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18/09/2025
 

Geral

Festival Energia em Jogo chega nas escolas de Canoas para oficinas de eficiência energética 

Redação

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Festival Energia em Jogo chega nas escolas de Canoas para oficinas de eficiência energética 

A caravana RGE nas Escolas e o Instituto Crescer segue com o “Festival Energia em Jogo” rumo as próximas cidades do estado do Rio Grande do Sul.

Seu destino a partir de 19 de junho é na Escola Quilombola Santa Cecília, na cidade de Gravataí. Em seguida o festival parte para Canoas, na EMEF David Canabarro e fica de 05 a 14 de julho.

Para preparar os educadores de ambas as escolas a RGE e o Instituto Crescer promoverão treinamentos online, que acontecerão durante os dias 15, 19 e 20 de junho.

“A ideia é formar pessoas preparadas para os desafios do futuro e, com certeza, os educadores tem papel crucial nesse cenário” – conta Amanda Moreira, coordenadora do projeto.

Ao longo dos dias de atividades os alunos inscritos aprenderão sobre eficiência energética, energia sustentável, oficinas de Artes Visuais, Processos Criativos, Maker, Produção Cultural e Música.

No último dia, a feira de sustentabilidade será palco para os adolescentes apresentarem tudo que foi aprendido durante a estadia do festival no colégio.

Oficinas

Desde o início do Festival Energia em Jogo, as oficinas passaram por três cidades e orientaram 1472 pessoas, entre adolescentes e professores que tiveram a oportunidade de aprender sobre o uso consciente de energia e desenvolver suas habilidades criativas para criar soluções inteligentes para o futuro do planeta.

Até o final de 2023, o projeto pretende passar por mais seis cidades e impactar ainda mais estudantes e professores e incentivá-los a levar o que aprenderam adiante e impactar ainda mais gente.

“Vamos criar uma rede do bem, preparando pessoas para cuidar do nosso planeta para as futuras gerações!”, comemora Amanda

O projeto idealizado pela concessionária distribuidora de energia elétrica RGE – Companhia Rio Grande Energia S.A, pertencente ao grupo CPFL Energia, junto ao Instituto Crescer faz parte do programa educacional “RGE na Escolas” promovido por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

São diversas iniciativas de educação e aprendizado, com estratégias que culminam em um consumo consciente de energia, voltado para as escolas da rede pública do Rio Grande do Sul.

A proposta é levar ações educativas para as escolas do Ensino Fundamental (5° ao 9° ano) do estado do Rio Grande do Sul, difundindo uma cultura de eficiência energética e desenvolvimento sustentável por meio de ações de mediação cultural e arte educação.

Desta forma, é possível promover mudanças de hábitos de consumo de energia entre educadores, alunos e suas famílias. A meta é que o projeto seja realizado em 10 escolas públicas do estado até o final de 2023.

Festival Energia em Jogo

Durante quatro semanas, o “Festival Energia em Jogo” oferece para as escolas da rede pública um conjunto de ações educativas envolvendo arte, cultura e muita criatividade, resultando em um evento de culminância, com a apresentação dos resultados das atividades realizadas ao longo do Festival e, também, a entrega das premiações por aluno, por turma e, por fim, para a melhor escola participante do projeto.

“O objetivo é fazer com que os docentes e estudantes aprendam e disseminem conhecimentos sobre uso racional e seguro da energia elétrica, sustentabilidade, meio ambiente e geração renovável de energia. Por meio de atividades de arte educação, mediação cultural e experimentações científicas é possível desenvolver habilidades e enfrentar desafios aprendendo na prática conceitos que podem parecer muito distantes. O foco é promover espaços de trocas, intercâmbios de saberes e sobretudo corroborar para ações que potencializem sempre o território escolar”, comenta a coordenadora do projeto, Amanda Moreira.

Na prática, os estudantes serão responsáveis pela solução de problemas contextualizados por meio dos desafios propostos. A ideia é estimular habilidades de pesquisa e levantamento de dados, trabalho em equipe, tolerância, negociação, escuta ativa, comunicação oral, criatividade, desenvolvimento de soluções viáveis, eficientes e eficazes, que resultarão em projetos apresentados durante o evento de culminância.

“Estou muito feliz de representar a RGE em um projeto tão imersivo, que busca engajar alunos, professores e até a comunidade escolar em torno dessa temática tão importante. Eficiência energética está diretamente relacionado a temas como sustentabilidade e à preservação do meio ambiente. Ao educar os alunos sobre o uso eficiente de energia, estamos confiantes para a formação de cidadãos melhores e capazes de tomar decisões conscientes e autônomas no seu dia a dia.” Afirma Renan Inacio Marcoantonio, da Gerência de Eficiência Energética – CPFL Energia.

Desafios

As ações e materiais elaborados, tanto para o apoio aos educadores quanto para a realização de atividades, estão alinhadas à normativa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Ao todo serão lançados cinco desafios para 10 escolas participantes, que serão premiadas durante o evento de culminância, de acordo com as categorias em destaque.

Os educadores também participam de encontros sobre os fundamentos de eficiência energética, consumo consciente e segurança no uso da energia elétrica, que poderão ser aplicados em seus projetos educacionais ao longo de sua carreira.

No final da formação, receberão um certificado emitido pelo Instituto Crescer. São ações como essas que prepararão as próximas gerações para um mundo mais consciente e inteligente.

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3º Colóquio Sesc de Arte Educação recebe inscrições até o dia 22 de setembro

Redação

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3º Colóquio Sesc de Arte Educação recebe inscrições até o dia 22 de setembro

Ainda dá tempo de garantir presença no 3º Colóquio Sesc de Arte Educação, que acontece de 22 a 24 de setembro, em formato online e gratuito. Com o tema “Mulheres nas Artes Cênicas: legado, memória e contribuições”, o encontro reunirá pesquisadoras, artistas e profissionais da arte e educação em três dias de diálogos, reflexões e trocas de experiências sobre o protagonismo feminino no teatro brasileiro.

As inscrições estão abertas até 22 de setembro e podem ser feitas pelo site even3.com.br/3coloquiosesc-610783. Será possível emitir certificado a partir de 8 de outubro, mediante 75% de frequência e preenchimento da pesquisa de satisfação.

O Colóquio dá continuidade às discussões iniciadas em 2023, que trataram de territorialidade e oralidades. Nesta edição, a ênfase está nas mulheres trabalhadoras das artes cênicas, valorizando experiências para além da sala preta e do palco italiano, e reforçando estratégias de mediação por meio da Arte Educação.

Ao valorizar esses legados, o evento também reivindica a presença de histórias ainda ausentes na narrativa oficial do teatro brasileiro, ampliando perspectivas e reafirmando o teatro como espaço vivo, crítico, conectado à vida e aberto a novas formas de existir.

A programação é totalmente gratuita e os três dias de atividades são subdivididos por três eixos: Arte Educação: Mulheres nas Artes Cênicas e os Territórios dos Saberes; Arte Inter(ação): Jogos, Teatralidade e Educação; e Territórios Criativos: Produção das Artes.

A programação completa pode ser conferida abaixo. O evento é uma realização conjunta dos Departamentos Regionais do Sesc Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina com apoio do Departamento Nacional do Sesc.

Programação:

22/09 (Segunda-feira)

Eixo: Mulheres: Arte, Educação e os Territórios do Saberes – Sesc/SC

  • 14h – Abertura – As mulheres na cena – Poética e leitura dramática
  • 14h30 às 17h – Diálogos com os convidados Vicente Concilio, Vera Regina Martins Collaço e Fátima Costa Lima

23/09 (Terça-feira)

Eixo: Arte Inter(ação): Jogo, Teatralidade e Educação – Sesc/RS

  • 14h – No tear da História: Maria Helena Lopes com Juliana Wolkmer
  • 15 h – Olga Reverbel e o ensino de Teatro no Brasil com Cristiano Goldschmidt
  • 16h – Coisas pra dizer em voz alta, práticas e escutas de uma atriz com Mirna Spritzer
  • 16h20 às 16h40 – Rodada de conversa com os convidados
  • 16h40 às 17h – Perguntas e interações com o público

24/09 (Quarta-feira)

Eixo: Territórios Criativos: Produção das artes – Sesc/PR

  • 14h – Abertura com Juliana Baum
  • Convidadas Yara Rossatto e Ana Tezza
  • 16h às 17h – Apresentação de materiais educativos e Revistas Sesc
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MTE alerta: é falsa a informação sobre processos seletivos para vagas nos Correios

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MTE alerta: é falsa a informação sobre processos seletivos para vagas nos Correios

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) esclarece que é falsa a mensagem que circula em redes sociais e aplicativos de mensagens sobre supostos processos seletivos para vagas de emprego nos Correios. As publicações fraudulentas chegam a solicitar pagamento de taxas para participação, o que configura tentativa de golpe.

O MTE não possui qualquer parceria com os Correios para esse tipo de contratação. Trata-se de informação enganosa que utiliza indevidamente o nome do Ministério.

Para coibir essa prática criminosa, o MTE já acionou a Secretaria de Comunicação da Presidência da República e a Advocacia-Geral da União, que estão adotando as medidas cabíveis.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato pelo telefone 158 ou pelo canal oficial Fale Conosco: https://contatos.trabalho.gov.br/.

Fonte: Agência Gov

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Ulbra recupera ambulância histórica para práticas do curso de Medicina

Redação

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Ulbra recupera ambulância histórica para práticas do curso de Medicina

Na segunda-feira, 15, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) destinou oficialmente uma ambulância para aulas práticas do curso de Medicina, no campus Canoas. O veículo, que já fazia parte do patrimônio da instituição, foi totalmente reformado e adaptado para simular atendimentos do SAMU.

O curso de Medicina da Ulbra já conta com um centro de simulação integrado, que reproduz o circuito completo de atendimento hospitalar. Com a chegada da ambulância, esse espaço passa a ser ainda mais aprimorado, permitindo que os estudantes vivenciem todo o processo de atendimento: desde o socorro do paciente com o veículo, a simulação da regulação médica, até o cuidado prestado na emergência hospitalar.

Ambulância de cinema

O veículo, modelo 1991 Ford F150 XL S, foi importado dos Estados Unidos e é um exemplar raro no Brasil. Na cor branca e com capacidade para cinco pessoas, a ambulância possui suspensão ajustável conforme o terreno e um baú projetado como UTI móvel, características que até hoje não são comuns nas ambulâncias brasileiras. É um modelo frequentemente visto em produções cinematográficas, o que a torna ainda mais singular.

Adquirida em 1996 para o plano Ulbra Saúde, a ambulância já foi utilizada em atendimentos domiciliares, no Hospital Álvaro Alvim (Porto Alegre) para transporte de pacientes e no hospital que a instituição mantinha em Tramandaí. Também teve papel importante em treinamentos práticos das disciplinas de Trauma e Emergência.

A restauração do veículo foi conduzida por Renan Carvalho da Cruz, profissional responsável pela reforma, que durou 40 dias.

“Pegamos essa ambulância que estava há praticamente 15 anos parada e restauramos quase todas as peças, praticamente 100% de restauração. As peças estavam boas, porém velhas, mas é um veículo com material americano, diferenciado, e isso facilitou a restauração”, explica.

Inovação na formação médica

Para o professor Rogério Fett Schneider, docente do curso de Medicina da Ulbra e coordenador do Centro de Simulação, a chegada do veículo representa um avanço significativo na qualificação acadêmica.

“Hoje, com o advento do SAMU, temos muitas ocorrências, tanto emergências clínicas quanto traumáticas, e o atendimento pré-hospitalar é fundamental. Muitos alunos estão atuando em serviços de regulação do SAMU, e o cenário prático vai contemplar também esse contexto, a regulação, o atendimento na rua, o resgate, com todas as formas de urgência e emergência”, conta.

Ele acrescenta que a ambulância fortalece ainda mais a experiência acadêmica dos estudantes. “O veículo vai trazer uma veracidade muito interessante para a capacitação dos alunos. Hoje somos a única universidade com esse cenário de simulação de atendimento pré-hospitalar na íntegra, inclusive com a regulação médica, seguindo protocolos do Ministério da Saúde”, destaca.

Segundo Marcelo Guerra, coordenador do curso de Medicina da Ulbra, a integração da ambulância à simulação reforça a segurança do paciente e a formação prática dos estudantes.

“Estamos cada vez mais integrando a simulação, que é toda a atividade que o aluno faz antes de chegar ao paciente verdadeiro. Então, a simulação tem muito a ver com a segurança dos nossos pacientes. O aluno primeiro treina em ambiente simulado, controlado, e se capacita para quando realmente tiver um caso, saber atuar nessa circunstância”, explica.

Mais informações sobre o curso de Medicina da Ulbra estão disponíveis em: ulbra.br/canoas/graduacao/presencial/medicina/bacharelado

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