Geral
Canoas estuda medidas preventivas para enfrentar possíveis efeitos do El Niño

A Prefeitura de Canoas está se preparando para enfrentar os possíveis efeitos climáticos do fenômeno El Niño na América do Sul, por meio de um conjunto de ações de prevenção e estratégias de resposta.
Essa iniciativa será coordenada pelo recém-criado Escritório de Resiliência Climática, responsável pela elaboração das estratégias e organização dos recursos tecnológicos.
O objetivo principal do Escritório de Resiliência Climática é mitigar os danos causados pelos fenômenos climáticos na cidade, traçando estratégias adequadas para enfrentar essas ocorrências e suas consequências. Por meio de protocolos de prevenção, monitoramento climático e desenvolvimento de projetos, busca-se amenizar os impactos para Canoas.
Leia também: Homem com câncer há 13 anos realiza terapia celular em estudo na rede pública e tem remissão total
O secretário de Resiliência Climática, Aristeu Ismailow, destaca a importância do planejamento para traçar as estratégias mais adequadas no combate e enfrentamento dessas ameaças, adaptando-as a cada situação específica.
El Niño
O El Niño é um evento climático que se forma no Oceano Pacífico Equatorial e, segundo a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA), é esperado que se posicione nessa região entre a segunda metade de junho e o início de julho. Embora não atue diretamente em Canoas, o fenômeno pode desencadear alterações na chuva e temperatura em diferentes partes do mundo.
Um dos braços do Escritório de Resiliência Climática é a Defesa Civil de Canoas, responsável por comunicar e alertar, com antecedência, sobre previsões de tempo severo, ventos fortes, raios e granizo. A divulgação desses boletins informativos será feita por meio dos canais oficiais de comunicação da Prefeitura.
Riscos de alagamentos e enchentes
É importante ressaltar que o El Niño pode causar o aumento do volume e da frequência das chuvas, aumentando o risco de alagamentos e enchentes. Também há maior probabilidade de ocorrência de temporais na primavera, além de tendências de temperatura acima da média, com redução da chegada de massas de ar frio, embora o frio ainda ocorra em curtos períodos.
(Fonte: MetSul Meteorologia)
Policial
Tio de menina de 4 anos é preso após confessar agressões em Porto Alegre

O tio da menina Samylle Valentina Borba Ramiro, de quatro anos, foi preso na manhã desta quinta-feira, 20, em Porto Alegre. A criança morreu no último domingo 16, após sofrer agressões. Nicolas Gabriel Almeida Staubuss, de 22 anos, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça por homicídio.
O homem foi localizado pela Brigada Militar enquanto caminhava pela Avenida Azenha. Ele estava desaparecido desde o dia da morte da menina. Após a prisão, foi encaminhado à 3ª Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente 3ª DPCA da Capital e deve passar pelo Departamento Médico-Legal DML.
Segundo a investigação, Nicolas ajudou a levar a menina até a UPA Bom Jesus. A criança já chegou à unidade de saúde sem vida.
Em depoimento à polícia, o homem confessou ter agredido a sobrinha. De acordo com a delegada Alice Fernandess, responsável pelo caso, ele afirmou que deu palmadas na menina e disse que essa teria sido a única agressão.
Ainda conforme a delegada, Nicolas relatou que o episódio foi pontual e afirmou estar arrependido. A polícia aguarda o resultado de um laudo pericial para esclarecer a extensão das agressões e as circunstâncias da morte da criança.
Geral
Guri de Uruguaiana é confirmado como primeira atração do Domingo no Parque em Nova Santa Rita

O personagem Guri de Uruguaiana é a primeira atração artística confirmada para a próxima edição do Domingo no Parque, em Nova Santa Rita. O evento será realizado no dia 6 de setembro, das 9h às 17h30, no Parque de Eventos Olmiro Brandão, com entrada gratuita.
A programação terá feira de expositores, food trucks, beer trucks, brinquedos infláveis, música e o Encontro de Motos, realizado em parceria com a Confraria Livres no Asfalto. Outras atrações artísticas devem ser divulgadas nos próximos dias.
Segundo o prefeito Rodrigo Battistella, a programação pretende reunir diferentes atividades em um mesmo espaço.
“O Domingo no Parque já se tornou um momento muito especial para Nova Santa Rita. Estamos preparando uma edição com atrações para toda a família e trazer o Guri de Uruguaiana é uma forma de valorizar nossa cultura e proporcionar um domingo de muita diversão para a comunidade.”
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Vagner Silva, destaca a variedade de atividades previstas.
“Estamos preparando uma programação bastante diversificada, reunindo cultura, música, gastronomia, lazer e o Encontro de Motos. O Guri de Uruguaiana é a primeira atração confirmada e ainda teremos muitas novidades para anunciar ainda nesta semana.”
Já o secretário Rodrigo Feijó afirma que o evento também terá espaço para empreendedores do município.
“O Domingo no Parque é uma oportunidade de unir lazer, cultura e desenvolvimento econômico. Ao abrir espaço para os empreendedores de Nova Santa Rita apresentarem seus produtos e serviços, estamos fortalecendo os negócios locais, gerando visibilidade e criando novas oportunidades.”
Encontro de Motos
O Encontro de Motos será uma das atividades da programação e contará com a participação de motociclistas e pessoas interessadas no universo das duas rodas. A iniciativa será realizada em parceria com a Confraria Livres no Asfalto.
A feira de expositores também fará parte do evento, reunindo empreendedores de Nova Santa Rita para a apresentação de produtos, serviços e iniciativas locais.
Geral
Nova Santa Rita recebe nesta quinta-feira a 89ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria

Nova Santa Rita recebe, nesta quinta-feira, 20, a 89ª edição da Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. A atividade integra a programação da Semana da Pátria e percorre diferentes municípios do Rio Grande do Sul.
No município, a concentração está marcada para as 16h15, na Rua Valdemar Vicente da Costa, no Centro. Às 16h30, o Fogo Simbólico chega à Praça da Bíblia, onde será realizado o ato.
Segundo o prefeito Rodrigo Battistella, a passagem do Fogo Simbólico mantém uma tradição ligada às celebrações da Semana da Pátria.
“É uma satisfação receber o Fogo Simbólico em Nova Santa Rita. Esse é um momento que representa o nosso respeito às tradições e aos valores de civismo, além de ser uma oportunidade para reunir a comunidade e celebrar juntos a Semana da Pátria.”
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Vagner Silva, também destacou a participação da população durante a programação.
“A chegada do Fogo Simbólico é um momento especial para o município. É uma tradição que nos conecta com a história e com os valores da Semana da Pátria. Convidamos as famílias de Nova Santa Rita para acompanharem esse momento e fazerem parte dessa celebração.”
A programação é aberta à comunidade, que poderá acompanhar a chegada do Fogo Simbólico na Praça da Bíblia.

Saúde1 semana atrásAnvisa revoga proibição e libera plataformas digitais para venda de medicamentos

Geral1 semana atrásEnergia começa a voltar após vendaval deixar Santa Vitória do Palmar e Chuí sem fornecimento por mais de 110h

Previdência1 semana atrásPrevidência Social amplia lista de condições que dispensam carência no auxílio por incapacidade temporária

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil do Estado alerta para chuva intensa, granizo e elevação de rios nos próximos dias no RS

Policial2 dias atrásMenina de 11 anos desaparecida em Canoas é localizada pela Polícia Civil

Esporte1 semana atrásCanoense de 15 anos conquista título do MFC 6 por finalização no primeiro round
Policial1 semana atrásIdosa de 70 anos perde mais de R$ 37 milhões em golpe com falsa plataforma de investimentos no RS
Sem categoria1 semana atrás2º SEMATRI muda de local e será realizado em Porto Alegre nos dias 13 e 14 de agosto


























































