Conecte-se conosco

header-top







 

22/01/2026
 

Geral

REMOÇÃO URGENTE: DNIT promove bloqueios da BR-116 para desmontagem de passarela, em Canoas, no domingo, 4

Redação

Publicado

em

REMOÇÃO URGENTE: DNIT promove bloqueios da BR-116 para desmontagem de passarela, em Canoas, no domingo, 4

Quem precisar circular pela BR-116, em Canoas, no próximo domingo, 4, deverá ficar atento para bloqueios nas imediações do km 264.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que a restrição no trânsito irá ocorrer para a desmontagem da antiga passarela, localizada próxima ao Conjunto Comercial.

O trabalho de remoção será executado entre 8h e 14h. A urgência na remoção foi uma demanda apresentada pelo deputado federal Luiz Carlos Busato (União Brasil) ao Superintendente Regional do DNIT no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva.

“Em 2017, enquanto prefeito da cidade, solicitamos ao DNIT dar prioridade para construção da nova passarela de pedestres para ligar a rua Domingos Martins com a avenida Dr. Sezefredo Azambuja Vieira. A nova passarela em aço, pré-moldada e com iluminação protegida de vandalismo foi inaugurada em 2019″, explica Busato.

“Já neste ano, agora como deputado federal, solicitamos que a passagem antiga próxima ao Conjunto Comercial, de madeira, fosse totalmente removida por não apresentar boas condições de uso e para reduzir a atuação da criminalidade na região”, conclui Busato.

Bloqueio total em ambos sentidos

A partir das 8h, o tráfego de veículos, no sentido capital-interior, estará restrito a uma faixa para a montagem do guindaste que fará a remoção da estrutura. Já, em torno das 11h, haverá bloqueio total da rodovia, durante 25 minutos, em ambos os sentidos da BR-116, para a retirada de dois módulos da passarela.

O DNIT ressalta a importância de atenção redobrada aos motoristas que transitam pelo trecho e, para aqueles que puderem, orientamos que evitem o local. A BR-448 poderá ser utilizada como via de acesso a Porto Alegre.

Os locais contarão com sinalização ostensiva para garantir a orientação e segurança dos usuários. Em caso de chuvas fortes, as atividades serão adiadas.

Geral

Corsan afirma que água retorna aos bairros Igara e São José a partir do final da tarde

Redação

Publicado

em

A Corsan afirma que a retomada do abastecimento de água nos bairros Igara e São José, em Canoas, deve ocorrer de forma gradual a partir do final da tarde desta terça-feira, 20. A interrupção ocorreu em razão do rompimento de uma adutora de grande porte na avenida Getúlio Vargas.

Segundo a Corsan, a tubulação é responsável pelo transporte de água tratada para a região e equipes trabalham no local para concluir o conserto e iniciar a retomada do serviço. A normalização completa pode levar algumas horas, conforme a localização dos imóveis e a demanda da rede.

Para informações e solicitações, a Companhia orienta que os moradores utilizem os canais oficiais de atendimento, como o aplicativo Corsan, o site cliente.corsan.com.br, o WhatsApp pelo número (51) 99704-6644 ou o telefone 0800 646 6444, com ligações gratuitas.

Continuar a ler

Geral

Estado registra mais de 11 mil emissões de identidade pelo sistema Identidade Fácil em 2025

Redação

Publicado

em

O governo do Estado contabilizou 11.466 emissões de carteiras de identidade por meio do sistema Identidade Fácil entre julho e dezembro de 2025. A plataforma digital é utilizada para a solicitação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e concentra parte do processo de forma on-line.

Disponível no site do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e também em aplicativo para celulares, o sistema permite que o cidadão preencha os dados pela internet e envie a versão digitalizada da certidão de nascimento ou casamento. Para acessar o serviço, é necessário ter conta ativa no gov.br.

Mesmo com a digitalização, a etapa presencial segue obrigatória para a coleta de biometria e fotografia, realizada mediante agendamento. Pessoas que já possuem documento emitido no Rio Grande do Sul podem solicitar a CIN de forma remota. Já quem não se enquadra nos critérios do sistema continua sendo atendido pelo modelo tradicional, com agendamento presencial nos postos do IGP.

A Carteira de Identidade Nacional unifica o número de identificação em todo o país, utilizando o CPF como registro único. O documento possui versão física e digital e é válido em todo o território brasileiro.

Para atendimento presencial, o portal do IGP disponibiliza os endereços das unidades no site: (https://igp.rs.gov.br/onde)

Documentos exigidos

CPF
Certidão de nascimento para pessoas solteiras
Certidão de casamento para casados ou viúvos
Certidão de casamento com averbação para separados ou divorciados

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura de Canoas inicia reforma do CRAS Rio Branco após danos da enchente de 2024

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas assinou, na terça-feira, 13, a ordem de início de serviço para a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rio Branco, localizado no Complexo Cultural e Esportivo Mahatma Gandhi, conhecido como Praça CEU. O espaço estava inoperante desde a enchente registrada em maio de 2024.

Após a conclusão da obra, o CRAS voltará a ofertar serviços como Cadastro Único, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos, Aluguel Social e encaminhamentos à rede socioassistencial. Atualmente, os atendimentos seguem sendo realizados de forma provisória na unidade localizada na Rua Santa Clara, nº 382, no bairro Rio Branco.

A obra integra o processo de recuperação de espaços públicos atingidos pelo evento climático e prevê serviços de manutenção nos vestiários e sanitários externos, melhorias na entrada de energia e adequações na infraestrutura elétrica externa. O investimento é de aproximadamente R$ 221 mil, com recursos da Defesa Civil, por meio do Auxílio Reconstrução.

Durante o ato de assinatura, o prefeito de Canoas, Airton Souza, afirmou que a retomada do espaço representa a devolução de serviços essenciais à população.

“A nossa missão é entregar serviços para a sociedade e para as pessoas que mais precisam. Esse espaço estava abandonado e agora retorna para a comunidade poder usufruir novamente”, disse.

O secretário municipal de Assistência Social, Marcio Freitas, destacou os impactos da enchente no local e a expectativa da comunidade pela recuperação.

“Esse espaço foi muito atingido pelos eventos climáticos e hoje estamos aqui para comunicar à sociedade que ele vai ser recuperado. É um anseio da comunidade desde 2024”, afirmou.

A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, explicou que a reforma do CRAS faz parte de um conjunto mais amplo de intervenções no complexo.

“Estamos iniciando a reforma do CRAS Rio Branco, que foi fortemente atingido pela enchente, e seguimos com outros processos em andamento para devolver toda a praça à comunidade. A ideia é garantir um espaço mais acolhedor, com mais qualidade nos serviços e voltado especialmente às famílias e às crianças”, declarou.

Moradora do bairro, Ivone Giehl Meurer comemorou o início da obra.

“Esse espaço já estava abandonado antes da enchente. Agora, ver que vai ser recuperado é muito gratificante. As crianças gostam de vir aqui, brincar, usar a quadra, o campo, a pista de skate. Isso tudo é muito importante para a comunidade, principalmente para quem mora perto”, disse.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques