Conecte-se conosco

header-top






 

07/07/2024
 

Saúde

Hospital Nossa Senhora das Graças completa 61 anos atendendo os canoenses

Redação

Publicado

em

HNSG enfrenta superlotação e orientação é para que população procure outras unidades

“Valor do Graças é imensurável. Sua História é riquíssima, digna de um livro”

O dia 29 de junho marca uma importante data para duas instituições canoenses. O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) completou 61 anos de existência, tendo como sua mantenedora a Associação Beneficente de Canoas (ABC).

Salve Dia 29 Junho, com a “Graça” da Nossa Senhora das Graças!”

“Hoje, lá no já distante ano de 1962, quando Canoas estava a completar 23 anos de Emancipação – Canoas hoje está com 84 – o Município ganhava um presente de ouro para comunidade.

Em 1962, após 14 anos de árduos trabalhos, em regime de mutirão, sem ‘usar recursos do sistema financeiro’, com trabalho dos abnegados munícipes canoenses, era inaugurado o nosocômio HNSG – Hospital Nossa Senhora das Graças.

Nesta data – exatos 61 anos, junto à Rua Santos Ferreira, nº 1864, reunia-se uma multidão, autoridades municipais, estaduais e federais e militares que, junto com o povo, congraçavam em deleite o regozijo do fato hercúleo, como prova de que a união em mentes benemerentes e almas altruísticas, com OBJETIVO e PROPÓSITO definidos, FAZ ACONTECER E REALIZAR.

Foram 14 anos de quermesses, de cinemas, teatro, “livro de ouro” e de todo o tipo campanha e de ajuda que, em uníssono e bem coordenado, resultou na inauguração deste que fora o primeiro hospital de Canoas que, se manteve por longo período como o único. Sempre de braços abertos a prestar serviço à comunidade canoense e adjacências até bem pouco tempo.

O “Gracinha”, como carinhosamente é reconhecido pelos comunas, sempre atendeu todos – absolutamente todos! Sem distinção de qualquer espécie e sem reservas, seus profissionais nunca mediram esforços para saciar a ânsia da vida pela própria vida, quando ali aporta fragilizado/debilitado, qualquer cidadão – de qualquer parte mundo e independente da condição sócio econômica, todos que buscam amenizar e restabelecer sua saúde, no Graças são atendidos.

Registro os meus cumprimentos a todos os colaboradores, de todas as categorias profissionais e terceirizados. São todos incansáveis nesta luta que é a nossa justa e perfeita causa.

Somos cônscios dos problemas na área da Saúde – em especial com os nosocômios filantrópicos que atendem o SUS.

Mesmo que no presente momento – o HNSG  está sob égide de um Decreto de Requisição Administrativa exarado pelo Poder Executivo Municipal, faço um registro à efeméride, externando os cumprimentos à Mantenedora – ABC / Associação Beneficente Canoas e a todos Associados. Votos de Vida Longa ao Graças!”

Getúlio Pavlak

Saúde

Anunciados novos leitos no HU e mutirões para reduzir fila de espera por cirurgias em Canoas

Redação

Publicado

em

Anunciados novos leitos no HU e mutirões para reduzir fila de espera por cirurgias em Canoas

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com os hospitais, está realizando mutirões de atendimentos de cateterismo cardíaco e cirurgia de vesícula, visando reduzir as filas pelos procedimentos.

Também foram abertos 25 novos leitos no Hospital Universitário (HU), 15 de retaguarda adulta e 10 de intensivo adulto.

Cirurgias bariátricas

De acordo com a gestão municipal, este trabalho possibilitou zerar a fila de pacientes aptos a realizar cirurgia bariátrica, já operando todos que estão prontos para o procedimento.

Os hospitais também estão reduzindo as filas de espera por colonoscopia e endoscopia, procedimentos considerados de alto custo e risco, com a avaliação médica dos sintomas. Os pacientes que ainda necessitarem dos exames, vão sair das consultas com a data dos exames marcados.

Ainda segundo a nota da Prefeitura, também será feito um novo protocolo nas unidades de saúde, para que os médicos só encaminhem os pacientes para esses procedimentos em casos que se enquadrem nos sintomas, com o objetivo de garantir que as pessoas sejam atendidas primeiramente na atenção básica, passando para o procedimento apenas quem realmente necessitar.

Continuar a ler

Saúde

Vacinação contra Influenza, Covid e antitetânica são realizados em supermercado em Canoas

Redação

Publicado

em

Vacinação contra Influenza, Covid e antitetânica são realizados em supermercado em Canoas

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão disponibilizando vacinas contra Influenza, Covid e antitetânica na empresa Fort Atacadista (Avenida Farroupilha, 4803, Marechal Rondon).

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura com a rede de supermercados, para ampliar a oferta dos imunizantes. A ação acontece das 9h às 16h, até esta sexta-feira, 5.

Aplicadas 929 doses no Nacional

Nas últimas semanas, a vacinação ocorreu no supermercado Nacional, no bairro Niterói, e no Atacadão, no bairro Mathias Velho. Ao todo, foram aplicadas 929 doses nos locais. “Essa parceria possibilita expandirmos a oferta desses imunizantes, facilitando o acesso da população. Com a chegada do inverno, é fundamental que a população realize a vacinação, especialmente os grupos prioritários, como idosos e crianças”, frisou a secretária adjunta de Saúde, Caroline Schirmer.

Continuar a ler

Saúde

Hospital Universitário de Canoas disponibiliza atendimento psicológico gratuito para atingidos pelas enchentes

Redação

Publicado

em

Hospital Universitário de Canoas disponibiliza atendimento psicológico gratuito para atingidos pelas enchentes

O Hospital Universitário (HU) de Canoas, em parceria com o Hospital do Coração (HCOR), de São Paulo, irá ofertar atendimento psicológico gratuito à população e aos funcionários atingidos pelas enchentes. Ao todo, serão sete psicólogos à disposição no atendimento presencial, que será exclusivo para a população.

Eles serão coordenados pela psicóloga Cristiane Manzon Motolla. O HCOR ainda cederá sua estrutura de telemedicina e seus psicólogos para atender os funcionários do HU.

Psicologia em Ação

O Psicologia em Ação é um projeto que tem como objetivo atender os pacientes de forma humanizada, com ética, com abordagem terapêutica e com local adequado para atender às pessoas.

A ideia surgiu durante o período das enchentes no Rio Grande do Sul, onde Canoas foi uma das cidades mais afetadas, e servirá para acolher, em especial, a população canoense e os colaboradores do Hospital Universitário (HU).

No atendimento presencial, os pacientes serão selecionados por ordem de inscrição. O serviço é apenas para canoenses a partir dos 16 anos. Já a telemedicina é exclusiva para os colaboradores do Hospital Universitário.

Ambos os serviços funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h30. As inscrições podem ser feitas acessando o formulário disponível neste link.

É necessário preencher os dados solicitados para, posteriormente, confirmar data e hora do atendimento, por meio de contato telefônico.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm