Geral
Cozinha experimental do Banco de Alimentos de Canoas capacita profissionais para o setor de gastronomia

O Banco de Alimentos de Canoas lançou na tarde desta quarta-feira, 14, a sua cozinha experimental amanhã, iniciando uma nova e aperfeiçoada etapa no atendimento da organização canoense que disponibiliza alimentos a instituições sociais cadastradas, que atendem principalmente a comunidades menos favorecidas.
Capacitação
A nova Cozinha Antônio Rapach, que capacitará profissionais para o setor gastronômico com aulas gratuitas, foi estruturada por intermédio da parceria com o Núcleo de Gastronomia da CICS Canoas e sua inauguração oficial iniciou às 16h.
O novo espaço integra o Projeto Capacitar Gastronomia Inclusiva da CICs Canoas, cujo objetivo é capacitar mão de obra para o setor da gastronomia da cidade, que teve um grande crescimento nos últimos anos e está carente de recursos humanos.
O intuito é promover a inserção ou reinserção no mercado de trabalho de pessoas em situação de vulnerabilidade, capacitando-as para atividades como padeiro, pizzaiolo, chapista, atendente, auxiliar de cozinha, entre outras.
Uma vez capacitadas, os alunos serão encaminhados para o Banco de Currículos do Núcleo da Gastronomia da CICS, que ficará à disposição de todo o setor gastronômico do município, com real possibilidade de inserção no mercado de trabalho.
Antônio Rapach
O nome do espaço, Cozinha Antônio Rapach, é uma homenagem a um dos precursores do Xis Canoense e empreendedor na área da gastronomia. Rapach é ex-presidente do Banco de Alimentos, membro do Núcleo da Gastronomia e diretor da CICS.
O projeto arquitetônico e a execução da obra são assinados por Paula Hagel Arquitetura. Os recursos para a reforma e aquisição de materiais e equipamentos foram provenientes da CICS Canoas, de ações do Núcleo da Gastronomia e de vários apoiadores do Projeto Capacitar, como o Rotary Club Canoas Industrial, que foi o primeiro a aderir à ideia, permitindo que o projeto se transformasse em realidade.
A união de muitos apoiadores construiu não apenas um espaço físico, como também a oportunidade de resgate de pessoas em situação de vulnerabilidade, para promover educação, capacitação, conexão, independência e realização pessoal e profissional.
Parceria com Banco de Alimentos
Dessa forma, a Cozinha do Projeto Capacitar Gastronomia Inclusiva complementará a atuação do Banco de Alimentos de Canoas, que há 15 anos se dedica a trabalhar pela erradicação da fome e combate à desnutrição na cidade, fazendo campanhas de arrecadação, coleta, seleção, armazenagem e distribuição de alimentos a entidades e organizações sociais voltadas para a promoção social de comunidades carentes.
Com a cozinha experimental, o Banco de Alimentos de Canoas ampliará as ações de seus projetos de educação, saúde e segurança alimentar, com temas como higiene, conservação, armazenagem e reaproveitamento de alimentos.
Os projetos, dirigidos a famílias carentes e profissionais das organizações atendidas, até então eram executados exclusivamente nas sedes das próprias instituições sociais.
Contribua
Para contribuir com o Projeto Capacitar, entre em contato com a CICS Canoas pelo contato 51 9.93557783 (Luciana) ou e-mail administrativo@cicscanoas.com.br
Geral
Projeto de lei busca regulamentação da profissão de DJ

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, a deputada Patrícia Alba afirmou, nesta terça-feira (13), que irá entrar em contato com o Senado Federal para acompanhar o andamento do projeto de lei para regulamentar a profissão de DJ.
Em audiência na comissão o presidente da Associação Gaúcha de DJs (AGDJs), Fábio Lima, e o vice-presidente Douglas Maximiliano (DJ Xaropinho) destacaram que a matéria tramita em Brasília desde 2018.
“Toda profissão deve ser regulamentada para a valorização do trabalho, da atividade ou da arte. Se somarmos forças, vamos destravar esse projeto e alcançar a desejada regulamentação”, destacou Patrícia. De acordo com a AGDJs, são mais de 3 mil profissionais em atividade no Rio Grande do Sul e 268 que fazem parte da entidade.
Comunidade
Horta comunitária no Harmonia é reconstruída após a enchente de 2024

A engenheira agrônoma da Emater, Caroline de Lima, explica que,
“a Emater é um órgão que presta assistência técnica em extensão rural, tanto para agricultores familiares, quanto para hortas comunitárias, que são os nossos agricultores urbanos, os horticultores aqui do município, nós trabalhamos com execução de algumas políticas públicas, uma relação de parceria e construção de planejamento e durante o ano vamos executando algumas ações em conjunto com as hortas, não só com a Santa Isabel, mas com todas de Canoas, oficialmente temos cinco hortas comunitárias, contando com essa aqui, duas no Harmonia, uma no Mathias, uma no bairro Niterói e uma no Guajuviras.”
Desde a enchente de 2024, a Associação vem reconstruindo a horta aos poucos, com apoio da Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, da Emater, de outros órgãos e da comunidade.
Meio Ambiente
Acontece nesta terça-feira, 13, reunião do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí

Acontece nesta terça-feira, 13, reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí no Instituto Federal de Canoas, com objetivo de tornar os municípios participantes mais resilientes às mudanças climáticas, além de debater sobre as consequências da enchente de 2024.
Sérgio Cardoso, Presidente do Comitê explica o funcionamento do grupo:
“Composta por nove municípios, inclusive Canoas, segundo comitê mais antigo do Brasil, realizamos reuniões mensais, com rodízio entre as cidades participantes, tratando sobre as políticas públicas, inclusive verbas do fundo de Reconstrução e das verbas que os municípios criarem, bem como projetos de revitalização, em parceria com o Governo Federal e do Estado do RS, e também dentro desse processo todo a discussão do decreto que regulamenta o uso de água superficial e subterrânea no estado, que será apresentado pelo Departamento Estadual de Recursos Hídricos e Saneamento.”
Já o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Haygert conta que o objetivo da reunião é
“união de esforços de várias cidades, justamente para tornar todas as cidades da bacia mais resilientes às mudanças climáticas, sempre houve mudança climática, mas a grande questão agora é a velocidade que está acontecendo e, Canoas, que está sediando a reunião, é emblemática, justamente porque foi uma das cidades mais afetadas, senão a mais afetada pelas enchentes de 2024, então essa reunião une esforços, não só de cientistas, como de governos e sociedade, a importância desse debate é trazer ideias e propiciar o debate com soluções.”
- Saúde2 dias atrás
Canoas registra primeira morte por dengue; notificações de casos se aproximam de 1.500
- Saúde1 semana atrás
Canoas tem mais de 1260 notificações de casos suspeitos de dengue; 310 confirmados
- Emprego1 semana atrás
Processo seletivo para estagiários de nível médio e superior na Prefeitura de Canoas abre na quarta-feira, 7
- Comunidade1 semana atrás
Entidades canoenses recebem certificado de inscrição no Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas
- Emprego1 semana atrás
Banco de Oportunidades de Canoas oferta mais de 500 vagas de emprego
- Geral1 semana atrás
Canoas conclui reforma elétrica das casas de bombas e reforça proteção contra cheias
- Clima1 semana atrás
Defesa Civil alerta para chuva forte e volumosa entre 7 e 9 de maio no RS
- Educação1 semana atrás
EMEF Rui Cirne Lima passará a oferecer turno integral em junho