Conecte-se conosco

header-top







 

08/12/2025
 

Geral

Pedagoga formada em Canoas aplica aprendizado na França

Redação

Publicado

em

Pedagoga formada em Canoas aplica aprendizado na França

Lenise Ghiorzi teve o diploma de Pedagogia validado na França e está aplicando a metodologia aprendida no curso EAD feito na Ulbra em uma creche na cidade de Thiais, na Região Metropolitana de Paris, na França.

A jovem estudava Educação Física presencialmente na Ulbra, quando decidiu trocar de curso e investir em Pedagogia EAD.

A mudança ocorreu após a aluna cursar a disciplina de Educação Inclusiva com a professora Mara Lúcia Salazar Machado e perceber que se realizaria mais profissionalmente sendo professora dos pequenos.

Hoje, Lenise dá aula para uma turma de 23 aluninhos, com idades entre 1 ano e meio e 3 anos incompletos, em uma creche na pequena cidade francesa. Ela está amando a experiência e conta que aplica em sala de aula o que aprendeu na Universidade.

A pedagoga tinha experiência com crianças maiores, e por cinco anos atuou como professora de uma escola de educação infantil municipal de Nova Santa Rita.

“Sempre defendi uma educação humanizada, e com os pequenos esse exercício é ainda mais importante. Procuramos estimular o orgulho de cada um em si mesmo. Por exemplo: tu deves te orgulhar de ter conseguido fazer tal tarefa, no lugar de: eu me orgulho de ti”, destaca a pedagoga.

A estrutura educacional francesa é um pouco diferente da brasileira; lá a obrigatoriedade de as crianças estarem nas escolas inicia a partir dos 3 anos completos.

A turminha animada de 23 crianças é compartilhada com mais quatro profissionais, que se dividem em várias tarefas com os pequenos. “É puxado e muito gratificante. A afetividade é bastante trabalhada”, contextualiza.

A professora Mara Lúcia não esconde o orgulho pela egressa. “Desde o primeiro dia de aula com a Lenise, na disciplina de Educação Inclusiva, visualizei uma pessoa intensa, dedicada e muito comprometida com o conhecimento, com os princípios da educação e com a vida que pulsa, que muda a todo momento”, expõe.

Mara recorda que não tinha mau tempo para a Lenise. “Desafio dado era atividade feita, muito além do que era solicitado. Depois, ela veio ser minha monitora em um curso de Extensão e, logo, seguiu para a Pesquisa. É muito bom ver nossa egressa defendendo o que acredita e ‘voando’ por ares que nem se imaginava”, comenta.

Idioma

Lenise começou a aprender francês dois meses antes de ir para Paris, acompanhar o marido que faria doutorado, no final de 2021. Ela não se assustou. Deu uma reforçada no inglês e partiu para o novo desafio. Já na época, mesclava o conhecimento em prática de Yoga com a Pedagogia e fazia vídeos no Youtube em que ministrava Yoga para crianças fantasiada de dinossauro.

“Fiquei conhecida por esse trabalho, que surgiu durante a pandemia, após demanda de alguns pais que achavam que seus filhos estavam muito parados em casa. Apesar do desconforto da fantasia (meio quente e limitadora de movimentos), as aulas foram um sucesso”, diz.

Inicialmente, o plano de Lenise era manter as aulas online por lá, mas não foi muito como ela imaginava, principalmente pela diferença de horário e de estações do ano. Como a professora Mara falou, ela não se encolhe para novos desafios e trabalhou como babá de duas crianças, com as quais dialogava apenas em inglês.

Depois, passou a cuidar de uma menina com autismo severo e não verbal, que utilizava a Linguagem Francesa de Sinais. “Foi um baita aprendizado”, expõe.

Férias

No início deste ano, Lenise retornou de férias ao Brasil. Ao regressar para Paris, se deu conta de que não estava feliz profissionalmente. “Eu nunca tive medo de recomeçar e decidi que devia fazer algo pela minha vida profissional”, afirma.

No mesmo período, recebeu a validação do diploma brasileiro e resolveu sair em busca de vagas em educação infantil.

“Aqui em Paris tem muita oferta de emprego nesta área. Em 20 dias eu enviei currículos, fiz entrevistas e fui selecionada. Comecei a dar aulas aqui há dois meses, no início de maio de 2023”, comemora.

Geral

Canoas recebe certificação do programa Desenvolve Município após apresentar Plano de Atração de Investimentos

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), recebeu a certificação do programa Desenvolve Município, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Sul (SEDEC), em parceria com a Agência InvestRS, Famurs e Unisinos. O programa tem como objetivo fortalecer a gestão pública e promover o desenvolvimento econômico local.

A certificação foi obtida após oito semanas de atividades, incluindo aulas, mentorias e trabalhos técnicos. Durante o processo, a equipe da SMDEI elaborou diagnósticos, análises e estratégias de longo prazo voltadas ao crescimento do município. O resultado foi o Plano Municipal de Atração de Investimentos, com mais de 80 páginas, entregue às instituições promotoras do programa.

O plano reúne indicadores econômicos, diretrizes estratégicas, mapeamento de vocações, propostas de políticas públicas e ações voltadas à competitividade de Canoas nos próximos anos. Segundo a SMDEI, o documento também contém informações que orientam a atuação do município baseada em dados, planejamento e cooperação com o setor produtivo.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirmou que a certificação representa um avanço para o município e destacou que o plano foi construído coletivamente com a participação de diferentes setores.

Com a certificação, Canoas passa a integrar os municípios do estado que participam do programa, que busca implementar planejamento estratégico e iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Rua Ramiro Barcellos, 1450, em frente a EMEF Leonel Brizola, no bairro São José. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.

Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.

A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.

Continuar a ler

Geral

Canoas leva conscientização sobre violência contra a mulher para escolas municipais

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Thormann/PMC

Dentro da programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a cidade de Canoas tem investido em ações de prevenção dentro das escolas. O projeto Educar para Proteger: Uma Visão Escolar sobre a Violência contra Meninas e Mulheres, coordenado pela Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão, aborda tipos de violência, canais de denúncia e o trabalho da rede de apoio junto a estudantes do 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais.

A primeira edição da iniciativa começou na segunda-feira, 1, e segue até a próxima terça-feira, 9, percorrendo quatro escolas da cidade. Em cada palestra, servidoras da secretaria e representantes da rede de apoio conversam por cerca de uma hora e meia com os estudantes, compartilhando informações e ouvindo relatos e experiências dos alunos. Na quarta-feira, 3, a ação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Francisco Pinto Bandeira, no bairro Rio Branco, com a participação de soldados da Patrulha Maria da Penha do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM).

“Estamos aqui para trazermos e expormos esse tema da violência contra a mulher para as meninas, para que a conscientização aconteça desde cedo, na escola, para que elas saibam onde buscar apoio, para que conheçam a rede de apoio, a ampla extensão desta rede, e saibam que elas não estão sozinhas, que nós estamos aqui para ajudarmos no que elas precisarem”, comenta a soldado da Patrulha Maria da Penha do 15º BPM, Suzamara Müller Lages.

Diretora da Diretoria da Mulher, Sara Amaral Alves explica que a ideia é, no ano que vem, intensificar a ação, realizando as visitas durante todo o ano nas escolas e não apenas durante a campanha dos 21 Dias de Ativismo.

“Nossa avaliação tem sido muito positiva destas primeiras palestras. Percebemos que a maioria dos jovens não tem informação de onde procurar ajuda e é isto que estamos fazendo, disseminando a informação e a nossa rede de apoio”, diz.

Professora do 9º ano, Lisete Terezinha Pires Garcia aprovou a iniciativa.

“É algo importantíssimo de se tratar dentro da sala de aula, sobretudo diante da grande incidência de ocorrências de violência contra a mulher. Muitas vezes os alunos vivenciam isso dentro de casa e não sabem a quem recorrer, onde procurar ajuda”, conta.

O estudante Jackson Sousa Trindade, 15, também aprovou a discussão do tema com a turma.

“Acho importante porque muitos tipos de violência não são muito conhecidos e acabam sendo normalizados, como a violência psicológica. Também os motivos que acabam fazendo com que as mulheres continuem com os agressores, como medo e dependência emocional ou financeira”, destaca.

O projeto seguirá nesta sexta-feira, 5, na EMEF Rio Grande do Sul, no bairro Mato Grande, das 8h15 às 10h, e na terça-feira, 9, na EMEF Santos Dumont, no bairro Niterói, das 19h às 20h30. A campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher é um evento global que visa sensibilizar, mobilizar e engajar a sociedade na luta contra todas as formas de violência, acontecendo de 20 de novembro a 10 de dezembro.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques