Geral
Cozinha experimental do Banco de Alimentos de Canoas capacita profissionais para o setor de gastronomia

O Banco de Alimentos de Canoas lançou na tarde desta quarta-feira, 14, a sua cozinha experimental amanhã, iniciando uma nova e aperfeiçoada etapa no atendimento da organização canoense que disponibiliza alimentos a instituições sociais cadastradas, que atendem principalmente a comunidades menos favorecidas.
Capacitação
A nova Cozinha Antônio Rapach, que capacitará profissionais para o setor gastronômico com aulas gratuitas, foi estruturada por intermédio da parceria com o Núcleo de Gastronomia da CICS Canoas e sua inauguração oficial iniciou às 16h.
O novo espaço integra o Projeto Capacitar Gastronomia Inclusiva da CICs Canoas, cujo objetivo é capacitar mão de obra para o setor da gastronomia da cidade, que teve um grande crescimento nos últimos anos e está carente de recursos humanos.
O intuito é promover a inserção ou reinserção no mercado de trabalho de pessoas em situação de vulnerabilidade, capacitando-as para atividades como padeiro, pizzaiolo, chapista, atendente, auxiliar de cozinha, entre outras.
Uma vez capacitadas, os alunos serão encaminhados para o Banco de Currículos do Núcleo da Gastronomia da CICS, que ficará à disposição de todo o setor gastronômico do município, com real possibilidade de inserção no mercado de trabalho.
Antônio Rapach
O nome do espaço, Cozinha Antônio Rapach, é uma homenagem a um dos precursores do Xis Canoense e empreendedor na área da gastronomia. Rapach é ex-presidente do Banco de Alimentos, membro do Núcleo da Gastronomia e diretor da CICS.
O projeto arquitetônico e a execução da obra são assinados por Paula Hagel Arquitetura. Os recursos para a reforma e aquisição de materiais e equipamentos foram provenientes da CICS Canoas, de ações do Núcleo da Gastronomia e de vários apoiadores do Projeto Capacitar, como o Rotary Club Canoas Industrial, que foi o primeiro a aderir à ideia, permitindo que o projeto se transformasse em realidade.
A união de muitos apoiadores construiu não apenas um espaço físico, como também a oportunidade de resgate de pessoas em situação de vulnerabilidade, para promover educação, capacitação, conexão, independência e realização pessoal e profissional.
Parceria com Banco de Alimentos
Dessa forma, a Cozinha do Projeto Capacitar Gastronomia Inclusiva complementará a atuação do Banco de Alimentos de Canoas, que há 15 anos se dedica a trabalhar pela erradicação da fome e combate à desnutrição na cidade, fazendo campanhas de arrecadação, coleta, seleção, armazenagem e distribuição de alimentos a entidades e organizações sociais voltadas para a promoção social de comunidades carentes.
Com a cozinha experimental, o Banco de Alimentos de Canoas ampliará as ações de seus projetos de educação, saúde e segurança alimentar, com temas como higiene, conservação, armazenagem e reaproveitamento de alimentos.
Os projetos, dirigidos a famílias carentes e profissionais das organizações atendidas, até então eram executados exclusivamente nas sedes das próprias instituições sociais.
Contribua
Para contribuir com o Projeto Capacitar, entre em contato com a CICS Canoas pelo contato 51 9.93557783 (Luciana) ou e-mail administrativo@cicscanoas.com.br
Geral
Começa nesta quarta-feira, 7, a Feira de Dia das Mães da Economia Solidária na Antiga Estação de Trem

A partir desta quarta-feira, 7, até sábado, 10, das 9 às 19 horas, acontece a tradicional Feira de Dia das Mães da Economia Solidária (Ecosol), na Antiga Estação de Trem de Canoas, na Avenida Victor Barreto, 2301, em frente ao Colégio La Salle.
Segundo o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Odavir de Melo Júnior, Juninho, “Além da feira teremos também parceria com diversas atividades de outras secretarias, como a Educação, com atividades infantis, a Saúde, com vacinação e testes rápidos e também participação da Cultura, com várias atrações para os visitantes.”
Já para Dauto Pacheco, expositor da Ecosol, “Conseguimos um espaço muito bom aqui na Antiga Estação de Trem de Canoas e estamos fazendo o possível para que a Feira aconteça, por isso convidamos todos os canoenses a nos visitar e prestigiar o nosso evento”.
Geral
Canoas conclui reforma elétrica das casas de bombas e reforça proteção contra cheias

A Prefeitura de Canoas entregou, na manhã desta terça-feira, 6, a reforma elétrica das oito casas de bombas do município, essenciais para o sistema de drenagem da cidade. Todas foram atingidas pela enchente de 2024 e passaram por um processo completo de recuperação elétrica. A cerimônia simbólica ocorreu na Casa de Bombas 6, no bairro Mathias Velho.
As obras incluíram o envio dos equipamentos a uma oficina especializada, onde passaram por testes, substituição de componentes danificados e atualização dos sistemas de segurança. Também foi restabelecida a dupla alimentação elétrica em parte das casas de bombas, aumentando a confiabilidade do sistema. Com os reparos, todas voltaram a operar conectadas à rede elétrica da concessionária, o que reduz os custos operacionais — os geradores seguem disponíveis apenas como backup.
O prefeito em exercício, Airton Souza, destacou o empenho da gestão desde o primeiro dia.
“As obras não pararam um segundo desde que assumimos o governo. Quem passar pela região vai ver: são dezenas de caminhões e máquinas trabalhando diariamente para elevar os diques e garantir a segurança da população”, afirmou.
Para o vice-prefeito Rodrigo Busato, a obra representa mais que infraestrutura: é um avanço na reconstrução da cidade.
“A prioridade sempre foi a proteção de Canoas. Agora, para que possamos continuar avançando nas obras dos diques, tão importantes para nossa cidade, precisamos que o governo estadual libere com celeridade os recursos necessários. Temos lutado diariamente para que o repasse ocorra o mais rápido possível”, declarou.
Moradora da região, Maria Madalena Renner, de 67 anos, que vive em frente à Casa de Bombas 6, reconheceu o trabalho. “Eu moro aqui e vejo que está sendo bem feito. Eles socaram, reforçaram tudo com camadas e mantas. A gente sente mais segurança”, disse.
Segundo o secretário de Obras e Reconstrução, engenheiro Victor Hampel, o restabelecimento da energia elétrica representa um marco na operação do sistema.
“Tivemos que operar com geradores, o que tem custo alto e é arriscado. Agora, com a rede restabelecida, ganhamos em eficiência, segurança e capacidade de resposta. As casas de bombas estão em pleno funcionamento”, garantiu.
Comunidade
Entidades canoenses recebem certificado de inscrição no Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas

Na quarta-feira, 30, o cadastro das entidades inscritas no Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas (COMDI-CANOAS) foi atualizado. As organizações que receberam o certificado de inscrição são: Grupo Chimarrão da Amizade, Associação Vanilda Faviero, Conselho Municipal do Bairro Rio Branco (CONSECOM), Lar da Solidariedade, Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas, Lar Vicentino Décio Rosa, Lar Nossa Casa, ACADEF, Lar Vó Picurrucha.
O COMDI-CANOAS é um órgão permanente coletivo, paritário, articulador, consultivo, deliberativo, fiscalizador e avaliador da Política Social dos Direitos do Idoso, além de gestor do Fundo Municipal da Pessoa Idosa.
O certificado é renovado a cada dois anos, um critério para que as Instituições de Longa Permanência para Idosos obtenham o alvará sanitário de funcionamento, já para as entidades, o certificado é uma obrigatoriedade para que possam participar de editais de financiamento de projetos.
O processo para obter o certificado inclui visita dos conselheiros para verificação das atividades desenvolvidas em prol da longevidade dos idosos.
- Saúde9 horas atrás
Canoas tem mais de 1260 notificações de casos suspeitos de dengue; 310 confirmados
- Saúde1 semana atrás
Passam de 900 notificações de casos de suspeita de dengue em Canoas
- Emprego1 semana atrás
Divulgado edital do novo concurso da Polícia Federal para área administrativa
- Saúde1 semana atrás
Cremers interdita ensino de medicina da Ulbra no HU; universidade contesta
- Economia1 semana atrás
Governo paga nesta semana mais de R$ 70 milhões a 615 mil famílias pelo Devolve ICMS
- Economia1 semana atrás
Empresas com débitos de ICMS têm até quarta-feira, 30, para aderir ao Refaz Reconstrução
- Animais1 semana atrás
Cães resgatados da enchente em Canoas são encaminhados para adoção em São Paulo
- Saúde1 semana atrás
Daniela Oliveira toma posse como diretora do Hospital Nossa Senhora das Graças