ano e também já mentorou o evento de 2018, ocorrido na Ulbratech.

Ele faz uma ressalva sobre o tema Internet das Coisas: “a internet pode ser um recurso para a solução de problemas e necessidades do mercado em todos os segmentos de atividades.

No SWCanoas IOT, os participantes receberão treinamento em workshop de valor inestimável e mentoria extremamente capacitada para que, ao final, tenha-se uma startup já formatada”.

A jornada de aprendizagem das equipes está garantida mesmo para o integrante que não tenha conhecimentos prévios sobre startups e tecnologia, pois haverá instrutores à disposição.

Ao longo de 54 horas, os participantes vão aprender ferramentas para criar produtos e empresas, terão acesso a mentoria e networking. Ao final, será fornecido certificado.

Atividades

Durante os três dias, ocorrerão pitchs e compartilhamentos de ideias seguindo a metodologia da Techstars para a validação dos negócios propostos pelas equipes, tendo permanente acompanhamento de mentores com ampla experiência em empreendedorismo e inovação.

As inscrições são individuais, as equipes são montadas aleatoriamente para desenvolverem e validarem ideias de soluções inovadoras. Não é necessário ingressar no evento com uma ideia de negócio pronta para ser validada.

É durante o programa que são escolhidas as ideias para desenvolvimento, definidas em três categorias: área criativa (designs, layouts de aplicativos, sites e apresentações, identidade visual etc); área técnica (programas, aplicativos e sites); e área de negócios (outros temas).

No domingo à noite, as ideias serão apresentadas para os jurados que vão avaliar os trabalhos desenvolvidos e serão eleitas as três equipes vencedoras. Os premiados receberão da Ulbratech o apoio no movimento de pré-incubação para darem continuidade no desenvolvimento de modelagem de negócio.

Ulbra conectada

O diretor da Rede Ulbra de Inovação, professor Alexandre Ströher, comemora a terceira realização do encontro de Canoas nas instalações do Parque Tecnológico Ulbratech.

Ele afirma que “o Startup Weekend se caracteriza por ser uma experiência única e uma ferramenta importante de transformação cultural que se propõe a fomentar e desenvolver o ecossistema de inovação e empreendedorismo local, capacitando seus atores”.

Como o SWCanoas IOT é a porta de entrada para novos empreendedores e para a sensibilização para a inovação para empreendedores que já atuam no mercado, Ströher destaca que “os participantes moldam um negócio do zero, adoram abordagens ágeis de startups e estabelecem conexões valiosas”.

A coordenadora dos cursos da área de computação da Ulbra Canoas, professora Maria Adelina Raupp Sganzerla, juntamente com Ströher, fez a mobilização dos integrantes da área acadêmica do campus e das empresas do Parque Tecnológico Ulbratech, como empreendedores e futuros empreendedores, para a participação no SWCanoas IOT.

A Universidade tem inscritos alunos e professores de diferentes áreas do conhecimento.

“É um momento de muito aprendizado, relacionamento e proposição de ideias. Na academia, temos disciplinas sobre empreendedorismo e os estudantes podem colocar o que aprenderam em prática”, afirma Adelina.

Ela ainda salienta que os profissionais de mercado que participarem terão oportunidades de networking e até de criarem startups.

Docente na Ulbra São Jerônimo, Fábio Giulian Marques será um dos mentores fazendo a representação de uma das unidades no RS que mais se movimenta junto à comunidade regional para difundir a inovação, desde estudantes de escolas até empresas e órgãos públicos e privados.

Comunidade

XVI Conferência Municipal da Assistência Social reúne comunidade e entidades em Canoas

Redação

Publicado

em

XVI Conferência Municipal da Assistência Social reúne comunidade e entidades em Canoas

Na quinta-feira, 14, a Associação Pestalozzi de Canoas foi palco da XVI Conferência Municipal da Assistência Social, que teve como tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”. O evento reuniu usuários, trabalhadores, entidades e gestores da política de assistência social, promovendo debates e a troca de experiências.

O objetivo, conforme a gestão municipal, foi fortalecer as ações de assistência social no município, com espaço para discussão sobre políticas públicas municipais, estaduais e nacionais. Para Edina Aparecida Alegro, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, “estamos aqui num momento muito importante de fala para tratar de políticas ligadas à assistência social em todas as esferas”.

Participante do encontro, Paola Estalamartes, integrante da Associação das Senhoras das Campanhas dos Bebês, destacou a relevância do apoio recebido: “Somos gratos pelo apoio da Prefeitura e de instituições parceiras. Nosso foco é trabalhar o fortalecimento do vínculo familiar”.

Representando a gestão municipal, o secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, reforçou o compromisso com a área: “Estamos participando deste grande evento com o comprometimento de manter e ampliar as políticas públicas de assistência social, voltadas especialmente para a população que mais precisa”.

Continuar a ler

Comunidade

Canoas retoma acordo para regulamentar comércio indígena no Centro

Redação

Publicado

em

Canoas retoma acordo para regulamentar comércio indígena no Centro

O comércio indígena no Centro de Canoas passará por mudanças nos próximos meses. Representantes de quatro aldeias, do Ministério Público Federal (MPF), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) definiram a retomada do acordo firmado em 2019, que estabelece 12 pontos fixos para a comercialização de produtos.

O pacto original foi firmado após o Município relatar ao MPF a expansão das bancas indígenas, a venda de produtos industrializados e problemas de circulação de pedestres e veículos, especialmente na Rua Quinze de Janeiro. Na época, ficou determinado que, fora dos pontos autorizados, valeria a legislação municipal que proíbe o comércio transitório na área central.

Em vistoria realizada em julho deste ano, a SMDEI identificou 29 bancas ativas no Centro, número superior ao acordado. O levantamento motivou pedidos de providências de entidades empresariais e levou à retomada das negociações.

Com o novo entendimento, será mantido o limite de 12 bancas, que receberão placas e crachás de identificação para facilitar a fiscalização. Três boxes da Praça da Bíblia serão disponibilizados para depósito de materiais.

Segundo a SMDEI, a medida busca equilibrar a preservação do direito de comercialização dos povos indígenas com a organização do espaço público e o cumprimento da legislação municipal.

Continuar a ler

Geral

Divulgado resultado preliminar do edital do RS Talentos voltado para universidades públicas

Redação

Publicado

em

Divulgado resultado preliminar do edital do RS Talentos voltado para universidades públicas

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) divulgou, na terça-feira, 12, o resultado preliminar do Programa RS Talentos voltado às universidades públicas. A partir de agora, as universidades têm cinco dias úteis de prazo para recursos.

O número definitivo de vagas para cada instituição será definido após este processo e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), juntamente com o resultado final do edital. Após a publicação, as universidades públicas selecionarão estudantes interessados em participar do programa.

O investimento total da iniciativa, com até 400 bolsas, será de R$ 21,6 milhões, com recursos oriundos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).

Sobre o edital

Em 17 de junho, o governo do Estado lançou o Edital 05/2025, com até 200 bolsas para universidades públicas localizadas nos ecossistemas regionais de inovação diretamente afetados pelas enchentes de 2024 – Região Metropolitana e Litoral Norte, Região dos Vales, Região Sul, Região da Serra e Região Central.

As bolsas, de R$ 2 mil mensais pagas aos alunos por 18 meses, serão distribuídas entre os seguintes cursos: Ciência da Computação ou de Dados; Engenharia de Computação ou de Software; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Elétrica ou Eletrônica; Engenharia Mecânica; e Engenharia Química.

Anteriormente, o Estado, por meio da Sict, havia lançado o Edital RS Talentos 04/2025, que concedeu 200 bolsas para engenharias e ciência da computação em Instituições Comunitárias de Educação Superior (Ices). As bolsas consistem em R$ 2 mil em taxas administrativas, pagas às Ices, e R$ 2 mil, pagos ao aluno, pelo período de 18 meses.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques