Geral
Ulbra envia doações ao Vale do Taquari com 7.500 kits de material escolar, higiene e limpeza

A Rede Ulbra de Educação está unida à comunidade gaúcha na solidariedade e ajuda às vítimas das enchentes no Vale do Taquari.
Nesta terça-feira, 12, foi entregue no ponto central de arrecadação no vale a primeira remessa de doações com 4.500 kits de material escolar e produtos de higiene e limpeza, comprados pela Aelbra, mantenedora da Ulbra.
Também, em parceria com o curso de Odontologia da Ulbra Canoas, foram encaminhados 3 mil kits com escova e pasta de dente, totalizando 7.500 kits. A Ulbra segue com sua campanha de arrecadação, recebendo donativos em todas as suas unidades presenciais no Rio Grande do Sul.
Nova remessa
Conforme o capelão geral da Aelbra, pastor Maximiliano Wolfgramm Silva, a campanha da instituição busca atender as necessidades mais urgentes neste momento, conforme orientações da Defesa Civil.
“Esse foi o primeiro foco, para atender uma necessidade mais específica. Nossas unidades estão recolhendo outras doações diversas, que incluem roupas e alimentos”, conta o pastor Max. Segundo ele, uma nova remessa será encaminhada ao Vale do Taquari até o final de semana com as doações recebidas das comunidades.
Lista de materiais enviados ao Vale do Taquari
Higiene e limpeza: 250 águas sanitárias de 5 litros; 250 desinfetantes 5l.; 250 vassouras; 250 rodos plásticos; 250 panos de chão; 250 caixas de sabão em pó 1kg; 170 baldes plásticos — 8l; 7 baldes plásticos 7l; 2250 kits com escova e pasta de dente, além de outras 750 escovas de dente.
Material escolar: 250 canetas; 250 borrachas; 250 apontadores de lápis; 250 lápis; 250 cadernos universitários capa flexível; 250 caixas de lápis de cor longa com 12 unidades.
ONDE DOAR?
– Ulbra Canoas – Avenida Farroupilha, 8001 * Bairro São José * CEP 92425-900 *Canoas/RS Telefone: + 55 51 3477.4000.
– Ulbra Cachoeira do Sul – Rua Martinho Lutero, 301 * Bairro Universitário * CEP96.501-595 * Cachoeira do Sul/RS Telefone: (51) 3722-0400.
– Ulbra Carazinho – BR 285 – KM 335 * CEP 99.500-000 * Carazinho/RS Telefone: (54) 3329.1111 * Fax: (54) 3329.1130.
– Ulbra Gravataí – Avenida Itacolomi, nº 3.600 Bairro São Vicente * CEP 94.155-052 * Gravataí/RS Telefone: (51) 3431-7677.
– Ulbra Guaíba – Rua da Balança, 482 – Bairro Altos da Alegria – CEP 92 725-100 Telefone: (51) 3491.2706 – (51) 3480.1618.
– Ulbra Santa Maria – BR 287, Km 252 * Trevo Maneco Pedroso * Bairro Boca do Monte * CEP 97170-000. Endereço da Caixa Postal 21834 * CEP 97020-970 * Santa Maria/RS Telefone: (55) 3214-2333 / (55) 3214-2187 / (55) 3214-1044.
– Ulbra São Jerônimo – Rua Antônio de Carvalho, nº 1.475 Esquina com RS 401, Bairro Fátima * CEP 96.700-000 * São Jerônimo/RS Telefone: (51) 3651.1121.
– Ulbra Torres – Rua Universitária,1900 * Parque do Balonismo * CEP 95.560-000.
Geral
Prefeitura de Gravataí vai publicar chamamento para Mercado Público a partir da próxima terça-feira

A Prefeitura de Gravataí publicará, no dia 13 de outubro, o chamamento público para selecionar os permissionários que ocuparão os espaços do Mercado Público. As inscrições ficarão abertas até 13 de novembro, e os selecionados devem ser divulgados até o fim do mês.
A inauguração do espaço está prevista para 25 de março de 2027, durante a realização da Feira do Peixe.
A formalização dos contratos com os permissionários está programada para a primeira semana de dezembro. Depois disso, cada estabelecimento deverá apresentar seu projeto, que será analisado pela Prefeitura até 24 de dezembro. O município também realizará licitações para contratar os serviços necessários ao funcionamento do Mercado.
A administração municipal assumirá temporariamente a gestão do espaço enquanto prepara a abertura ao público. A medida foi adotada após a atual concessionária não comprovar o cumprimento das obrigações previstas no contrato, no edital e em seus anexos. Em setembro, a Prefeitura iniciou os procedimentos para rescindir o contrato.
O município pretende concluir a seleção dos permissionários, a contratação dos serviços e a preparação da estrutura para abrir o Mercado Público em março de 2027.
Policial
Justiça concede liberdade à mãe de menino de 3 anos morto após agressão em Viamão

A Justiça do Rio Grande do Sul concedeu, na quinta-feira, 8, liberdade provisória a Mayanna Angelina Rodgers, mãe de Oliver Grayson, de três anos, que morreu após ser agredido pelo pai, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A decisão substitui a prisão preventiva por medidas cautelares, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica.
Mayanna responde a quatro acusações de tortura por omissão, relacionadas ao menino e aos três irmãos. A denúncia contra ela por homicídio foi arquivada.
A decisão foi proferida pela 1ª Vara Criminal do Tribunal do Júri e de Execução Criminal da Comarca de Viamão. No despacho, o juiz Guilherme Pires Mitidiero considerou que o cenário processual atual é diferente daquele existente quando a prisão preventiva foi decretada.
“Embora sejam graves os fatos descritos na denúncia, verifica-se que o panorama processual atualmente existente é distinto daquele considerado por ocasião da decretação da prisão, de modo que os fundamentos para a manutenção da medida extrema se encontram significativamente enfraquecidos”, afirma o magistrado.
Entre as medidas impostas estão a obrigação de manter o endereço atualizado, comparecer aos atos processuais quando intimada e não sair da Comarca de Porto Alegre ou do Brasil sem autorização judicial.
Mayanna também deverá cumprir recolhimento domiciliar das 20h às 6h e nos dias de folga, não manter contato nem se aproximar dos filhos, salvo determinação judicial em contrário, utilizar tornozeleira eletrônica e entregar o passaporte em cartório no prazo de 24 horas após a soltura.
O pai da criança, o missionário norte-americano D’andre Grayson, de 33 anos, responde por homicídio qualificado com dolo eventual e quatro crimes de tortura. Ele permanece preso preventivamente.
Menino morreu três dias após agressão
O caso passou a ser investigado após a polícia receber informações de que Oliver havia sofrido lesões graves em 5 de julho. Conforme o inquérito, o menino teria sido agredido pelo pai porque não teria dado “bom dia” a ele.
Segundo a investigação, D’andre teria dado socos na criança e batido a cabeça dela contra o chão. O homem foi preso em flagrante no mesmo dia, e a prisão foi convertida em preventiva no dia seguinte.
Oliver morreu em 8 de julho. O exame necroscópico apontou traumatismo cranioencefálico grave como causa da morte.
A perícia também identificou cicatrizes antigas no corpo do menino. De acordo com a investigação, as marcas seriam resultado de lesões anteriores e não teriam relação direta com a agressão fatal.
Investigação apontou marcas em outras crianças
Após a prisão do pai, surgiram informações de que os outros filhos do casal também poderiam ser vítimas de maus-tratos e de que a mãe teria conhecimento das agressões.
A Polícia Civil afirma ter reunido indícios de que os episódios ocorriam de forma recorrente havia cerca de nove anos.
Segundo a investigação, exames físicos identificaram marcas no corpo de todas as crianças, com exceção do bebê de um ano. Foram encontradas cicatrizes e mordeduras de diferentes períodos, atribuídas a possíveis agressões com instrumentos distintos.
A polícia também aponta indícios de que Mayanna orientava os filhos a esconder as marcas no corpo e a não contar a outras pessoas sobre os episódios.
As crianças foram encaminhadas para avaliação psicológica. Conforme a investigação, apenas uma delas conseguiu conversar brevemente com a perita, enquanto as demais se recusaram a falar.
Ainda segundo a Polícia Civil, os filhos teriam sido orientados pelos pais a evitar conversas com outras pessoas e a esconder os sinais de violência.
O que diz a defesa de Mayanna
Em nota, a defesa afirmou que a decisão reconhece a ausência de envolvimento da mãe no homicídio do próprio filho, cuja acusação foi arquivada. Os advogados também sustentam que não há justificativa para a manutenção da prisão preventiva.
A defesa declarou ainda que Mayanna responde exclusivamente por uma suposta conduta omissiva e que ela permanece à disposição da Justiça para colaborar com a investigação e demonstrar sua inocência durante o processo.
Policial
Auxiliar da comissão técnica do Grêmio, Alexandre Mendes é preso no aeroporto de Porto Alegre

O auxiliar da comissão técnica do Grêmio, Alexandre Mendes, foi preso no início da tarde desta quinta-feira, 8, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Ele chegava à capital gaúcha com a delegação do clube após a viagem a Belém.
A prisão está relacionada ao suposto descumprimento de uma medida protetiva, em vigor desde 5 de março de 2026. O caso teria ocorrido durante a Expointer deste ano.
Segundo informações preliminares, Mendes teria frequentado o mesmo local que a suposta vítima, sem que tenha ocorrido contato direto entre os dois.
A defesa do profissional confirmou a detenção e informou que irá se manifestar sobre o caso no momento oportuno.
Mendes tornou-se réu após uma denúncia apresentada pelo Ministério Público em um processo que apura uma suposta situação de violência psicológica. A vítima é uma mulher com quem ele manteve um relacionamento durante seis anos.
A denúncia foi recebida em 10 de julho de 2025 pelo 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar do Foro Central da Comarca de Porto Alegre e posteriormente aceita pela Justiça. Conforme o documento, Mendes teria constrangido, humilhado e manipulado a mulher.
Grêmio se manifesta
O Grêmio divulgou uma nota oficial na tarde desta quinta-feira, 8, sobre o caso.
O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informa que acompanha com atenção os desdobramentos do caso que envolve o profissional Alexandre Mendes, após as informações divulgadas na tarde desta quinta-feira, 8.
O Clube monitora a apuração dos fatos, de natureza estritamente pessoal, pelas autoridades competentes e irá se manifestar assim que reunir todos os elementos relativos ao processo.

Eleições 20261 semana atrásConfira os locais de votação que mudaram e os que retornam aos endereços de origem
Defesa Civil3 dias atrásDefesa Civil de Canoas alerta para risco alto de temporais, vento forte e granizo nesta quinta-feira
Eleições 20265 dias atrásEleições 2026: veja quantos votos receberam os vereadores de Canoas
Defesa Civil1 semana atrásGuaíba e Jacuí seguem subindo e água avança sobre ruas de Eldorado do Sul e das Ilhas de Porto Alegre

Defesa Civil1 semana atrásNova Santa Rita é habilitada para saque do FGTS após temporal atingir mais de 500 famílias

Política1 semana atrásSeções eleitorais são transferidas após danos causados por temporal em Nova Santa Rita

Desenvolvimento1 semana atrásCanoas abre votação virtual para receber sugestões sobre revisão do Plano Diretor
Eleições 20261 semana atrásEleitores podem consultar situação do título pela internet antes das eleições 2026





















































