Conecte-se conosco

header-top







 

24/08/2026
 

Saúde

Hospital Nossa Senhora das Graças completa 61 anos atendendo os canoenses

Redação

Publicado

em

HNSG enfrenta superlotação e orientação é para que população procure outras unidades

“Valor do Graças é imensurável. Sua História é riquíssima, digna de um livro”

O dia 29 de junho marca uma importante data para duas instituições canoenses. O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) completou 61 anos de existência, tendo como sua mantenedora a Associação Beneficente de Canoas (ABC).

Salve Dia 29 Junho, com a “Graça” da Nossa Senhora das Graças!”

“Hoje, lá no já distante ano de 1962, quando Canoas estava a completar 23 anos de Emancipação – Canoas hoje está com 84 – o Município ganhava um presente de ouro para comunidade.

Em 1962, após 14 anos de árduos trabalhos, em regime de mutirão, sem ‘usar recursos do sistema financeiro’, com trabalho dos abnegados munícipes canoenses, era inaugurado o nosocômio HNSG – Hospital Nossa Senhora das Graças.

Nesta data – exatos 61 anos, junto à Rua Santos Ferreira, nº 1864, reunia-se uma multidão, autoridades municipais, estaduais e federais e militares que, junto com o povo, congraçavam em deleite o regozijo do fato hercúleo, como prova de que a união em mentes benemerentes e almas altruísticas, com OBJETIVO e PROPÓSITO definidos, FAZ ACONTECER E REALIZAR.

Foram 14 anos de quermesses, de cinemas, teatro, “livro de ouro” e de todo o tipo campanha e de ajuda que, em uníssono e bem coordenado, resultou na inauguração deste que fora o primeiro hospital de Canoas que, se manteve por longo período como o único. Sempre de braços abertos a prestar serviço à comunidade canoense e adjacências até bem pouco tempo.

O “Gracinha”, como carinhosamente é reconhecido pelos comunas, sempre atendeu todos – absolutamente todos! Sem distinção de qualquer espécie e sem reservas, seus profissionais nunca mediram esforços para saciar a ânsia da vida pela própria vida, quando ali aporta fragilizado/debilitado, qualquer cidadão – de qualquer parte mundo e independente da condição sócio econômica, todos que buscam amenizar e restabelecer sua saúde, no Graças são atendidos.

Registro os meus cumprimentos a todos os colaboradores, de todas as categorias profissionais e terceirizados. São todos incansáveis nesta luta que é a nossa justa e perfeita causa.

Somos cônscios dos problemas na área da Saúde – em especial com os nosocômios filantrópicos que atendem o SUS.

Mesmo que no presente momento – o HNSG  está sob égide de um Decreto de Requisição Administrativa exarado pelo Poder Executivo Municipal, faço um registro à efeméride, externando os cumprimentos à Mantenedora – ABC / Associação Beneficente Canoas e a todos Associados. Votos de Vida Longa ao Graças!”

Getúlio Pavlak

Saúde

Dia D de Multivacinação terá UBSs abertas em Canoas neste sábado, 22

Avatar

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 22, o Dia D de Multivacinação. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) participantes estarão abertas das 8h às 17h para a atualização da caderneta de vacinação.

Durante a mobilização, a vacina contra a Covid-19 estará disponível em todas as UBSs que participarem da ação.

O Dia D faz parte da Campanha de Multivacinação, iniciada em 3 de agosto e prevista até 1º de setembro. A campanha é destinada à população em geral, com atenção especial a crianças e adolescentes. Pais e responsáveis podem levar as cadernetas para que as equipes verifiquem as doses aplicadas e possíveis vacinas em atraso.

Não participarão da mobilização as UBSs Prata, Praça América, Cerne e São Luís. As demais unidades estarão abertas das 8h às 17h.

Para a conferência da situação vacinal, é necessário apresentar documento de identificação e/ou a caderneta de vacinação. A partir do histórico, as equipes poderão verificar quais doses são necessárias para cada pessoa.

Para crianças, estarão disponíveis as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2026, de acordo com a idade e a situação vacinal. Entre elas estão BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite (VIP), rotavírus, pneumocócica, meningocócica C e ACWY, influenza, Covid-19, febre amarela, tríplice viral, DTP, varicela, hepatite A e HPV.

A vacinação pode prevenir doenças como poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, difteria, tétano, coqueluche, hepatites A e B, febre amarela, meningites, tuberculose, varicela e formas graves da Covid-19.

A secretária municipal de Saúde, Ana Regina Boll, reforça a importância de aproveitar a mobilização para manter a proteção de toda a família.

“Manter a vacinação em dia é uma das principais formas de prevenção e de cuidado com a saúde. As vacinas ajudam a prevenir doenças, reduzir casos graves e proteger não apenas quem recebe a dose, mas toda a comunidade. O Dia D é uma oportunidade para as famílias conferirem suas cadernetas e atualizarem as vacinas que estiverem em atraso”, destaca.

Continuar a ler

Saúde

Superlotação leva Hospital de Clínicas de Porto Alegre a decretar restrição máxima na emergência

Avatar

Publicado

em

A emergência de adultos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre entrou em restrição máxima nesta quarta-feira ,19, devido à superlotação. Até as 17h, o setor recebe somente pacientes encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A situação já era crítica na tarde de terça-feira, 18, quando havia 163 pacientes em atendimento na emergência e outros 14 aguardavam atendimento. A estrutura conta com 56 vagas.

Segundo o hospital, o principal motivo da lotação é a falta de leitos para internação. Com isso, pacientes que deveriam ser transferidos para unidades de internação permanecem na emergência por mais tempo.

A instituição informou ainda que não há, neste momento, uma doença respiratória predominante entre os atendimentos. A maior parte dos pacientes apresenta agravamento de doenças crônicas, além de casos oncológicos e de pessoas transplantadas.

O Centro Obstétrico também opera em restrição máxima por causa da lotação. O setor tem capacidade para 18 pacientes, mas atendia 22 pessoas simultaneamente na terça-feira, 18.

Além da situação nas emergências, o Hospital de Clínicas alerta para a redução dos estoques de sangue. A baixa disponibilidade pode comprometer atendimentos eletivos, cirurgias e transplantes.

O Banco de Sangue do hospital fica na Rua São Manoel, 543, e funciona das 8h às 17h. A direção solicita que os pacientes com quadros menos graves procurem outras unidades de saúde, incluindo Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Continuar a ler

Saúde

Nova Santa Rita terá Dia D de Vacinação neste sábado com todas as UBSs abertas

Avatar

Publicado

em

A Prefeitura de Nova Santa Rita realiza neste sábado, 22, o Dia D de Vacinação. A mobilização ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, que estarão abertas das 8h às 17h.

A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e atualizar a situação de crianças, adolescentes, adultos e demais públicos, conforme as recomendações do calendário nacional de vacinação.

A orientação é para que os moradores levem a caderneta de vacinação no momento do atendimento. O documento será utilizado pelas equipes de saúde para verificar as doses já aplicadas e identificar eventuais vacinas que estejam pendentes.

Para o prefeito Rodrigo Battistella, a mobilização é uma oportunidade para as famílias aproveitarem o sábado e colocarem a vacinação em dia.

“A vacinação é uma das principais formas de prevenção e proteção da saúde. Estamos mobilizando todas as nossas UBSs para facilitar o acesso da população. Convidamos as famílias a aproveitarem o Dia D, levarem suas cadernetas e verificarem se existe alguma vacina pendente.”

O secretário municipal de Saúde, Brayan Freitas, também orienta a população a levar a documentação necessária.

“Nossa equipe estará preparada para acolher a população e conferir a situação vacinal de cada pessoa. É importante trazer a caderneta, porque a partir dela conseguimos identificar quais doses já foram realizadas e quais precisam ser atualizadas conforme o calendário.”

A mobilização também busca facilitar o acesso à vacinação para pessoas que têm dificuldade de comparecer às unidades de saúde durante os dias úteis.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

hokitoto