Conecte-se conosco

header-top







 

05/09/2025
 

Geral

Programa Canoas Solidária passa de mil atendimentos a pessoas em situação de rua e seus animais de estimação

Redação

Publicado

em

Lista dos inscritos na segunda fase do Programa Estadia Solidária é divulgada

A Prefeitura lançou o programa Canoas Solidária, o qual registrou um total de 1.441 atendimentos em menos de um mês, conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

Esse projeto, que começou em 16 de junho, tem como objetivo principal oferecer apoio e acolhimento às pessoas em situação de rua e seus animais de estimação.

Os serviços de atendimento são realizados diariamente, das 18h às 7h, no ginásio do Colégio La Salle São Paulo, localizado no bairro Niterói.

Além dos atendimentos prestados, a SMAS também divulgou dados sobre as doações de alimentos e roupas recebidas no local. Até o dia 9 de julho, foram arrecadados 675,7 quilos de alimentos, juntamente com 4.032 peças de roupas masculinas e 604 peças de roupas femininas.

Entre os itens de cama, banho e higiene estão as seguintes doações:

– Cobertores e mantas: 165 unidades
– Lençóis: 831 unidades
– Fronhas: 984 unidades
– Travesseiros: 142 unidades
– Colchões: 113 unidades
– Toalha de banho: 79 unidades
– Shampoo: 720 ml – 71 unidades
– Creme dental: 90 mg – 430 unidades
– Escova de dentes: 1.000 unidades
– Sabonetes: 238 unidades
– Sabão em pó: 39 quilos
– Água sanitária: 55 galões de 5 litros
– Desinfetante: 7 galões de 5 litros
– Papel higiênico: 168 rolos
– Detergente líquido: 10 litros
– Esponja de aço: 35 pacotes
– Absorventes: 27 pacotes

No local, os usuários têm a oportunidade de passar a noite protegidos do frio e da chuva, além de terem acesso a instalações para realizar sua higiene pessoal, jantar e tomar café da manhã.

A quantidade de refeições fornecidas varia de acordo com o número de pessoas que buscam abrigo no ginásio.

Essa ação é conduzida pela SMAS em parceria com outros órgãos da Administração Municipal. As equipes da Prefeitura continuam realizando rondas com o objetivo de conduzir os desabrigados até o local.

A população pode informar sobre a presença de pessoas em situação de rua através dos telefones (51) 3472-7122, (51) 98255-0650 e (51) 98255-0310.

Além do ginásio, a cidade conta durante todo o ano com o Albergue Municipal, localizado na Avenida Rio Grande do Sul, 1770, no bairro Mathias Velho. O albergue tem capacidade para abrigar de 48 a 70 pessoas.

As doações para o programa Canoas Solidária podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na sede da SMAS (Rua Pedro Weingartner, 238, Centro) e no Colégio La Salle São Paulo (Rua Lajeado, 1300, bairro Niterói).

Aos sábados e domingos, as doações podem ser feitas diretamente no ginásio onde ocorre a ação. São aceitos itens como alimentos, produtos de higiene pessoal, roupas de cama e vestuário.

O programa Canoas Solidária continuará em vigor enquanto o frio perdurar.

Geral

Trensurb integra campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher

Redação

Publicado

em

Trensurb integra campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher

Na tarde de quarta-feira, 3, a campanha “Fim da linha para a violência contra a mulher” foi lançada pelo Comitê Gaúcho em Apoio ao HeForShe, que conta com a participação da Trensurb. O Comitê presta apoio local ao HeForShe, projeto da ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas Especializada em Igualdade de Gênero e Empoderamento de Todas Mulheres e Meninas – que tem como finalidade a conscientização e a integração de homens na luta pela equidade de gênero, mobilizando lideranças, universidades, empresas e governos de mais de 190 países. O início da campanha marca a retomada das atividades do Comitê Gaúcho do HeForShe.

As atividades de quarta-feira iniciaram com um encontro entre representantes de diversas entidades integrantes do Comitê, na Estação Mercado, em Porto Alegre, que já conta com peças da nova campanha. De lá, partiram de trem até a Estação Canoas, onde participaram da inauguração do Banco Vermelho, na plataforma de embarque do metrô.

A iniciativa, que já tem peças instaladas nas estações São Leopoldo e Mathias Velho, é um esforço global de luta contra o feminicídio, servindo como símbolo de reflexão e conscientização, além de trazer informações sobre meios de denúncia e acolhimento.

Em seguida, o grupo conheceu um grafite feito pelos artistas Sabrina Brito e Charles Rafael Brito, sob a passarela da estação, com os dizeres “Fim da linha para a violência contra a mulher”, alusivo à campanha.

Por fim, o auditório do Centro Universitário La Salle, também em Canoas, recebeu o ato solene de lançamento da campanha, selando a reativação do Comitê Gaúcho em Apoio ao HeForShe e o compromisso conjunto das entidades participantes no enfrentamento à violência contra a mulher.

A mesa de honra foi composta por: Edegar Pretto, articulador nacional do HeForShe no Brasil; Thedy Corrêa, coordenador do Comitê Gaúcho em Apoio ao HeForShe; Silvia Pinheiro de Brum, subdefensora Pública-Geral; Nazur Garcia, diretor-presidente da Trensurb; Renaldo Vieira de Souza, representante de reitoria do Centro Universitário La Salle; Rafael Diogo dos Santos, representante do Museu de Cultura Hip Hop; Adão Pretto Filho, representante da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Cada componente apresentou reflexões sobre a pauta da igualdade de gênero em seus campos de atuação e destacou as práticas empregadas pelas entidades que representam no combate à violência de gênero, reforçando seu compromisso com a dignidade e as reivindicações das mulheres. Na ocasião, Thedy Corrêa também foi empossado como coordenador do Comitê Gaúcho de Apoio ao HeForShe.

Ao apresentar a campanha, Ricardo Bottega, diretor de criação da agência Moove, relatou que, conforme um alerta da ONU, o lar é um dos lugares mais perigosos para as mulheres. Ele destacou também que o conceito da iniciativa prova-se adequado à dinâmica da Trensurb:

“A conexão com a Trensurb foi muito imediata. A casa da gente também é a saída, a partida e o destino, é de onde saímos para trabalhar e, ao mesmo tempo, voltamos. É o fim da linha e o início da linha também, então se estabelece essa conexão”, refletiu. “E isso nos inspirou muito para criar a nossa campanha. O trem representa o ir e vir de casa para o trabalho, do trabalho para casa e, como eu disse, o lugar perfeito para promovermos essa reflexão em relação à violência doméstica e, principalmente, para chamar para essa ação”, completou.

O diretor-presidente da Trensurb, Nazur Garcia, ressaltou a dedicação da estatal em tratar do tema com seriedade, assim como outras questões sociais que requerem atenção: “Há uma política de Estado na luta contra o feminicídio e a Trensurb está engajada nessa luta. Nós desenvolvemos até agora uma série de ações nesse tema, como um protocolo de ações internas de combate ao racismo, ao assédio moral, ao assédio sexual. Nós nos demos conta que temos que agir com muita força e responsabilidade”, assegurou.

Continuar a ler

Geral

Canoas participa do Programa Desenvolve Município

Redação

Publicado

em

Canoas participa do Programa Desenvolve Município

Canoas participa do Programa Desenvolve Município, que tem o objetivo de oferecer uma capacitação estratégica para apoiar secretários e gestores no fortalecimento do desenvolvimento econômico local e na atração de investimentos.

Em Canoas, a iniciativa será liderada pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, que destaca: “estamos sempre em busca de boas iniciativas para Canoas e esta, do Governo do Estado, é crucial para montarmos o Plano Municipal de Atração de Investimentos, tendo como diretriz estratégica a vocação econômica de Canoas”.

O Programa é do Invest RS, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e a Famurs, e foi lançado oficialmente na tarde de quinta-feira, 4, na Expointer, reunindo gestores e lideranças de diversos municípios do Estado.

Continuar a ler

Geral

RS lança selo para reconhecer ações de diversidade sexual e de gênero no ambiente de trabalho

Redação

Publicado

em

RS lança selo para reconhecer ações de diversidade sexual e de gênero no ambiente de trabalho

O Selo Empresa Parceira da Diversidade Sexual e de Gênero, iniciativa do governo do Estado, por meio das Secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP) e Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH),  foi lançado nesta quinta-feira, 4. A solenidade foi realizada no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre.

Instituído pelo decreto 57.089/2023, o selo busca reconhecer e valorizar empresas e órgãos públicos que promovem a diversidade sexual e de gênero no ambiente de trabalho. Critérios como empregabilidade, assistência médica, psicológica e social, combate à discriminação e incentivo à capacitação serão avaliados para a concessão.

“Com essa iniciativa, reafirmamos o compromisso de abrir portas e criar oportunidades. Valorizar a comunidade LGBTI+ no mercado de trabalho significa reconhecer talentos, estimular a inovação e fortalecer o progresso do Rio Grande do Sul”, destacou o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella.

“Todas as pessoas devem ter condições dignas de trabalho. E não basta que elas entrem no mercado formal. É preciso garantir condições para que elas permaneçam e possam progredir na carreira”, completou o subsecretário de Direitos Humanos da SJCDH, Miguel Medina.

Durante a cerimônia, os presentes também acompanharam uma palestra sobre a comunidade LGBTI+ e o mundo do trabalho, ministrada pela professora doutora Cátia Gemelli. A apresentação destacou dados de empregabilidade deste público.

Pesquisas apontam que a taxa de desemprego da comunidade é superior à da população geral, 20% frente a 12%. O cenário é ainda mais preocupante em relação às pessoas trans: 90% delas estão em subemprego ou na prostituição. Além disso, a necessidade de instituir políticas e práticas de diversidade organizacional foi abordada.

O diretor de Trabalho, Emprego e Renda da STDP, Luis Fernando Rosa, destacou outras iniciativas em desenvolvimento para fomentar a empregabilidade deste público. “Nós queremos criar um banco de cadastro com currículos de quem está em busca de um emprego para fazer essa interlocução com as empresas detentoras do selo para que as pessoas LGBTI+ consigam de fato uma vaga no mercado de trabalho”, afirmou.

”O Selo Empresa Parceira da Diversidade é um incentivo para a inserção da comunidade LGBT+ no mercado de trabalho, que proporcionará oportunidades maiores de crescimento dentro das empresa que estiver vinculada ao selo. Ganha a empresa e ganha o colaborador, frisou a diretora-adjunta do Departamento de Diversidade e Inclusão, Glória Crystal.

De acordo com a procuradora do Trabalho, Larissa Alfaro, o projeto é resultado da atuação conjunta de órgãos para construir políticas públicas de promoção à inclusão, para que haja uma efetiva vivência da cidadania. “O trabalho é o mínimo para propiciar dignidade e autonomia financeira. Na verdade, é uma garantia de direitos e oportunidades”, ressaltou.

Inscrições

Empresas privadas, empresas públicas, sociedades de economia mista e órgãos públicos do Rio Grande do Sul poderão requerer o selo, mediante inscrição e envio de documentos comprobatórios das práticas voltadas à promoção da diversidade sexual e de gênero, além de combate à LGBTI+ fobia no ambiente de trabalho.

As inscrições estarão abertas no período de 11 de setembro a 12 de outubro, por meio do site da STDP. A Comissão de Avaliação e Monitoramento, composta por representantes da STDP, da SJCDH e do Conselho Estadual de Promoção dos Direitos LGBTI+, será a responsável pela seleção dos contemplados. O selo terá a validade de um ano.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques