Geral
84 ANOS: Semana de Canoas inicia na quarta-feira com programação especial

A Semana de Canoas terá atividades que incluem anúncios, entregas e inaugurações de praças e espaços públicos, além de eventos culturais e esportivos. A abertura oficial acontece na Praça da Emancipação, em frente ao Paço Municipal, onde será realizada a entrega da Medalha Pinto Bandeira.
Na área da saúde, haverá a entrega da reforma da UBS Fernandes, no bairro Niterói. Já na educação, será inaugurada a nova EMEI Professora Rosângela Cunha Lanzoni, no bairro Mato Grande.
Também serão entregues mais de 90 matrículas de Regularização Fundiária para moradores dos bairros Estância Velha e Guajuviras.
Medalha Pinto Bandeira
Serão homenageados com a outorga da Medalha Pinto Bandeira, honraria máxima da cidade: o deputado Federal Luiz Carlos Busato, a desembargadora Íris Helena Medeiros Nogueira, o presidente da Ação Santa Isabel, Everton Alfonsín, o pesquisador chileno Cláudio Sule Fernandes, o advogado Vinícius Ludwig Valdez, as servidoras públicas Laci Maria de Paula Souza e Maria Inês Raupp, o presidente da ABC Canoas, Luis Antônio Possebon, a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Ana Viezzer, o médico Ednilson Decarlo Oliveira Lautenschlager (in memorian) e o advogado David Jovino Giacomini (in memorian).
Confira a programação completa das atividades:
Quarta-feira, 21
9h – SuperFeirão de Empregos
Local: Calçadão de Canoas
10h – Abertura da Semana de Canoas
Entrega da Medalha Pinto Bandeira
Local: Praça da Emancipação
11h30 – Entrega da Galeria de Prefeitos
Local: Saguão do Paço Municipal
14h – Entrega de módulos do programa Nenhuma Casa sem Banheiro
Local: Rua 14, n.º 13, MQ1/Guajuviras
Quinta-feira, 22
9h e 16h – Oficialização dos nomes dos CEIAs
Locais: CEIA professora Ana Lúcia e CEIA professora Dirneide Goulart
11h – Entrega da reforma da Praça Lotário Steffens
Local: Praça Lotário Steffens, Rio Branco
14h – Entrega da nova sede do Ambulatório T
Local: Rua Araçá, 74, Centro
19h – Abertura do 1º Festival de Cinema de Canoas
Local: SESC Canoas, Av. Guilherme Schell, 5340, Centro
Sexta-feira, 23
9h – Entrega Reforma da UBS Fernandes
Local: Rua Gomes Freire de Andrade, 1036, Niterói
11h – Entrega da Reforma da Praça da Bandeira
Local: Praça da Bandeira, Centro
14h – Entrega de Salas Modulares na EMEF Ministro Rubem Carlo Ludwig
Local: Rua Sarandi, 100, Mathias Velho
16h – Entrega de mais de 90 matrículas de Regularização Fundiária
Local: CAIC – Av. 17 de abril, 430, Guajuviras
18h – Abertura do Rodeio de Canoas
Local: Parque do Gaúcho, Fátima
19h30 – Noite da Cultura Viva
Local: Antiga Estação de Trem, Centro
Sábado, 24
9h – 50ª edição do Prefeitura na Rua
Entrega da revitalização da Praça da Emancipação
Local: Praça da Emancipação
14h – Entrega da revitalização do Espaço Zen
Local: Parque Getúlio Vargas
15h – Entrega da Pavimentação Asfáltica do Beco COOPERMAG
Local: bairro Mato Grande
16h – Entrega da Pavimentação Asfáltica da Rua São Lourenço
Local: bairro Mathias Velho
17h30 – Abertura da 4ª Festa Campeira de Canoas
Local: Parque do Gaúcho / Cancha Tiro de Laço
Domingo, 25
8h – 1ª Corrida alusiva ao Aniversário de Canoas
Local: Parque Getúlio Vargas – em frente ParkShopping Canoas
9h – Lançamento do Prefeitura Itinerante
Local: Parque Getúlio Vargas
10h – Missa Festiva aos 84 anos de Canoas
Local: Paróquia São Luís Gonzaga, Rua Cônego Leão Hartmann, 82, Centro
15h – Festival de Esporte e Lazer (Fesla)
Local: Parque Getúlio Vargas
Segunda-feira, 26
9h – Lançamento do Projeto Nascer Canoas
Local: Hospital Universitário, avenida Farroupilha, 8001, São José
11h – Entrega da Casa Lilás
Local: Avenida Boqueirão, 2170, Igara
14h – Inauguração da EMEI professora Rosângela Cunha Lanzoni
Local: avenida das Canoas, 440, Central Park/Mato Grande
16h – Entrega da reforma das Praça Antônio Vianna e da Gruta
Local: Praça Antônio Vianna, av. 17 de abril, Guajuviras
18h – Assinatura Termo de Cooperação do Programa de Aprendizagem Profissional
Local: Paço Municipal/Salão de Atos Nelson Paim Terra
Terça-feira, 27
9h – Conselho da Cidade
Local: Rua Tobias Barreto, 990, Nossa Sra. das Graças
14h – Lançamento do 2º Congresso da Cidade
Local: Salão de Atos La Salle, avenida Victor Barreto, 2288, Centro
17h15 – Sessão Solene alusiva aos 84 anos de Canoas
Local: Câmara Municipal, Rua Ipiranga, 123, Centro
18h – Atividades Artísticas nas cinco estações da Trensurb
Local: Estações Niterói, Fátima, Canoas, Mathias Velho, São Luís
19h30 – 11 anos da Casa das Artes Villa Mimosa
Local: Av. Guilherme Schell, 6240, Centro
Geral
Mercado é interditado após fiscalização apreender cinco toneladas de produtos impróprios em Ijuí

Uma operação de fiscalização realizada na quarta-feira, 13, resultou na apreensão de cerca de cinco toneladas de produtos impróprios para consumo em três estabelecimentos de Ijuí, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Um mercado foi interditado e um dos proprietários preso em flagrante.
O caso mais grave foi registrado no Mercado Soberano, localizado no bairro Burtet. No local, equipes encontraram alimentos vencidos há até nove anos, carnes sem procedência, produtos com mofo e sinais de infestação por insetos e roedores.
De acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Sul, havia diversas irregularidades espalhadas pelo estabelecimento. Entre os itens apreendidos estavam bicos de mamadeira vencidos há seis anos, fraldas infantis fora da validade há quatro anos e bebidas vencidas há quase uma década. Também foram identificadas mercadorias com suspeita de remarcação da data de validade.
Na área da padaria, fiscais localizaram insumos com mofo sendo utilizados na produção de alimentos. Produtos de limpeza, sanitizantes e raticidas vencidos também foram encontrados.
Segundo o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria Especializada de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, a situação encontrada chamou atenção até mesmo das equipes que atuam frequentemente em operações semelhantes.
Pelo volume, dá para dizer que 40% do mercado, no mínimo, estava todo vencido. Tinha tudo que é tipo de irregularidade possível no estabelecimento — afirmou.
O promotor também relatou as condições sanitárias encontradas no local.
Tinha teia de aranha, fezes de rato, barata voando. Isso não precisa orientação. Não se pode ter um estabelecimento que trabalha com alimentos nessas condições. Tinha de tudo — disse.
Conforme o MP, um dos proprietários foi encaminhado à delegacia e autuado em flagrante por crime contra as relações de consumo. A pena prevista para armazenamento e comercialização de produtos impróprios para consumo varia de dois a cinco anos de detenção, além de multa.
A Vigilância Sanitária determinou a interdição total do mercado e abriu processo administrativo. O Batalhão Ambiental da Brigada Militar também participou da fiscalização por irregularidades ambientais e ausência de licenciamento.
Parte da carne apreendida passou por avaliação sanitária e, após liberação, foi destinada ao mantenedouro de animais São Braz, em Santa Maria.
Policial
Polícia Civil faz operação contra grupo neonazista em Porto Alegre e Canoas; um homem é preso

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 14, a Operação Revelare para investigar a atuação de um grupo neonazista skinhead em Porto Alegre e Canoas. A ação foi realizada pela Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI), sob coordenação do delegado Vinícius Nahan.
Ao todo, 20 policiais civis cumpriram quatro mandados de busca e apreensão. Um homem foi preso em flagrante por apologia ao nazismo.
Segundo a investigação, o grupo utilizava redes sociais e adesivos com QR Codes espalhados em locais públicos para direcionar interessados a grupos de mensagens, onde ocorria o recrutamento de novos integrantes e a disseminação de conteúdos extremistas e de ódio.
A Polícia Civil também apura um esquema de arrecadação financeira por meio de chaves PIX. Conforme os investigadores, os suspeitos comercializavam desenhos com símbolos extremistas pela internet para financiar as atividades do grupo. Os alvos da operação não possuíam antecedentes policiais.
Durante o cumprimento dos mandados, os agentes apreenderam um taco de beisebol com arame farpado, aparelho de choque, desenhos neonazistas, máscaras, livros sobre nazismo, roupas táticas e militares, peças associadas a grupos extremistas e celulares.
Geral
Câmara de Canoas realiza primeira audiência pública da CPI da Corsan/Aegea nesta quinta-feira

A Câmara Municipal de Canoas realiza nesta quinta-feira, 14, às 18h, a primeira audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os serviços prestados pela Corsan/Aegea no município. O encontro ocorre no plenário da Casa Legislativa, após a sessão ordinária, e será aberto à participação da população.
A audiência marca o início de uma série de reuniões organizadas pela comissão para ouvir moradores de diferentes regiões da cidade sobre questões relacionadas ao abastecimento de água, cobranças e serviços executados pela concessionária.
Durante o encontro, moradores poderão relatar problemas enfrentados nos bairros, apresentar denúncias e encaminhar informações que poderão integrar os trabalhos da CPI. As manifestações deverão ocorrer mediante inscrição prévia.
Segundo o presidente da comissão, vereador Eric Douglas, a proposta é ampliar a participação da comunidade nas discussões sobre os serviços prestados pela empresa.
A comissão também definiu o calendário das próximas audiências públicas, previstas para ocorrer em diferentes regiões do município:
21 de maio – Região Noroeste
28 de maio – Região Sudeste
2 de junho – Região Sudoeste
11 de junho – Região Nordeste
Além das audiências, a CPI informou que trabalha na criação de um canal de WhatsApp para recebimento de denúncias, envio de contas consideradas indevidas e relatos relacionados aos serviços da Corsan/Aegea. O número deverá ser divulgado durante a primeira audiência.
A CPI foi instalada pela Câmara Municipal para apurar reclamações envolvendo os serviços da Corsan/Aegea em Canoas, incluindo cobranças, obras e atendimento à população.

Saúde1 semana atrásRio Grande do Sul recebe 404 mil novas doses da vacina contra a gripe e reforça campanha de imunização

Política1 semana atrásLei sancionada por Lula aumenta penas para furto, roubo e golpes virtuais no Brasil

Saúde1 semana atrásCanoas realiza pré-conferências regionais para discutir prioridades da saúde pública

Concursos5 dias atrásConcurso da Polícia Penal do RS abre 213 vagas com provas previstas para agosto de 2026

Concursos1 semana atrásPorto Alegre abre concursos para farmacêutico e médico veterinário com salário de R$ 2,7 mil

Geral1 semana atrásPRF testa radares inteligentes para flagrar motoristas no celular e tomando chimarrão ao volante

Desenvolvimento urbano1 semana atrásCanoas inicia debates para revisão do Plano Diretor na próxima terça-feira, 12

Geral1 semana atrásCPI da Corsan/Aegea realiza primeira reunião e define audiências públicas em Canoas




























































