Conecte-se conosco

header-top







 

03/07/2026
 

Geral

Festival Energia em Jogo chega nas escolas de Canoas para oficinas de eficiência energética 

Redação

Publicado

em

Festival Energia em Jogo chega nas escolas de Canoas para oficinas de eficiência energética 

A caravana RGE nas Escolas e o Instituto Crescer segue com o “Festival Energia em Jogo” rumo as próximas cidades do estado do Rio Grande do Sul.

Seu destino a partir de 19 de junho é na Escola Quilombola Santa Cecília, na cidade de Gravataí. Em seguida o festival parte para Canoas, na EMEF David Canabarro e fica de 05 a 14 de julho.

Para preparar os educadores de ambas as escolas a RGE e o Instituto Crescer promoverão treinamentos online, que acontecerão durante os dias 15, 19 e 20 de junho.

“A ideia é formar pessoas preparadas para os desafios do futuro e, com certeza, os educadores tem papel crucial nesse cenário” – conta Amanda Moreira, coordenadora do projeto.

Ao longo dos dias de atividades os alunos inscritos aprenderão sobre eficiência energética, energia sustentável, oficinas de Artes Visuais, Processos Criativos, Maker, Produção Cultural e Música.

No último dia, a feira de sustentabilidade será palco para os adolescentes apresentarem tudo que foi aprendido durante a estadia do festival no colégio.

Oficinas

Desde o início do Festival Energia em Jogo, as oficinas passaram por três cidades e orientaram 1472 pessoas, entre adolescentes e professores que tiveram a oportunidade de aprender sobre o uso consciente de energia e desenvolver suas habilidades criativas para criar soluções inteligentes para o futuro do planeta.

Até o final de 2023, o projeto pretende passar por mais seis cidades e impactar ainda mais estudantes e professores e incentivá-los a levar o que aprenderam adiante e impactar ainda mais gente.

“Vamos criar uma rede do bem, preparando pessoas para cuidar do nosso planeta para as futuras gerações!”, comemora Amanda

O projeto idealizado pela concessionária distribuidora de energia elétrica RGE – Companhia Rio Grande Energia S.A, pertencente ao grupo CPFL Energia, junto ao Instituto Crescer faz parte do programa educacional “RGE na Escolas” promovido por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

São diversas iniciativas de educação e aprendizado, com estratégias que culminam em um consumo consciente de energia, voltado para as escolas da rede pública do Rio Grande do Sul.

A proposta é levar ações educativas para as escolas do Ensino Fundamental (5° ao 9° ano) do estado do Rio Grande do Sul, difundindo uma cultura de eficiência energética e desenvolvimento sustentável por meio de ações de mediação cultural e arte educação.

Desta forma, é possível promover mudanças de hábitos de consumo de energia entre educadores, alunos e suas famílias. A meta é que o projeto seja realizado em 10 escolas públicas do estado até o final de 2023.

Festival Energia em Jogo

Durante quatro semanas, o “Festival Energia em Jogo” oferece para as escolas da rede pública um conjunto de ações educativas envolvendo arte, cultura e muita criatividade, resultando em um evento de culminância, com a apresentação dos resultados das atividades realizadas ao longo do Festival e, também, a entrega das premiações por aluno, por turma e, por fim, para a melhor escola participante do projeto.

“O objetivo é fazer com que os docentes e estudantes aprendam e disseminem conhecimentos sobre uso racional e seguro da energia elétrica, sustentabilidade, meio ambiente e geração renovável de energia. Por meio de atividades de arte educação, mediação cultural e experimentações científicas é possível desenvolver habilidades e enfrentar desafios aprendendo na prática conceitos que podem parecer muito distantes. O foco é promover espaços de trocas, intercâmbios de saberes e sobretudo corroborar para ações que potencializem sempre o território escolar”, comenta a coordenadora do projeto, Amanda Moreira.

Na prática, os estudantes serão responsáveis pela solução de problemas contextualizados por meio dos desafios propostos. A ideia é estimular habilidades de pesquisa e levantamento de dados, trabalho em equipe, tolerância, negociação, escuta ativa, comunicação oral, criatividade, desenvolvimento de soluções viáveis, eficientes e eficazes, que resultarão em projetos apresentados durante o evento de culminância.

“Estou muito feliz de representar a RGE em um projeto tão imersivo, que busca engajar alunos, professores e até a comunidade escolar em torno dessa temática tão importante. Eficiência energética está diretamente relacionado a temas como sustentabilidade e à preservação do meio ambiente. Ao educar os alunos sobre o uso eficiente de energia, estamos confiantes para a formação de cidadãos melhores e capazes de tomar decisões conscientes e autônomas no seu dia a dia.” Afirma Renan Inacio Marcoantonio, da Gerência de Eficiência Energética – CPFL Energia.

Desafios

As ações e materiais elaborados, tanto para o apoio aos educadores quanto para a realização de atividades, estão alinhadas à normativa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Ao todo serão lançados cinco desafios para 10 escolas participantes, que serão premiadas durante o evento de culminância, de acordo com as categorias em destaque.

Os educadores também participam de encontros sobre os fundamentos de eficiência energética, consumo consciente e segurança no uso da energia elétrica, que poderão ser aplicados em seus projetos educacionais ao longo de sua carreira.

No final da formação, receberão um certificado emitido pelo Instituto Crescer. São ações como essas que prepararão as próximas gerações para um mundo mais consciente e inteligente.

Geral

TJRS abre conciliação de precatórios de Canoas com adesão entre julho e agosto de 2026

Redação

Publicado

em

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul publicou na terça-feira, 1º, o edital que abre o procedimento de conciliação de precatórios do Município de Canoas.

Segundo a Procuradoria-Geral do Município de Canoas, o período para que os credores manifestem interesse vai de 3 a 30 de julho de 2026. O prazo é fixo e não será prorrogado. Podem participar credores de precatórios em que o município figure como devedor.

A manifestação deve ser feita apenas dentro do sistema eproc2G, diretamente nos autos de cada processo. O pedido, uma vez registrado, segue válido até 1º de julho de 2028, dentro do período de análise previsto no edital.

Os acordos poderão ser fechados com deságio de 40% sobre o valor bruto atualizado do crédito.

A Procuradora-Geral Adjunta do Município e presidente da Câmara de Conciliação de Precatórios, Patrícia Leandro Teixeira, afirmou que a medida abre a possibilidade de antecipação no recebimento dos valores pelos credores e também ajuda na organização dos passivos judiciais do município.

Os precatórios são pagamentos devidos pelo poder público após decisão judicial definitiva, quando não há mais possibilidade de recurso. O pagamento segue regras constitucionais, respeitando ordem cronológica e prioridades legais.

Em Canoas, conforme a Lei Municipal nº 6.883/2025, valores de até sete salários mínimos são pagos por Requisição de Pequeno Valor, o chamado RPV, que tem trâmite mais rápido. Acima disso, o pagamento ocorre via precatório.

A conciliação funciona como uma alternativa para encerrar a dívida de forma negociada, permitindo ao credor receber antes do prazo normal, dentro das condições previstas no edital.

“A abertura desse procedimento de conciliação representa uma oportunidade para que os credores antecipem o recebimento de seus créditos, de forma segura e transparente. Ao mesmo tempo, o Município fortalece a gestão responsável dos precatórios, contribuindo para o equilíbrio das contas públicas e para o cumprimento das decisões judiciais de maneira planejada”, destaca a Procuradora-Geral Adjunta do Município, Dra. Patrícia Leandro Teixeira.

Confira o Edital.

Continuar a ler

Policial

Polícia Federal cumpre mandados no RS em investigação sobre tortura de crianças e maus-tratos a animais

Redação

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 2, a Operação Contra Barbariem para cumprir 21 ordens judiciais em investigação que apura a suspeita de crimes de tortura contra crianças e maus-tratos a animais no Rio Grande do Sul.

Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão preventiva, expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Bagé. As ações ocorreram nos municípios de Bagé, Candiota e Canoas.

De acordo com a Polícia Federal, a operação tem como objetivo interromper a continuidade dos crimes investigados, identificar possíveis vítimas, reunir provas e esclarecer a dinâmica dos fatos, além de apurar uma eventual comercialização de registros audiovisuais relacionados aos crimes.

As investigações apontam indícios de episódios recorrentes de violência física e psicológica contra pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo bebês e crianças, além de maus-tratos a animais domésticos. Conforme a apuração, parte dos crimes teria ocorrido em Bagé e os registros teriam sido produzidos e compartilhados por meios digitais.

Ainda segundo a Polícia Federal, os investigados teriam exercido diferentes funções na suposta organização, desde a produção até o compartilhamento de conteúdos relacionados às práticas investigadas.

Caso as suspeitas sejam confirmadas, os investigados poderão responder pelos crimes de tortura contra crianças e adolescentes, maus-tratos a animais e organização criminosa, conforme a participação de cada um nos fatos apurados.

Continuar a ler

Geral

Eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua definem novos dirigentes nesta sexta-feira, 3

Redação

Publicado

em

Foto: Dayane dos Santos

Os profissionais registrados no Sistema Confea/Crea terão a oportunidade de escolher seus representantes nas Eleições 2026, que definirão os dirigentes responsáveis pela condução do Sistema Confea/Crea e Mútua nos próximos anos. A votação será realizada no dia 3 de julho, de forma 100% on-line, garantindo mais praticidade, segurança e acessibilidade aos eleitores.

Durante o processo eleitoral, os profissionais poderão votar para os seguintes cargos:

Presidente do Confea;
Presidente do CREA-RS;
Diretor-geral da Mútua-RS;
Diretor Administrativo da Mútua-RS;
Diretor Financeiro da Mútua-RS.

A votação estará disponível das 8h às 19h (horário de Brasília), por meio da plataforma oficial vote.confea.org.br.

Segundo a organização, a participação dos profissionais é fundamental para fortalecer a representatividade da engenharia, agronomia e geociências, contribuindo diretamente para a definição dos rumos do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Os eleitores também podem acompanhar informações, comunicados e atualizações oficiais por meio dos canais do Confea e do CREA-RS, incluindo o WhatsApp oficial.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques