Geral
CANOAS SOLIDÁRIA: Atendimentos a população em situação de rua chega a 160 no primeiro final de semana

No primeiro final de semana, o programa Canoas Solidária, uma iniciativa da Prefeitura de Canoas, registrou um total de 162 atendimentos. O programa foi lançado na sexta-feira, 16, com o objetivo de acolher pessoas em situação de rua e seus animais de estimação.
O acolhimento ocorre diariamente, das 18h às 7h, no ginásio do Colégio La Salle São Paulo, localizado no bairro Niterói. O espaço tem capacidade para abrigar até 100 pessoas.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em colaboração com outros órgãos da Administração Municipal, é responsável por coordenar essa ação. As equipes da Prefeitura de Canoas continuam realizando rondas para identificar e encaminhar as pessoas desabrigadas ao local de acolhimento.

CANOAS SOLIDÁRIA: Atendimentos a população em situação de rua chega a 160 no primeiro final de semana/Foto: Guilherme Pereira
Já foram realizados 19 atendimentos a pets
No local, os bichinhos são atendidos por veterinários e tratadores, que os vacinam contra pólio e raiva, além de colocar neles a coleira antiparasitária. “O atendimento aos pets demonstra uma visão integral da Prefeitura de Canoas sobre o acolhimento no inverno, inclusive aos nossos animais de rua. Esse é um serviço que faz toda a diferença na vida das pessoas e seus pets”, destacou a secretária municipal de Bem-Estar Animal, Fabiane Borba.
Um dos canoenses acolhidos, Gilberto Courtois, 65 anos, conta que sempre teve como companhia os cães Branquinho, Amarelo e Véio. Durante o Canoas Solidária, os três animaizinhos foram vacinados pela primeira vez. “Fomos criando uma relação de parceria, nós precisamos de amigos. Dedicar carinho ao cão é a oportunidade de dar a eles o que alguns de nós gostaria de dar para a família ou um filho”, contou.
Informe a Prefeitura
Se a população deparar-se com pessoas em situação de rua, é possível informar a Prefeitura por meio dos números de telefone (51) 3472-7122, (51) 98255-0650 e (51) 98255-0310.
Além do ginásio, a cidade conta durante todo o ano com o Albergue Municipal, situado na avenida Rio Grande do Sul, 1770, no bairro Mathias Velho. Essa instituição tem capacidade para abrigar entre 48 e 70 pessoas.
Doações
As doações para o programa Canoas Solidária podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na sede da SMAS (Rua Pedro Weingartner, 238, Centro) e no Colégio La Salle São Paulo (Rua Lajeado, 1300, bairro Niterói).
Aos sábados e domingos, as doações podem ser realizadas diretamente no ginásio onde ocorre a ação. Itens como alimentos, produtos de higiene pessoal, roupas de cama e vestuário estão sendo arrecadados.
O programa Canoas Solidária permanecerá em vigor durante o período de baixas temperaturas.
Policial
Justiça decreta prisão preventiva de suspeito por desaparecimento da família Aguiar em Cachoeirinha

A Justiça decretou a prisão preventiva de Cristiano Domingues Francisco, de 39 anos, apontado como principal suspeito pelo desaparecimento da família Aguiar, em Cachoeirinha. O pedido foi encaminhado pela Polícia Civil na segunda-feira, 6.
Cristiano está detido desde 10 de fevereiro no Batalhão de Operações Especiais (BOE), em Porto Alegre. Até então, a prisão era temporária e havia sido prorrogada, com término previsto para o fim desta semana. Com a decisão judicial, a detenção passa a não ter prazo determinado.
O suspeito é policial militar e está afastado das funções. Ele é ex-companheiro de Silvana Germann de Aguiar, de 48 anos, desaparecida desde o dia 24 de janeiro. Os pais dela, Isail Vieira de Aguiar, de 69 anos, e Dalmira Germann de Aguiar, de 70, teriam ido até a casa da filha para procurá-la e também não foram mais vistos.
A Polícia Civil trata o caso como crime e afirma já ter indícios para indiciar Cristiano por feminicídio, no caso de Silvana, além de duplo homicídio e ocultação de cadáver das outras duas vítimas.
De acordo com o delegado responsável pela investigação, Anderson Spier, o inquérito está em fase final e deve ser concluído nos próximos dias. A expectativa é de que o relatório seja encaminhado à Justiça até 16 de abril, dentro do prazo legal que se encerra no dia 20.
Policial
Operação Vem Diesel investiga suspeita de aumento abusivo no preço do gás de cozinha

A Polícia Federal e a Agência Nacional do Petróleo realizam, nesta quinta-feira, 9, uma operação para investigar possíveis irregularidades na comercialização de gás de cozinha.
Ao todo, 55 estabelecimentos em 24 cidades, distribuídas por 15 estados e o Distrito Federal, estão sendo fiscalizados. A ação busca identificar práticas como aumento irregular de preços, formação de cartel entre empresas concorrentes e outras condutas consideradas abusivas contra o consumidor.
Caso sejam constatadas irregularidades, a Polícia Federal ficará responsável pela apuração de eventuais crimes.
A operação é a segunda fase da ação denominada “Vem Diesel”, que contou, na etapa anterior, com fiscalização em postos de combustíveis. A iniciativa também tem participação da Secretaria Nacional do Consumidor.
A fiscalização integra medidas adotadas para coibir aumentos considerados abusivos nos preços de combustíveis e derivados em meio ao cenário internacional recente envolvendo o Irã.
Policial
Homem é preso em flagrante por tentativa de feminicídio contra companheira grávida em Alegrete

Um homem de 30 anos foi preso em flagrante na quarta-feira, 8, suspeito de tentar matar a companheira, de 24 anos, em Alegrete, na Fronteira Oeste. A vítima relatou à Brigada Militar que está grávida de quatro meses. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.
Segundo a polícia, familiares acionaram a Patrulha Rural por volta das 17h30 após denúncias de agressão. Ao chegarem à propriedade, localizada a cerca de 40 quilômetros da área urbana, os policiais ouviram gritos e flagraram o suspeito nu tentando estuprar a vítima.
O homem foi detido no local e encaminhado às autoridades competentes. O caso é investigado.

Política4 dias atrásCachoeirinha terá nova eleição no próximo domingo após cassação de prefeito e vice
Educação4 dias atrásProfissionais da rede municipal de Educação de Canoas aprovam paralisação na próxima terça-feira, 14

Clima1 semana atrásCiclone extratropical e frente fria provocam temporais no RS, SC e Paraná nesta semana
Policial1 semana atrásDuas pessoas morrem após perseguição policial com troca de tiros em Canoas

Inclusão4 dias atrásExposição reúne obras de crianças autistas em Canoas neste domingo

Saúde4 dias atrásCasos graves de influenza quase dobram no Brasil em comparação a 2025

Oportunidade7 dias atrásCanoas recebe nova turma de aprendizes do programa Partiu Futuro Reconstrução nesta quinta-feira

Feminicídio7 dias atrásRS registra 26º feminicídio em 2026 após mulher ser morta pelo companheiro em Novo Hamburgo
























































