Conecte-se conosco

header-top







 

19/01/2026
 

Saúde

Aproveite para se vacinar contra gripe e covid nesta quarta-feira

Redação

Publicado

em

Aproveite para se vacinar contra gripe e covid nesta quarta-feira/Foto: Vinicius Thormann

A vacinação contra Covid-19 segue em Canoas nesta quarta-feira, 14. A dose bivalente é aplicada em 11 unidades de saúde, das 8h às 17h, e na Central de Vacinas, das 7h às 19h. Já a monovalente está disponível exclusivamente na Central de Vacinas.

Gripe

Continua também a vacinação contra a gripe para toda a população com mais de seis meses de idade. O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde, das 8h às 17h, e na Central de Vacinas, das 7h às 19h.

Para receber a vacina, os canoenses devem apresentar o CPF ou o cartão do SUS.

Atenção

Na Central de Vacinas, localizada na Estação Canoas, a vacinação tanto da Covid, quanto da gripe, está disponível apenas para a população a partir de 12 anos.

Confira abaixo o cronograma de vacinação contra a Covid-19:

COVID INFANTIL
Pfizer pediátrica:
D1 5 anos
D2 para quem recebeu D1 até 19/04/2023
Reforço (D3) para crianças de 5 a 11 anos para quem recebeu a D2 até 14/02/2023

  • Coronavac:
  • D1 crianças de 3 anos
  • D1 crianças de 4 anos
  • D1 crianças de 6 a 11 anos
  • D2 Coronavac para crianças que receberam a D1 até 17/05/2023
  • D3 para crianças de 3 e 4 anos que fizeram D2 com Coronavac até 14/02/2023

    COVID BABY
    COM COMORBIDADES

  • D1 crianças de 6m aos 2a 11m e 29 dias
  • D2 para crianças que receberam a D1 até 15/05/2023.
  • D3 para crianças que receberam a D2 até 0
    19/04/2023.

       SEM COMORBIDADES
– D1 crianças de 6m aos 11m e 29 dias
– D2 para crianças que receberam a D1 até 17/05/2023
– D3 para crianças que receberam a D2 até 18/04/2023

Local: Unidade de Saúde Santa Isabel – Frei Orlando, 141 – Centro
Horário: 8h às 16h (entrega de fichas até 15h45)

COVID ADOLESCENTE

D2 Pfizer para quem recebeu D1 até 19/04/2022
Reforço 1 para que recebeu D2 até 14/02/2023

COVID ADULTO

– Janssen Reforço 2 para quem realizou Reforço 1 até 14/04/2023
– Coronavac D2 para quem realizou D1 até 19/05/23
– Astrazeneca D2 para quem realizou D1 até 17/05/2022
– Pfizer D2 para quem realizou D1 até 17/05/2022
– D3 18+ e Profissionais da Saúde com D2 realizada até 14/02/2023
– Imunossuprimidos Dose Adicional (DA) com intervalo mínimo de 28 dias da realização da D2 (14/05/23)
– Imunossuprimidos DOSE DE REFORÇO (4°dose) para quem fez a Dose Adicional (DA) até 17/02/2023
– GESTANTES e PUÉRPERAS intervalo de 4 meses da D2 para o reforço (14/02/2023)
– D4 para pessoas com 18 anos ou mais e Trabalhadores da Saúde, para quem recebeu a D3 até 14/02/2023 (intervalo de 4 meses da D3)
– D4 para pessoas 18 anos ou mais com comorbidades que receberam D3 até 14/02/2023

Unidade que aplica doses da monovalente
– Central de Vacinas – Estação Canoas, da Trensurb
– Horário: 7h às 19h (com distribuição de senha até 18h45)

  • Unidades que aplicam a dose bivalente
  • Central de Vacinas – Estação Canoas, da Trensurb
  • Horário: 7h às 19h (com distribuição de senha até 18h45)
  • UBS Igara (8h às 17h – Rua Guilherme Calmo, 68)
  • UBS Concoban (8h às 17h – Rua Fernando Ferrari, 2674)
  • UBS Praça América (7h às 19h – Av. Rio Grande do Sul, 42)
  • UBS Rio Branco (8h às 17h – Rua Edgar Fritz Müller, 83)
  • UBS Caic (7h às 19h – Av. 17 de Abril, 241)
  • UBS Estância Velha (8h às 20h – Rua São Matheus s/n.°)
  • UBS Fátima (8h às 17h – Rua João Nicolau, 218)
  • UBS Niterói (7h às 19h – Rua Marechal Rondon, 132)
  • UBS Harmonia (7h às 19h – Rua Machado de Assis, 201)
  • UBS Pedro Luís da Silveira (8h às 17h – Rua Mauá, 1724)
  • UBS União (7h às 19h – Rua São Borja, 395)

Saúde

Simers afirma que UTI Neonatal do HU estaria operando com capacidade reduzida; Prefeitura nega

Redação

Publicado

em

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) emitiu nota afirmando que a UTI Neonatal do Hospital Universitário (HU) de Canoas estaria operando com capacidade reduzida, em razão de dificuldades na composição das escalas médicas. No comunicado, a entidade relata riscos à assistência. Em nota, a Prefeitura de Canoas afirma que os pagamentos estão em dia, que as escalas seguem a legislação vigente e que o número oficial de leitos é diferente do apontado pelo sindicato.

A situação trazida pelo Sindicato teria sido verificada na manhã de quarta-feira, 14, durante visita de uma equipe do Simers ao hospital. Segundo o sindicato, o setor possui 35 leitos físicos, dos quais 15 estariam em uso no momento da vistoria. De acordo com os profissionais ouvidos pela entidade, a redução estaria relacionada a atrasos recorrentes no pagamento dos honorários médicos, o que teria dificultado a permanência e a contratação de especialistas.

Ainda conforme o Simers, em alguns turnos haveria apenas um médico especialista responsável pela UTI Neonatal, acumulando também o atendimento ao centro obstétrico. O sindicato aponta, ainda, a ausência de responsável técnico no setor, função responsável por coordenar as equipes e atuar em situações de emergência. Diante do cenário, os médicos afirmam ter solicitado à direção do hospital e ao Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) a restrição de atendimentos, sem retorno até o momento.

A conselheira do Simers, Denise Affonso, alertou para o risco em situações de intercorrências simultâneas. O diretor clínico do HU e diretor do sindicato, Marcos André dos Santos, manifestou preocupação com a dificuldade de recomposição das equipes, citando a perda de credibilidade junto aos profissionais. Segundo a nota, representantes do sindicato teriam se reunido com a direção do hospital e com a Medintegra, empresa responsável pela organização das escalas, para relatar os riscos à assistência e cobrar a regularização dos pagamentos.

PREFEITURA REFUTA ALEGAÇÕES

Em resposta, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que, conforme a empresa responsável pelo provimento das equipes médicas da UTI Neonatal e da Sala de Partos, todos os profissionais tiveram os valores integralmente quitados no dia 7 de janeiro de 2026, dentro do prazo previsto no contrato vigente com a Associação Saúde em Movimento (ASM), gestora do HU Canoas.

A administração municipal afirma ainda que a escala de médicos plantonistas está organizada conforme o dimensionamento previsto na legislação. Segundo registros formais da instituição, no dia 14 de janeiro, data da visita do sindicato, a UTI Neonatal contava com dois médicos especialistas em atendimento, além de uma médica atuando na Sala de Partos.

Sobre o número de leitos, a Prefeitura esclarece que a capacidade oficialmente disponibilizada e regulada da UTI Neonatal do HU Canoas é de 20 leitos, conforme protocolo vigente, e não 35, como mencionado pelo sindicato. A Secretaria de Saúde informou também que acompanha de forma permanente a execução dos contratos, o funcionamento das escalas médicas e a organização da assistência neonatal.

Continuar a ler

Saúde

Revitalização da UPA Caçapava tem início após as enchentes de 2024

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Medeiros/PMC

Teve início na terça-feira, 13, a revitalização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Caçapava, em Canoas. A unidade está entre os equipamentos públicos da área da saúde afetados pelas enchentes registradas em 2024. A ação faz parte das medidas adotadas pela Prefeitura para recuperar estruturas danificadas e manter o atendimento à população.

A obra prevê a pintura interna e externa do prédio, além da construção de um novo balcão na recepção, com a proposta de melhorar o fluxo de atendimento a pacientes e acompanhantes.

Também estão incluídos no projeto reparos nas redes elétrica, hidráulica e no sistema de encanamento de gás. As intervenções têm como objetivo corrigir danos causados pelas enchentes e prevenir novos problemas estruturais, garantindo o funcionamento da unidade.

O prefeito Airton Souza afirmou que acompanha a execução dos trabalhos e destacou a relevância da revitalização para a comunidade.

“Estou acompanhando de perto esse trabalho, que é muito importante para melhorar o ambiente e o acolhimento da população. Nosso compromisso é garantir que as pessoas sejam atendidas em um espaço mais seguro, organizado e digno”, declarou.

A secretária municipal da Saúde, Ana Boll, explicou que a revitalização envolve diferentes frentes de atuação.

“Estamos fazendo uma revitalização completa, com pintura interna e externa, melhorias na recepção com a construção de um novo balcão e todos os reparos necessários nas redes elétrica, hidráulica e de gás. São ajustes fundamentais para garantir segurança, qualidade no atendimento e melhores condições de trabalho para as equipes de saúde”, afirmou.

Já a secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, destacou o planejamento envolvido na execução da obra.

“Essa revitalização é resultado de um trabalho técnico, em parceria com a empresa gestora, focado na reconstrução dos equipamentos públicos atingidos pelas enchentes. Nosso objetivo é assegurar que a cidade recupere seus serviços com mais estrutura e resiliência”, disse.

Continuar a ler

Saúde

Grupo São Pietro anuncia Hospital de Olhos em Gravataí com início das atividades em fevereiro de 2026

Redação

Publicado

em

O Grupo São Pietro confirmou a implantação de um Hospital de Olhos no município de Gravataí, ampliando sua atuação na Região Metropolitana. A nova unidade será especializada em oftalmologia, contará com centro cirúrgico completo e tem previsão de início das operações em 9 de fevereiro de 2026.

A apresentação oficial do Hospital de Olhos de Gravataí está marcada para o dia 9 de janeiro de 2026. Localizado no Centro da cidade, o hospital terá estrutura semelhante à do Hospital Banco de Olhos São Pietro (HBO), em Porto Alegre, com atendimento por meio de consultas particulares, convênios e também serviços gratuitos viabilizados por contrato com a prefeitura.

Com área construída de aproximadamente 800 metros quadrados, a unidade oferecerá consultas oftalmológicas eletivas e de emergência, além de procedimentos cirúrgicos. A estrutura inclui centro cirúrgico completo, sala de recuperação e área de processamento de materiais. A estimativa é realizar cerca de 8 mil consultas e 400 cirurgias por mês.

Segundo o sócio-fundador do Grupo São Pietro, Daniel Giaccheri, a expansão busca levar para outros municípios o modelo de atendimento já consolidado na capital.

“A ideia é expandir a expertise implementada no Hospital Banco de Olhos São Pietro para mais cidades da Região Metropolitana, oferecendo atendimento oftalmológico qualificado e reduzindo a necessidade de deslocamento até Porto Alegre”, afirmou.

Com a nova unidade em Gravataí, o Grupo São Pietro passa a estar presente em seis municípios com hospitais voltados às suas especialidades médicas, oftalmologia e urologia. Além das unidades em Porto Alegre, o grupo mantém atendimento em Canoas, São Leopoldo, Taquara e Xangri-Lá. A instituição também atua no segmento de sênior living, com modelo de cuidado especializado voltado ao público com mais de 60 anos.

Sobre o Grupo São Pietro

Com cuidado e transformação em seu DNA, o Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas destaca-se com atuação em hospitais especializados, em rede de clínicas de Oftalmologia e Urologia e no segmento de sênior living com a gestão do São Pietro Sênior já em operação. Possui em sua rede o Hospital Banco de olhos, o maior centro de ensino e cuidado de oftalmologia do sul do país, e o Prime Day Hospital especializado em múltiplas especialidades. O Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas conta com unidades em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Taquara e Xangri-lá, oferecendo à população serviços norteados pela sustentabilidade, qualidade e segurança, inovação e tecnologia, ética e respeito. Mais informações em: www.saopietro.com.br.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques