Geral
Projeto leva contação de histórias, capacitação de professores e arrecadação de livros a escolas de Canoas

O Bibi Móvel, repleto de livros, percorrerá algumas cidades do estado para visitar escolas e convidar crianças e adolescentes a conhecerem novas histórias e universos.
Com um acervo formado por obras que fazem parte do Clube de Leitura ODS, alinhados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a biblioteca móvel será palco de leituras encenadas cheias de magia e encantamento.
A responsável pela execução do projeto Bibi, Luciana Tondo, comenta sobre a importância de incentivar e fortalecer o hábito da leitura em locais de acesso limitado à cultura.
“Vamos levar ações artísticas para circular em regiões em situação de vulnerabilidade, estimulando o hábito da leitura nas crianças através de uma proposta diferenciada, onde o livro ganha vida através da contação de histórias e a biblioteca se apresenta como algo móvel, dinâmico, que pode ir para qualquer lugar e abrir um universo de possibilidades, assim como o livro é na vida das pessoas”, explica Luciana.
A inspiração para a criação da leitura encenada, prevista nas ações do projeto, tem origem a partir de dois livros que falam sobre a importância da palavra e do quanto é fundamental ter cuidado ao usá-la: Planeta Caiqueria, do escritor e ilustrador gaúcho, Hermes Bernardi Jr. (em memória) e A Grande Fábrica de Palavras, da escritora francesa, Agnès de Lestrade.
Segundo Luciana, a ideia do projeto da biblioteca móvel surgiu durante a pandemia com o objetivo de oferecer arte a quem não tinha acesso às lives virtuais.
A proposta inicial era distribuir livros nos portões das residências e, com a retomada do presencial, evoluiu para o projeto que será executado em versão itinerante, presencial e totalmente gratuita em escolas.
“Queremos levar esta prática para dentro das instituições escolares e envolver professores e alunos ao apresentar uma nova forma de vivenciar o lúdico”, acrescenta Bruno Prandini, diretor artístico do projeto.
A iniciativa que pretende impactar 1.800 alunos e 90 professores é voltada, principalmente, às crianças e adolescentes de 6 a 12 anos de idade, das cidades de Porto Alegre, Canoas, Montenegro e Triunfo.
Além disso, a circulação do Bibi Móvel também traz ações de formação e fruição. Para os professores, será oferecida uma capacitação para trabalhar com A Hora do Conto em sala de aula. Nesta ação pedagógica, o orientador incentiva a interação da criança ou adolescente com a leitura por meio de contação de histórias, e desperta para a imaginação, desenvolvimento intelectual e o gosto pelos livros.
Além da programação educativa e cultural, uma campanha de arrecadação de livros será criada para beneficiar as instituições que o Bibi visitou e cada cidade contemplada receberá um acervo de 400 livros para estruturar as bibliotecas escolares de sua região.
Durante o processo de curadoria, foram selecionadas obras que possam contemplar tanto crianças quanto pré-adolescentes, em títulos que falam sobre o respeito, a empatia, a diversidade, a inclusão e a sustentabilidade.
O projeto conta com a produção da Amora Produções Culturais e patrocínio da empresa John Deere via Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.
Programação e escolas contempladas
– 03/07 – Apresentação POA (Escola Décio Costa)
– 07/07 – Apresentação Canoas (Primeiro Saque)
– 10/07 – Apresentação Canoas (Casa Acolhida)
– 14/07 – Apresentação (Escola Steigleder)
– 15/07 – Oficina para professores Montenegro
– 17/07 – Apresentação Triunfo (Escola Municipal de Ensino Médio Gonçalves Dias)
– 07/08 – Apresentação POA (Inst. Kinder)
– 11/08 – Apresentação POA (Projeto Wimbelendon)
– 26/08 – Oficina para professores Porto Alegre (Studio Stravaganza)
– 14/09 – Apresentação Santa Maria
– 15/09 – Apresentação Santa Maria
– 16/09 – Oficina para professores Santa Maria
Policial
Criança de 10 anos morre em Canela e padrinhos são presos por suspeita de tortura

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul investiga a morte de uma criança de 10 anos registrada na quinta-feira, 18, em Canela, na Serra Gaúcha. O caso levou à prisão em flagrante de um casal suspeito do crime de tortura com resultado morte.
Segundo a investigação, a vítima, natural do Suriname, foi encaminhada ao Hospital de Canela com fortes dores abdominais e diversas lesões pelo corpo. Conforme relato dos profissionais que realizaram o atendimento, a criança teria afirmado, enquanto ainda estava consciente, que sofria agressões.
Diante das evidências observadas pela equipe médica, a Brigada Militar foi acionada e realizou os primeiros procedimentos no hospital. Posteriormente, a Polícia Civil assumiu a investigação do caso.
Os responsáveis pela guarda provisória da criança, um casal de padrinhos, foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Canela. Segundo a polícia, ambos são naturais do Pará e residem no município desde o ano 2000. As identidades não foram divulgadas.
Com base na análise preliminar de documentos médicos, registros hospitalares e nos depoimentos dos profissionais de saúde que atenderam a vítima, a autoridade policial entendeu haver indícios suficientes para a prisão em flagrante dos suspeitos pelo crime de tortura com resultado morte.
O casal foi encaminhado ao sistema prisional e permanecerá à disposição da Justiça.
O corpo da criança foi levado ao Posto Médico-Legal para a realização de exames periciais que deverão determinar a causa da morte e detalhar a extensão das lesões. A investigação segue em andamento.
Geral
Canoas realiza mesa temática sobre sistemas de proteção e resiliência na revisão do Plano Diretor

A Prefeitura de Canoas promove, na próxima segunda-feira, 15, mais uma etapa de participação popular no processo de revisão do Plano Diretor do município. Desta vez, será realizada a mesa temática sobre Sistemas de Proteção e Resiliência, com o objetivo de discutir estratégias voltadas ao fortalecimento da capacidade de resposta da cidade diante de situações de risco e emergências.
O encontro ocorrerá das 15h às 17h30, na sede da Associação dos Servidores Municipais de Canoas (ASMC), localizada na Rua Nerci Pereira Flores, 179, no Centro.
De acordo com a proposta apresentada pela administração municipal, a atividade servirá como espaço para ouvir a população, identificar desafios e debater alternativas relacionadas aos sistemas de proteção e resiliência da cidade. As contribuições apresentadas pelos participantes deverão subsidiar a elaboração da nova versão do Plano Diretor.
Durante a mesa temática, também serão apresentadas ações e diretrizes relacionadas ao tema. O encontro prevê ainda manifestações da sociedade civil e de demais interessados, além de debates sobre oportunidades e propostas para Canoas.
A participação é aberta ao público. Pessoas que necessitarem de recursos de acessibilidade devem informar a necessidade com antecedência pelo e-mail planodiretor@canoas.rs.gov.br.
Geral
CPI da Corsan/Aegea realiza última audiência pública na Liga Canoense de Futebol em Canoas

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura a atuação da Corsan/Aegea realiza nesta quinta-feira, 11, às 18h, a última audiência pública da série de encontros regionais em Canoas. A atividade será realizada na Liga Canoense de Futebol, localizada na Avenida A. J. Renner, nº 1111, bairro Estância Velha, e está aberta à participação de moradores.
O encontro encerra o ciclo de audiências descentralizadas promovidas pela CPI, instaurada pela Câmara Municipal de Canoas para reunir informações, relatos e documentos relacionados à prestação de serviços da concessionária no município.
Durante a audiência, moradores podem relatar problemas relacionados ao abastecimento de água, cobrança de tarifas, esgotamento sanitário, atendimento ao consumidor e execução de obras. Também são aceitos documentos como contas, fotos, vídeos e registros de atendimento que possam ser utilizados na apuração.
Nos encontros anteriores, foram registrados relatos de consumidores sobre cobranças consideradas elevadas, variações significativas em faturas, ausência de leitura regular de hidrômetros, cobrança de taxa de esgoto em locais sem ligação disponível, dificuldades de atendimento, interrupções no abastecimento, vazamentos não resolvidos e impactos de obras em vias públicas, como danos em ruas e calçadas.
A CPI também mantém um canal de comunicação via WhatsApp para recebimento de denúncias e materiais relacionados aos serviços da concessionária. O número informado é (51) 99481-1147.
A investigação parlamentar foi aberta para analisar reclamações sobre abastecimento de água, cobrança de tarifas, execução de obras, esgotamento sanitário e atendimento ao público no município.

Canoas 87 anos3 dias atrásProgramação dos 87 anos de Canoas inicia com atrações culturais e show gratuito no Parque Getúlio Vargas

Clima3 dias atrásFrio mais intenso do ano deve atingir o Rio Grande do Sul com temperaturas próximas de 3°C

Defesa Civil4 dias atrásDefesa Civil de Canoas participa de programa estadual de preparação para eventos extremos

Concursos1 semana atrásCanoas abre inscrições para concurso de Procurador Municipal com prazo até 23 de junho

Clima4 dias atrásGoverno do Estado lança portal com informações sobre prevenção a eventos climáticos extremos

Defesa Civil1 semana atrásGoverno do RS intensifica preparação de municípios diante da possibilidade de El Niño em 2026

Geral1 semana atrásCanoas realiza mesa temática sobre sistemas de proteção e resiliência na revisão do Plano Diretor

Mobilidade3 dias atrásPrefeitura de Canoas apresenta novo estacionamento rotativo com mais vagas e pagamento digital






















































