Conecte-se conosco

header-top


 






 

08/04/2025
 

Geral

REMOÇÃO URGENTE: DNIT promove bloqueios da BR-116 para desmontagem de passarela, em Canoas, no domingo, 4

Redação

Publicado

em

REMOÇÃO URGENTE: DNIT promove bloqueios da BR-116 para desmontagem de passarela, em Canoas, no domingo, 4

Quem precisar circular pela BR-116, em Canoas, no próximo domingo, 4, deverá ficar atento para bloqueios nas imediações do km 264.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que a restrição no trânsito irá ocorrer para a desmontagem da antiga passarela, localizada próxima ao Conjunto Comercial.

O trabalho de remoção será executado entre 8h e 14h. A urgência na remoção foi uma demanda apresentada pelo deputado federal Luiz Carlos Busato (União Brasil) ao Superintendente Regional do DNIT no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva.

“Em 2017, enquanto prefeito da cidade, solicitamos ao DNIT dar prioridade para construção da nova passarela de pedestres para ligar a rua Domingos Martins com a avenida Dr. Sezefredo Azambuja Vieira. A nova passarela em aço, pré-moldada e com iluminação protegida de vandalismo foi inaugurada em 2019″, explica Busato.

“Já neste ano, agora como deputado federal, solicitamos que a passagem antiga próxima ao Conjunto Comercial, de madeira, fosse totalmente removida por não apresentar boas condições de uso e para reduzir a atuação da criminalidade na região”, conclui Busato.

Bloqueio total em ambos sentidos

A partir das 8h, o tráfego de veículos, no sentido capital-interior, estará restrito a uma faixa para a montagem do guindaste que fará a remoção da estrutura. Já, em torno das 11h, haverá bloqueio total da rodovia, durante 25 minutos, em ambos os sentidos da BR-116, para a retirada de dois módulos da passarela.

O DNIT ressalta a importância de atenção redobrada aos motoristas que transitam pelo trecho e, para aqueles que puderem, orientamos que evitem o local. A BR-448 poderá ser utilizada como via de acesso a Porto Alegre.

Os locais contarão com sinalização ostensiva para garantir a orientação e segurança dos usuários. Em caso de chuvas fortes, as atividades serão adiadas.

Geral

Feira do Peixe de Canoas começa na terça-feira, 15, e se estende até a sexta-feira santa

Redação

Publicado

em

Feira do Peixe de Canoas começa na terça-feira, 15, e se estende até a sexta-feira santa

Para os canoenses que pretendem visitar a Feira do Peixe de Canoas, devem ficar atentos: nos dias 15,16 e 17 a feira estará aberta das 8 às 20 horas, e no dia 18, das 8 às 12 horas. Serão 16 bancas espalhadas em cinco bairros da cidade: Centro, Mathias Velho, Guajuviras, Niterói e Marechal Rondon. Apenas a feira da Av. Inconfidência começa na quarta-feira, 16.

Em todos os locais haverá diversidade de peixes inteiros e filés, como filés de anjo, merluza, tilápia, tainha e traíra, carpa, além de camarão e siri. Já nos bairros Mathias Velho e Guajuviras, haverá peixes vivos, mantidos em água de poço. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, todos os custos da feira estão sendo arcados pelos próprios feirantes.

Segundo o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Odavir de Melo Júnior, Juninho, “reconhecemos a importância da Feira do Peixe de Canoas, tanto do ponto de vista dos feirantes, pois estimula o empreendedorismo e traz mais renda para eles, como do canoense, que já está acostumado com a tradição que a Feira representa”.

Datas e Horários:

– 15, 16 e 17 de abril: das 8h às 20h
– 18 de abril (sexta-feira santa): das 8h às 12h
– Feira do Marechal Rondon: começa na quarta-feira (16)

Locais:

  • Centro: Rua Cônego José Leão Hartmann (em frente à Igreja Matriz São Luiz Gonzaga)
  • Mathias Velho: Praça Igreja Pio X (rua em frente à Igreja)
  • Guajuviras: Rua 1, junto à rótula de acesso principal ao bairro Guajuviras, pela Av. Boqueirão
  • Niterói: Rua José Maurício x Júlio de Castilhos (em frente à Praça Dona Mocinha)
  • Marechal Rondon: Av. Inconfidência (Largo da Inconfidência)
Continuar a ler

Geral

Projeto oferece apoio psicológico e escuta a professores da rede municipal de ensino de Canoas

Redação

Publicado

em

Projeto oferece apoio psicológico e escuta a professores da rede municipal de ensino de Canoas

Um ambiente de acolhimento com apoio psicológico e escuta destinado a professores da rede municipal de ensino de Canoas é proporcionado por meio do programa “Vamos conversar?”. A ação de responsabilidade da Unidade de Gestão do Cuidado, da Secretaria Municipal da Educação (SME), conta com a parceria do curso de psicologia da Unilassale.

O suporte destinado para docentes, membros de equipes diretivas e orientadores reflete diretamente no bem-estar e saúde mental dos participantes que possuem encontros, divididos em grupos, aos sábados pela manhã e nas segundas-feiras à noite. A primeira atividade aconteceu na manhã do último sábado (5), no Unilasalle, com presença de 33 educadores.

“A ação está organizada para esse acolhimento e acompanhamento psicológico em cinco encontros nesse primeiro semestre. Já temos cinco grupos formados; um destinado à diretoras, vice-diretoras, orientadores e supervisores, e outros quatro grupos com professores e profissionais de apoio”, explica o gestor da Unidade de Gestão do Cuidado da SME, Cleber Melo da Silva.

A preocupação com questões relacionadas à saúde mental resultou na disponibilização desse atendimento gratuito.

“Fornecer esse serviço para nossa rede é uma demanda dos nossos profissionais, pois o estresse, o burnout, ansiedade e depressão, são questões de saúde mental com ampla dimensão na saúde pública. A SME entende que sua parcela de participação de corresponsabilidade está em garantir espaços de acolhimento para seus profisisonais”, disse.

Professores e membros de equipes diretivas da rede interessados em participar do programa podem procurar a Unidade de Gestão do Cuidado, na sede da SME (Rua Monte Castelo, 340, Nossa Senhora das Graças) ou então entrar em contato pelo telefone (51) 3425 7701.

Continuar a ler

Comunidade

Centro de Convivência do Idoso em Canoas oferece atividades gratuitas de saúde, bem-estar e tecnologia

Redação

Publicado

em

Centro de Convivência do Idoso em Canoas oferece atividades gratuitas de saúde, bem-estar e tecnologia

O Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado na Rua Clemente Pinto, 92, bairro Nossa Senhora das Graças, está com inscrições abertas para diversas atividades voltadas à promoção da saúde física, mental e da inclusão social de pessoas idosas. A programação inclui aulas de ginástica, pilates, inclusão digital, coral, entre outras, todas oferecidas gratuitamente.

Com uma rotina diária de atividades, o espaço busca proporcionar um envelhecimento ativo e saudável. A chefe de unidade do CCI, da Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão, Camila Ferreira, destaca que “o objetivo é ampliar a participação da comunidade idosa, queremos que os idosos estejam ativos, integrados e protegidos. Nós dizemos que o curso de inclusão digital é de inclusão social também, eles têm dificuldade às vezes de pegar um Uber, querem explorar mais as ferramentas do WhatsApp, a intenção é mostrar que eles também podem continuar aprendendo”.

A professora Jenifer Cavalhero, que atua no local há dois anos, enfatiza os benefícios das aulas, “eles melhoram a qualidade de vida e conquistam autonomia, e mais do que isso: convivem, se divertem e criam vínculos. A cada dois meses fazemos confraternizações que são muito importantes para o bem-estar do grupo”.

Entre os participantes, a alegria em fazer parte das atividades é evidente. Nélia Flores, de 63 anos, aluna de ginástica e pilates, diz que o espaço é um refúgio para a alma, “a dança liberta, traz saúde mental. Aqui somos tratados com carinho, principalmente depois da enchente. Canoas é vitoriosa e a gente também precisa se sentir assim”.

José Carvalho do Nascimento participa do curso de inclusão digital e relata a importância da inclusão tecnológica, “se a gente não acompanhar, fica pra trás. Aqui eu aprendo, faço amizades e isso faz bem pro ser humano.” Já dona Luisa Pereira, de 83 anos, é enfática: “Conviver com pessoas é a melhor coisa que existe. Eu adoro estar aqui”.

Confira a programação completa do CCI:

  • Aula de ginástica: segundas e quartas, das 8h30 às 9h30
  • Pilates no solo: segundas e quartas, das 9h30 às 10h30
  • Ginástica do cérebro: terças, das 14h30 às 15h30 (a partir de 22/04)
  • Tricô e crochê: quartas, das 14h às 15h (a partir de 23/04)
  • Coral Vozes da Sabedoria: quartas, das 15h30 às 16h30
  • Inclusão digital: quintas, das 14h30 às 15h30 (a partir de 24/04)

As aulas são realizadas na sede do CCI, localizada na Rua Clemente Pinto, 92. Para mais informações ou para se inscrever, os interessados podem ir até o local ou entrar em contato pelo telefone (51) 3463-8428 ou WhatsApp (51) 98255-1217.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques